quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dicas sobre nossos Animais

Dicas para se deixar seu animal em um hotel


Os hoteis para cães estão se tornando cada vez mais comuns nas grandes cidades brasileiras.
E os donos de cães estão cada vez mais recorrendo a este novo recurso.

Deixar seu cachorro em um hotel seguro e de confiança é bem mais tranquilizador para os donos ao sair de férias,mas como saber se o hotel onde o seu cachorro vai ficar é um bom hotel?

Pensando em ajudar os donos de cães a escolher um bom lugar para os seus bichinhos e poderem fazer viagens mais tranquilas, elaboramos algumas dicas para ajudar a escolher um bom hotel para o seu cachorro.

Deixar o cão em casa ou no hotel?
Normalmente os cães sentem se mais a vontade em casa, em seu próprio território, então se outras pessoas da família com quem o cão convive diariamente forem permanecer na casa durante o tempo de ausência do dono é melhor deixar o cão permanecer em casa, sem sair de seu território e na companhia de alguém que faz parte de sua rotina.

Mas se a pessoa não tiver condições de cuidar do cachorro, ou se for uma pessoa estranha ao cão que vai vigiar a casa, ou mesmo pessoas que visitam a casa diariamente só para colocar a comido do cão e depois o deixam sozinho novamente, nestes casos o hotel para cachorros é a opção mais segura.

Cães deixados sozinhos, mesmo que por pouco tempo ficam sujeitos a vários imprevistos:
O seu cachorro pode se machucar e passar bastante tempo sem receber tratamento, o que pode transformar machucas simples em sérios.
Pode virar a vasilha d’água e ficar bastante tempo com sede sem ninguém para repor a vasilha;
Alguns cães ficam muito triste quando deixados sozinhos e podem ficar depressivos e se recusar a comer entre outras coisas.
É claro que em caso de necessidade não há problema em se deixar o cachorro sozinho por algumas horas, mas, para qualquer período superior a um dia o hotel já passa a ser recomendado.

O que observar ao escolher o hotel para cachorros
É preciso escolher em que hotel deixar o seu cachorro com pelo menos alguns dias de antecedência, é muito importante ter tempo de visitar pessoalmente o local e ter tempo de visitar outros hoteis caso o primeiro não seja adequado, escolher onde deixar seu cachorro “por não ter tempo de procurar outro lugar” nunca é uma boa idéia.

Ao visitar o hotelzinho observe sempre:
As instalações do lugar, se o ambiente dos cães é limpo e seguro
Qual a ração que é servida no hotel, assim você pode começar amisturar um pouco dessa ração na comidado seu cachorro com alguns dias de antecedência para que ele vá se acostumando com a comida.
Observe se os cães que estão hospedados lá no momento estão bem acomodados, se gostam dos tratadores
(é importante observar se algum cachorro demonstra medo de algum funcionário! se demonstrar prefira outro lugar)
Pergunte se eles têm assistência veterinária.
Precações a se tomar ao deixar seu cachorro no hotelzinho

Caso o seu cachorro não se dê muito bem com outros cães, não esqueça de avisar no hotelzinho
Caso o seu cachorro tenha algum problema de saúde ou alergias, não esqueça de avisar no hotelzinho
É possível levar seu cachorro para uma visita rápida ao hotelzinho antes da viagem, lembre de fazer este passeio algo agradável, para isso você pode dar algum petisco para ele durante a visita, assim ele vai relacionaar o hotel com algo bom.

Quando deixar seu cachorro no hotel, você também pode deixar uma peça de roupa usada (ou fronha) suapara que ele possa sentir o seu cheiro enquanto você estiver viajando, você pode avisar ao hotelzinho para colocar na cama do seu cachorro assim ele vai se sentir “mais em casa“
Antes de deixar o seu cachorro no hotelzinho confira se ele está com a caderneta de vacinação em dia.

Agora é só fazer uma boa viagem!


Dicas para o caso de envenenameto de seu animal de estimação


Dr. Marcel Benedeti, deu esta dica de como agir em caso de suspeita de envenenamento de animais para venenos não letais.
“Quando houver a suspeita, dar água morna salgada ou água oxigenada 10 vol.
(uma colher de sopa), que em contato com o estômago vira água morna salgada e faz o animal vomitar.”
- Lembrando que só vale usar esse método até no máximo 4 horas após envenenamento (tempo que o veneno poderá ainda estar no estômago) após esse período deve-se levar o animal no médico veterinário o mais depressa para fazer lavagem estomacal.

