segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Evangelho de Maria Madalena

Por séculos ela foi considerada uma ex-prostituta arrependida e, embora a Igreja lhe tenha tirado esse título, não falta quem ainda o use.

As histórias a respeito dela são das mais variadas e a mais detalhista fala de sua vida ao lado de Jesus.





Maria Madalena chamava-se originalmente Maria de Magdala, tendo nascido na referida cidade, situada na costa do ocidente da Galiléia.
É descrita pelos evangelhos canônicos como seguidora fiel de Cristo, tendo recebido de um anjo a notícia de sua ressurreição.

O Evangelho de Maria Madalena foi descoberto no Cairo em 1896. É um texto gnóstico que relata a vida dela ao lado de seu mestre, Jesus.
O texto original é grego e data entre os séculos II e III d.C., enquanto sua versão em copta data do século V. Na cópia faltam quatro páginas, sendo estas 1, 6, 11 e 14.

Embora o evangelho esteja assinado apenas como Maria, seu segundo nome também é citado no texto, dando indicação, portanto, de que se trata de um suposto testemunho de Maria Madalena.
Neste evangelho ela é citada como a mais importante apóstola de Jesus, tendo sido exclusivamente contadas a ela certas coisas da parte dele.

Maria descreve um diálogo com Jesus, enquanto o evangelho em si ilustra um diálogo com os demais apóstolos, no qual ela narra suas conversas com o Mestre.
Maria tentava animar os apóstolos, entristecidos com a idéia de ter de enfrentar dificuldades diversas para espalhar a mensagem de Jesus.
Ela teria sido felicitada por ele por ter tido uma visão com o próprio.

Jesus conta-lhe uma história ilustrativa, onde a alma superaria “as sete potencias da ira”, ocorrendo-lhe ascensão ao reino celestial após a superação completa e sua consequente libertação deste mundo.
Pedro então se levanta entre os apóstolos e indaga sobre o fato de Jesus ter contado tais coisas exclusivamente a Maria.
Levi o adverte a não tentar conflitar com Maria, pois, segundo ele, o fato de Jesus ter amado a ela sobre todos os outros indica que eles precisam melhorar espiritualmente.

O diálogo se encerra e os apóstolos se dispersam em busca de divulgar os ensinos de Jesus.
Maria Madalena é citada, portanto, como aquela a quem Jesus mais amou, tendo sido a ela revelados segredos exclusivos por parte do Mestre.
Sua presente imagem no texto indica que o autor intencionava mostrar que a Nova Lei, instituída por Jesus, não fazia distinção entre os sexos, rebatendo, portanto os preceitos da Lei Mosaica.

A Prostituta Arrependida
Os ensinamentos deste evangelho seriam totalmente reprovados pela Igreja, visto que levantam dúvidas sobre a superioridade masculina no Cristianismo.
Além disso, tendo sido o texto escrito por um autor gnóstico, jamais seria aceito pela Igreja, que o deve ter incluído entre os evangelhos considerados heréticos.
Contudo a imagem de ex-prostituta, atribuída a Madalena, também não tem base nos evangelhos canônicos. Acontece que o Papa Gregório I, afirmou em um sermão seu, em 591, que a mulher salva do apedrejamento e Maria Madalena eram a mesma pessoa.

O engano foi desfeito pela Igreja em 1967, quando a distinção entre as duas foi restituída.
Além do mais, a passagem bíblica que descreve Jesus salvando a mulher do apedrejamento é falsa, tendo sido encaixada na Bíblia por algum autor desconhecido no século III, na tentativa de desvincular a lei cristã da judaica, que decretava a pena de apedrejamento.
Assim a imagem de Maria Madalena foi sendo moldada através dos tempos.
De apóstola amada à prostituta arrependida, hoje ela é celebrada, tendo em sua homenagem o dia de 22 de Julho, dia de Santa Maria Madalena.

Referências
http://historia.abril.com.br/religiao/maria-madalena-crucificada-pelo-preconceito-434380.shtml

Nenhum comentário :