sábado, 22 de junho de 2013

Singularidade






Antigamente o mundo parecia bem mais simples; todo jovem era igual, os cidadãos adultos se encaixavam dentro de certos paradigmas razoáveis e todo velho era considerado inútil.
 
Hoje, tudo mudou.

Temos os jovens das gerações X, Y e Z com características distintas.
 
O mercado de trabalho, altamente complexo e com participação crescente da mulher também se transformou.
 
E os idosos, da terceira (ou quarta) idade, ainda trabalham, dirigem, namoram, fazem sexo, velejam e postam mensagens como esta nos seus Blogs.

No Brasil dos anos setenta, quando nossa pirâmide populacional ainda apresentava base alargada e pico afilado, a população era dividida em três categorias: muitos jovens, adultos trabalhadores e poucos velhos.
 
Hoje, a pirâmide assumiu a forma de mitra, com o estreitamento da base e o crescimento da terceira idade com muito mais exigências e potencialidade do que antes.

Somos sete bilhões de habitantes na espaçonave Terra, cada um diferente do outro, com nossas próprias personalidades, nossas crenças e nossas experiências.
 
Não podemos ser aprisionados em categorias uniformes, apenas com base em critérios etários que ditam normas de expressão e relacionamento ultrapassados, desconsiderando toda a singularidade individual.

Como somos indivíduos, há uma lógica inteligente: somos singulares, cada um diferente do outro por nossa vivência, formação e personalidade.
 
Singularidade é um ponto de mutação.
 
Singularidade é o ponto onde todas as leis falham.
 
Uma nova ordem, um novo equilíbrio emerge a partir da singularidade.

Pensar velhice hoje é romper paradigmas firmados apenas na cronologia do curso da vida e na atribuição de significados homogêneos a ela.
 
Como bem diz o Prof. Mário Sérgio Cortella:
 
“Gente não fica velha. Quem fica velho é automóvel, geladeira e sapato. Gente fica pronta!”
 
Bene

Nenhum comentário :