domingo, 12 de maio de 2013

Vulcão Popocatepetl entra em erupção no Mexico

 
 
Vulcão Popocatepetl entra em erupção no México.
O Vulcão Popocatépetl, cujo nome é a palavra azteca para a montanha de fumaça, com pico de 5.426 metros de altitude, situado a cerca de 70 km SE da cidade do México, é o segundo vulcão mais alto da América do Norte.
O Popocatépetl é um dos vulcões mais ativos do México. Depois de quase 50 anos de dormência, “Popo” voltou à vida em 1994 e desde então vem produzindo poderosas explosões a intervalos irregulares.
O Vulcão Popocatepetl entra em erupção no México.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@gmail.com
http://www.volcanodiscovery.com
http://www.wired.com
 
O Popocatépetl é um dos vulcões mais ativos do México.
 
Depois de quase 50 anos de dormência, “Popo” voltou à vida em 1994 e desde então vem produzindo poderosas explosões a intervalos irregulares.

Nos últimos séculos antes da invasão Europeia, grandes erupções produziram fluxos de Lama gigantescos que teriam enterrado assentamentos inteiros dos Atztecas, incluindo todas as suas pirâmides.

Plano de fundo:

O Vulcão Popocatépetl, cujo nome é a palavra azteca para a montanha de fumaça, com pico de 5.426 metros de altitude, situado a cerca de 70 km SE da cidade do México, é o segundo vulcão mais alto da América do Norte.
 
O vulcão contém uma parede íngreme, profunda cratera entre 250-450 metros .
 
O vulcão geralmente simétrico foi modificado pelo cume íngreme Ventorrillo que surgiu no NW, um remanescente de um vulcão anterior.
 
Pelo menos três cones grandes anteriores foram destruídos por falha gravitacional durante o Pleistoceno, produzindo depósitos maciços de avalanche de detritos que abrangem grandes áreas ao sul do vulcão.
 
O cone moderno e atual foi construído mais ao sul do antigo cone El Fraile da era do Pleistoceno tardio para o Holoceno.
 
Houve três grandes erupções plinianas do Popocatépetl, sendo a mais recente em cerca de 800 d.C. freqüentes erupções históricas foram gravadas pela primeira vez em códices aztecas, que ocorreram desde a época pré-colombiana.
 
Não existem nuitos detalhes agora, mas parece que uma erupção massiva começou a acontecer no vulcão Popocatépetl, nas proximidades da Cidade do México.
 
O inquieto e ativo vulcão mexicano vem produzindo plumas de vapor e cinzas de forma intermitente ao longo do ano passado, mas hoje houve uma erupção e há uma pluma de cinzas importante, acompanhada de grandes blocos incandescentes de magma que estão sendo jogados para baixo pelas encostas do vulcão.
Toda essa informação é baseada em imagens de câmaras de vídeo webcam a partir das 4 câmeras apontadas para o vulcão Popocatépetl – @ chemtierra (filmando durante as 24 horas do dia) que capturaram uma grande seqüência de três erupções que mostra a coluna ascendente de cinzas e explosão que ocorreu às 20:14 PM horário local no México.
 
Peguei uma erupção de 5 minutos após a explosão inicial que mostra a chuva de blocos de rocha e cinzas expelidas pela cratera.
 
 
Sexta-feira, Maio 10, 2013, Vulcão Popocatepetl (México): Atualização de Atividade
Em 9 de Maio, 28 explosões foram observadas no vulcão, as maiores foram às 05:16 e 07:01.
Incandescência de lava e magma foi visto à noite.
Vários períodos de tremor harmônico foram observados no período de reporte das explosões.
A nuvem de gás e vapor deriva para Sudoeste, sobre o estado de Puebla.
 
A nuvem de cinzas foi flagrada tão alto quanto a distância de 7,6 km / 25.000 pés indo para o sudeste de acordo com a mais recente atualização de Washington VAAC (Volcanic Ash Advisory Center, do NOAA).
 
No entanto, os primeiros relatos locais colocaram a pluma de cinzas em altitude de cerca de 3,2 km / 10.500 pés .
 
Antes dessa atividade, o CENAPRED colocou o vulcão em estado de alerta Nível 2 amarelo.
 
{n.t. Uma das características mais marcantes do Vulcão Popocateptl é a grande incidência da ocorrência do fenômeno UFO/OVNIs em suas proximidades entrando e/ou saindo pela sua cratera. Várias ocorrências foram filmadas pelas câmaras de vigilância do serviço sismológico mexicano, sendo uma das mais espetaculares, àquela que mostra um objeto retangular, luminescente, com cerca (pasmem) de três vezes o maior porta aviões do mundo, o USS Enterprise que tem 342,5 metros de comprimento.
 
Assista pois esse objeto (UFO?) luminoso de um quilômetro de comprimento por cerca de duzentos metros de largura, que foi filmado em outubro de 2012 penetrando pela cratera do vulcão em alta velocidade, superior a 1.000 km p/hora, voce pode ver isto no vídeo a seguir:



 
 
Para ver a matéria completa sobre essa ocorrência específica do objeto penetrando a cratera do vulcão acesse o link: http://thoth3126.com.br/vulcao-popocatepetl }
 
Você pode acompanhar a ação da atual erupção pela filmagem de uma das webcams Popocatépetl - provavelmente o melhor agora seja a webcam em Tlamacas .
 
A erupção à noite às vezes pode fazer uma erupção parecer mais significativa do que realmente foi, graças aos blocos incandescentes que estão sendo jogados da cratera.
 
No entanto, com tão pouca informação, até agora, do México, é difícil dizer se isso é típico para a atividade recente no Popocatépetl ou algo um pouco maior.
 
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

Nenhum comentário :