terça-feira, 25 de outubro de 2011

Karma-Yoga - A Educação da Vontade* - SWAMI VIVEKANANDA



Nota André: Esse livro tem alguns pontos importantes.
O que não condiz com nosso conhecimento hoje (cada um tem seu filtro e sua própria verdade), simplesmente deve ser descartado.
Se uma frase que seja que você leu, gerou boas reflexões, o propósito da publicação aqui no MA já foi alcançado.
‎"Porém no Karma-Yoga (ou Kriya Yoga) só tratamos da palavra karma como equivalente de 'ação'." Swami Vivekananda



SWAMI VIVEKANANDA, discípulo dileto do famoso místico hindu, Sri Ramakrishna, é um pensador também filho da índia, que se impôs ao mundo por sua cultura, alicerçada numa salutar filosofia prática e aureolada por uma alta espiritualidade.
Seu renome refulgiu com mais intensidade e amplitude depois da Conferência das Religiões, realizada nos Estados Unidos em 1903, que reuniu os mais notáveis representantes de religiões da época.
Ali Vivekananda se destacou por sua serenidade, sabedoria e lucidez mental.

Conferencista notável e autor de várias obras sobre Yoga e temas filosófico-sociais, considerada por muitos um verdadeiro roteiro para quem quer que aspire a ser senhor e não escravo de suas ações, e se disponha a discipliná-las para torná-las mais inteligentes e eficientes.

Karma significa, sinteticamente, ação, e Yoga, união.
Todo ser humano há de ter um ideal na vida' seja de família, pátria, humanidade ou Deus, e por meio de Karma Yoga ele pode unificar-se e integrar-se em seu ideal.
Por isso, toda esta obra gira em torno da maneira como pode e deve cada qual cumprir o seu dever nesse sentido e aumentar sua eficiência e utilidade ' qualquer que seja a sua vocação e objetivo.

Sob o ponto de vista cristão, Karma Yoga interpreta e desenvolve o incisivo pensamento de São Paulo: "A fé sem obras é morta".
Uma das grandes dificuldades de todos é levar sua teoria à prática, sua crença à realização.
Pois nesta obra terão uma chave que lhes poderá abrir o portal para essa consecução. Essa chave está ao alcance de todos, qualquer que seja a sua concepção da vida, a sua capacidade e a sua posição social.
Basta que queiram aumentar a sua eficiência, ampliar sua atuação e encurtar o caminho de seus esforços em busca do êxito.

Toda ação, para ser positiva, obedece a leis fixas e imutáveis, que, se desatendidas ou omitidas, podem levar-nos ao fracasso e a decepções inevitáveis.
Karma Yoga significa ação positiva, correta, aplicada segundo as mais sábias leis da vida.
Estudá-la é aprofundar o conceito da vida.
Praticá-la é fortalecer o seu caráter, desenvolver a sua capacidade pessoal, e valorizar o seu Eu.
Eis o que o leitor aprenderá nestas páginas.

Prefácio
Desde remotas eras, a vida espiritual ou religiosa tem sido interpretada como incompatível com a vida social ou material.
Os filhos de Deus" não deviam misturar-se com os "filhos do homem", e vice-versa.

Os místicos em geral eram acoimados de sonhadores ou lunáticos, abstratos, indiferentes e alheios ao mundo onde nasciam, viviam e comiam.
Ao passo que seus acusadores se diziam indivíduos práticos, de pés firmes Pia terra e integrados nos deveres impostos pela vida social ou material.
Entre os povos, o hindu tem sido o mais-particularmente focalizado por essa crítica, pois que em regra ele se absorve na vida religiosa ou mística com o mesmo ardor com que o ocidental se empolga, por exemplo, pela política ou uma partida esportiva.

Todavia, a crítica imparcial discerne sem dificuldade que o erro tanto pode estar com o místico como com o prático, ao exagerar cada qual as suas próprias convicções e excluir de sua conduta outras leis igualmente importantes da vida, sem cuja observância não pode haver a harmonia que traz a verdadeira felicidade.

Errado anda o místico que, aborrecido do mundo, o considera uma simples tentação ou ilusão, e o abandona para desaparecer num mosteiro ou floresta e ali mergulhar-se na calma vida contemplativa por meio da automortificação e oração.
Errado também se mostra o prático que, nada alcançando além dos sentidos, toma este mundo como a única dádiva de Deus ou do homem, e os resultados imediatos e utilitários como o mais positivo objetivo da vida.

Ambos esses encarnam extremadas concepções mentais, que finalmente lhes acarretarão fatal sofrimento ou fracasso.
A verdade meridiana se ergue eqüidistante entre essas duas concepções, e é da conjugação destas que depende a salvação ou felicidade perdurável do indivíduo.

