quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Amar foi minha ruína





SINOPSE:

Um clássico melodrama.

Exuberante cinematografia aclamada como vencedor do prêmio da academia.
Nele, é possível ver a belíssima e impecável artista Gene Tierney conseguindo retratar fielmente o retrato de uma mulher ciumenta e doentia, um caso que é interpretado, inclusive, como um fantástico estudo de desvio de personalidade e que a fez merecer, na ocasião, a justa indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
De fato, ela está maravilhosa neste papel.

Embora seu personagem apareça inicialmente como noiva de um político (Vincent Price), Ellen (Tierney) seduz Richard (Cornel Wilde) e casa-se com ele após conhecê-lo há poucos dias, como se fosse uma paixão fulminante.
Mas Richard logo descobre com sua irmã (Jeanne Crain) e sua mãe (Mary Philips) que o egoísmo e o amor possessivo de Ellen já arruinaram a vida de outras pessoas.

Quando seu próprio irmão se afoga sob os cuidados de Ellen, que assiste sentada friamente o ocorrido de um barco, incapaz de mover-se ou de qualquer reação para salvar o garoto (tudo para não dividir o afeto do seu marido com ninguém), fica evidente que para Ellen não há limites para seu possessivo ciúme.

Em seguida, ela perde o filho que esperava e, assim, a suspeita de Richard sobre a insaciável devoção de Ellen fica evidente.
Ela trama jogar-se grávida de uma escada para obter a atenção exclusiva do marido, mesmo que isto custe a perda de uma gravidez.


Cena clássica de Amar foi minha ruína

Este filme é imperdível.
A linda Tierney está em um desempenho irretocável, que contrasta, inclusive, com sua vida particular.
Do outro lado do glamour artístico, sua vida pessoal foi sempre de uma mulher belíssima, talvez uma das mais bonitas do cinema, nascida em uma família de posses, que estudou nas melhores escolas da costa leste estadunidense e na Suíça, mas que teve uma vida absolutamente atormentada, cheia de grandes problemas e conflitos.

Foi casada com o estilista francês Oleg Cassini, com quem teve duas filhas.
Em 1957 foi hospitalizada em razão de depressão, levou muito choques elétricos numa clínica para tratamento em decorrência de seus problemas mentais e com sérios problemas psicológicos, originados pelo fracasso de seu casamento, por novos insucessos em outros relacionamentos seguintes e, principalmente, pelo fato de sua filha mais velha ter nascido com retardo mental.


Gene Tierney e Oleg Cassini

Gene Tierneymorreu em consequência de enfisema, com sinais de demência, alguns dias antes de competar 71 anos de idade.
Com sua vida sofrida e atribulada, acabou sendo submetida a uma série de passagens por diversas clinícas psiquiátricas ao longo de sua vida.

Entre tantos bons filmes que fez, desceu tristemente da cena da vida uma das grandes artistas do cinema, inesquecível em Amar foi minha ruína.
Confira, você vai ficar impressionado com o desempenho artístico dela. 


http://www.paulocannizzaro.com.br/

Nenhum comentário :