“Se o animal vomitar, dar ‘Atroveran’(1 gota por kg de peso de 6 em 6 horas)”
- No qual tem ação relaxante e anestésico sobre os músculos, muito indicado para cólicas e espasmos dos órgãos internos, isto acalmará o animal.
Não serve como antídoto para nenhum veneno, só alivia as dores.

“O carvão vegetal também ajuda muito em envenenamentos (de humanos também)”
- Com poder absorvente sua ação é física (absorve fisicamente partículas e qualquer substância tóxica, assim fazendo com que o intestino não absorva ou absorva em menor quantidade o veneno ingerido) e não química (não reage com outros produtos); é encontrado em farmácias de manipulação em forma de comprimidos.

Envenenamento por veneno de rato
O veneno de rato é muito saboroso e é tão atraente para o seu cão como para os ratos.
Tem um componente potencialmente fatal para o seu cão, e a única cura possível é o tratamento com vitamina K.

Os fatores de coagulação II, VII, IX e X são produzidos no fígado numa forma inactiva e necessitam de ser ativados antes de ser libertados na corrente sanguínea.
A vitamina K é imprescindível neste processo.
Os rodenticidas anticoagulantes (veneno de rato) actuam através da inibição da activação da vitamina K resultando na diminuição da produção destes fatores de coagulação e no aumento dos tempos de coagulação levando à formação de hemorragias por todo o organismo.

Sintomas:
Os sintomas relacionam-se com hemorragias, fraqueza e evidência de mucosas pálidas.
As hemorragias podem ser observadas na forma pequenas hemorragias pontuais na pele ou mucosas, sangramento pelo nariz, vómitos com sangue e diarréia com sangue.
A febre pode também ocorrer esporadicamente, hemorragia pulmonar é uma das consequências mais comuns resultando em dificuldades respiratórias.
Tratamento:
O tratamento consiste na indução do vómito ou lavagem gástrica se a ingestão tiver ocorrido há pouco tempo, na administração de transfusões de sangue com fatores de coagulação fresco e na administração de vitamina K1.

Chumbinho
O cumbinho é um veneno chamado aldicarbe e é responsável por milhares de envenenamentos e mortes de pessoas e de animais domésticos e silvestres, além da contaminação do solo, de alimentos, rios e lençóis freáticos.
Um único grama do veneno pode matar uma pessoa de até 60 quilos em meia hora.
Se inalado, o produto percorre a corrente sangüínea e também pode levar rapidamente à morte.
Toxicologistas dizem que o veneno não tem cheiro nem gosto, e lesa o sistema nervoso central, causando transtorno neurológico, parada cardíaca e paralisia dos pulmões.
Quem o ingere fica inerte, baba, tem convulsões e pode morrer por asfixia.
Nos animais o efeito é bem semelhante, atingindo principalmente pulmões, fígado e rins.
O sofrimento das vítimas é muito grande.


O mais importante é
Sempre estar atento no comportamento de seu animalzinho, se ele estiver agindo de maneira estranha, não hesite, procure um médico veterinário imediatamente.
O ideal é que seu animal, conviva com você dentro de sua casa, principalmente à noite.
Além do que um cão só poderá desempenhar suas funções de guarda se estiver dentro da casa; pois no lado de fora poderá ser envenenado, agredido ou até morto.
Aos gatos, é a mesma coisa, se colocar o gato para fora de casa antes de dormir, ele vai perambular pelas ruas, fazer bobagens e voltará muitas vezes ferido e sujo ou até não poderá voltar, na pior hipótese.

Não deixe de salvar uma vida.



DICAS PARA QUEM PERDEU SEU CACHORRO


Primeiro faça um círculo mentalmente em volta da casa onde o animal se perdeu, e cheque todos os lugares da região.
Quanto antes você aplicar as medidas, mais chances de encontrar.
As primeiras 24hs são fundamentais.
Haja o que houver não desista nunca.
Procurar na rua, o que fazer?
Percorra todo o local a pé ou de carro, chamando o nome do animal.
Converse com todas as pessoas pelo caminho, e entregue folhetos com foto e dados do animal.
Procure informar carteiros, lixeiros, seguranças da rua, porteiros de prédios, motoristas de ônibus, pessoas que sempre andam pelo bairro. Inclusive peça ajuda ao carteiro para espalhar os panfletos (cartazes com foto) nas casas.
Coloque cartaz/ folhetos em todas as caixas de correio da região.
Vá em estabelecimentos do bairro com grande movimento e deixe cartazes, locais como padarias, mercadinho, igrejas, restaurantes, clínicas veterinárias, petshop, todos os locais possíveis.
Atenção especial para divulgação em clínicas veterinárias e pet shop, possivelmente tem grandes chances do seu animal passar por esse lugar, se for encontrado por alguém.

