domingo, 4 de agosto de 2013

Ciclo Solar 24

As the Sun Awakens... (spaceweather poster, 200px)

Com o Despertar do SOL, a NASA mantém um olhar atento sobre o Clima Espacial

Muitas das atuais tecnologias do século 21 são vulneráveis a tempestades solares. [ http://www.nswp.gov/].
A previsão do CLIMA ESPACIAL é ainda incipiente, mas estamos fazendo progressos rápidos,” diz Thomas Bogdan, diretor do Clima do Espaço da NOAA Weather Prediction Center, em Boulder, Colorado.
 
Bogdan vê a colaboração entre a NASA e o NOAA como uma chave importante.
As Sondas da Nasa não foram originalmente destinados para previsão do clima espacial” , mas verifica-se que nossos dados científicos têm na prática usos econômicos e civis“, diz Fisher.
Este é um bom exemplo da ciência espacial dando apoio para a sociedade moderna“.
 
Tradução e imagens: Thoth3126@gmail.com
Fonte: http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2010/04jun_swef/ e
http://science.nasa.gov
Autor: Dr. Tony Phillips | Crédito: Science @ NASA
A Terra e o espaço estão prestes a entrar em contato, de uma forma que é nova na história humana. Para fazer os preparativos, as autoridades em Washington DC, realizaram uma reunião: A Space Weather Enterprise Forum no National Press Club-Clube Nacional de Imprensa. Richard Fisher, o chefe da Divisão de Heliofísica da NASA, explica quais são os principais assuntos:
 
“O sol está acordando de um sono profundo (iniciando atividade do ciclo 24) e, nos próximos anos, esperamos ver níveis de atividade solar muito mais elevados.
Ao mesmo tempo, a nossa sociedade tecnológica tem desenvolvido uma sensibilidade sem precedentes para as tempestades solares.
A interseção dessas duas questões (e suas implicações para a civilização planetária) é o por que nós estamos nos reunindo para discutir.”
 

Um ciclo da ATIVIDADE solar completo de 11 anos, imagens feitas pelo SOHO (SOlar and Heliospheric Observatory) Créditos: SOHO – EIT Consortium, ESA, NASA: http://umbra.nascom.nasa.gov/eit/
 
A Academia Nacional de Ciências enquadrou o problema há dois anos em um relatório intitulado “Eventos de Clima Espacial com Grave Impactos Sociais e Econômicos.”
 
Ele observou como as pessoas e a civilização atual do século 21 dependem de sistemas de alta tecnologia para as noções básicas da sua vida diária.
 
Redes de distribuição de energia inteligentes, GPS para localização e navegação, as viagens aéreas, serviços financeiros, comunicações de rádio de emergência, transmissão de sinais de rádio, telefonia e televisão, todos podem ser nocauteados por uma atividade solar intensa.
 
Uma tempestade solar de extra classe, do tipo “a do século”, a Academia alertou, poderia causar danos e prejuízos econômicos vinte vezes maiores do que o furacão Katrina causou nos EUA.
 
Grande parte dos danos podem ser atenuados se os dirigentes souberem que uma tempestade está vindo (com antecedência).
 
A colocação de satélites em ”modo de segurança”, desligando-os, desligando os transformadores de eletricidade para proteger esses bens de serem danificados por potentes descargas elétricas.
 
A ação preventiva, porém, exige que as previsões sejam mais precisas, um trabalho que tem sido atribuído ao NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).
 
“A previsão do CLIMA ESPACIAL é ainda incipiente, mas estamos fazendo progressos rápidos,” diz Thomas Bogdan, diretor do Clima do Espaço da NOAA Weather Prediction Center, em Boulder, Colorado. Bogdan vê a colaboração entre a NASA e o NOAA como uma chave importante.
 
“A frota de naves espaciais/satélites de pesquisa heliofísicas (pesquisa do SOL) da NASA, nos fornecem informações atualizadas minuto a minuto sobre o que está acontecendo no SOL.
São um complemento com informação importante para a nossa rede de satélites GOES própria e satélites POES, que se centram mais no ambiente do clima espacial mais próximo à Terra.”
 
As the Sun Awakens... (movie strip, 568px)
 
Clique na imagem para ver um filme de 39 MB movie sobre o clima espacial e da frota de satélites heliofísicos da NASA.[more]
Entre dezenas de naves espaciais da NASA, ele observa e enumera três de significado especial: STEREO, SDO e ACE:
 
STEREO (Solar Terrestrial Relations Observatory) é uma dupla de naves espaciais gêmeas estacionadas em lados opostos do Sol, com vista combinada de 100% da superfície estelar.
 
