segunda-feira, 7 de junho de 2010

Cristais


Melhore sua vida e melhore o seu relacionamento com os outros, usando o poder dos cristais, transmitindo sua própria energia positivamente e atraindo assim, energias positivas para si próprio.

Os cristais amplificam as energias (tanto que são usados até na técnica das transmissões), além de conter na forma mais pura, as cores que são necessárias para nosso equilíbrio físico, biológico e espiritual.
A energia que sai dos cristais, é uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais.

Transmitem uma espécie de raio que é absorvido pelo corpo físico.
Esses raios absorvidos pelo corpo, desbloqueiam e alinham os chakras, que são os sete centros de energia que todas as pessoas tem.
Cada cristal tem uma função específica, de acordo com seu tamanho e coloração. Os cristais grandes, como por exemplo a Drusa por ser um Quartzo de várias pontas, é excelente para as limpezas dos ambientes.

Os cristais mais comuns, são os cristais de quartzo (transparente), por sua maneira fácil de usar e alinhar qualquer os chakras.

Os cristais coloridos são usados em cima de cada um dos chakras, a fim de atingir problemas específicos.

Não é aconselhável para os iniciantes em cristais, começar com os cristais coloridos.

O seu uso incorreto poderá não trazer os resultados esperados.

É aconselhável para as pessoas que desejam obter um cristal, escolher um simples, como o quartzo (transparente).

Procure sentir a vibração que eles emitem.
Se sentir uma mudança de temperatura nas mãos ou uma espécie de formigamento, este será o cristal ideal para você.

Programação de Cristais
Os cristais têm sido fiés companheiros dos praticantes de Magia e utilizados para desempenhar as mais variadas funções.
Para tal é necessário o trabalho de programação.
Os cristais podem ser programados para um fim específico pois tem a capacidade de absorver informação sob a forma de padrões de vibração energética e de reenviá-la.
Por outras palavras, a força da mente consegue imprimir uma intenção clara na estrutura do cristal, passando este a emitir energia para esse objetivo definido. Isto ocorre porque os cristais, tal como a água, são bons condutores e a sua estrutura interna tem a capacidade de se moldar e de imitar o padrão que lhe tocou.
Para isto são usadas, sobretudo, pedras do grupo dos quartzos.

Método
Primeiro, o praticante deverá preparar-se com uma pequena sessão de meditação para acalmar o espírito, clarear o pensamento e definir precisamente qual a sua intenção.
Após esta introdução, deverá sentar-se confortavelmente com o cristal à sua frente.
Começará por pegar no cristal, limpo e energizado, segurá-lo com ambas as mãos e olhar dentro dele atéque surja uma sensação de total mergulho no seu interior.
Assim que alcançar esse estado de sintonia, deverá visualizar o objectivo, o mais claramente possível e permanecer assim, em concentração, o tempo que for necessário até sentir que a energia mental foi empenhada ao máximo.
Tendo feito isto, deverá colocar o cristal de novo onde estava, à sua frente, e relaxar sem quebrar bruscamente o estado mental.
Feito isto, o cristal poderá ser utilizado para o fim determinado, sendo colocado à vista ou transportado no bolso, como jóia ou como for conveniente.
Depois de atingido o objectivo, o cristal deverá ser limpo, ou seja, desprogramado e reprogramado para outro fim.
A sessão de programação dos cristais ganhará bastante se for precedida de um banho relaxante e aromático, acompanhada de música calma, incenso e luz de velas, isto porque estes factores induzem a um estado mental propício à projeção de intenções.

Cristais - Métodos de Limpeza
Antes de se usar um cristal, este deve ser limpo fisicamente e também energeticamente, pois as pedras (sobretudo as pedras talhadas e roladas) tendem a acumular as vibrações mais pesadas que vão passando por elas. Muitas vezes é esse o seu objetivo - como no caso dos amuletos de proteção.
A saturação das pedras é inevitável, sejam elas pedras de protecção ou pedras usadas em jóias de uso corrente.
Uma pedra suja deixa de conseguir emitir energia tornando-se inútil para cumprir a sua função.
Também é necessário limpar as pedras que foram programadas quando o programa deixa de ser necessário.

Existem vários métodos de limpeza.
Alguns são relativamente agressivos e devem ser evitados por quem tem pouca experiência.
Alguns são muito simples e outros são complexos.
Seguem-se alguns processos, bem como as suas vantagens e desvantagens:

Água e Sol
Segura-se o cristal sob a água corrente e intensifica-se o processo de limpeza visualizando todas as impurezas a serem levadas pela água.
De seguida coloca-se sobre um pano branco e deixa-se ao sol
(de preferência sol da manhã) até estar seco.
Este método é indicado para a maioria das pedras, exceptuando as demasiado macias e as que oxidam.
Não convém deixar as pedras ao sol por muito tempo e recomenda-se especial cuidado com as ametistas pois elas perdem a cor, tornando-se amarelas por ação do calor.

Chuva
Colocam-se os cristais à chuva por um bocado e secam-se sobre um pano branco. Indicado para a maioria das pedras, exceptuando as demasiado macias e as que oxidam.
Recomenda-se cuidado com os métodos que envolvem água pois existem muitas pedras que, por uma razão ou por outra, não devem ser molhadas.

Terra
Enterra-se o cristal, de preferência em fase de Lua Crescente.
Deixa-se na terra durante uma noite.
Este método é muito eficaz mas revela-se pouco prático para quem não tem um jardim.
Nas florestas e nos campos é fácil perder a localização de um cristal enterrado.
Convém não esquecer que a terra também contém humidade, pelo que se recomenda cuidado e que se aplique apenas a pedras resistentes.

Defumação
Segura-se o cristal e expõe-se ao fumo do incenso, rodando-o para que o fumo percorra a superfície por todos os lados.
Para esta operação são indicadas plantas como a salva, o alecrim, o cedro, o cipreste, o sândalo, a mirra ou o olíbano, devido às suas propriedades purificadoras.
Este é um método seguro que pode ser usado para limpar qualquer cristal.

Som
As vibrações de um som puro podem limpar tanto as pedras como os ambientes.
Para este fim pode ser usado um sino, um gongo, um diapasão ou uma taça tibetana.
Quem tem treino poderá igualmente fazê-lo com a voz, entoando um mantra. Este é um método seguro que pode ser usado para limpar qualquer cristal.

Visualização
Inspira-se profundamente e sopra-se sobre o cristal, visualizando luz intensa e o desaparecimento de todas as impurezas.
Repete-se as vezes que forem necessárias até o cristal estar completamente limpo.
Este método requer treino e é mais indicado para pessoas experientes e/ou em associação com o Reiki ou outra práctica energética.