Pegue a lista telefônica, e faça um levantamento de todos os estabelecimentos da região, vá em cada um, e anexe o cartaz (com foto importante) e deixe avisado.
Vá em TODOS os locais.
E ligue sempre.
Espalhe cartazes por todos os postes que você encontrar, por toda rua percorrida.
Atenção, pois em alguns dias, alguns cartazes podem ter sido rasgados, vá aos principais locais novamente.
Se possível coloque roupas com o seu cheiro e brinquedos do lado de fora da casa (se for possível), pois o odor pode percorrer grande distancia.
Notifique a polícia se achar que seu animal foi raptado.
Visite canis e abrigos da sua cidade.
– Sim são muitos e você deve ir em todos, faça um levantamento dos abrigos, leve o cartaz e visite pessoalmente, periodicamente.
Principalmente os Centro de Controle de Zoonoses (ccz – conhecido como “carrocinha”) e Ligue sempre!
Utilize carro de som pelo bairro, e publique o desaparecimento no rádio e jornal.
Faça faixas e cartazes grandes, coloque uma faixa com foto na frente da casa, isso ajuda a mobilizar as pessoas.
Saia a noite também, período mais silencioso e chame pelo nome do animal.
Fale com o máximo de pessoas, espalhe que há recompensa e não desista nunca.

Como fazer o cartaz / folheto
Espalhar o cartaz com a foto e os dados do animal é fundamental.
Porque muitas pessoas não conhecem determinadas características pela raça, e nem consegue visualizar o animal.
Coloque apenas as informações necessárias, coloque em tópicos, nunca texto corrido.
Coloque o mais simples e mais direto possível, para as pessoas que andam e passam olharem e assimilarem na hora, além de não perder muito tempo para ler toda informação.
Coloque no cartaz a palavra PERDIDO ou PROCURA-SE bem grande no topo, para chamar a atenção.
Abaixo coloque uma foto boa do animal (dê preferência por foto colorida) e abaixo dela, coloque os dados por exemplo:
Raça – sexo – idade

Depois pode colocar o nome do animal e o dia que foi perdido (00/00/00)

Rua, bairro em que desapareceu

Contato: telefone e email – seu nome

RECOMPENSA (grande) – não estipule valores.

Você pode imprimir e fazer no tamanho A4 – folha de sulfite inteira e depois tirar xerox da folha, faça muitas, muitas cópias.
Em geral é muito barato.
Xerox colorida, sai pouca coisa mais caro, mas compensa bastante.
Faça um folheto bem simples, com letras simples, para assimilação fácil e rápida.
O que você pode fazer através da internet
A Internet também é uma ferramenta ótima de busca.

Vá aos sites de busca (exemplo Google) e digite: perdido+nome do bairro.
Faça algumas buscas, que sempre aparece alguns anúncios de cães perdidos
Entre em todos os sites que tem animais achados e perdidos.
Faça um levantamento dos blogs de cães para adoção, sempre tem cães perdidos.
Inclusive tem sites específicos de animais desaparecidos:

ex:

http://www.cachorroperdido.com.br/

http://www.renad.com.br/page/mural.asp

http://www.vidadecao.com.br/gato/index2.asp?menu=../servicos/achados_perdidos.htm

