quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"'Nós amamos o Irã': Israelenses criam campanha on line para evitar guerra"


'Nós amamos o Irã': Israelenses criam campanha on line para evitar guerra

Com mensagens pacíficas, iniciativa também obteve apoio de internautas iranianos


Um casal israelense iniciou uma campanha em defesa pela paz entre seu país e o Irã, pela internet, que acabou se tornando um sucesso não apenas entre seus compatriotas, mas também obteve apoio de internautas iranianos.
 
A campanha pode ser encontrada na página Love and Peace, na rede social Facebook.
 
Ela foi inicialmente postada no site israelovesiran.com , que saiu do ar após a publicação desta matéria.
Arquivo pessoal/Facebook
O objetivo da iniciativa é evitar uma guerra entre os dois países, que tem forte desacordo em torno do programa nuclear iraniano.
O governo israelense acredita que os persas estão desenvolvendo mísseis nucleares, com o objetivo de destruir.
O governo de Teerã, por sua vez, nea a acusação e afirma que o programa tem fins pacíficos e civis.

Ronny Edry e sua esposa Michal Tamir, artistas gráficos de Tel Aviv, deram o pontapé na campanha no último sábado (17/03), publicando fotos deles ao lado de seus filhos com os dizeres, em inglês: “Iranianos: nós nunca iremos bombardear o seu país.
Nós amamos vocês”.
 
A mensagem da foto ainda acrescentava a seguinte mensagem:
“Ao povo iraniano, a todos os pais, mães, crianças, irmãos e irmãs, para ocorrer uma guerra entre nós, antes precisamos ter medo e odiar.
Não tenho medo de vocês, não odeio vocês. Sequer conheço vocês.
Nenhum iraniano jamais me fez mal algum”.

Em poucos dias, a campanha ganhou adesão de milhares de israelenses, que colocaram fotos com outras mensagens de teor pacífico.

O apelo pela paz encontrou eco também em usuários iranianos.
Uma das mensagens mais destacadas no Facebook foi da iraniana Pirmadtanha Abdan, que escreveu: “Sou iraniana e amo todas as pessoas, não importando sua origem; tudo o que desejamos é paz, esperemos que nossos políticos entendam isso”.

Motivos
Em entrevista ao jornal Haaretz, Edry afirmou que sabia que sua mensagem teria repercussão entre iranianos, mas não esperava que ecoasse tão rápido e com tanta força.
“Na minha página do Facebook, tenho amigos de esquerda que sempre pensam o mesmo; todos concordam comigo.
De vez em quando aparece alguém de direita me dizendo que o que estamos fazendo é constrangedor. Mas eu nunca conversei com um iraniano”.
 
Arquivo pessoal/Facebook
Em outra mensagem, Edry escreveu: “não sou um representante oficial de meu país.
Sou um pai e professor (...) Nós amamos vocês, não o faremos mal.
Pelo contrário, gostaríamos de conhecê-los, tomar um café e conversar sobre esportes”.
De acordo com o jornal israelense Haaretz, o próximo passo da iniciativa é uma passeata contra a guerra nas ruas de Tel Aviv, marcada para o próximo sábado (24/03).
 
 
Um cidadão de Israel de 41 anos, resolveu demonstrar seu amor para com seus companheiros do Iran, e fazer um apelo às pessoas para que ajudem a difundir essa mensagem e conscientizar a humanidade de que nós não queremos guerras...o povo quer paz!

Este vídeo nos dá essa oportunidade de refletir sobre o que podemos fazer para aproximar povos, quebrando barreiras e crenças negativas, abolindo sentimentos de ódio e vingança de corações que desejariam somente amar!
Façam-no circular, .... se existem meios para se evitar essa guerra, talvez este seja um deles e vc terá colaborado com a paz mundial.
 

Nenhum comentário :