Sal
Colocar sal integral seco num pequeno recipiente e enterrar a pedra por 24 horas.
Após o período de limpeza, deitar fora o sal.
Em alternativa pode ser usada água com sal, no entanto este método só é seguro com pedras de dureza igual ou superior a 7.
Apesar de os quartzos o suportarem, existem muitas outras pedras que não suportam e nem sempre se conhece exatamente o cristal que se tem nas mãos, pelo que é muito fácil ter um acidente devido a este método de limpeza.
Para limpar pedras brandas o sal deverá estar sempre bem seco.
Na dúvida, coloque-se um pedaço de pano branco (ou uma gaze) entre o sal e a pedra.
Os métodos com sal são especialmente indicados para as pedras de protecção, sobretudo para o ónix.

Drusa
Uma drusa é um aglomerado natural de cristais.
Para limpeza são usadas, sobretudo, as drusas de quartzo.
É um método extremamente fácil e seguro, bastando colocar as pedras sobre o aglomerado - elas estarão limpas no dia seguinte.

Esquema de Cristais
Coloca-se o cristal a ser limpo no centro de um esquema de cristaloterapia. Este é um método de limpeza e carregamento muito completo que tem a vantagem de poder ser específico para cada pedra.
Habitualmente utilizam-se pontas de cristal em bruto para sessões de meia hora com os vértices apontando para o exterior, seguindo-se uma sessão de mais meia hora com os vértices apontados para o cristal.
Como foi dito, este método é excelente mas é necessário o domínio das técnicas de cristaloterapia, sendo geralmente aplicado por profissionais ou outras pessoas experientes.






ALGUMAS PEDRAS

Ametista
Transforma as energias negativas em positivas, a angústia em sensação de paz, curando doenças sangüíneas, liberando o espírito das energias negativas, tendo também poder anti-séptico em ambientes e pessoas.
Ajuda na parte do crescimento espiritual, levando à alta consciência .
Traz estabilidade, força, vigoração e paz.
Usado no tratamento de desordens do sistema nervoso, digestivo e celulares, coração, estômago, pele e dentes.
Elimina o stress.
Inspira cura, e intuição.
A ametista é uma das pedras com maior utilização, tanto em cristaloterapia como em joalharia, sendo a preferida de muitas pessoas que se dedicam aos cristais. Além de ter uma longa tradição cheia de simbolismos, é uma pedra que pela sua simples presença consegue acalmar, harmonizar e melhorar qualquer ambiente.
As ametistas eram famosas no Egipto e na Grécia Antiga, onde eram utilizadas para tratar dores de cabeça, combater o alcoolismo e também ajudar a recuperar das ressacas.
O seu nome deriva do grego e significa qualquer coisa como "não ébrio".
Na verdade, a ametista é tão especial que figura na mitologia...
Ametista foi a pobre vítima da fúria de Diónisos que, assediando-a e sentindo-se desprezado, quis vingar-se dela lançando-lhe tigres enraivecidos.
Ametista era sacerdotisa de Artémis, deusa da caça e da castidade que, vendo a sua serva em perigo, a transformou num cristal límpido e puro.
Imediatamente Diónisos foi tocado pela luz incorrupta daquela pedra e, arrependido da sua ira, verteu o seu vinho sobre ela, dando-lhe a cor e o poder de agir nos seus domínios.
O mito aponta claramente para a natureza deste cristal.
A sua cor violeta ou púrpura relaciona-se com os chakras superiores, frontal e da coroa.
A sua vibração é extremamente subtil, porém incisiva.
O seu uso como cristal mágico é antigo e bem enraizado em diversas tradições.

Algumas das suas aplicações:
- promove a paz e a harmonia
- limpa e energiza ambientes e pessoas
- é excelente para a confecção de elixires
- é uma das pedras mais importantes em cristaloterapia

Ao nível psicológico:
- promove uma clara contemplação do Eu
- combate as depressões e estados de auto-negação
- expande a consciência
- modera as paixões

Em Magia:
- melhora as capacidades intuitivas
- auxilia à meditação
- é uma excelente pedra para programar.
- é usada em numerosas preparações, amuletos, talismãs e outros objectos mágicos

Cuidados e métodos de limpeza
Apesar de ser do grupo dos quartzos e, portanto, bastante dura, esta pedra tem um ponto fraco: é sensível ao calor.
Suporta bem a limpeza com água, mesmo salgada, no entanto, não deve ser energizada ao sol pois tal poderá descolorá-la.


Citrino:
Nos dá a força de autoconfiança, cura males estomacais.
O citrino é quartzo amarelo e integra o conjunto básico de pedras para cristaloterapia.
É uma pedra muito energética que se relaciona com o plexo solar.
Tal como a maioria dos cristais do grupo dos quartzos, também o citrino tem sido usado como pedra mágica desde tempos imemoriais.
As intensidade da cor dos citrinos pode variar muito, desde o castanho dourado até ao amarelo claro muito suave.
É, por excelência, o cristal para estudantes, empresários, investigadores e todas as pessoas que no decorrer da sua atividade tenham de fazer esforços intelectuais.

Seguem-se algumas aplicações:
- limpa e energiza pessoas e ambientes
- limpa e equilibra o plexo solar, repondo rapidamente a energia perdida num ataque de vampirismo energético
- tonifica o estômago e o fígado
- combate a fadiga

Ao nível psicológico:
- aumenta a criatividade
- melhora a capacidade de expressão e a comunicação
- melhora a capacidade de concentração
- é anti-depressivo e combate o stress

Em Magia:
- é uma das pedras mais indicadas para programas de riqueza material e abundância
- serve para a confecção de elixires
- é benéfica em todos os rituais solares
- actua como amplificador de energia, podendo ser aproveitado para melhorar a projecção energética

Cuidados e métodos de limpeza
O citrino é um quartzo resistente que pode ser limpo com água e tratado com as demais pedras desta família.
O único cuidado que se recomenda é na hora da sua aquisição, porque muitas pedras que são vendidas como citrinos naturais são, na verdade, ametistas que foram submetidas a um processo de aquecimento intenso, de modo a descolorarem e ficarem amarelas.
Os citrinos são ligeiramente mais caros do que as ametistas e há quem ache que merece a pena falsificá-los - o ideal é adquiri-los em lojas especializadas.


Hematite
À primeira vista, a hematite não parece uma pedra - parece um pedaço de metal - e não é por acaso, pois é composto em grande parte por óxido de ferro.
Esta pedra densa e pesada é muito usada em joalharia, na indústria e também em terapia.
Os antigos Egípcios já utilizavam a hematite para curas e como amuleto de protecção.
Constituíam uma oferta fúnebre frequente, sendo um dos muitos talismãs que garantiam ao falecido uma travessia segura para o mundo dos deuses.
Também os Gregos a tinham em alta estima e utilizavam-na sobretudo como pedra de boa-sorte, para protecção e felicidade.
Para conhecer realmente a natureza de uma hematite, nada melhor do que utilizá-la para meditação.
É uma pedra que se relaciona com o chakra básico.
A sua energia densa tem a capacidade de alinhar todas as nossas camadas num estado de consciência profundamente enraizado na Terra e no momento presente.

