segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Enxame de Terremotos na costa noroeste dos EUA

Sismólogos locais acordaram para esse fenômeno cerca de uma década atrás, e desde então se descobriu que grandes enxames de tremores não vulcânicos acontece bastante rotineiramente por aqui – a cada 14 meses ou mais, no oeste de Washington, um pouco menos frequentemente em Oregon e mais frequentemente no norte da Califórnia .
 
Uma enorme quantidade de Terremotos silenciosos estão “murmurando ” sob a falha geológica de Cascadia, oeste dos EUA.
http://www.nwpr.org/post/silent-earthquakes-ripple-under-cascadia
Tradução: Thoth3126@gmail.com

Por Tom Banse -
Os Terremotos Silenciosos - 5:12 PM – SEX 05 DE OUTUBRO DE 2012

Partes dos estados de Washington e Oregon (noroeste dos EUA) estão em meio a ocorrência maciça de terremotos silenciosos esta semana.
Você não pode sentir esse chamado terremoto em ”lento deslizamento” e que não causam danos.
Ainda assim, os cientistas querem saber mais sobre o fenômeno recentemente descoberto.

Pouco é certo até agora, mas há uma possibilidade de que esses tremores profundos poderiam desencadear um terremoto prejudicial ou servir como um sinal de alerta para um evento de um grande terremoto.

 
Crédito Pacific Northwest Rede Sísmica -
Nas últimas cinco semanas a região sofreu dois grandes enxames de terremotos de “deslizamento lento e tremor” no Noroeste, fronteira dos EUA com o Canadá (Vancouver).
 
Um banco de monitores de computador cobre uma parede, laboratório de sismologia da Universidade de Washington.
Algumas leituras de exibição de sismógrafos se parecem com montanhas recortadas empilhadas umas sobre as outras.
Uma grande tela mostra um mapa atual dos tremores sob a costa noroeste do Pacífico.
É pontilhada com a atividade recente de pequenos tremores (veja quadro anterior).

“Cada ponto colorido representa a localização de um tremor que aconteceu há cinco minutos”, diz o cientista em Geologia Ken Creager.
Ele examina uma barra densa de pontos de cores azul, amarelo, verde e vermelho.
O arco se estende ao sul das proximidades de Vancouver Island, passa sob a Península Olímpica, Puget Sound e termina no sul de Olímpia.

Um patch de cor separado também se irradia perto de Roseburg, estado do Oregon.
O sismólogo John Vidale, do estado de Washington também está de olho no mapa ocupado.

“Esse tipo de terremoto é bem diferente do que os terremotos que assistimos acontecer nos últimos cem anos, porque este trecho de falha que nós estamos assistindo demora três semanas para se quebrar.
Considerando normalmente algo em torno de uma centena de quilômetros de comprimento levaria um minuto ou menos para se quebrar “.

“Cerca de metade dos nossos instrumentos pode senti-los”, acrescenta Vidale. ”
É um nível muito pequeno de tremor.
Que eu não acho que eu já tivesse ouvido falar de alguém que acreditasse que pudesse sentir isso.”

 
Crédito Tom Banse / Northwest News Network - John Vidale (esquerda) e Ken Creager no laboratório de sismologia da Universidade de Washington.
 
Sismólogos locais acordaram para esse fenômeno cerca de uma década atrás, e desde então se descobriu que grandes enxames de tremores não vulcânicos acontece bastante rotineiramente por aqui – a cada 14 meses ou mais, no oeste de Washington, um pouco menos frequentemente em Oregon e mais frequentemente no norte da Califórnia . 

Os Cientistas inventaram uma variedade de nomes, incluindo “terremoto de deslizamento lento” ou “tremor episódico e deslizamento” para descrever o que está se vendo.

Vidale diz que os mecanismos de trabalho subterrâneo profundo permanecem bastante misteriosos. Este terremoto deslizamento atual lento sob o Mar Salish durou cinco semanas.
Creager diz que os cientistas calcularam que um evento significativo como este libera a energia equivalente a um terremoto de magnitude 6,5 graus Richter regular.

“É uma grande quantidade de energia a ser liberada,” Creager diz. ”
Isso só acontece tão lentamente que você não vai sentir isso.
Esta é a maneira que gostamos de ver a energia sendo liberada.” 
Mas há um outro lado.

A rolagem e deslizamento na profundidade aumenta a tensão mais próxima da superfície onde a placa norte-americana e a placa oceânica estão presas juntas ou “fechadas”.
Quando essa zona de falha no mar, eventualmente, dá lugar a um terremoto, temos o Big One prejudicial.

O professor David Schmidt da Universidade de Oregon faz uma analogia com um carro parcialmente oscilando sobre um penhasco. 
“E estes pequenos eventos de deslizamento lento são como alguém em pé atrás do carro dando-lhe um empurrãozinho a cada alguns meses.
Assim, mesmo que o empurrão é pequeno, em algum ponto da cutucada pode ser suficiente para o tipo de aponta-lo sobre a borda e fazer com que o carro caia do penhasco. “

 
Zona de subducção da falha de Cascadia e a Placa Tectônica Juan de Fuca
 
Ou no caso desta analogia detonar um megaterremoto em Cascadia.
Schmidt aponta com um estudo publicado na revista Science que descreve como o grande terremoto de Março do ano passado e posterior tsunami no Japão, foi precedido por tremor de deslizamento lento perto do seu epicentro.

John Vidale menciona um outro terremoto assassino, na Turquia, em 1999, em que os instrumentos antes registraram um precursor tremor de deslizamento lento.

Um dos objetivos de nossa pesquisa é dizer, como funciona o gatilho de deslizamento lento que muitas vezes precede um grande terremoto?
Quantas vezes são os grandes terremotos disparados por deslizamento lento? Isso é quase completamente desconhecido até o momento”

Vidale e seu colega Creager são mais certeza de que nós não precisamos de terremoto com preocupação.
Eles observam que grandes terremotos atacar muito raramente no Noroeste.
Portanto, mesmo se um megaterremoto se tornar mais provável durante um evento de deslizamento lento, as possibilidades de um acontecimento dessa magnitude ainda são bastante reduzidas.

Para saber mais:
http://thoth3126.com.br/costa-oeste-dos-eua-e-futuro-grande-terremoto/

Copyright 2012 Noroeste News Network - Na Web: Mapa interativo dos tremores (Rede Sísmica Pacific Northwest); “Deslizamento lento, STE e Cascadia” (Central Washington University)


Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original.


www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário :