quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Poder da Sombra



Nota: Você entenderá melhor esse texto se já tiver lido o manual da EFT.
Para receber o manual criado por mim acesse
(Sem custos. Assim você poderá aprender o básico e começar a se beneficiar da técnica.
Veja o artigo logo a seguir):

http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp

***********************************************

Uma cliente me procurou para trabalhar um comportamento muito destrutivo nos relacionamentos. O ciúme que ela sentia fazia com que ela agisse de forma controladora.

Desconfiava de tudo, fazia "cenas", fuçava celular, redes sociais do namorado, perdia a cabeça em muitos momentos e discutia.
O resultado é que os relacionamentos não duravam mais do que 3 meses.

Depois das crises de insegurança, ela sempre percebia que havia agido de forma exagerada e doente. Prometia para si mesma que não faria mais aquilo.

Prometia também para o namorado que iria melhorar sua forma de agir.
Tinha grande vontade de mudar pois percebia o quanto provocava sofrimento.
Entretanto, em outra oportunidade seu comportamento se repetia.
Ela ficava extremamente frustrada, com raiva de si mesma e impotente.

Ela relatava que, quando as situações aconteciam, o impulso de agir de forma negativa vinha com toda força.

Nem dava tempo para refletir, e mesmo quando conseguia pensar sobre seu comportamento, o impulso negativo era muito mais forte do que sua vontade consciente de fazer diferente.

Que força é essa que nos leva a comportamentos destrutivos mesmo quando temos consciência de que poderíamos fazer diferente?

Racionalmente não faz nenhum sentido.
Se sabemos que algo é ruim para nós, deveríamos mudar imediatamente nosso comportamento. Mas não é assim que acontece para a maioria.

Existe uma força poderosa que influencia de forma muito impactante nossos pensamentos e ações. É a força da sombra que carregamos.

Cada emoção negativa que fica impregnada no nosso campo emocional reforça a sombra.
A sombra é composta de sentimentos, pensamentos, crenças negativas que acumulamos desde a infância até os dias atuais através das reações geradas por experiências que passamos durante a vida: eventos que nós vivemos, coisas que ouvimos da família, religião e da sociedade, e experiências que observamos outras pessoas passarem.

A sombra nos leva aos mais diversos tipos de comportamentos negativos, dos mais bobos aos mais destrutivos e sabotadores: roer as unhas, adiar tarefas importantes, discutir por bobagens, perder oportunidades, responder de forma agressiva, tentar manipular os outros através da chantagem emocional, ter preguiça de se exercitar, nos faz dormir mais tarde e perder parte do nosso precioso descanso.

Em casos mais graves, a sombra pode nos levar à violência física.

Existem inúmeros casos de pessoas comuns que nunca cometeram um crime e de repente, em uma briga de trânsito, podem até matar outro ser humano.
De repente, a pessoa "perdeu a cabeça" e comete o maior erro da sua vida.

Quando algo assim ocorre, nada aconteceu simplesmente de uma hora para a outra.

A negatividade que a pessoa acumulou durante sua vida formou uma grande sombra.
A maior parte do tempo somos condicionados socialmente a reprimir impulsos negativos para que possamos viver em sociedade.
Entretanto, a sombra pode se manifestar com toda força em determinados momentos durante a manifestação de uma emoção negativa intensa.
Essa emoção intensa dispara um gatilho de uma negatividade muito maior contida no ser humano, e é quando episódios de violência extrema ou outros comportamentos destrutivos podem ocorrer. Pessoas antes vistas como pacíficas fazem barbaridades que elas mesmas podem não acreditar depois.

A sombra é alimentada pelas frustrações, sentimentos de rejeição, abandono, mágoa, raiva, tristeza, culpa e as mais diversas emoções que o ser humano pode acumular durante a vida.

Situações das mais simples as mais graves alimentam a sombra.
Quando não nos curamos dessa negatividade, ela vai crescendo no nosso inconsciente e se manifestará na forma de vários tipos comportamentos negativos, gerando prejuízo e infelicidade para a nossa vida e para os que estão ao nosso redor.
Quando o nosso comportamento gera sofrimento para outros, a nossa sombra está ajudando a alimentar a sombra de terceiros.

Toda essa energia negativa acumulada age dentro de nós como se fosse uma entidade.

Seu objetivo é se alimentar e crescer cada vez mais usando nosso pensamentos, emoções e comportamentos para isso.
Quanto mais pesada for a sombra, mais a nossa vida será permeada por sofrimento, comportamentos e pensamentos negativos.

Pessoas que sofrem com vícios de todos os tipos estão sendo levadas pela sua própria sombra a se comportar de maneira destrutiva.

É mais forte do que a parte racional.
Nos momentos de lucidez, elas podem dizer que nunca mais vão beber ou se drogar, mas depois a sombra volta a tomar conta e o impulso se torna irresistível, como no caso da cliente que agia de forma descontrolada com o namorado.

Pessoas próximas tentam conversar, fazer a pessoa ter mais juízo, mas é inútil.

A força que a sombra tem atua além do nível racional.
Por isso, conselhos e conversas não adiantam.
Nem a própria pessoa que se comporta de maneira negativa tem a compreensão da origem dos seus comportamentos.
São taxadas muitas vezes de preguiçosas, vagabundos ou fracas que não têm força de vontade para mudar.

Como não entendem os reais motivos que as levam a agir de forma destrutiva, acabam achando também que são fracas e que não têm força de vontade o suficiente.

Isto leva à frustração e sentimentos de impotência, o que acaba reforçando ainda mais a sombra. Buscam mudar através da repressão dos impulsos negativos, o que raramente se consegue manter por muito tempo, ao invés de ir em busca da cura dos sentimentos que alimentam a sombra.

No caso da cliente citada no início do texto, trabalhamos suas emoções com a utilização da *EFT (técnica para autolimpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo), dissolvendo medos, inseguranças vindas de situações de rejeição do passado.

A mudança no seu comportamento foi rápida e profunda já que a sombra que estava comandando seus comportamentos foi eliminada.

Mudar através da "força de vontade" costuma gerar mudanças apenas temporárias e superficiais. Quando reprimimos um comportamento negativo desenvolvemos outros como forma de compensação.

Pessoas que param de fumar ou que param de beber começam a comer em excesso ou migram para outros vícios.

O caminho para uma mudança real, profunda e natural se dá através da cura da verdadeira causa dos nossos comportamentos destrutivos: as emoções, pensamentos e sentimentos negativos que formam a sombra.



Abraços
André Lima - www.eftbr.com.br

Mais artigos sobre a EFT e autoconhecimento:
http://www.eftbr.com.br/artigos.asp 

Nenhum comentário :