Alguns dos seus efeitos sobre o corpo:
- atua positivamente sobre problemas musculares e das articulações
- fortalece o sangue e melhora a circulação
- colocada na base da coluna, remove tensões e fadiga
- colocada sob a almofada, induz um sono profundo

Ao nível psicológico:
- aumenta a auto-confiança
- favorece a concentração
- ajuda a restabelecer o equilíbrio emocional
- promove a disciplina e a objectividade

Em Magia:
- é usada como protecção contra magia hostil
- é usada como pedra protectora em viagens xamânicas
- é regida por Saturno é serve como reforço em todos os trabalhos feitos sob esta influência planetária

Cuidados e métodos de limpeza
As hematites têm uma dureza de 5 - 6, portanto, são relativamente macias e, devido ao seu teor de ferro, são muito sensível à água e a humidade.
Por absorverem as energias baixas tão facilmente, podem ficar saturadas relativamente depressa.
Assim sendo, devem ser limpas com frequência, sobretudo no caso das jóias de uso corrente.
O método de limpeza mais fácil e seguro para estas pedras é a defumação.
As hematites são pedras fortes e não devem ser usadas repetidamente por longos períodos de tempo.
O seu uso é desaconselhado em infecções.


Quartzo Branco:
Ativa a cura no corpo.
Um poderoso harmonizador e curador da aura.
Neutraliza a negatividade em qualquer nível.
Os cristais grandes ajudam a harmonizar e equilibrar as energias do meio ambiente.
Inspira claridade e confidência.
Amplifica todas as energias, aumentando a capacidade mental, melhorando a memória.
Não é aconselhável que fique muito exposto.
Deixe-o sempre guardado até a hora de usá-lo.



Quartzo Rosa
Transmite o amor incondicional, da paz e tranqüilidade.
O quartzo rosa é conhecido como a pedra do amor e da amizade.
É um dos quartzos mais utilizados em cristaloterapia devido aos seus efeitos calmantes e harmonizantes.
Não é por acaso que o quartzo rosa é associado aos signos Touro e Balança, pois as palavras que melhor o definem são, justamente, "estabilidade" e "harmonia".
Esta pedra é utilizada deste tempos remotos e todos os registos que chegaram aos nossos dias sublinham este ponto, tão evidente que nunca pôde passar despercebido.
O "Amor" que o quartzo rosa nos traz é literalmente infinito, pois mostra-nos todas as suas facetas: o amor fraternal, o amor romântico, o amor platónico, o amor de mãe, o amor erótico... e em todas estas manifestações, a vibração que nos transmite é estável, constante e capaz de elevar a nossa consciência perante os sentimentos.
Como dito acima, o quartzo rosa é uma das pedras mais úteis em terapia.
Tanto é usado devido às suas propriedades curativas, como é também a melhor pedra para reequilibrar o sistema de chakras de um paciente sempre que este sente desconforto durante um tratamento.
É sabido que nem todas as pedras utilizadas em cristaloterapia são suaves, algumas são bastante fortes, chegando mesmo a ser agressivas para pessoas sensíveis ou fragilizadas.
Nestas situações, devem ser imediatamente removidas e substituídas por quartzo rosa.
Muitos terapeutas, nos quais me incluo, fazem regra da utilização do quartzo rosa sobre o plexo cardíaco em todos os esquemas de cristais, como medida preventiva contra possíveis perturbações energéticas.

Algumas das suas aplicações:
- estabiliza o fluxo energético em geral e do plexo cardíaco em particular
- resolve insónias, pesadelos e outras perturbações do sono
- melhora o sangue e reforça o sistema circulatório
- na forma de elixir, é um excelente desintoxicante

Ao nível psicológico:
- é uma "pedra de resgate" que pode ser usada em emergências, para acalmar estados de choque ou outras situações particularmente tensas
- ajuda ao amor próprio e elimina a depressão
- harmoniza as paixões e promove a estabilidade
- é muito calmante e por isso indicada para pessoas nervosas ou que vivem períodos de stress

Em Magia:
- como "Pedra do Amor" é, naturalmente, muito usado para feitiços de amor e de amizade, para reconciliações, para paz familiar e para harmonia em geral
- como todos os quartzos, é excelente para programação*
- é utilizado como amuleto contra a infertilidade, bem como para proteger as mães e os recém-nascidos

Cuidados e métodos de limpeza
Como todos os quartzos, tem dureza 7 (numa escala de 1 a 10), ou seja, é uma pedra dura que pode ser limpa por qualquer um dos métodos descritos no artigo sobre métodos de limpeza.
O quartzo rosa é ligeiramente sensível aos raios UV, podendo perder alguma da sua beleza se for deixado demasiado tempo ao sol.

*Coloquei este asterisco porque não posso deixar de contar esta história tão engraçada, envolvendo quartzo rosa e feitiços de amor...

Era uma vez uma certa bruxinha que se sentia muito sozinha e procurava um namorado.
Ouviu dizer maravilhas do quartzo rosa e, um dia, resolveu programar um cristal sem, no entanto, ter aprendido o bastante sobre o poder da Palavra...
A bruxinha lá fez o seu ritual, muito concentrada, programou o seu cristal com uma ideia muito clara: "traz-me amor, alguém que goste de mim".
Não passou muito tempo e tudo começou a acontecer... um após outro, iam aparecendo rapazes, uns que a bruxinha já conhecia e outros que se cruzavam no seu caminho pela primeira vez - todos muito encantados.
Choveram convites para jantar, cinema, um mandava-lhe poemas, outro enchia-lhe o telemóvel com sms, outro, que era aviador, queria levá-la para uma volta ao mundo...
A bruxinha ficou muito contente com a eficácia do seu feitiço, pensou "quartzo rosa funciona mesmo!" mas, à medida que ia recebendo toda esta atenção, não tardou a perceber que nenhum dos candidatos era o que ela queria.
Passadas algumas semanas da experiência, a bruxinha já só pensava "como é que me livro deles sem ter de mudar de país??".
Nada como desprogramar o cristal: uma noite no sal, vários banhos de água corrente e fé que as coisas acalmassem por fim...
O que tinha falhado?
Nada.
O cristal guardou exactamente o que tinha sido projectado durante a programação.
Não lhe tirou nem lhe juntou qualquer vírgula: os cristais não interpretam o que lhes dizemos.
Finalmente fez-se luz e a bruxinha compreendeu que tinha deixado tudo ao deus-dará.
Não tinha dedicado nem um momento do seu ritual a visualizar o que desejava de facto, não tinha reflectido sobre as características que o seu "príncipe encantado" deveria ter - não admira, portanto, que tivesse recebido um carregamento de sapos!
A partir desse dia, a bruxinha passou a dedicar mais tempo ao auto-conhecimento, descobriu que é vital saber o que se quer.
Resta dizer que, por sorte (ou talvez graças aos poderes de harmonia do quartzo rosa) não foi preciso brigar com nenhum dos sapinhos e tudo se resolveu em paz e amizade mas... ficou a lição: é importante formular bem os programas porque o quartzo funciona - às vezes até bem demais !

