quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cuidados e carinhos mais que necessários...


Um cão que nasceu sem as patas dianteiras ganhou uma "cadeira de rodas" para conseguir se locomover.
A ideia partiu do dono do cachorro, Avi Kozi, que adotou o animal quando soube que ele seria sacrificado pelos proprietários originais.
Kozi, que é diretor da Sociedade Protetora dos Animais de Israel, disse que esperou o primeiro ano para ver se o cão, Hoopa, aprenderia a andar usando apenas as patas traseiras, o que não ocorreu.
Por isso, encomendou a "cadeira de rodas".
Agora, ele aguarda a fabricação de uma prótese que deve ajudar Hoopa a se sentar e a se levantar sozinho.




"Gato-robô" da Inglaterra tem 1ª prótese de joelho do mundo

Gata Missy, 8 anos, recebeu uma prótese de metal, com 7 cm de comprimento, que funciona como os ligamentos do joelho destruído após um atropelamento.
Um gato se tornou o primeiro felino do mundo a receber uma prótese artificial de joelho após ter sido atropelado por um carro em Petworth, no condado de West Sussex, na Inglaterra.

Depois de encontrar o animal perto da morte, veterinários obtiveram sucesso em uma cirurgia pioneira de reconstrução dos membros em que implantaram uma prótese especial de aço.
As informações são do jornal britânico Daily Mail.
Missy, 8 anos, também chamada de "gato-robô", teve fraturas em duas pernas - uma delas quebrada em oito lugares.
Ela foi encontrada ferida por seus proprietários dois dias após um sumiço.
Segundo o veterinário Noel Fitzpatrick, "a colocação de um joelho artificial em gatos jamais havia sido feita".

Fitzpatrick disse que a prótese, com 7 cm de comprimento, é feita de duas peças de aço inoxidável unidas por um mecanismo articulado ligado ao ossos da coxa e da tíbia, de modo a substituir os ligamentos do joelho.
"A coisa mais difícil da operação foi criar os implantes em miniatura e combinar as articulações de movimento para permitir que o gato caminhe, corra e salte, como a espécie gosta de fazer", afirmou.
"Um paciente humano com uma substituição do joelho, provavelmente, ande e talvez até possa correr, mas raramente poderá saltar, disse.
Após doze semanas de tratamento, Missy passa bem e já está em casa para receber o carinho dos seus proprietários.




Após acidente, cegonha ganha prótese na Alemanha

Uma cegonha ganhou uma prótese de carbono feita sob medida depois de ter perdido uma perna em um acidente, em Neuboehla, na Alemanha.
Dietmar, a cegonha, está sob os cuidados de Andrea Kirsten, que tem um santuário de pássaros no seu jardim e cuidou do animal desde o acidente.
Acredita-se que Dietmar perdeu a perna ao se chocar com uma torre de eletricidade.
Andrea mandou fazer a perna artificial especialmente para a cegonha em uma empresa que faz próteses.
Segundo Andrea, Dietmar ainda está se acostumando com a nova perna.




Elefanta mutilada por mina ganha nova prótese na Tailândia

Uma elefanta mutilada por uma mina na Tailândia receberá uma nova prótese depois que a antiga se rompeu após cinco dias de uso, informou nesta sexta-feira a associação Amigos do Elefante Asiático.
Motola, que tem 48 anos e pesa 3 t, recebeu a primeira prótese em 16 de agosto, mas acabou estragando a peça ao se sentar acidentalmente sobre ela.

"Amanhã os técnicos voltarão a implantar a prótese em Motola, melhorando sua qualidade de vida ao ganhar mobilidade", explicou Preechart Phuantkhun, membro da organização.

A Fundação Prostheses doou o membro artificial e se encarregou da reparação e posterior reimplantação da pata frontal esquerda do animal.
Em 1999, Motola teve que ser submetida a uma amputação após pisar sobre uma mina em uma indústria madeireira na fronteira entre a Tailândia e a Birmânia (Mianmar).

O paquiderme reside desde então em um Hospital para Elefantes na província de Lampang, no norte do país. Na Tailândia, vivem mais de 2,5 mil elefantes aisáticos e mais de 2 mil domesticados.
Os exemplares chegam a pesar 3,5 t e medir 3 m, com uma expectativa de vida em torno de 70 anos.




Crocodilo "Robocop" ganha prótese de cabeça após acidente

Animal de 3m tinha dificuldades para abrir a boca após ser atropelado por um carro

Cirurgiões plásticos na Flórida, Estados Unidos, dizem ter conseguido reconstruir com sucesso a boca de um crocodilo ferido em um acidente de carro.
O animal, com 3m de comprimento, pode agora abrir completamente a boca pela primeira vez desde que foi encontrado quase morto na beira de uma estrada.
Os médicos usaram quatro placas de metal e 41 parafusos no crânio do crocodilo, que não conseguia se alimentar sozinho por causa dos ferimentos.


Eles afirmaram que um sinal de que a cirurgia foi um sucesso é que o réptil consegue abrir a boca para regular sua temperatura corporal, o que não estava fazendo antes.




Cães feridos em terremoto ganham prótese e cuidados

Voluntários resgataram centenas de cães de áreas atingidas pelo terremoto na província de Sichuan, na China.




Alguns precisaram de cuidados especiais, como rodinhas adaptadas em função de ferimentos ou amputação das patas traseiras, para poderem se movimentar.




O centro de proteção animal em Shuangliu, com o trabalho de profissionais e voluntários, trata dos animais encontrados, proporcionando a eles o tratamento médico, a alimentação e o abrigo necessários.




Golfinho ganha prótese de cauda de silicone


Winter, um golfinho sem cauda que já era estrela do Aquário Marinho Clearwater na Flórida, Estados Unidos, ganhou uma prótese de silicone.
A "cauda nova" e um cuidados trabalho de fisioterapia fizeram com que ele se recuperasse e agora possa nadar normalmente como os outros golfinhos.

Há dois anos, o golfinho foi encontrado no mar, em agonia, após ter sido pego em uma armadilha para caranguejos.
Resgatado pela equipe do Aquário Marinho Clearwater, o golfinho (que perdera a cauda na armadilha) sobreviveu, mas não conseguiria mais nadar como os outros.

Mas entrou em cena Kevin Caroll, especialista em próteses. "Já desenhei próteses para cachorros, avestruzes e até para um pato", disse ele ao jornal Daily Mail.
Caroll desenhou uma prótese de 76 centímetros, feita de silicone.
Após um ano e meio de trabalho de fisioterapia e recuperação, Winter já consegue nadar como os outros companheiros e pode levar uma vida normal.

A repercussão desse caso foi tão grande que o Aquário Marinho Clearwater começou a receber cartas vindas de todo o mundo.
Eram pessoas emocionadas com o caso, e que relatavam seus próprios problemas com a falta de algum membro.

Winter também atraiu muita gente.
Milhares de pessoas que usavam próteses foram ao aquário visitá-lo.
De acordo com o site Gizmodo, a história de Winter também motivou muitas pessoas com sua lição de "não desistir nunca".

Toda a história de Winter pode ser vista no site do golfinho, em vídeos e fotos, no endereço http://www.seewinter.com/.

Nenhum comentário :