quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Indesejadas celulites



  

Olá pessoal, participei de uma entrevista com a equipe da Cassiana Salvador - Centro de Estética, sobre Celulite, estou postando para vocês.

* Legenda:
CS: Cassiana Salvador (Centro de Estética)
DM: Daniela Mendes (nutricionista)




CS: Para começar, gostaria de saber um pouco mais sobre você.
Onde você é formada, há quanto tempo exerce a profissão e suas especializações.

DM: Bom, sou graduada em nutrição pela UNIMEP, com pós graduação em Fisiologia do Exercício (UNIFESP) e pós graduanda de Nutrição Clínica Funcional (UNICSUL-VP), estou completando quatro anos de formada.

CS: Como eu já comentei com você, estou falando bastante sobre celulite e gordura localizada e gostaria de saber se existem alimentos que devem ser evitados para melhorar esses problemas?

DM: Com certeza. A celulite é um dos resultados de um quadro inflamatório, deficiência de nutrientes que podem gerar a modificação da estrutura (como por exemplo, o colágeno) e excesso de alimentos que prejudicam o quadro inflamatório: como excesso de gorduras omega-6, saturada, trans, etc.
Além do excesso de alimentos que alteram a glicemia (como os alimentos refinados, açúcares, entre outros).


CS: Muito se fala sobre também evitar o sal e comidas enlatadas mas nunca explicam por que devemos evitar esses alimentos, você pode nos dizer qual o problema deles?


DM: O sal esta muito relacionado com a retenção de líquidos, o que piora o aspecto da celulite; além de excretar nutrientes importantes como o cálcio.
Os alimentos industrializados em geral apresentam grande teor de sódio, os enlatados além de muito sódio (utilizado para conservar os alimentos), também podem contaminar o alimento com alumínio, o que pode gerar consequências.


CS: E quais são essas consequências?
DM: Sintomas típicos de excesso de alumínio são: alterações no metabolismo de cálcio e vitamina D; alterações no trato gastrointestinal como cólicas, constipação, náuseas, etc.; Hiperatividade (principalmente em crianças);
Lembrando que além dos alimentos enlatados, essa contaminação por ser dada por panelas ou utensílios de alumínio, a própria água da torneira contém alumínio e cloro (portanto não deve ser utilizada para o preparo de alimentos), além de papel de alumínio utilizado para o preparo de alimentos, entre outros.


CS: Que interessante!!! E alimentos que combatam ou ao menos ajudem a combater a celulite e da gordura localizada, existem?

DM: Sim. As oleaginosas, por exemplo, são ricas em arginina – essencial para produção de NO (óxido nítrico) que faz a vasodilatação, portanto melhora a circulação.
A aveia (contém Beta-glutacanas) que proporcionam um efeito muito positivo contra a celulite.
Mas na verdade os melhores resultados são decorrentes ao equilíbrio da dieta. Inclusão de alimentos antiinflamatórios, antioxidantes.


CS: E quais são os alimentos antiinflamatórios e antioxidantes?

DM: São vários: como omega-3, vitaminas A, C, E; chá verde é um potente antioxidante; entre muitos outros.
Além disso, eles devem estar presentes o dia todos e não só em uma única refeição.

CS: E em quais alimentos encontro maior quantidade desses nutrientes?
Quais são os mais usuais?


DM: Então, a questão é que um nutriente vai puxando a necessidade para outro.
Por exemplo: quando comemos uma cenoura crua, estamos comendo Beta-caroteno, que é precursor de vitamina A, mas que necessita de nutrientes como gorduras e micronutrientes como zinco, magnésio para se transformar em ácido retinoíco (que é a vitamina A); Essa vitamina A irá precisar de vitamina C (presente nas frutas cítricas), que precisa de vitamina E (do abacate por exemplo), que precisa de glutationa (presente na curcuma).
E assim vai….
Por isso a importância de alimentação muito completa, pois sempre que houver deficiências alguma etapa será prejudicada.
E talvez aquele alimento isolado que você comeu não lhe proporcione tais benefícios, pois precisa de outros nutrientes associados. Isso tudo sem falar da necessidade de um intestino muito saudável para absorver todos os nutrientes, ativar as vitaminas, etc.

CS: Já sabemos que o intestino absorve grande parte dos nutrientes, existe algum alimento que ajude no bom funcionamento dele?

DM: Na verdade, em consultório começo a tratar os pacientes pelo intestino, com suplementos, alimentos, posteriormente probióticos e depois a reintrodução de alimentos e chás que favorecem a digestão e o ph estomacal e intestinal – essencial para absorção, como por exemplo, o limão.
Daí que vem o famoso hábito de temperar a salada com azeite e limão, ou comer abacaxi após a refeição, etc.

CS: Aproveitando esse momento de festa e que todo mundo acaba bebendo mais do que o normal vou fazer uma pergunta sobre a bebida alcoólica.
Dizem que ela também é um grande vilão para o corpo, por quê?
Ela também facilita o aparecimento de celulites?
Gordura localizada?

DM: O excesso de bebida alcoólica prejudica a saúde como um todo.
Pode piorar quadros inflamatórios e prejudicar a desintoxificação natural.
Além de alterar a diurese – causando deficiência de nutrientes (que serão excretados pela urina).


CS: E o exercício físico, onde ajuda em tudo isso?

DM: O exercício promove inúmeros benefícios, como melhorar a circulação, promover ganho de massa muscular, perda de gordura, aumentar o metabolismo, entre outros.
Mas o exercício + alimentação inadequada = pode piorar o quadro de celulite.

CS: Entendi!!! E as frituras, por que falam tanto sobre comer alimentos grelhados?
Qual o problema do óleo?

DM: As frituras e gorduras entram na questão de omega-6, que é pró-inflamatória.
O ideal é ter um equilíbrio entre omega-3 e 6.
O óleo pode ser usado com moderação, mas cabe a um nutricionista calcular se esta proporção esta correta.


CS: Muito legal Daniela, agora para finalizar gostaria que você desse uma dica, um conselho para todas as pessoas que acompanham o Blog Cassiana Salvador.

DM: Hoje, tenho percebido que as pessoas procuram uma formula milagrosa, um suplemento que irá resolver seus problemas, enquanto a solução esta nos próprios alimentos.
A nutrição tende cada vez mais para uma personalização, que avalia o individualismo de cada um.
Portanto o que é bom para alguns pode não ser bom para outros.
Para quem esta buscando mais saúde e estética, sugiro que comece pelo básico, aumente o consumo de verdura, frutas e fibras.
Procure fazer atividade física e procure um profissional que possa lhe passar recomendações específicas.


CS: Bom Daniela muito obrigada!
Fico muito feliz que tenha aceitado fazer parte dessa matéria!
http://nutridanielamendes.blogspot.com.br/

Nenhum comentário :