Quartzo Verde:
Tem o poder de acalmar e de curar as mais diferentes doenças.


Sodalita:
Tem o poder de relaxar e abre a terceira visào, aumentando o poder de transmissão com outros planos astrais.



Ágata:
Desenvolve a coragem e a força, ajudando a descobrir a verdade e a aceitar o destino.
Fortalece o corpo e a mente.
É uma pedra energética e poderosa.
Auxilia no sistema circulatório e no pâncreas.


Ágata Verde
As ágatas sempre despertaram o interesse das pessoas, especialmente por existirem em tantas cores e variedades.
Elas têm sido trabalhadas desde a Antiguidade, usadas em joalharia, em curas e como talismãs.
É uma pedra do grupo dos quartzos, pelo que detém muitas das propriedades destes, bem como outras, dependendo da sua coloração.
No entanto, todas elas estão associadas à felicidade e à fortuna.
A ágata verde relaciona-se com o chakra cardíaco, inspirando serenidade e compaixão.
Como todas as ágatas, ela contém luz que dissipa as negatividades exteriores e ilumina o Ser interior.
É uma excelente pedra para meditação.

Em cristaloterapia, esta pedra é usada para:
- aliviar inflamações e outros problemas nas articulações
- tratar distúrbios do sistema digestivo, especialmente dos intestinos
- tratar problemas de sangue e circulação
- limpar o sistema linfático

Ao nível psicológico:
- actua contra as depressões
- combate problemas de auto-estima
- melhora a flexibilidade mental e emocional, ajudando na resolução de conflitos
- harmoniza os sentimentos, inspirando calma e bem-estar

Em Magia:
- serve como talismã que protege mãe e filho durante a gravidez
- protege também a casa e o lar
- são usadas para atrair o amor

É ainda uma pedra atribuída a Mercúrio, pelo que é útil em todos os trabalhos feitos sob a sua influência.
Ao estudá-la encontrei referências a que está associada a várias profissões, nomeadamente:
- dentistas
- educadores
- motoristas
- policias
- telefonistas
- vendedores
- construtores e operários de construção

* A "luz" das ágatas constitui uma das formas de verificar a autenticidade de uma pedra.
Para tal, basta observar as pedras semi-transparentes contra a luz
(não funciona com as opacas).
No seu interior estará um brilho dourado-alaranjado.


Alexandrita:
Beneficia o sistema nervoso, baço e o pâncreas.
É uma pedra com poderes regenerativos.
Cria uma ligação mental, emocional e dos corpos etéricos, levando a um estado maior de equilíbrio.
Combate a baixa estima e desordens do sistema nervoso.
Inspira felicidade, criatividade, expansão da consciência e o amor pela vida.



Amazonita:
Acalma o sistema nervoso.
Traz força para o coração e para o corpo físico.
Equilibra todos os chakras.
É usado no tratamento de desordens do sistema nervoso.
Inspira paz, ligação com a alta dimensão e claridade


Âmbar:
Permite o corpo a se curar pela absorção e transmutação da energia negativa para positiva.
Anima a disposição e estimula o intelecto.
Abre o chakra coronário.
Usado em casos de perda de memória, ansiedade e incapacidade de tomar as próprias decisões.


Aquamarina:
Ajuda na digestão, limpa e equilibra o emocional.
Fortalece o fígado, baço e rins.
Estimula as células brancas do sangue.


Aventurina:
Purifica mentalmente e emocionalmente.
Neutraliza as emoções, trazendo o equilíbrio para o corpo físico.
Elimina o medo e cura problemas relacionados a doenças da pele.
Inspira independência, criatividade e saúde.


Azurita:
Fortalece o sangue.
Corta as ilusões.
Inspira criatividade, intuição e limpa a mente.


Esmeralda:
É a pedra do amor incondicional.
Fortalece o coração, rins e os sistemas imunes.
Equilibra a mente e o corpo físico.
Inspira amor, prosperidade, tranqüilidade e a paciência.
Aumenta a clarividência.


Calcita:
Equilibra as polaridades masculino e feminino e as emoções.
Excelente para quem está estudando ciência e arte.
Calcita amplifica os corpos de energia, sendo excelentes fontes de energia para o chakra coronário.
Usado em todos os chakras.


Carnélia:
Energiza as partes psíquicas, emocionais e mentais.
Fortalece o corpo através do emocional, trazendo coragem e resistência.
Carnélia ajuda a humanidade a fazer a transição para a quarta dimensão.
Inspira concentração, felicidade e sociabilidade.



Crisocola:
Excelentes para os períodos de dor e tensões pré-menstruais.
Auxilia na prevenção de úlcera, problemas digestivos e pulmões.
Alivia o sentimento de culpa.
Equilibra os chakras.
Relaxa os estados de ansiedades e medos, prevenindo congestão emocional.
Inspira criatividade, o poder pessoal, felicidade e serenidade



Diamante:
Transmuta as energias negativas para positivas.
Purifica o corpo e o espírito.
Amplifica as energias do corpo e da mente.
Inspira inocência, purificação, confiança, abundância e serenidade.


Dioptásio:
Equilibra os canais da mente e do corpo físico.
Fortalece o sistema nervoso, trazendo estabilidade emocional.
Estimula os rins, pulmões e coração, excelente para quem está envolvido emocionalmente.
Inspira progresso, prosperidade e abundância.


Fluorita:
Com grande poder de cura, acumula e absorve os nutrientes vitais.
Fortalece os dentes, os ossos e os vasos sangüíneos.
Usado também no chakra do terceiro olho.
Permite que a mente se mantenha equilibrada.


Calcita Ouro:
Usado no chakra coronário para estimular as altas freqüências.
Beneficia os rins, pâncreas e baço.
Alivia o medo e o stress.
Equilibra as polaridades masculino/feminino e as emoções.
Inspira felicidade e clareza.


Calcita Verde:
Suaviza as fronteiras rígidas da mente.
Liberta os antigos conceitos, permitindo que as coisas novas entrem aliviando o medo e o stress.
Usado no chakra do terceiro olho ou no chakra da garganta.
Auxilia os rins, pâncreas e baço.


