quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cientistas registraram “grito” de uma estrela após ser devorada por um buraco negro adormecido

       

 
Cientistas descobriram uma estrela que ‘morreu’, sendo sugada por buraco negro adormecido.

À medida que foi sugada, a estrela liberou explosões periódicas de luz, o que os astrônomos interpretam como um “grito”.

Os cientistas da Universidade de Michigan, EUA, capturaram evidências da luz de uma estrela com 3,9 bilhões de anos-luz de distância da Terra, na direção da constelação do Dragão, através de telescópios que detectam raios-X.

Os “gritos”, cientificamente chamados de ‘oscilações quase periódicas’, ocorreram de forma constante a cada 200 segundos, até desaparecer completamente.

Acredita-se que material seja emanado quando o buraco negro está prestes a engolir completamente a estrela.

Os astrônomos compararam o efeito com um grito por se repetir com uma frequência que soaria como ‘desespero’.

Rubens Reis, um dos pesquisadores, declarou à revista Science Express: “Para que o buraco negro se alimente de uma estrela, sua gravidade precisa ser despedaçada; os restos da estrela devem formar um disco de acreção ao redor do buraco negro”.

Ele continua: “O disco fica aquecido e podemos ver as emissões provenientes dele ao se aproximar do buraco negro, emitindo raios-X”.

Jon Miller, professor de astronomia e coautor do estudo, acrescentou: “Você pode pensar nisso como ouvir um grito da estrela, quando está sendo devorada”.
Os cientistas observaram o evento através do Telescópio Suift Gamma-ray, no ao passado, mas eles não conseguiram detectar as oscilações na época.
Os pesquisadores nunca tinham identificado oscilações de um buraco negro adormecido ou observado um evento semelhante tão longe.
O estudo científico é intitulado “A periodicidade de quase frequência de 200s através da destruição das forças gravitacionais de uma estrela por um buraco negro adormecido” e foi financiado pela NASA.


Nenhum comentário :