terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ensinamentos do Mestre Djwhal Khul (D.K., o Tibetano) e Alice A. Bailey



DEFINIÇÃO DA INICIAÇÃO

A questão relativa à Iniciação está cada vez mais presente na atenção do público.
Antes que passem muitos séculos, os velhos mistérios serão restaurados e existirá um corpo interno na Igreja - na Igreja do período, cujo núcleo já está em formação - no qual a primeira iniciação passará a ser exotérica.

Isso será apenas no sentido de que, dentro em breve, o recebimento da primeira iniciação constituirá a cerimônia mais sagrada da Igreja, realizada exotericamente como um dos mistérios dados em períodos certos, assistida pelos interessados.
A iniciação ocupará, também, lugar semelhante no ritual da Maçonaria.
Nesta cerimônia, os que estiverem prontos para a primeira iniciação serão publicamente admitidos na Loja por um de seus membros, autorizado a fazê-lo pelo próprio grande Hierofante.

Definição de Quatro Palavras

Que queremos dizer quando falamos de iniciação, de sabedoria, de conhecimento ou de Caminho Probacionário?
Usamos as palavras com muita loquacidade, sem analisarmos devidamente o seu sentido intrínseco.
Analisemos, por exemplo, a palavra que mencionamos em primeiro lugar.
Muitas são as definições e muitas são as explicações que podem ser encontradas quanto ao seu objetivo, os passos preparatórios, o trabalho a ser realizado entre as iniciações, e os seus resultados e efeitos.
Uma coisa, antes de mais nada, torna-se aparente ao estudante mais superficial, ou seja, que a magnitude do tema é tal que, para abordá-lo adequadamente, a pessoa deveria ter a capacidade de escrever do ponto de vista de um iniciado; quando isto não é o caso, tudo que for dito poderá ser razoável, lógico, interessante, ou sugestivo, porém não será conclusivo.

A palavra iniciação se origina de duas palavras latinas, in, dentro de; e ire, ir, andar; portanto, a formação de um princípio, ou o ingresso em algo.

Na sua mais ampla acepção, representa - no caso que estamos estudando - uma entrada na vida espiritual, ou num novo estágio naquela vida.
É o primeiro, e os passos sucessivos, no Caminho da Santidade.
Literalmente, portanto, o homem que recebeu a primeira iniciação, é aquele que deu o primeiro passo no reino espiritual e que passou do reino apenas humano para o super-humano.
Da mesma forma como passou do reino animal para o humano, na sua individualização, assim também ingressou na vida do espírito, e, pela primeira vez, tem o direito de ser chamado de "homem espiritual"; na acepção técnica da palavra.
Está ingressando no quinto estágio, ou final, da nossa atual evolução quíntupla.
Tendo tateado o caminho através da Câmara da Ignorância durante séculos, e tendo freqüentado a escola na Câmara do Aprendizado, o homem está agora ingressando numa universidade, ou, na Câmara da Sabedoria.
Ao completar este curso, diplomar-se-á como um Mestre da Compaixão.

Poderia, também, ser útil, se estudássemos primeiramente, a diferença ou a ligação entre Conhecimento, Compreensão e Sabedoria.

Embora na linguagem comum estas palavras sejam freqüentemente usadas como sinônimos, são diferentes quando empregadas tecnicamente.

O Conhecimento é o produto da Câmara ou Escola do Aprendizado.

Poderá ser classificado como o acervo das descobertas e experiências humanas - aquilo que pode ser reconhecido pelos cinco sentidos e correlacionado, diagnosticado e definido através do intelecto humano.
É aquilo sobre o que sentimos certeza intelectual, ou aquilo que podemos determinar pela experiência.
É o compêndio das artes e das ciências.
Relaciona-se a tudo que diz respeito à construção e ao desenvolvimento do lado físico e da forma das coisas.
Portanto, diz respeito ao aspecto material da evolução, à matéria nos sistemas solares, no planeta, nos três mundos da evolução humana e nos corpos dos homens.

A Sabedoria é o produto da Câmara da Sabedoria.

Relaciona-se com o desenvolvimento da vida na forma, com o progresso do espírito naqueles veículos sempre cambiantes e com as expansões de consciência que se sucedem de vida em vida.
Refere-se ao aspecto vital da evolução.
Como lida com a essência das coisas e não com as próprias coisas, é a percepção intuitiva da verdade separada da faculdade de raciocínio, e a percepção inata que pode distinguir entre o falso e o verdadeiro, entre o real e o irreal.
É mais do que isso, pois representa, também, a capacidade crescente do Pensador penetrar cada vez mais na mente do Logos, de conscientizar a verdadeira natureza interna do grande personagem do universo, de enfocar o objetivo e de harmonizar-se progressivamente com a unidade mais ampla.
Para a nossa presente finalidade (que consiste em estudar um pouco o Caminho da Santidade e seus vários estágios) poderá ser descrita como a conscientização do "Reino de Deus Interno" e a percepção do "Reino de Deus Externo", no sistema solar.
Talvez possa ser expressa como a combinação progressiva dos caminhos do místico e do ocultista - a edificação do templo da sabedoria baseada no conhecimento.