Jade:
Auxilia nos problemas dos olhos.
Equilibrador emocional.
Radia amor incondicional, coragem, justiça, claridade e sabedoria. Inspira confidência e equilíbrio.


Lápis Azuli:
Traz vitalidade e relaxamento para o corpo e a mente.
Usado no chakra do terceiro olho para penetrar nos bloqueios do subconsciente. Ajuda a desenvolver o poder da mente.
Inspira criatividade, expressão e estabilidade.



Obsidiana:
Equilibra as energias do corpo físico.
Limpa os bloqueios do subconsciente.
Auxilia os intestinos e o estômago.
Inspira objetividade, sabedoria e amor.



Rubi:
Usada para preservar o corpo físico e a saúde mental.
Estimula o chakra cardíaco.
Inspira sabedoria espiritual, saúde, conhecimento, tranqüilidade e riqueza.



Quartzo Fumê:
Usada também nas meditações, permite penetrar em áreas obscuras trazendo luz e amor.
Quartzo fumê é associado com o chakra do umbigo e é um dos mais poderosos cristais para estimular e purificar as energias.


Pedra da Lua:
Faz uma conexão com a fonte de luz interna, em qualquer forma de meditação. Usado em qualquer chakra.



Ónix
Traz sabedoria em decisões que precisam ser tomadas.
Fortalece a espinha e tira o stress.
Inspira serenidade, auto controle e intuição.
O ónix é a pedra de proteção por excelência e é essa a sua faceta mais conhecida.
Ao longo da História, tem sido usado contra malefícios de toda a espécie, porém, este é um cristal com muitas outras aplicações.
O ónix é uma forma de quartzo, habitualmente negro, podendo ou não ter algumas faixas brancas ou cremes.
Como foi dito, esta é uma das melhores pedras de protecção, devido à capacidade que tem de absorver as energias densas.
O poder deste "pára-raios" é tal que, por vezes, chega a estalar ou mesmo a partir devido a uma descarga particularmente forte.
A energia do ónix é centrada nas profundezas da Terra e encerra as características típicas deste Elemento.
Ao nível físico, influencia directamente as estruturas sólidas do corpo - ossos, dentes, unhas e cabelos.
É uma pedra que nos coloca "os pés no chão", esfriando paixões, estimulando a determinação e o sentido prático.
Em cristaloterapia é usado para equilibrar o Yin-Yang, precisamente por ter esta capacidade de harmonizar extremos.
Pela mesma razão, foi também muito utilizado como "pedra da castidade" por clérigos e viúvas.

Seguem-se algumas aplicações:
- Fortalece os ossos, os dentes, as unhas e o cabelo.
- Fortalece também as articulações e a musculatura.
- Melhora a circulação sanguínea.

Ao nível psicológico:
- Promove a disciplina e a concentração.
- Estimula o sentido prático.
- Combate fobias e comportamentos neuróticos.
- Ajuda a lidar com questões cármicas.

Em Magia:
- É a pedra mais utilizada como amuleto de protecção contra mau-olhado, inveja, feitiços e negatividade de todos os tipos.
- Pode ser usada para ganhos financeiros, uma vez que promove a ligação a objectivos materiais e a determinação para os alcançar.
- O ónix é associado a Saturno, Senhor do Karma, podendo ser um meio para lidar com o crescimento (por vezes doloroso) da alma e com todas aquelas coisas que temos de abandonar para evoluirmos.

Cuidados e métodos de limpeza
Por serem tão absorventes, as pedras de ónix necessitam de muita limpeza para se manterem activas.
Como todos os quartzos, são pedras de dureza 7, resistentes a tudo menos a abrasivos.
As jóias de uso corrente, bem como as pequenas pedras usadas em terapia ou para protecção, devem ser limpas diariamente com água corrente e colocadas sobre uma drusa ou sobre sal.

O ónix também tem algumas contra-indicações, nomeadamente:
- Não deve ser usado em gargantilhas ou colares muito curtos, pois pode interferir com o chakra da garganta.
- Não deve ser usado por pessoas que precisem de desenvolver inteligência emocional e empatia.
- Não deve ser usado durante o sono.



Olho de Tigre:
Traz uma alta freqüência de energia vibracional.
Equilibra a percepção.



Topázio:
Desintoxica o corpo.
Desperta e inspira a abundância na saúde, ajudando na regeneração dos tecidos e fortalecendo os órgãos e glândulas.
Inspira paz, tranqüilidade, criatividade e expressão.



Turmalina Preta:
Traz uma forte proteção, aumentando a sensibilidade e compreensão.
Tira o medo e a transmuta a negatividade.
Um poderoso curador das desordens da mente.



Turqueza:
Auxilia na regeneração dos tecidos.
Fortalece e alinha todos os chakras.
Ajuda no crescimento pessoal e expande a consciência.
Tem o propósito de equilibrar e curar o chakra da garganta.
Inspira criatividade, paz, equilíbrio emocional, comunicação, lealdade e sabedoria.
A turquesa é uma pedra preciosa usada desde a Antiguidade.
O seu nome significa “pedra turca”, não por ser originária da Turquia mas porque foram os turcos que a introduziram na Europa e a popularizaram como pedra da sorte.
A sua fama como amuleto remonta à antiga Pérsia e ao Egipto onde já desde a Primeira Dinastia era considerada um bem valioso e símbolo de poder.
Também era conhecida e apreciada na China, Tibete e na América pré-colombiana.
Todas as culturas que, ao longo dos tempos, tiveram contacto com a turquesa, adoptaram-na como talismã, usaram-na nos seus rituais e obras de arte, bem como como oferenda de especial valor.
Pela sua cor é associada ao chakra laríngeo, podendo ajudar dissolver bloqueios de expressão e inibições auto-impostas.
É uma pedra que promove a calma interior e a clareza de pensamento.
Em meditação pode ser usada sobre o chakra frontal, ajudando a limpar a mente e a apurar a intuição.
Como quase todos os cristais utilizados em terapia, também a turquesa é um excelente foco de energia ambiente.

Algumas das suas aplicações práticas:
- neutraliza o smog elecromagnético
- purifica ambientes "carregados"
- combate a exaustão física e mental

Ao nível psicológico:
- actua positivamente em estados depressivos
- combate ataques de pânico e fobias
- promove o pensamento criativo

Em Magia continua a ser usada, como no passado, para protecção de pessoas e bens, como "pedra da sorte" e contra o "mau-olhado".
Outra das suas associações mais comuns é com o poder e com as riquezas materiais, pelo que também é usada como ingrediente de poções, em rituais ou para o fabrico de amuletos destinados a atrair a fortuna.

Cuidados e métodos de limpeza
A turquesa tem uma dureza de 5 - 6 (numa escala de 10), portanto, é mais branda do que os quartzos.
Não deve ser colocada em água, sob pena de ela descolorar e tornar-se baça.
O melhor método de limpeza é a visualização ou a defumação.
Pode ainda ser purificada sobre uma drusa de quartzo.