http://www.encontra-me.org/

http://www.ongdocao.org.br/category/animais-perdidos/

http://www.proanima.org.br/cade-rex/perdi

O que você pode fazer pelo Orkut:
O que você deve fazer no orkut é falar com o máximo de pessoas, entrar no máximo de comunidades e adicionar o máximo de pessoas possíveis.
O ideal é fazer um novo perfil para isso, um perfil para o animal desaparecido
Com fotos dele, e o cartaz no álbum.
Entre em todas as comunidades da raça do seu animal, entre em todas as comunidades de animais perdidos, comunidades do bairro e da região.
Nas comunidades da sua região, adicione o máximo de pessoas da comunidade, pois depois
Você irá enviar o cartaz pela página de recados (scrap) para todos da sua lista de amigos.
Visite comunidades de adoção e doação de cães, e sempre visite os tópicos dos cães da raça do seu animal, e o tópico de perdidos.
Mande recado com cartaz do seu animal para todos os seus amigos do orkut.
Entre nas comunidades, e faça tópicos iguais, e sempre entre pra visitar (mantenha no topo)
Deixe recados e fotos destrancadas, para permitir o máximo de ajuda.
Você pode inclusive com esse novo profile do orkut que você fez pro seu animal, escolher 3 amigos de confiança e passar (login e senha) para eles entrarem com o perfil seu e ajudar a espalhar pelas comunidades e adicionar as pessoas do bairro, enquanto você faz as buscas na rua.
Peça para as pessoas repassarem o cartaz para os amigos dela.
O cartaz pode ser igual ao cartaz colado na rua, mas em um tamanho um pouco menor.
Lembre-se, nunca desista do seu cachorro, ele nunca desistiria de você.


ESCOLHENDO O FILHOTE


“A aquisição de um cão pode ser a única oportunidade que os humanos têm de escolher um parente.” – Mordeckai Siegal

A escolha do filhote é um momento de muita importância para a vida do dono e da família, assim como de todos que vão conviver com aquele cachorro futuramente.

É importante frisar que a aquisição de um filhote para ser bem feita deve ser consciente e responsável.

Muitas pessoas compram filhotes por impulso, sem saberem de fato o que estão levando para casa, e enfrentam muitos problemas futuros por causa disto.

Muitos acabam desistindo do cachorro, dando para outras pessoas ou até mesmo abandonando o filhote ou o cão já adulto.

Antes de se pensar em comprar ou adotar um cachorro deve-se pensar primeiramente” Que tipo de cão eu quero?”.

É importante que se tenha em mente, antes de se comprar o filhote o que se espera dele.

Algumas pessoas querem um cão de guarda, outras uma companhia para dentro de casa, outros gostam de cães esportistas e outros não têm tempo nem disposição para exercitar seus cães.

Alguns querem um filhote bem treinado e bem comportado e outros ainda querem um cachorro para brincar com seus filhos. Neste caso é válido lembrar que deve-se avaliar a tolerância da raça escolhida às brincadeiras das crianças.

Alguns cães como o Terra nova e o São Bernardo, entre outros, costumam ser muito pacientes com crianças e são algumas das raças mais recomendadas para conviver com crianças pequenas, ao contrário de outras raças, especialmente cães muito pequenos que, por serem mais frágeis, não são muito tolerantes com as crianças já que as brincadeiras das mesmas podem vir a machucá-los.

Outras raças como o setter irlandês, por exemplo, têm muita energia e são ótimos para acompanhar as brincadeiras das crianças mais agitadas, enquanto outras raças, como o yorkshire preferem a tranquilidade e podem desapontar as crianças que esperavam no cachorro um companheiro para brincadeiras mais enérgicas.


Todas as diferentes raças que existem têm diferentes aptidões e diferentes funções, e se informar sobre a raça que você quer comprar ou adotar antes de levá-la para casa é a melhor maneira de saber se ela se adapta ao seu estilo de vida e ao que você espera dela.

Raças como o husky siberiano, apesar de sua aparência de lobo, não servem como cães de guarda pois não possuem instinto territorial forte e não desconfiam de estranhos. Outras raças como o fila brasileiro possuem este instinto e são excelentes cães de guarda.

Cães como o pug embora sejam ótimos cães de apartamento e companhia não são uma boa opção se você quer um cão que lhe acompanhe durante caminhadas e exercícios.

Raças como o collie e o border collie são raças maravilhosas, mas que precisam de atividade e de passeios ou ficarão entediados e podem se tornar destrutivos.

Vale dizer que cães de raças de guarda, para serem bons cães de guarda, não necessitam do tratamento que muitas vezes recebem aqui no Brasil.

O confinamento e a não socialização do cão, bem como maus tratos que hoje ainda constituem, infelizmente, uma prática relativamente comum para tornar o cão violento são os verdadeiros responsáveis por acidentes lamentáveis que muitas vezes ocorrem em grandes cidades do Brasil.

O verdadeiro cão de guarda possui o instinto territorial e desconfia de estranhos atacando os invasores de seu território e defendendo sua família.

