sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Abacate: 10 motivos para consumir

 

 


 


O cultivo de abacate é mais comum em países como México, Chile, Nova Zelândia, Austrália entre outros.
No Brasil seu cultivo teve uma redução de 70% entre 1990 a 2009, provavelmente por ser considerado pelos consumidores como uma fruta “gordurosa” e calórica.
Além disso, a maioria dos brasileiros tem o hábito de consumi-la apenas como sobremesa ou batida com açúcar e leite.
Grande parte desses consumidores desconhece outras formas de preparo e seus benefícios.
O abacate é um alimento calórico (por isso deve ser consumido com moderação), mas rico em gorduras monoinsaturadas (ômegas-6-9-7) e também rico em nutrientes que estão associados a diversos benefícios a saúde. Confira dez deles:

1 - Controle da glicemia (açúcar no sangue): o abacate tem pouco carboidrato, além disso, a presença de gorduras boas auxiliam o controle da glicemia, poupando insulina e a longo prazo otimizando seu funcionamento. Sendo portanto, uma boa recomendação para diabéticos.
 
2 - Aumento da saciedade: devida a presença das gorduras e fibras, recomendado portanto para quem quer perder peso.
 
3 - Auxilia a perda de peso e melhora o aspecto da celulite: Rico em vitamina A, C, E e glutationa (antioxidantes), reduzem inflamação nos adipócitos (células que armazenam gordura).
Melhorando também outros quadros inflamatórios como a celulite. Devida a presença de Beta-sitosterol promove equilíbrio hormonal do cortisol, hormônio associado ao ganho de gordura abdominal.
As fibras também diminuem a absorção de gordura e açúcar.
 
4 - Evita a perda de massa muscular: devida a ação de redução de cortisol, que tem efeito catabólico e propriedades e vitaminas como a vitamina C, que estimulam o aumento do hormônio GH durante o sono, este associada ao ganho de massa muscular e perda de gordura.
 
5 - Melhora do transito intestinal: a presença dos óleos pode servir como um lubrificante para o trato gastrointestinal, favorecendo os quadros de constipação (intestino preso), além das fibras funcionarem como prebiotico a microbiota intestinal, estimulando o peristaltismo (movimento da musculatura do intestino que favorece ao deslocamento do bolo fecal).
 
6 - Melhora dos níveis de colesterol: A presença de Beta-sitosterol inibe a absorção de colesterol e diminui sua produção endógena (hepática), proporcionando uma diminuição do colesterol LDL (considerado ruim quando em excesso) e aumento do HDL (considerado bom).
 
7 - Melhora da hipertensão: rico em ácido oleico, que tem ação benéfica no coração, reduzindo os níveis de colesterol, impedindo obstruções de veias, vasos e artérias, favorecendo então a pressão arterial.
 
8 - Proteção cardiovascular: Além de melhorar as frações do colesterol, o abacate é rico em antioxidantes que evitam a oxidação do colesterol ruim nas veias, vasos e artérias, evitando um acumulo de gordura nestas regiões.
 
9 - Prevenção de câncer: Devido aos antioxidantes e fotoquímicos (carotenoides e luteína) que proporcionam efeito antiproliferativo das células cancerosas, além da redução da inflamação.
Os estudos tem identificado prevenção do câncer de cólon, próstata e mama.
 
10 - Melhora do quadro de doenças reumáticas e articulares (como osteoartrite): devida a presença dos óleos ômega-9 e 7.
Existem diversas maneiras de consumo da fruta como o uso em saladas, pratos salgados, sanduíches, patês e guacamole.
Para saber mais sobre as propriedades deste alimento, quantidade ideal de ingestão diária, frequência e melhores formas de utilização, consulte o seu nutricionista.

Referências Bibliográficas
D´AMBROSIO, SM et al. Constituintes acetogenina alifáticos de frutos de abacate inibir a proliferação de células de câncer oral humana, orientando o caminho EGFR/RAS/RAF/MEK/ERK1/2. Biochem Biophys Res Commun. 10; 409 (3) : 465-469. 2011.
FULGONI, V.; DREHER, M.; DAVENPORT , A. .Consumo de abacate está associado à melhor qualidade da dieta e ingestão de nutrientes, e menor risco de síndrome metabólica em adultos norte-americanos: os resultados do National Health and Nutrition Examination Survey (NHANES) 2001-2008 J. Nutr. 12: 1, 2013.
RODRIGUES, AL.; SANTIONONI, E.; SOARES, HF. O consumo do Abacate (Persea Americana Mill) e seus efeitos na saúde. Revista Nutrição, Saúde e Performance. ed. 43. São Paulo, SP: 2009.
SOARES, H. & ITO, M.K. Rev. Cienc. Med. Campinas, 9(2): 47-51, 2000.
SALGADO, JM. Et. al. Efeito do abacate (Persea Americana Mill) variedade hass na lipidemia de ratos hipercolesterolêmicos. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. Vol. 28, n. 4, 2008.

Nenhum comentário :