Rodocrosite

A rodocrosite é um cristal originário da Roménia e da América do Sul, sendo encontrada com mais frequência na Argentina.
Ela faz parte da herança cultural da maior parte dos povos sul-americanos, sendo mencionada em lendas indígenas, tida como "Pedra do Amor" e como um dos mais sagrados cristais de protecção e cura.
Atualmente é considerada a pedra nacional da Argentina, sendo popularmente conhecida como "Rosa do Inca".
Este pedra relaciona-se com o plexo cardíaco, oferecendo uma vibração mais subtil e flexível do que o quartzo rosa que, apesar de também ser muito suave, apresenta uma vibração mais definida.
É indicada para harmonizar e acalmar as emoções, bem como para melhorar a auto-estima e promover mudanças construtivas.
A rodocrosite representa o Amor e a generosidade, sendo o cristal indicado para tratar pessoas que não se sentem amadas.
É, por excelência, a pedra para tratar traumas relacionados com abusos sexuais.

Outras aplicações:
- actua com benefício sobre os órgãos do aparelho digestivo
- o elixir usado em lavagens melhora o estado da pele
- é óptima usada como ambientadora, para harmonizar e dissipar tensões
- aplicada sobre o chakra espelénico resolve bloqueios, combate a frigidez, a infertilidade e actua como estimulante da sexualidade em geral

Ao nível psicológico:
- melhora a auto-estima e combate a depressão
- combate fobias e inibições
- melhora as relações humanas
- ajuda a resolver conflitos interiores

Em Magia:
- aplicada sobre o chakra cardíaco sintoniza-nos com níveis vibracionais altos, inspirando à clareza de sentimentos e à Compaixão
- é excelente para meditações que trabalhem o plexo cardíaco
- usa-se para a confecção de amuletos e talismãs destinados a encontrar uma alma gémea, bem como para manter a unidade e harmonia na família

Cuidados e métodos de limpeza
É uma pedra de dureza 7 e pode ser tratada como qualquer quartzo.
Apesar disto, a rodocrosite é mais quebradiça do que estes, devendo ser guardada separadamente.
Como sempre, aconselho limpezas suaves mesmo quando se trata de cristais resistentes.


Malaquite
As malaquites são pedras poderosas que devem ser utilizadas com sabedoria.
O seu uso remonta à Antiguidade e já os Egípcios lhe atribuíam as virtudes da esperança, da boa sorte e do entendimento.
É um cristal que estimula o crescimento espiritual e que pode ter efeitos marcantes em quem o utiliza.

Alguns usos da malaquite:
- é um dos melhores cristais para combater as radiações elecromagnéticas e demais formas de lixo energético.
- é uma excelente pedra de protecção indicada para defesa pessoal.
- aplicada sobre áreas inflamadas alivia a dor e reduz os inchaços.
- estimula o sistema imunitário.

No plano psicológico:
- pode ser considerada uma pedra de transformação, pois o seu uso liberta tudo o que já não é necessário.
- resolve as inibições e encoraja a expressão dos sentimentos.
- usada sobre o plexo solar limpa as negatividades acumuladas e ajuda a resolver experiências traumáticas.
- resolve bloqueios e estimula a empatia.

Em Magia:
- é uma das pedras indicadas para cristalomancia devido aos seus belos padrões que libertam a mente e estimulam a formação de imagens.
As suas linhas podem ser percorridas para facilitar o acesso a outros mundos, tanto interiores como exteriores.
- é uma pedra que tem uma grande afinidade com a natureza e com os Devas, pelo que se recomenda o seu uso em práticas de xamanismo, bem como em outras formas de magia natural.
- estimula os sonhos, aumentando a frequência dos sonhos lúcidos e potenciando a viagem astral.
- utiliza-se na elaboração de amuletos e talismãs que, depois de ritualizados, se tornam extremamente poderosos.

Cuidados e métodos de limpeza
As malaquites são macias (dureza 3,5 - 4), tóxicas e solúveis em água.
Não devem ser utilizadas para preparação de elixires nem deverão ser submetidas a métodos de limpeza que envolvam àgua ou sal.
Recomenda-se o uso de pedras polidas, pois as pedras em bruto libertam poeiras tóxicas.
Quando colocada sobre o plexo cardíaco pode causar palpitações às pessoas mais sensíveis.
Quando tal acontece deve ser imediatamente removida e substituída por um quartzo rosa.
Quando usada em cura pode provocar uma breve reacção adversa conhecida como "pico de cura", antes de iniciar o processo de limpeza.
A malaquite é uma pedra que necessita de limpezas frequentes, devendo ser colocada diariamente sobre uma drusa ou passada por incenso.


Granada

A Granada é uma pedra vermelha, escura e bastante densa que revela a sua maior beleza depois de lapidada.
Como a maioria das pedras preciosas e semi-preciosas, também esta detém muitas atribuições simbólicas e tem sido usada para diversos fins ao longo da História.
A Granada é uma pedra que, pela sua cor e peso, se atribui ao chakra da raiz, ao planeta Marte e ao Elemento Fogo.
O seu nome deriva do Latim granatum que significa "romã" - um dos mais antigos símbolos de fertilidade.
Tal como esta fruta, a granada está relacionada com a sexualidade e com a reprodução.
Existem muitas tradições relativas às granadas.
Por exemplo, diz-se que são pedras boas para as mulheres, pela sua ligação à força vital feminina e por aliviarem muitas das maleitas relacionadas com a menstruação.
No Sri Lanka são usadas para evitar acidentes ou ataques com derramamento de sangue.
De fato, a influência destas pedras sobre o sangue e sistema cisculatório não passaram despercebidas e assim se passou, mais uma vez, do prático ao simbólico - até aos dias de hoje as granadas são usadas como amuletos de proteção contra todo o tipo de agressões ao corpo físico.

Algumas aplicações em cristaloterapia:
- Estimula o chakra da raíz, desbloqueando situações relacionadas com a insegurança ou falta de vitalidade.
- Melhora a circulação sanguínea.
- Atua sobre distúrbios hormonais e infecções, especialmente do sistema reprodutor.
- Útil contra frigidez ou impotência

Ao nível psicológico:
- Melhora o humor e aguça os sentidos
- Estimula a criatividade e a auto-confiança
- Ajuda a lidar com as emoções, despertando o sentido prático
- É excelente em momentos de crise, para harmonizar os sentimentos e para dar coragem

Em Magia:
- É usada para protecção e poder pessoal
- As granadas de talhe quadrangular são usadas para prosperidade e sucesso, especialmente em questões relacionadas com negócios
- Pode ser usada para despertar recordações de vidas passadas e para curas cármicas

Cuidados e métodos de limpeza:
A Granada é uma pedra com uma dureza de 7 a 7,5, portanto, bastante resistente.
Pode ser limpa por qualquer uma das formas descritas no artigo sobre Métodos de Limpeza.



