quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Reiki em Animais

Reiki é uma técnica, um método, uma arte, um sistema que corresponde a uma disciplina milenar que foi re-descoberta pelo Dr. Mikao Usui no final do século passado no Japão, e propõe a “cura natural” pelo contato direto das mãos do praticante de reiki com o corpo do receptor, estimulando o fluir energético que despertará nele sua capacidade de auto-cura.

 
A palavra REIKI tem origem da união das palavras japonesas REI energia cósmica – do universo, e KIenergia vital.
 
 
 
O praticante do reiki não trabalha com sua própria energia.
 
Durante a sessão do reiki, o praticante não energia, é o receptor que recebe essa energia KI do qual o praticante é um canal.
 
A terapia do reiki é uma terapia energética, não tem relação com nenhuma religião, crença ou seita.
 
Não se pode causar dano algum com o reiki.
 
Cada receptor tomará toda (e apenas) a energia que necessite.

O uso da Terapia Reiki em animais tem-se revelado importante porque, tal como nós humanos, é capaz de restaurar neles o equilíbrio e a harmonia, muitas vezes comprometidas por problemas que nós lhes causamos.
 
Os animais não apresentam bloqueios intelectuais, são puros (sem preconceitos), o que os torna sensíveis à energia e por isso extremamente receptivos ao REIKI.
 
Os animais tem a capacidade de absorver a energia de forma mais rápida e intensa do que os humanos.
 
Depois de um tratamento, os resultados geralmente podem ser vistos nas próximas 24-48 horas.
 
Apesar de alguns tratamentos exigirem sessões regulares para completar o processo de cura.
 
Por isso, muitas vezes, recomenda-se que os donos aprendam a terapia para assegurar a continuidade no tratamento.
 
O tratamento aos animais pode ser realizado em animais pequenos (cães, gatos, etc.), grandes (cavalos, por exemplo), aves e peixes.
 
Em animais agressivos (que não permitem o toque das mãos), em pássaros ou peixes, o reiki pode ser aplicado a distância, no aquário ou na gaiola em que o animal se encontra.
 
 


Figura 1

 Imposição das mãos em paciente felino e canino, caracterizando o tratamento do Reiki.
FONTE: STEIN, Diane. Reiki essencial.
Editora Pensamento-Cultrix Ltda, São Paulo 1995.

As reacções do animal durante a aplicação são muito claras: bocejos, suspiros, e pálpebras pesadas fazem com que o bichinho se entregue a um momento de relaxamento total…
A maioria dos animais pode adormecer durante a sessão.
 
Não existe um tempo definido para uma sessão completa em cada animal, geralmente é o próprio paciente que definirá o tempo de cada sessão.
 
A terapia do reiki em animais tem o mesmo principio básico para o tratamento em humanos, porém, em animais as sessões são mais rápidas – duram em média 15 a 20 minutos.
 
Muitos animais podem adormecer durante a aplicação do reiki.
 
O tratamento do reiki pode ser empregado juntamente com o tratamento estabelecido pelo Médico Veterinário.
 
Pode ser usado em animais de qualquer idade, para os períodos pré e pós-operató rios, quimioterapia, distúrbios comportamentais, auxiliar no tratamento de doenças, atuando como uma terapia complementar.
 
Também possui indicação na fase terminal de doenças, auxiliando no conforto e bem-estar animal. Esta técnica não possui contra-indicações.
 
Um tratamento de reiki consta de quatro sessões, dadas em dias consecutivos, mais uma sessão por semana ate completar 2 a 3 meses de tratamento, ou a critério do terapeuta reiki.
 
E importante salientar que o reiki não substitui o tratamento indicado pelo Médico Veterinário, ele deve atuar como uma terapia adjuvante ou auxiliar, não possuindo portanto, nenhuma restrição ou contra-indicação.
 
http://blog.lema.not.br/

Nenhum comentário :