A sabedoria é a ciência do espírito, da mesma forma como o conhecimento é a ciência da matéria.

O conhecimento é separativo e objetivo, ao passo que a sabedoria é sintética e subjetiva.
O conhecimento divide; a sabedoria une.
O conhecimento diferencia, ao passo que a sabedoria combina.
Que se deseja dizer, então, por compreensão?

A compreensão pode ser definida como a faculdade do Pensador no Tempo assimilar conhecimento como base para a sabedoria, que lhe possibilite adaptar as coisas da forma à vida do espírito, reunir os lampejos da inspiração que lhe chegam da Câmara da Sabedoria e uni-los aos fatos da Escola do Aprendizado.

Talvez toda a idéia possa ser expressa da seguinte forma:

A sabedoria relaciona-se com o Eu único, o conhecimento com o não-eu, ao passo que a compreensão é o ponto de vista do Ego ou Pensador, ou a sua relação entre eles.

Na Câmara da Ignorância a forma dirige e o lado material das coisas predomina.

Ali, o homem está polarizado na personalidade ou eu inferior.
Na Câmara do Aprendizado, o Eu superior, ou Ego, esforça-se por dominar aquela forma até que, gradativamente, é alcançado um ponto de equilíbrio no qual o homem não é controlado por nenhum dos dois.
Mais tarde, o Ego passa a controlar mais e mais, até que, na Câmara da Sabedoria, passa a dominar os três mundos inferiores, e a divindade interna gradativamente assume a ação principal.

Aspectos da Iniciação

A Iniciação, ou o processo de expansão da consciência, faz parte do processo normal do desenvolvimento evolutivo, encarado de um ponto de vista mais amplo e não do ponto de vista do indivíduo.

Quando analisada do ponto de vista individual, passou a ser limitada, até o momento em que a unidade em evolução definitivamente aprende que (em virtude do seu esforço próprio, auxiliado pelos conselhos e recomendações dos Instrutores atentos da raça) alcançou um ponto em que possui determinada gama de conhecimentos de natureza subjetiva, do ponto de vista do plano físico.
É na natureza daquela experiência que um estudante de uma escola compreende, repentinamente, ter dominado uma lição e que a lógica de um tema e o método do procedimento lhe pertencem para seu uso inteligente.
Estes momentos de assimilação inteligente acompanham a Mônada em evolução, através de sua longa peregrinação.
O que foi até certo ponto mal interpretado neste estágio de compreensão é o fato de que, em vários períodos, a ênfase é posta nos diferentes graus de expansão e a Hierarquia sempre se esforça por conduzir a raça até o ponto em que as suas unidades terão alguma idéia do próximo passo a ser dado.

Cada iniciação representa a aprovação do aluno para um curso mais adiantado na Câmara da Sabedoria; marca o brilho mais intenso do fogo interior e a transição de um ponto de polarização para outro; possibilita a conscientização de uma crescente união com tudo que vive e a unidade essencial do Eu com todas as demais unidades.

Resulta num horizonte que se expande continuamente até abarcar a esfera da criação; é uma crescente capacidade de ver e ouvir em todos os planos.
Representa maior consciência dos planos divinos para o mundo e maior habilidade de penetrar naqueles planos e desenvolvê-los.
É o esforço, na mente abstrata, para ser aprovado num exame.
Representa a melhor turma na escola do Mestre, e está ao alcance daquelas almas cujo carma o permite e cujos esforços são suficientes para a consecução do objetivo.

A Iniciação conduz até a montanha donde se pode conseguir a visão, uma visão do eterno Agora, no qual o passado, o presente e o futuro, coexistem como uma unidade; uma visão do espetáculo das raças, com o fio dourado da linhagem transmitido através de inúmeros tipos; uma visão da esfera dourada que encerra, em uníssono, todas as inúmeras evoluções do nosso sistema, o dévico, o humano, o animal, o vegetal, o mineral e o elemental, e através dos quais a vida pulsante pode ser vista claramente, batendo em ritmo regular; uma visão do pensamento-forma do Logos no plano dos arquétipos, uma visão que cresce, de iniciação em iniciação, até abarcar todo o sistema solar.

A Iniciação conduz até aquela corrente que, uma vez nela integrado, impulsiona um homem adiante, até os pés do Senhor do Mundo, os pés do seu Pai no Céu, os pés do Logos trino.