Zircônia:
Acalma as emoções.
Traz proteção contra a insônia e a depressão.
Fortalece a mente.
Aumenta a auto estima.



Métodos de Limpeza:
Lave seu cristal e deixe-o imerso num recipiente de vidro ou de plástico( não pode ser de alumínio), transparente com água e sal grosso (a água do mar tem a composição básica do Universo e equilibra as energias da matéria), pelo tempo que achar necessário.
Separe os cristais a serem limpos, deixe-os exposto à chuva forte, desta maneira eles descarregam as energias negativas para a terra.
Pegue o(s) cristal(is) a serem limpos.
Ascenda um incenso de seu gosto e assopre a fumaça em direção aos cristais. Faça este processo 3 vezes.

Energização:
Para quem mora perto de um rio ou riacho, deixe a água da correnteza cair sobre os cristais.
Deixe os cristais exposto à luz solar, no mínimo por seis horas, ou deixe exposto a luz lunar, ficando a noite inteira.
Pegue um ou dois cristais de cada vez.
Segure-os na mão, deixando a água da torneira cobrir os cristais, imaginando uma luz dourada penetrando no cristal.
Enterre os cristais e deixe-os por 24 horas.
Deixe os cristais perto de uma Drusa (Quartzo transparente com várias pontas).
Após a limpeza, coloque o cristal escolhido na sua mão esquerda, eleve seu pensamento e imagine estar dentro de seu cristal, sentindo sua temperatura e recebendo no todo de seu corpo sua luz cromática ( luz da mesma cor que o cristal escolhido).

Banhos:
Para obter um efeito de energização, escolha alguns cristais de sua preferência e coloque-os na banheira.
Após o banho, limpe-os e energize-os novamente.

Energização de ambientes:
Escolha alguns cristais e coloque-os dentro de um vidro, um deles precisa ser quartzo.
A medida que a água dentro do vidro for ficando escura, troque a água e lave os cristais.

Uso pessoal:
Escolha um cristal e coloque dentro de um veludo e carregue-o dentro da bolsa, no bolso ou qualquer outro lugar de sua escolha.
Ou, coloque um cristal de sua escolha dentro do travesseiro enquanto dorme.

Plantas:

Coloque um cristal de sua preferência e coloque perto da raiz da planta a ser energizada.

Para ser absorvida a energia de um cristal, vire a ponta do cristal, de modo que fique direcionado à você.
Se for passar energia para outra pessoa, direcione a ponta do cristal para a pessoa que irá receber a energia.

Após a compra do cristal escolhido, ele deverá passar por um processo especial de limpeza e energização.
É importante saber que quando um cristal entra em contato com o corpo físico, ele absorve muitas energias negativas, precisando ser limpos e energizados antes de usar.

A limpeza em um cristal, faz com que todas as energias por ela absorvida sejam descarregadas.

A energização devolve as energias ao cristal, desta maneira, estando pronta para usá-la novamente.

Para começar a sentir o efeito do poder do cristal sobre nós, teremos que antes limpá-los, energizá-los e usá-los das maneiras descritas a seguir.

Lembre-se:
A mão esquerda recebe e a mão direita doa.
E para qualquer que seja o uso do cristal,você deve sempre estar com o pensamento elevado.



Cristais - Formas e Talhes

Existem muitas variedades de pedras úteis para cristaloterapia e as suas aplicações são igualmente variadas.
Além das propriedades inerentes a cada uma, há que ter em conta a forma de cada amostra individual, para que possa ser utilizada da forma mais vantajosa.
Para melhor entendimento, dividimo-las em duas categorias: pedras em bruto e pedras polidas.


Pedras em bruto
As pedras em bruto mantém a sua forma e estrutura naturais inalteradas e, por essa razão, mantém os níveis de emissão de energia relativamente constantes. Não precisam de ser limpas tantas vezes como as pedras polidas e podem ser usadas para energizar outras pedras, plantas, ambientes e pessoas.


Drusa
É um aglomerado de vários cristais individuais e irradia energia para o ambiente circundante.
Usa-se para limpeza de outras pedras mais pequenas, para limpeza de jóias, como filtro de poluição electromagnética, stress geopático e ambiental.


Ponta
Cristal único com uma ponta facetada natural e com a outra extremidade quebrada no local onde se separou do aglomerado original.
Muito usadas em esquemas de cristaloterapia, para energização de pontos e activação de outras pedras.


Ponta “laser”
Trata-se de uma vareta de cristal único que afunila em direção a uma ponta fina facetada.
Normalmente do tamanho de uma mão, estas pedras são ideais para concentrar a energia num feixe estreito e direccioná-lo a um ponto específico.
São usadas em cristaloterapia para carregamento ou dispersão energética de um órgão ou chakra, para alívio da dor e da tensão.


Cristais biterminados
São cristais únicos que cresceram a partir do aglomerado original partindo em duas direcções opostas e formando uma vareta com dupla terminação facetada.
Muitas destas pedras encontradas à venda são lapidadas para tomar a forma biterminada e funcionam igualmente, no entanto, a sua qualidade não poderá ser comparada à de um cristal duplo natural, pois este contém na sua estrutura original a capacidade de gerar energia e emiti-la, simultâneamente, em duas direcções opostas.
Estes cristais são usados para limpeza e alinhamento do sistema de chakras, para desbloquear os pontos afectados, requilibrar e centrar a energia.


Geodo
Um geodo está envolto num forma exterior e produz-se quando a cristalização ocorre em câmaras rochosas ocas, originalmente formadas por bolhas de ar aprisionadas.
Quando aberto, é oco e contém nas paredes interiores muitas pontas de cristal, formando uma “caverna”.
Os geodos mantém e amplificam a energia, difundindo-a de um modo lento e constante.
Podem ser programados para actuar como “fontes” de energia e esta tende a fluir suavemente quando é solicitada.


Amorfo
Os cristais amorfos (tais como a obsidiana que o é naturalmente ou como os pedaços de cristal em bruto que se encontram habitualmente à venda) não tem uma forma definida e, por consequência, não tem uma organização interna rígida nem uma forma específica de fluir a energia.
Normalmente condensam as características básicas da pedra e emitem rapidamente a energia produzindo um efeito forte e instantâneo quando limpas e bem carregadas.
Usam-se da mesma maneira que as pedras roladas, como amuletos, para confecção de elixires, energização de pequenos espaços, plantas e água.
Apesar de serem cristais em bruto, as pedras partidas (pedaços) necessitam uma limpeza e energização frequentes.


