domingo, 12 de setembro de 2010

Nova plataforma explode no Golfo



02 Sep 2010 04:10 PM

Mancha de óleo causada pela explosão da plataforma da BP, em abril.
Seria esta a repetição da tragédia?

A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a explosão de mais uma plataforma no Golfo do México.

A Vermilion Block 380, da empresa Mariner Energy, não estaria produzindo gás e óleo na hora do acidente – no entanto, uma mancha de óleo de 1,6 km foi avistada na região.

Segundo informações do New York Times, a Guarda Costeira recebeu dois avisos de uma plataforma em chamas à 9h19 desta quinta-feira; sete helicópteros foram então mandados ao local – distante 128 km da costa da Louisiana.

Segundo a empresa responsável, a plataforma estava produzindo, na última semana de agosto, 260 mil m3 de gás naturas e 1.400 barris de óleo ao dia.

No momento da explosão esta manhã, no entanto, ela estaria desativada. Por sorte, todos os 13 funcionários conseguiram escapar com vida.

A empresa Mariner Energy é dona de 195 locais de perfuração. Desde o ano 2000, já foram reportados quatro acidentes somente nesta plataforma, sendo dois deles incêndios.

Não se sabe ainda ao certo quanto óleo está vazando da Vermilion, e nem se ele vem da própria plataforma ou, como no caso do acidente com a Deepwatre Horizon, de algum duto de exploração aberto.

Vale lembrar que a região do Golfo ainda está bastante fragilizada com o acidente da BP: a explosão ocorreu em 20 de abril e o duto aberto só foi fechado em 15 junho.

Nesse meio tempo, 5 mil barris de petróleo vazaram por dia no mar.

Após a tragédia, o presidente Barack Obama proibiu as atividades nas chamadas plataformas de águas profundas.

No entanto, localizada a 103 metros de profundidade, a Vermilion não estava na lista de proibições.


A nova explosão (à esquerda) e o local do acidente com a Deepwater Horizon, em abril.

Via Info

Nenhum comentário :