segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Espiritualidade no dia a dia




Ao contrário do que muita gente pensa, viver a Espiritualidade não é necessariamente viver uma Religião.

Religião é uma forma instituída de viver a espiritualidade, mas não é o único caminho.

Em verdade, se assumirmos que somos seres Espirituais em corpos físicos.

Não há como negar nossa espiritualidade pois, seria como negarmos a nós mesmos.

Da mesma forma, não há como viver a nossa espiritualidade nos esquecendo do nosso corpo físico e de tudo o que ele precisa para manifestar a essência da Vida.

Para tudo é necessário o equilíbrio, o caminho do meio.

Sendo assim, precisamos tanto alimentar e exercitar o físico quanto o espiritual, tanto a nossa mente quanto às nossas emoções.

Espiritualidade viva é ter a consciência da Essência Divina em cada um, é ter consciência de que há um propósito para você neste Planeta, é estar de bem consigo mesmo, em paz com sua consciência e com a consciência coletiva.

Viver a espiritualidade é saber que fazemos parte de algo maior, de um grande grupo, de uma grande família, de uma grande Fonte inteligente e Amorosa que nos nutre o tempo todo.

A nossa ligação com a Fonte Primordial da Vida, o Criador pode ser sentida. I.e - Certa vez perguntaram a um sábio hindu o que ele sabia sobre Deus em todos os seus anos de devoção.

Ele fitou seu interlocutor e disse simplesmente:
"Não sei nada... somente sinto".

Numa comparação, poderíamos dizer que nós somos torneiras e a Energia Vital – (Ki para os orientais)– é a água.

Existem torneiras espalhadas por todo lugar, em todas as casas, mas a água, vem da mesma fonte.

Mesmo assim, a água jorra de forma diferente em cada lugar.

Algumas torneiras jorram água em abundância, outras em conta-gotas.

Quando ampliamos nossos canais de Dar e Receber ou nos submetemos a uma grande mudança interior, aumentamos a bitola da nossa tubulação e automaticamente passamos a ser capazes de jorrar mais água, ou seja, de transportarmos mais energia Vital, mais Vida dentro de nós.

Poderíamos dizer que Vida é Deus, entretanto ainda prefiro utilizar “Vida” pois, a palavra “Deus” foi muito distorcida e se tornou um tanto pesada para nós, devido às imposições religiosas que sofremos ao longo do tempo.

Algumas pessoas quando lembram de Deus, lembram de culpa, punição e julgamento.

Dizer que tenho “Deus” dentro de mim, pode soar como irreal e pretencioso demais, entretanto se eu disser que tenho “Vida” dentro de mim, já soa mais leve e natural, não é?

A crença no Pecado, na punição do fogo eterno e na necessidade do sacrifício diário, vêm de um modelo de educação através do Medo e da Culpa, que já não se aplica mais para quem busca um nível de maior maturidade espiritual e consciencial.

É preciso sair desta frequência de aprendizado pela dor, de punição e sofrimento que internalizamos pelas crenças religiosas ao longo de nossas existências para uma espiritualidade mais livre, lúcida e viva.

Saúde não é ausência de doenças, nem tão somente um corpo são.

Um ser saudável é saudável no corpo, na mente, nas emoções e no espírito.

Verifique se não há, por exemplo, uma tendência a cuidar mais de uma dessas áreas do que das outras.

É comum direcionarmos nossa energia para cuidar só de um dos quatro pilares e negligenciarmos os outros.

Se para você que está lendo este artigo, a espiritualidade tem ou está tomando grande importância, observe também dar a mesma importância à sua alimentação, aos exercícios físicos, a fazer o que lhe dá prazer para ter o equilíbrio necessário para viver melhor.

Isso é saúde Global, isto é equilíbrio.

Não importa se suas crenças vão de encontro a esta ou àquela doutrina ou religião, siga a sua verdade pessoal. Sinta no seu coração o que lhe soa verdadeiro e simultaneamente é acompanhado por conforto e paz.

A Espiritualidade saudável traz consigo a marca da harmonia, da compreensão, do amor incondicional, do perdão, do respeito e da confiança na vida.

Se alguma crença religiosa ainda lhe causa medo ou lhe faz se sentir mal, talvez seja hora de rever seus conceitos e reciclar a sua maneira de viver a espirtiualidade.

O Divino é sinônimo de Amor, de apoio, de alegria e de compreensão e é com esses olhos de Compaixão que precisamos nos olhar para voltar a reconhecer em nós, a Essência Divina que nos nutre e nos faz brilhar, tais como estrelas pequeninas em nossa Jornada de retorno ao Lar.


por Roberta Dias.

Nenhum comentário :