Pedras trabalhadas
As pedras polidas aliam as propriedades dos cristais à energia de uma determinada forma que lhes é dada.
Com esta operação o cristal fica com sua capacidade de emissão natural alterada (por isso necessita de mais limpeza), no entanto e por outro lado, beneficia da dinâmica da nova forma.


Pirâmide
Condensa a energia na base e emite-a pelo vértice.
É adequada para todos os programas de manifestação.
As pirâmides criam grandes campos energéticos à sua volta e podem ser usadas para revitalizar espaços grandes como salas ou jardins.
Encontram-se pirâmides talhadas em diversos materiais e elas contém sempre as propriedades inerentes ao cristal que as compõe.


Esfera
A esfera emite energia em todas as direções, de forma homogénea e suave. Actua como um amplificador e a energia gerada é libertada sem qualquer choque para o corpo que a recebe.
É usada em cristaloterapia para tratar pessoas muito sensíveis aos feixes energéticos, também na práctica de Reiki, meditação e cristalomancia.


Obelisco
O obelisco gera um campo energético análogo ao da aura humana devido à sua verticalidade.
Colocado numa sala, um obelisco cria uma coluna energética e, assim, um efeito equilibrador dos chakras e dos campos subtis.
É mais dinâmico que a pirâmide mas tem com esta muitas semelhanças na maneira como flui a energia.


Ovo
Os cristais talhados em forma de ovo confinam e moldam a energia, podendo ser utilizados para detectar bloqueios no corpo.
Também são usados para massajar os pontos obstruídos e são muito úteis como “relaxantes de mãos” em momentos de stress.


Cubo
Um cubo de cristal cosolida a energia na sua forma.
É útil para ancorar a intenção e para estabelecer a ligação com a Terra.


Pedras roladas
As pedras roladas não tem uma estrutura interna rígida pois são amorfas.
Usam-se em cristaloterapia como “alvos” das disposições de pontas de quartzo hialino que, deste modo, activam as propriedades da pedra.
São muito úteis na confecção de amuletos, elixires e na elaboração de Mandalas.



O Uso Quotidiano dos Cristais
Quase todas as pessoas sentem afinidade com os cristais, tanto pela sua beleza como também pelas tradições com que se relacionam.
Muitos também já sabem que as pedras têm propriedades terapêuticas mas, ainda assim, existe grande desconhecimento acerca das aplicações práticas.
Este breve texto destina-se a fornecer algumas possibilidades a todos aqueles que desejam utilizar os seus cristais mas que não possuem ou até nem sentem necessidade de aprender muitas técnicas de cristaloterapia.
Seguem-se algumas formas simples de colocar o poder dos cristais à nossa disposição:

Filtragem de lixo energético
Os computadores, telemóveis, bem como todos os aparelhos eléctricos, geram campos electromagnéticos que prejudicam o organismo se a exposição for prolongada.
Colocar uma drusa sobre a mesa de trabalho ou perto do ecrã ajuda a neutralizar os efeitos nocivos, notando-se uma imediata diminuição da fadiga e da irritabilidade.
Os cristais utilizados para este fim deverão ser limpos com frequência.

Limpeza e energização de ambientes
Todos os ambientes e espaços ganham bastante na presença dos cristais que actuam como focos revitalizadores, mantendo-os limpos de radiações nocivas e emitindo um fluxo de energia benéfica.
Esta é uma das mais antigas formas de utilização dos cristais: para protecção.
Os cristais absorvem as negatividades tanto físicas como espirituais.

Manufactura de elixires
Os remédios de gemas são preparados que se fazem colocando uma amostra de cristal numa taça de vidro incolor cheia de água mineral.
O processo de confecção será melhorado se a taça for exposta durante algum tempo à luz solar.
Devido às características da água, este processo permite que o padrão energético da pedra seja impresso nela.
Depois de preparado, retira-se a pedra e engarrafa-se a água.
As propriedades terapêuticas dos elixires são os mesmos do cristal utilizado na sua confecção, pelo que é indispensável conhecer as pedras antes de as utilizar. A este respeito importa dizer que algumas são tóxicas e/ou solúveis em água. Aos principiantes recomenda-se utilizar apenas cristais do grupo dos quartzos, especialmente o quartzo hialino que tem o maior leque de aplicações.
A água carregada com esta variedade de quartzo é regeneradora, sem contra-indicações, podendo ser bebida em qualquer ocasião por pessoas ou animais e usada para cozinhar ou para regar plantas.

Tratamento de animais
As propriedades dos cristais podem ser usadas para manter a saúde dos animais domésticos ou para os ajudar em alturas difíceis.
São tidos em consideração três chakras principais nos animais de quatro patas: no alto da cabeça, a meio da coluna e na base da cauda.
Os cristais deverão ser colocados sobre ou na proximidade destes pontos.
A água energizada pode ser dada a beber, aplicada no pêlo ou espalhada pelo campo áurico, da cabeça à cauda, várias vezes.
Durante os tratamentos com cristais recomenda-se atenção a qualquer sinal de desconforto por parte do animal.
Os gatos, em particular, são sensíveis às energias subtis e podem não tolerar muitos cristais à sua volta.
Os cães demonstram mais tolerância e costumam dar-se bem com uma pequena gema pendurada na coleira.
Atenção que os elixires não substituem uma consulta ao veterinário para diagnóstico do problema.
Os cristais também dão resultados muito bons em aquários, não só transmitindo energia aos peixes e plantas como também ao ambiente circundante.
Para este efeito, mais uma vez, recomendo o uso de pedras do grupo dos quartzos.

Tratamento de plantas
Para este efeito basta usar a água energizada nas regas ou simplesmente colocar os cristais sobre a terra, junto às raízes.
O quartzo hialino é uma pedra excelente para usar como revitalizante e intensificador geral de energia.
A esmeralda também tem grande afinidade com as plantas, não havendo necessidade de escolher uma pedra cara – existem verdes de berilo que são acessíveis e são fáceis de adquirir.
Em alternativa pode usar-se uma água marinha, que é uma variedade azulada do mesmo mineral.
O jade também é tido como amplificador da energia, porém mais suave que o quartzo, é uma pedra excelente para nos ajudar a conhecer uma harmonia mais íntima com as plantas.
A turqueza pode ser usada para ajudar as plantas a recuperar de danos, doenças e podas.
As sementeiras beneficiam igualmente da presença dos cristais.

Em associação com a fitoterapia
Os chás e outros preparados de ervas ganham muito se forem feitos com água previamente energizada com cristais, podendo assim associar-se as virtudes terapêuticas duns e doutras.

Contemplação
Manusear os cristais é benéfico para o corpo e para a mente.
Recomenda-se o uso de pequenas amostras, como as pedras roladas, para a elaboração de mandalas.
Os cristais maiores podem simplesmente ser segurados e apreciados.


Nenhum comentário :