No passado, as manchas solares ativas poderiam se esconder no lado distante do sol, invisível da Terra, e de repente surgir sobre as chamas da superfície do sol e cuspir as imensas CMEs (Ejeção de Massa Coronal e Plasma solar magnetizado) prejudiciais à magnetosfera da Terra.
 
A existência do STEREO faz que agora os ataques surpresa serem quase impossível.
 


As naves gêmeas STEREO A e B mapeiam 100% da superfície solar. Na última DÉCADA houve um aumento considerável da NASA com os fenômenos solares.
 
STEREO (SOlar TErrestrial RElation Observatory-Observatório das Relações Terrestre e Solar) é um observatório solar de duplo satélite, com a missão de observar o comportamento solar/do Sol.
 
As duas Sondas quase idênticas foram lançados em órbitas que lhes permitem, respectivamente, ficarem mais à frente e cairem gradualmente atrás da Terra, e estão afastadas em 180º, o que permite OBSERVAR o sol TOTALMENTE na sua superfície pela primeira vez.
 
Isto irá permitir a elas fazerem imagens estereoscópicas dos fenômenos solares e do Sol, tais como as ejeções de massa coronal (NASA).
 
O SDO (o Solar Dynamics Observatory) é a mais recente adição à frota da NASA.
 
Acabamos de lançá-lo em Fevereiro de 2010, é capaz de fotografar regiões ativas solares, com resolução espectral, temporal e espacial sem precedentes.
 
Os investigadores podem agora estudar as erupções solares com extraordinário pormenor, aumentando as esperanças de que eles vão aprender como erupções trabalham e como preveni-las.
 
O SDO também monitora a saída do sol de raios UV-Ultra Violeta extrema, que controla a resposta da atmosfera da Terra à variabilidade solar.
 


SDO-Solar Dynamics Observatory, lançado em Fevereiro de 2010, é a mais recente arma da NASA para estudar o SOL.
 
O satélite da NASA favorito de Bogdan, no entanto, é um velho: o Advanced Composition Explorer (ACE), lançado em 1997.”Onde estaríamos sem ele?” ele se pergunta.
O ACE é um monitor de emissão dos ventos/plasma solar.
 
Situa-se a montante entre o Sol e a Terra, detectando rajadas de vento solar e plasma carregados de poderosa energia, as ejeções de CMEs de bilhões de toneladas, e as tempestades de radiação em até 30 minutos antes de bater na magnetosfera do nosso planeta.
 
“O ACE é o nosso melhor sistema de alerta precoce”, diz Bogdan.
Ele nos permite notificar os operadores de serviço público e de satélite, quando uma tempestade solar está prestes a bater na atmosfera da Terra.
 
As Sondas da Nasa não foram originalmente destinados para previsão do clima espacial” (???), mas verifica-se que nossos dados científicos têm na prática usos econômicos e civis”, diz Fisher.
Este é um bom exemplo da ciência espacial dando apoio para a sociedade moderna“.
 

Em 19 de abril de 2010, o SDO observou uma das maiores erupções do sol nos últimos anos. A Terra não estava na linha de fogo do sol …naquele momento. [história completa aqui ]
 
O ano de 2010 marcou o 4 º ano consecutivo em que os decisores políticos, investigadores, legisladores e jornalistas se reuniram em Washington para compartilhar idéias sobre o clima espacial. Naquele ano, os organizadores do fórum pretenderam aguçar o foco sobre a proteção das infra-estruturas críticas.
 
O objetivo final é melhorar a capacidade da nação para se preparar, mitigar e responder aos eventos meteorológicos potencialmente devastadoras vindos do espaço.
 
Acredito que estamos no limiar de uma nova era em que o clima espacial pode ser tão influente na nossa vida diária como o clima terrestre normal.
Fisher conclui: “Nós levamos isso muito a sério.”
Para obter mais informações sobre o encontro, visite o Space Weather Enterprise Forum na página inicial http://www.nswp.gov/swef/swef_2010.html
 
Autor: Dr. Tony Phillips | Crédito: Science @ NASA
 
E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o SOL, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo. E os homens foram abrasados com grandes calores, e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre estas pragas; e não se arrependeram para lhe darem glória.”
Apocalipse 16:8-9
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e a citação das fontes.
www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário :