sexta-feira, 19 de abril de 2013

Terremoto de 7,8º graus sacode o IRÃ

 

 
mapa terremoto irã (Foto: Arte/G1)
Forte terremoto de 7,8º mata pelo menos 40 no IRÃ, diz imprensa. Tremor teve magnitude 7,8 º graus na escala Richter segundo agência geológica dos EUA, USGS.

O abalo foi sentido no Golfo Pérsico, Dubai, Doha, no Paquistão e em Nova Déli, até na ÍNDIA, segundo testemunhas. Em Nova Déli, prédios altos tremeram, fazendo as pessoas correrem para as ruas, segundo testemunhas.

Tradução e imagens: Thoth3126@gmail.com

16/04/2013 08h00 – Atualizado em 16/04/2013 08h47
Um forte terremoto de magnitude 7,8 atingiu o IRÃ nesta terça-feira (16), segundo o Serviço Geológico dos EUA, o USGS.
Segundo a imprensa local, o tremor já matou pelo menos 40 pessoas. Uma autoridade do governo disse à Reuters que o tremor pode ter deixado centenas de mortos. O tremor ocorreu próximo à fronteira com o Paquistão, às 15h44 locais (7h44 de Brasília), a uma profundidade de 15 quilômetros, e a 86 quilômetros da cidade de Khash.

 
O abalo foi sentido no Golfo Pérsico, Dubai, Doha, no Paquistão e em Nova Déli, até na ÍNDIA, segundo testemunhas. Em Nova Déli, prédios altos tremeram, fazendo as pessoas correrem para as ruas, segundo testemunhas.
O poderoso terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala Richter abalou o sudeste do IRÃ, perto da fronteira com o Paquistão apenas uma semana depois que outro forte tremor atingiu o país, destruindo casas e matando quarenta pessoas.
Moradores também deixaram edifícios no Qatar e em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 11:53 GMT: A cidade iraniana de Saravan – perto do centro do terremoto – não foi seriamente danificado, a agência de notícias Fars informou.
Os sistemas de distribuição de energia e sistemas de comunicação estão cortados na maior parte da província de Sistan e Baluchistão no sudeste do Irã, segundo a TV estatal.
11:48 GMT: Três helicópteros e equipes de resgate foram enviadas para a área, a agência de notícias Fars informou.
11:41 GMT: Pelo menos 40 pessoas já foram confirmadas mortas devido ao terremoto, informaou a Press TV do Irã.
11:37 GMT: A companhia russa que construiu usina nuclear de Bushehr no IRÃ disse que o terremoto não causou danos às instalações.

11:35 GMT: . Um funcionário iraniano diz que centenas de mortes são esperados, relatórios da agência Reuters diz que “Foi o maior terremoto no Irã em 40 anos e estamos esperando centenas de mortos”, disse o funcionário, que falou sob condição de anonimato.
11:20 GMT: estação de televisão NDTV da ÍNDIA disse que as luzes e equipamentos de iluminação em seu estúdio no sul de Nova Delhi tremeram por cerca de um minuto;
Sky News.:
11:05 GMT: Em Nova Délhi, na ÍNDIA, o terremoto balançou edifícios por mais de 10 segundos e levou as pessoas a fugir para as ruas.
11:04 GMT: Os trabalhadores foram evacuados de edifícios em Dubai .
11:03 GMT: fortes tremores foram sentidos em todo o Golfo Pérsico e, tão distante quanto Nova Deli, na ÍNDIA
11:00 GMT: A magnitude do terremoto foi reduzido para 7,8.
10:57 GMT: O Serviço Geológico dos EUA relata um terremoto de 8,0º graus na escala Richter, na região sudeste, 90 quilômetros da cidade de Khash, na província de Sistan-Baluchistão, uma das mais pobres do Irã. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 15,2 quilômetros (nove milhas). Khash é uma cidade populosa, que tinha uma população de mais de 56.000 habitantes em 2006.


Ao entardecer, dizeis: haverá bom tempo porque o céu está rubro. E pela manhã: hoje haverá tempestade porque o céu esta vermelho-escuro. Hipócritas ! Sabeis, portanto discernir os aspectos do céu e não podeis reconhecer OS SINAIS DOS TEMPOS?” Mateus 16: 2 e 3
 
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

Nenhum comentário :