domingo, 7 de abril de 2013

A Corrente do Bem

 
 
O ser humano positivamente nasceu para ser feliz.
Mas, no padrão de consumo da cultura ocidental, parece ter havido uma inversão de valores onde o ter tornou-se muito mais importante do que o ser.
Se eu consumo, logo existo.
Nós deveríamos usar as coisas e amar as pessoas, mas, na prática, amamos as coisas e usamos as pessoas. Por quê?
 
Quanta coisa nós possuímos, entulhando as nossas casas e depósito, que em nada contribuem para a nossa felicidade ou concorrem para o nosso bem estar?
Vestuário, sapatos, móveis, livros, eletrônicos, ferramentas, adornos, lembranças, etc. Quinquilharias inúteis ocupando lugar e conservando uma energia escura contribuindo para o mofo do envelhecimento da nossa vida.
 
Os escoteiros tem uma boa norma.
Ao retornar dos acampamentos, dividem a tralha em três montes: usei muito, usei pouco e não usei.
Os primeiros, seguramente estarão na mochila do próximo ano.
Os pouco usados devem ser repensados se vale a pena levar novamente.
E dos últimos, somente algo como primeiros socorros, que sempre é bom ter e não precisar usar.
 
Luiz Alca de Sant´Anna afirma, em sua crônica semanal, que a Lei da Circulação e Compensação consiste exatamente em não se guardar para si as experiências adquiridas, os talentos vindos na individuação, o desenvolvimento e a compreensão do que realmente estamos fazendo aqui.
Fazer circular a fé, a esperança e a caridade não são coisas fáceis de praticar, mas pode ser algo extremamente gratificante.
 
Há um movimento americano muito bonito, hoje com milhares de adeptos pelo mundo, chamado Reversão do Privilégio e que ensina as pessoas que a melhor forma de agradecer as graças é abrindo para os outros, aquilo que ganhamos, considerando a graça e a bondade do Grande Mestre em nos dar algo em proporção maior do que a nossa necessidade.
Isso foi bem retratado num filme americano intitulado A Corrente do Bem.
 
Precisamos avaliar se não estamos saturados de coisas e rótulos descartáveis e de importâncias que nada valem em nossa mente.
Um copo transbordando não permite nem mais uma gota d´água.
Abrir espaço para o novo, desapegar e não se prender tanto ao que não vale a pena, para não atravancar o verdadeiro fluxo do Bem.
 
Tenhamos a certeza de que fazer circular nossos bens e dons não diminui os nossos recursos, muito pelo contrário.
A infelicidade do individualista, do egocêntrico, do ególatra é nítida e definida no campo espiritual, embora possa parecer vantajoso no cotidiano concreto percebido apenas pelos medíocres.
 
Desapegue-se, partilhe, faça circular, reverta, passe à frente e assim compense o privilégio de toda uma vida.
 
Como dizia São Francisco, “é dando que se recebe”.
 
 

Nenhum comentário :