Por isso a importância da escolha da raça e da “posse responsável” independente do que se queira do cão.

Uma vez escolhida a raça de acordo com o que o futuro dono espera dela, é hora de escolher qual filhote.

Existem no Brasil casos de “pastores alemães” que nao fazem a guarda direito, “labradores” que são agressivos demais e de “akita” que são mais latidores do que deveriam. Isso acontece porque muitos donos acham que se o cachorro tiver a aparência da raça, entao ele vai se comportar exatamente como o normal daquela raça. O que não corresponde a verdade.

A raça de um cachorro envolve mais que apenas a aparência, envolve temperamento.

Um bom exemplar em uma determinada raça será aquele que tiver a aparência correta e o temperamento correto.

Então, além de escolher a raça o futuro dono deve escolher um filhote daquela raça que tenha o temperamento adequado.

Como fazer isso? É sempre difícil, ao ver o filhotinho com 2 meses de idade e saber se ele vai ser agressivo ou covarde, latidor ou não.

Por isso deve-se sempre olhar os pais da ninhada e ver o temperamento deles, o temperamento de um cão também é algo genético, então se os pais forem bons guardas, maiores a chance dos filhotes também se tornarem bons guardas ao crescer.

Filhotes de Pet shops e feiras de animais devem ser evitados, o ideal seria que não se vendessem cães desta maneira.

Estes filhotes normalmente são separados da mãe e dos irmãos mais cedo do que é correto o que pode causar problemas de comportamento futuros;

Eles ficam confinados em espaços pequenos demais para filhotes em desenvolvimento o que pode causar problemas estruturais dependendo do tempo que permanecerem a venda;

Eles ficam expostos a outros cães que podem transmitir doenças, principalmente em pet shops onde também funcionam consultórios veterinários;

Em alguns casos um filhote demora mais tempo para ser vendido que os irmãozinhos e fica sozinho por dias inteiros até ser comprado por alguém, o que quase sempre causa um trauma e “medo de ser abandonado” e de ficar sozinho no filhote e faz com que ele “dê um verdadeiro escândalo” ao ser deixado sozinho por 5 minutos.

Além disto quase sempre a origem destes filhotes é desconhecida, não se sabe quais os pais da ninhada, de maneira que é impossível saber se ele tinham o temperamento correto e se eram ou não saudáveis.

A saúde dos pais é muito importante para que o futuro dono se proteja contra doenças hereditárias em seu novo cãozinho.

Procurar um filhote de um canil confiável é maneira mais correta e mais segura de se adquirir um filhote saudável e sem traumas.

Mas, infelizmente, algumas pessoas ainda acham que comprar cães em um canil é caro demais e preferem filhotes de pet shops.

Lembre-se que, se o seu filhote acabar desenvolvendo uma doença congênita, não há cura para ela e que o tratamento é bem mais caro que o preço do filhote, isso sem falar no sofrimento do animal e da família.

Mesmo dentro de uma ninhada saudável e de temperamento típico ainda existem algumas diferenças de comportamento.

Alguns filhotes são mais dominantes e irão precisar de uma educação mais firme, outros mais submissos entre outras variantes que influenciam na personalidade do cão.

Em alguns casos o próprio criador por experiência pode indicar quais filhotes são mais indicados às pretenções do futuro dono, se isso não ocorrer, o próprio dono pode aplicar um teste de temperamento, ou pedir para que o criador realize um, para determinar quais filhotes são mais adequados a seu estilo de vida.

O teste mais utilizado para isso é o teste de temperamento de Volhard ou teste Volhard mas existem outros testes de temperamento.

Se o dono estiver decidido que raça deve comprar, onde deve comprar e qual filhote da ninhada é mis adequado para ele, então é hora de preparar achegada do cãozinho em casa.

Alguns acessórios serão necessários e se informar sobre a cuidados com a saúde também.

Qualquer um que queira um cachorro para si deve saber que ter um cachorro em casa não é barato, mas com toda a certeza vale muito pena!

Lembre-se: Comprar ou adotar um filhote é um ato de responsabilidade! Muitos cães são abandonados quando os donos descobrem que eles são mais caros ou dão mais trabalho do que imaginaram a princípio, é preciso estar consciente que um cachorro significa mais um membro na sua família, mais despesas e mais trabalho, mas também mais companhia e mais carinho.
Referências utilizadas:

Revista cães e cia
Enciclopédia do cão Royal Canin

Nenhum comentário :