domingo, 6 de maio de 2012

Programa de Acessibilidade Hoteleira

 




Acessibilidade Arquitetônica

Nesta etapa toda a estrutura física do meio de hospedagem é avaliada, procurando seguir os princípios do Desenho Universal, com ambientes utilizáveis por todas as pessoas, no limite do possível, sem a necessidade de desenho especializado, com pouco ou nenhum custo.

Será verificada a necessidade de eliminar barreiras como degraus e a ampliação de espaços para a circulação de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.


Tecnologia Assistiva

Todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.

Serão avaliados a necessidade de equipamentos como campainha para surdos e cadeiras de banho nas unidades habitacionais, cardápios e mapa tátil para cegos, entre outros recursos necessários para complementar a acessibilidade arquitetônica vista anteriormente.

Também haverá o encaminhamento para fornecedores qualificados para fornecer os materiais necessários com qualidade.




Hospitalidade Inclusiva

Pessoas com deficiência (física, visual, auditiva e intelectual) e mobilidade reduzida (idosos, grávidas, obesos), possuem habilidades e necessidades diferenciadas da maioria da população, por isso, também há a necessidade de um atendimento diferenciado.

Será feita uma capacitação para a compreensão da melhor maneira de atendimento deste tipo de público.

Inclui um check-list, contendo os itens mais comuns para o atendimento de cada tipo de necessidade, além de uma base para a solução de problemas que eventualmente ocorram.

Como orientar pessoas cegas, se comunicar com pessoas surdas, e auxiliar pessoas com deficiência física, com qualidade e respeito.

Informação para Todos

A informação é um ítem essencial, seja pelo lado promocional de seu negócio, ou também pela comunicação direta com seu cliente.

Em poucas palavras, imagens ou atitudes, é possível identificar se um local realmente possui estrutura e pessoal preparado.

Estabelecer troca de informações com surdos, mesmo sem fluência em língua de sinais, ou virtualmente, através do telefone.

Promover a acessibilidade do hotel para pessoas com deficiência visual, com o mesmo apelo criados por belas imagens.

Estabelecer um plano de marketing para se tornar conhecido pela comunidade de pessoas com deficiência e o trade turístico, no Brasil e exterior.


BENEFÍCIOS EXTRAS





Certificação de acessibilidade

A certificação de Acessibilidade da Turismo Adaptado é algo inovador para o mercado brasileiro. Traz um conceito de identificação dos recursos de acessibilidade do estabelecimento de forma detalhada e de forma setorizada para cada deficiência.

Regras estabelecidas, dão credibilidade à certificação, promove um status de qualidade ao certificado e à certificadora.

Caseado em modelos Europeus em funcionamento, com eficácia comprovada por seus usuários.



Agenciamento de Turismo Acessível
A Turismo Adaptado também é uma agência de viagens.

A procura de viagens por pessoas com deficiência, requer um meio de hospedagem acessível de qualidade. Nosso serviço irá colocar o meio de hospedagem em nosso cartel de parceiros, compondo o roteiro de viagem acessível na região do estabelecimento.

A importância de se fazer a viagem através de uma agência especializada, é ter toda a programação adequada ao turista com deficiência, e assim ter uma satisfação garantida.
A Turismo Adaptado é uma empresa que trabalha a acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no lazer e turismo.
Foi a pioneira a organizar um evento em nível nacional para trocar informações sobre o Turismo Acessível (Seminário Brasileiro de Turismo Adaptado), mantém o portal Turismo Adaptado com notícias relacionadas ao seguimento, com uma média de 15 mil acessos mensais, por seguidores espalhados em diferentes partes do mundo.
Com parceria importantes, realizou trabalhos como a elaboração de pacotes turísticos acessíveis em Bonito/MS e Foz do Iguaçu/PR, e expressivos benchmarkings em Portugal, Argentina, Peru, Estados Unidos, Espanha, França e Inglaterra.


Quem lidera essa organização como Diretor é Ricardo Shimosakai, Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi/ Laureate International Universities e atua desde 2004 no segmento de Turismo Acessível. Membro do Centro de Vida Independente Araci Nallin, Brazilian Adventure Society, SATH (Society for Accessible Travel and Hospitality), ENAT (European Network for Accessible Tourism) e IFTTA (International Forum of Travel and Tourism Advocates). Também faz parte da Comissão Permanente de Acessibilidade da Prefeitura de São Paulo e SPTuris.
Acessibilidade

O folder do programa também pode ser baixado no formato PDF clicando no link a seguir Programa de Acessibilidade Hoteleira


Para maiores informações, entrar em contato com a Turismo Adaptado através do email ricardo@turismoadaptado.com.br ou pelos telefones (11) 3846-6333 e (11) 9854-1478.

Nenhum comentário :