A Iniciação conduz à caverna entre cujas paredes se conhecem os pares de opostos e onde é revelado o segredo do bem e do mal. Conduz até a Cruz e o sacrifício final, que terá de ocorrer antes que se possa alcançar a libertação completa e que o iniciado esteja livre dos grilhões da terra, não estando preso a coisa alguma nos três mundos.

Conduz através da Câmara da Sabedoria e coloca nas mãos do homem a chave de todas as informações, sistêmicas e cósmicas, em seqüência graduada. Revela o mistério oculto que jaz no coração do sistema solar.
Conduz de um estado de consciência para outro.
Na medida que se penetra em cada estágio, processa-se um alargamento do horizonte, a visão se amplia e a compreensão é cada vez maior, até a expansão alcançar um ponto onde o ego engloba todos os seres, inclusive tudo que está "em movimento e imóvel", conforme consta de uma antiga Escritura.

Precisamos lembrar que a iniciação dá ao iniciado poder nos raios e não poder sobre os raios, o que representa uma diferença muito grande (A diferença entre HUMILDADE e VAIDADE).

Naturalmente, cada iniciado possui, como raio primário, ou espiritual, um dos três raios principais, e o raio da sua mônada é aquele no qual ele adquire poder, progressivamente.
O raio do amor, ou raio sintético do sistema, é o raio final que se alcança.

Aqueles que abandonam a Terra após a quinta iniciação, ou aqueles que não se tornam Mestres na encarnação física, recebem suas iniciações posteriores em outros pontos do sistema.

Todos estão na Consciência do Logos.
Uma grande verdade a ser lembrada é que as iniciações do planeta, ou do sistema solar, representam, apenas, iniciações preparatórias para a admissão na Loja maior, em Sírius.
Um Mestre, portanto, é aquele que recebeu a sétima iniciação planetária, a quinta iniciação solar e a primeira iniciação de Sírius, ou cósmica.

A Unificação - o Resultado da Iniciação

Um ponto que precisamos compreender é que cada iniciação sucessiva resulta numa unificação mais completa da personalidade e do Ego e, em níveis ainda mais elevados, com a Mônada.

Toda a evolução do espírito humano é uma unificação progressiva.
Na unificação entre o Ego e a personalidade, está oculto o mistério da doutrina Cristã da unificação.
Uma unificação se processa no momento da individualização, quando o homem se torna uma entidade racional consciente, em oposição aos animais.
As unificações se sucedem, acompanhando o processo evolutivo.

A unificação em todos os níveis - emocional, intuitivo, espiritual e Divino - consiste na atividade consciente e contínua. Em todos os casos, é precedida por um processo de combustão, por intermédio do fogo interno, e pela destruição, através do sacrifício, de tudo aquilo que separa.

A abordagem da unidade se realiza através da destruição do inferior e de tudo aquilo que forma uma barreira.
Vejamos, por exemplo, o caso da tela que separa o corpo etérico do emocional..
Quando a tela é consumida pelo fogo interno, a comunicação entre os corpos da personalidade passa a ser contínua e completa, e os três veículos inferiores funcionam como um único.
Temos uma situação algo análoga nos níveis mais altos, embora o paralelismo não possa ser aplicado a todos os detalhes.
A intuição corresponde ao emocional, e os quatro níveis mais elevados do plano mental correspondem ao etérico.
Na destruição do corpo causal por ocasião da quarta iniciação (simbolicamente denominada de "crucificação"), temos um processo análogo à queima da trama que conduz à unificação dos corpos da personalidade.
A desintegração que é parte da iniciação arhat, conduz à unidade entre o Ego e a Mônada, expressando-se na Tríada, É a unificação perfeita.

Portanto, todo o processo visa a tornar o homem conscientemente uno:

Primeiro - Consigo mesmo e com aqueles que estão encarnados com ele.
Segundo - Com o seu Eu Superior e, assim, com todos os demais seres.
Terceiro - Com seu Espírito, ou "Pai no Céu", e, assim, com todas as Mônadas.
Quarto - Com o Logos, o Três em Um e o Um em Três.

O homem torna-se um ser humano consciente, através da instrumentalidade dos Senhores da Chama, e de Seu constante sacrifício.

Na terceira iniciação, o homem se torna um Ego consciente, com a consciência do Eu superior, e isto se processa pela ação dos Mestres e do Cristo, através do Seu sacrifício, ao se encarnarem fisicamente para ajudar ao mundo.

O homem se une à Mônada na quinta iniciação, com a ajuda do Senhor do Mundo, o Vigilante Solitário, o Grande Sacrifício.

O homem se torna uno com o Logos através da ajuda d'Aquele Sobre Quem Nada Pode Ser Dito

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