terça-feira, 23 de abril de 2013

Argentina: Meteoro explode e ilumina provincia de Tucuman

Argentina: um enorme bola de fogo produzida por um meteoro que explodiu nos céus iluminou a noite em San Miguel de Tucumán e Santiago del Estero

Os moradores das províncias de Tucumán e Santiago del Estero foram surpreendidas esta madrugada depois que um meteoro cruzou o céu e iluminou completamente a noite dessas províncias.
O fenômeno ocorreu por volta das 03:00 horas da madrugada deste domingo, 21 de abril, quando o céu se iluminou completamente por um par de segundos.

Argentina: um enorme bola de fogo produzida por um meteoro que explodiu nos céus iluminou a noite em San Miguel de Tucumán e Santiago (vídeos)
Tradução e imagens: Thoth3126@gmail.com
http://www.contextotucuman.com

Domingo, 21 de abril de 2013 17:58:31

Ele também foi observado em outras províncias como o Chaco, Corrientes, Formosa, Catamarca e no Paraguai. O fenômeno gerou uma série de comentários em redes sociais, onde as pessoas ficaram surpresas e apavoradas.Testemunhas disseram que depois que a noite ficou completamente iluminada, eles ouviram uma forte explosão e sentiram um tremor, apesar do Instituto Nacional de terremotos da Argentina não ter registrado nenhum terremoto na região.


“Mais do que um meteorito foi uma bola de fogo.
A rocha espacial entrou em alta velocidade.
Este objeto se desintegrou em alta altitude nos céus, foi muito elevado para que ele pudesse ser visto por centenas de quilômetros “, disse Jorge Coghlan, diretor do Observatório Astronômico de Santa Fe.

Os moradores das províncias de Tucumán e Santiago del Estero foram surpreendidos esta madrugada de domingo, depois que um meteoro explodiu cruzando o céu e iluminou completamente a noite dessas províncias, com um posterior estrondo e tremor de terra.

Após o choque que causou uma bola de fogo e de luz que pode ser visto em seis províncias do Norte da Argentina, entre 3,15 e 3,30 horas na parte da manhã, o especialista falou ao TN e explicou o problema e disse que não era um meteorito.



“Os meteoritos são fragmentos menores. Neste caso, foi um objecto maior.
Podemos calcular com cerca de 20 cm de diâmetro “, disse Coghlan acrescentando:” No fim se desintegrando e explodindo, emitindo uma luz e, em seguida, o estrondo” ”A bola de fogo começou a se desintegrar dentro de 100 quilômetros de altitude e a desintegração absoluta deve ter sido entre os 65 e 45 quilômetros de altitude.


Só assim para muitas pessoas testemunharem o evento. Porque foi um evento em alta altitude e alta velocidade “, explicou o especialista.”Todas as noites meteoros nem sempre são bolas de fogo.
O de hoje é um resquício de um asteróide.
Ninguém pode prever quando isso será visto, só quando já está acontecendo “, disse Coghlan.


Permitida a reprodução desde que mantido na formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário :