terça-feira, 5 de março de 2013

Um “anjo verde” no Artico

 

 
A aurora polar (Aurora Boreal) é um fenômeno óptico e atmosférico composto de um brilho rico em cores observado nos céus noturnos nas regiões polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo eletromagnético terrestre …

Tradução texto e imagens adicionais: Thoth3126@gmail.com
Fonte: http://www.spaceweather.com/

Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome batizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer, Aurora, e ao seu filho, Bóreas, representante dos ventos nortes).

Ocorre normalmente nas épocas de setembro a outubro e de março a abril.
Em latitudes do hemisfério sul é conhecida como aurora austral, nome batizado por James Cook, uma referência direta ao fato de estar no hemisfério sul.


O fenômeno não é exclusivo somente à Terra, sendo também observável em outros planetas do sistema solar como Júpiter, Saturno, Marte e Vênus.
Da mesma maneira, o fenômeno não é exclusivo da natureza, sendo também reproduzível artificialmente através de explosões nucleares ou em laboratório.

Auroras Boreais do fim de semana no Ártico: Durante todo o fim de semana, um fluxo de vento solar carregado de energia fustigou e bateu no campo magnético da Terra, provocando auroras boreais em torno do Círculo Polar Ártico.

O guia turístico de Auroras Chad Blakley envia este relatório a partir da região do parque Abisko National Park, na Suécia: Nos últimos cinco anos, em toda noite escura eu tenho saido para fora e esperado pacientemente pela oportunidade de ver uma exibição de aurora boreal do tipo uma vez-em-um-vida.

A noite do dia 03 de março foi a noite em que isso aconteceu“.
Rolar o cursor para baixo para “ver” a foto da aparição para o resto da história:
(n.t. Se parece muito com a figura de um ANJO VERDE, DE PERFIL COM AS ASAS ABERTAS!!)

 
Nossos clientes passaram a maior parte da noite fotografando algumas luzes de auroras boreais muito agradáveis“, continua ele.
Então, quando estávamos no caminho de volta para o alojamento, uma aurora boreal verde mais incrível que eu já vi apareceu e dançou em cima de nossas cabeças por cerca de cinco minutos.
Alguns de nossos hóspedes chegaram às lágrimas e outros foram superados com risos e alegria com a beleza de tal visão.
Esta noite vai ser uma noite que eu nunca mais vou esquecer!
 
Abaixo um filme com imagens espetaculares de auroras boreais, do período de 2011 e 2012:
 


Meteorologistas do clima espacial do NOAA estimam em 40% de chance de tempestades geomagnéticas polares em 04 março na medida em que a Terra vai saindo da influência do fluxo de vento solar.
Os observadores do céu da região do Círculo Polar Ártico devem permanecer alertas para novas auroras.
 
Permitida a reprodução desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

Nenhum comentário :