quarta-feira, 8 de maio de 2013

O SIMBOLISMO DO ELEFANTE - texto e ilustrações

 

A cultura ocidental considera o elefante como o animal que representa o peso, a lentidão e a falta de jeito. Mas no oriente a ideia é completamente oposta.
Os hindus veneram os elefantes como animais sagrados.


O elefante é a montaria dos reis. É o símbolo de estabilidade e imutabilidade. Simboliza, dessa forma, o poder de reger. A paz e a prosperidade são os efeitos desse poder estabelecido. A ioga costuma atribuir o elefante a um dos chakras (muladhara), que corresponde ao elemento terra.


Boa memoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, postura, autoridade, longevidade, sabedoria e majestade são algumas das qualidades que representa.


O elefante remete a imagem de GANESHA, o deus hindu com cabeça de elefante. Deus da sabedoria, da superação e remoção dos obstáculos. Um dos deuses mais cultuados na Índia. Ele abre os caminhos e seu nome significa “Senhor de todos os Seres”.


GANESHA é conhecimento, inteligência, guardião da riqueza, da beleza, da saúde, do sucesso, da prosperidade, da graça, da compaixão, da força, do equilíbrio. Possui corpo de homem, que representa o microcosmo, a manifestação e possui cabeça de elefante que representa o macrocosmo. Dessa forma, o elefante é, paradoxalmente, considerado o começo e o fim ao mesmo tempo.


Para a mitologia hindu o elefante é a montaria de cada uma das oito deidades que presidem os oito pontos cardeais. O deus INDRA, deus da chuva, das ventanias e dos elementos naturais, monta um elefante chamado Airâvata.


O deus Krishna e a sua esposa Radha podem metamorfosear-se em elefantes e nesse sentido, representam a corporiedade do amor divino.


Em alguns lugares, quando posicionado acima de uma pilastra, o elefante evoca o Despertar. É também considerado como um animal cósmico, visto que se assemelha à estrutura do cosmos: quatro pilares sustentando uma esfera.


Na África, simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria.


A tromba de um elefante em sonhos pode ter um caráter sexual, pela razão de ter um aspecto fálico. Podem ainda estar exprimindo um conflito erótico. Frequentemente, os elefantes são considerados como sendo símbolo da castidade.


Segundo a mitologia hindu, os primeiros elefantes do mundo possuíam asas e brincavam com as nuvens.


Os elefantes, mesmo sem asas, continuaram a ser amigos das nuvens e a ter o poder de pedir que elas tragam as chuvas. Por isso, os elefantes são ainda hoje venerados na Índia. Os elefantes ajudam as pessoas e trabalham muito. Além de tudo, são considerados símbolo de boa sorte.


Dizem que elefantes atraem boas energias como adorno e amuletos na sala de sua casa. É considerado também um dos melhores amuletos para combater a inveja e o olho gordo.


Os antigos diziam que um elefante vermelho de costas á porta de entrada, não permitiria que energias negativas se aproximassem.


Para quem precisa de paciência, de calma e sabedoria, recomenda-se meditar com o simbolismo do elefante.


(As ilustrações foram selecionadas no Deviantart e estão com os devidos créditos e link para os autores.)
 
Sejamos felizes!
 

Nenhum comentário :