segunda-feira, 14 de junho de 2010

Documentário: O Manto de Da Vinci



O sudário de Turim é a relíquia mais famosa do mundo cristão.

Durante séculos, os fiéis acreditaram que nele está gravado o rosto torturado de Jesus.

A forma como a imagem chegou ao manto é um mistério que tem despertado o interesse dos cientistas há décadas.

Durante muitos anos, as marcas do sudário convenceram os especialistas de que ele havia sido utilizado para envolver o corpo lacerado ensanguentado de um homem que morreu crucificado.






No entanto, testes de carbono 14 indicam que as marcas foram produzidas 1000 anos depois da morte de Jesus.

Quem teve a habilidade de criar uma imagem tão convincente e misteriosa, que centenas de estudos ainda não conseguiram decifrar sua origem?

Diferentes especialistas analisam a polêmica teoria que afirma que o Sudário de Turim é obra de Leonardo da Vinci, o mestre renascentista que, entre outros talentos, possuía vastos conhecimentos de anatomia.

Enquanto estudava o sudário, um especialista em história da arte determinou que o rosto impresso no manto guarda as mesmas proporções utilizadas por Da Vinci em seus retratos.





Alguns sinais encontrados na imagem indicam que ele pode ser a única amostra existente de uma antiga técnica fotográfica.

Análises forenses tentam determinar se, de fato, Da Vinci utilizou uma câmara escura para recriar neste pedaço de linho a imagem de Jesus, em um trabalho patrocinado por uma das famílias mais poderosas da Itália medieval.




O Manto de Da Vinci 1/5





O Manto de Da Vinci 2/5






O Manto de Da Vinci 3/5






O Manto de Da Vinci 4/5






O Manto de Da Vinci 5/5



Nenhum comentário :