segunda-feira, 18 de março de 2013

Assista Stephen Hawking, Carl Sagan e Arthur C. Clarke conversando sobre o universo

Por em 18.01.2009 as 22:22

Encontrei este vídeo (abaixo), dividido em 6 pedaços e legendado, no Ceticismo Aberto.

Nele você poderá assistir a algumas das mentes mais brilhantes dos últimos anos conversando sobre o Universo, Big Bang e alienígenas em um programa britânico exibido em 1988.

Não se iluda, ele pode parecer de idade nostálgica, mas é possível que você tenha muito que aprender com ele.
Você vai entender porque os cientistas deduziram que houve um evento de natureza explosiva no início do nosso universo, entre muitos outros fatos interessantes.

Eles chegam até a conversar sobre o conceito de Deus.

Um dos pontos altos é quando o repórter pergunta se as descobertas astronômicas irão acabar com os negócios dos astrólogos e Carl Sagan afirma: “Nada vai acabar com os negócios dos astrólogos”. Todos se racham de rir.

Outro aspecto interessante é que o Stephen Hawking, que tinha perdido a sua voz apenas dois anos antes, é o que mais faz piadas dentre todos, com sua voz robotizada.

Um dos fatos mais curiosos é que o entrevistado que está em piores condições de saúde, aparentemente Stephen Hawking, é o único vivo dos três hoje em dia. [Ceticismo Aberto]

Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5



http://hypescience.com

Carl Sagan – Contra a força das superstições e fundamentalismo

 
Carl Sagan
 
      

Carl Sagan foi professor de Astronomia e Ciências Espaciais e diretor do Laboratório de Estudos Planetários da Universidade de Cornell, EUA.

Desempenhou um papel de liderança no programa espacial estadunidense desde o seu início.

Foi consultor e conselheiro da NASA desde 1950, ajudou a resolver os mistérios das altas temperaturas de Vênus (resposta: efeito estufa maciça), as mudanças sazonais em Marte (resposta: poeira trazida pelo vento), e a névoa avermelhada de Titã (resposta: moléculas orgânicas complexas).

Como um cientista formado em astronomia e biologia, Carl Sagan fez contribuições essenciais para o estudo das atmosferas planetárias, superfícies planetárias, a história da Terra, e exobiologia que é o estudo da origem, evolução, distribuição, e o futuro da vida no Universo.

Sua capacidade de capturar a imaginação de milhões e de explicar conceitos difíceis em termos compreensíveis é uma realização magnífica, comprovando que não é o vocabulário que faz o homem, mas sim como o utiliza e manifesta seu conhecimento.
Carl Sagan foi mais do que um simples homem. Foi um homem dotado de inteligência capaz de questionar, estudar e ensinar àqueles que quisessem aprender além do que está escrito na bíblia, ou nos livros do ensino fundamental.
Reforçou a ideia de que o universo é um mistério que anseia por ser descoberto.
E que as superstições são obstáculos criados para interromper a evolução humana.

Somos dotados da capacidade de pensar, raciocinar e questionar, e infelizmente, não é isso que o poder governante quer.

Porém, é graças à iniciativa de pessoas como Doutor Sagan que o mundo caminha para novos horizontes.

Se existissem pessoas deste porte se envolvendo em todas as áreas de estudo, tornar-se-ia possível imaginar um mundo onde o que importa é a evolução humana, e não somente a religião que se segue, a roupa que se veste, ou o sapato que se usa.



“Com suas revelações sobre um pequenino mundo embelezado pela música e pelo amor, a nave Voyager já saiu do sistema solar e se dirige ao mar aberto do espaço interestelar. A uma velocidade de 70 mil quilômetros por hora, projeta-se em direção às estrelas e a um destino com o qual só podemos sonhar. Estou cercada por pacotes do correio, cartas de pessoas de todo o planeta que lamentam a perda de Carl. Muitos lhe dão o crédito por tê-los despertado. Alguns dizem que o exemplo de Carl os inspirou a trabalhar pela ciência e pela razão contra as forças das superstição e do fundamentalismo. Esses pensamentos me consolam e me resgatam de minha dor. Permitem que eu sinta, sem recorrer ao sobrenatural, que Carl vive.”
Ann Druyan, esposa de Carl Sagan.

Algumas frases de Carl Sagan para você usar

Abaixo seguem umas pérolas deixadas por Carl Sagan que você pode utilizar no Facebook/Twitter ou até mesmo como papel de parede em seu computador (em algumas basta clicar para ampliar).


carl sagan citacao 3



carl sagan citacao 7



carl sagan citacao 6



carl sagan citacao 5



carl sagan citacao 4



carl sagan citacao 2


carl sagan citacao 1