Mas como desvendar essa verdade?
Eis o que poderá o leitor aprender nas lúcidas páginas que seguem, escritas por um notável filósofo hindu, que soube aliar magistralmente o senso místico oriental ao pendor prático do ocidental.

Além de revelarem essa verdade, mostram ser o hindu um indivíduo "prático" na lídima acepção da palavra, pois sabe como coordenar a vida espiritual com a material, e como se pode comportar espiritualmente num mundo material, sem necessidade de embrenhar-se em bosques ou enclausurar-se em mosteiros.

Em última análise, "Prático" não é o indivíduo imediatista, que se esquece de que "nem só de pão vive o homem", como remístico " não é quem ignora que não se encarnam neste mundo para viver fora dele.

“Prático” no real sentido, é quem seja capaz de ser "filho do homem" mas também "filho de Deus” de “dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"; enfim, de atuar neste mundo como o faz toda pessoa inteligente num país estrangeiro, onde cumpre seus deveres mas tem seu coração preso à pátria distante.

Esse é o karma-yogue.

Eis, em resumo, o que é Karma-Yoga, a lição que aprendemos do brilhante autor desta obra, já traduzida em muitas línguas e que agora brindamos aos leitores do nosso vernáculo.
È uma réstia de luz a mais projetada numa época em que o mundo sonha com um melhor padrão econômico, cultural e espiritual para seus habitantes.
Nosso escopo é contribuir deste, modo para que essa lição seja sábia e proveitosamente assimilada por todos.

Swami Vivekananda

"Ide a Calcutá e tereis um filho", tais foram as palavras ouvidas em sonho, no templo de Visvevaránata, em Benares, por uma mãe penitente e sem filhos.

Narendranatb Dutt (Vivekananda) nasceu em Calcutá, a 12 de janeiro de 1863.
Seu pai, que era advogado notável e político influente, deu-lhe a melhor educação possível, de acordo com os princípios modernos, Desde mui jovem, Vivekananda foi atraído pela religião e a filosofia; devido, porém, à sua cultura ocidental, tinha o espírito cheio de dúvidas.
Há um Deus?
É este mundo todo ilusão ou realidade?
Estas perguntas oprimiam seu cérebro, sem poder alcançar uma resposta satisfatória. A incredulidade e a sede do divino, alternativamente, tomavam posse de seu intelecto.

Foi neste período de sua vida que um amigo o levou a Sri Ramakrishna, que reconheceu de momento o futuro grande homem que ia comover o mundo.

Em tom sarcástico, perguntou o jovem: "Há um Deus?" "Sim, meu filho", respondeu Ramakrishna, colocando seus dedos sobre o coração do jovem; e, com isto, desapareceu o jovem céptico Narendra e nasceu Vivekananda, o sacerdote e profeta da humanidade.

O tumulto de seu coração se havia acalmado, pois nascera a certeza que lhe permitiu declarar mais tarde, no Congresso das Religiões: ' Eu vi Deus, conheci a Verdade" .

Vivekananda graduou-se aos 19 anos e se destinava a seguir a carreira da advocacia; porém Ramakrishna o dissuadiu disso.
Por morte do seu pai, viveu com seu mestre até o falecimento deste, submetendo-se às severas disciplinas das diferentes Yogas.

Em 1893, como Delegado ao Congresso das Religiões, em Chicago, apareceu, pela primeira vez, ante um público ocidental, empregando, daí por diante, seu tempo a ensinar no Ocidente a verdadeira filosofia oriental.
Como fruto de suas conferências, nasceu o extraordinário movimento espiritualista que se nota nas Américas do Norte e do Sul.

Vivekananda passou os últimos dias de sua vida num mosteiro de Calcutá e morreu a 4 de julho de 1902.

Cap. 1: KARMA E SEUS EFEITOS SOBRE O CARÁTER
Cap. 2: CADA UM É GRANDE EM SEU PRÓPRIO MEIO
Cap. 3: O SEGREDO DO TRABALHO
Cap. 4: O QUE É O DEVER
Cap. 5: NÃO É AO MUNDO QUE AJUDAMOS, E SIM A NÓS MESMOS
Cap. 6: DESAPEGO E ABNEGAÇÃO COMPLETOS
Cap. 7: LIBERDADE
Cap. 8: O IDEAL DE KARMA-YOGA


Download completo do livro
http://www.4shared.com/document/srHHneU2/Karma_Yoga_A_educao_da_vontade.html

Indicação: O livro foi uma indicação no blog portaldosanjos.ning.com por Zulma Peixinho e Andrea Cortiano

--------------------------------------------------------------------------------

Mensagem Publicada no site: www.mestresascensos.com

Nenhum comentário :