segunda-feira, 7 de junho de 2010

Magia

COMO O ASSUNTO É MUITO DIVERSO, VAMOS EXPOR SOMENTE ALGUNS TÓPICOS.



Magia
(não confundir com mágicaou truque)


Antigamente chamada de Grande Ciência Sagrada pelos Magos, é uma ciência oculta que estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem, criando assim um conjunto de teorias e práticas que visam ao desenvolvimento integral das faculdades internas espirituais ocultas do Homem, até que este tenha o domínio total sobre si mesmo e sobre a natureza.


A magia tem características ritualísticas e cerimoniais que visam entrar em contato com os aspectos ocultos do Universoe da Divindade.

A etimologiada palavra Magia, provém da Língua Persa, magus ou magi, que significa sábio.

A magia é uma tentativa de manipular e controlar situações críticas através do apoio dos chamados " Poderes Sobrenaturais ".
O apelo a essa interferência do além, lança mão de técnicas ritualísticas, onde fórmulas verbais têm importância essencial.
A eficácia e o sucesso da magia adviriam do emprego da fórmula ritualística adequada a cada situação que se deseja manipular.
Para algumas práticas mágicas exige-se a presença de um especialista: feiticeiro, curandeiro, mago, etc.
Os rituais de magia imitativa baseiam-se na idéia de que, quando se atua sobre a reprodução de um evento ( pessoa ), é possível afetar o próprio fato ( ou indivíduo ) simbolizado.

Quando se mutila a imagem de determinada pessoa, por exemplo, acredita-se que ela pode adoecer ou morrer ( como no "Vodu", ritual mágico de certas tribos africanas).
Nos rituais de magia por contágio, utilizan-se objetos ou animais a fim de se adquirirem as qualidades atribídas a eles.
Além de propiciatória, a magia pode ser preventiva, defensiva ou terapeutica.

A maioria dos viajantes que tomaram contato pela primeira vez com os povos considerados primitivos afirmava que eles não tinham religião.
Outras vezes, as práticas eram consideradas como forma incipiente de religião, como um relacionamento muito pobre com as divindades.

Posteriormente, alguns teóricos sistematizaram essas idéias, afirmando que a religião se teria originado da magia.
Suas teorias, contudo, não foram aceitas, pois, mesmo em sociedades onde predominam religiões de caráter universalistas, as práticas mágicas não foram totalmente eliminadas.

Outros estudiosos encaram a magia como uma pré-ciência.
Na ausência de explicações adequadas, os homens recorreriam ao sobrenatural para esclarecer os fenômenos.
Na verdade, magia e ciência propõem explicações causais completamente diversas.
A magia caracteriza-se pela crença num determinismo global: mistura causas e efeitos, e as explicações são absolutas e indiscutíveis.

Quando um homem morre esmagado pela queda de uma árvore, o pensamento mágico tenta explicar por que aquela árvore caiu sobre aquele homem, naquele momento - ainda que não ignore que possa haver causas naturais para o evento.

Nas explicações científicas, não há lugar para esse determinismo global: as investigações são feitas sempre em níveis parciais.
Analisando o mesmo caso, um cientista buscaria apenas esclarecer os processo que motivaram a queda da árvore, por exemplo.

Outra pesquisa seria necessária se o objetivo fosse explicar as razões orgânicas responsáveis pela morte do homem.
Por outro lado, diferentemente da ciência, a eficácia da magia está ligada à crença em seus presupostos.
O Mago e os participantes dos rituais têm um universo comum de crenças que fundamenta a eventual eficácia das práticas mágicas.

É preciso ter muita fé na magia que se está fazendo e seguir rigorosamente o ritual, não devemos trocar os elementos, cores de velas ou ervas.
Ter seriedade e não iniciar uma magia por brincadeira ou curiosidade.

Magia é uma Arte antiga, na verdade tão velha quanto o Homem e (de um jeito ou de outro) vem sendo praticada até hoje...
Costuma ser definida de mil maneiras diferentes, entretanto, há um consenso, entre os estudiosos do oculto, quanto à sua "essência", pois, em geral, estes a explicam como sendo uma "força" que combinaria a "energia psíquica" com a vontade do mago para provocar as "modificações" desejadas por este.

Trocando em miúdos, o magista conseguiria levantar uma ponta do véu que ainda encobre certos segredos da Natureza e, teoricamente, poderia usá-los em seu próprio favor.
Ou do próximo...


Éliphas Lévi, um velho magista do século IX, afirmava que qualquer magia é sempre absolutamente natural e, nem poderia ser de outra forma, porque a MAGIA é regida pelas mesmas leis que regem a Natureza e o próprio Homem como um todo.

Neste caso, em si mesma não teria "cor" alguma, pelo simples fato de ser tão neutra como qualquer outra força existente na Natureza.

Portanto, se você ouviu falar em "magia branca" e "magia negra", trate de esquecer.
Magia é magia e ponto final.
Sua "cor" sempre será unicamente determinada pela vontade do operador, suas intenções e sensações.

Por isso, os pequenos altares domésticos dos praticantes da Arte, basicamente procuram representar a síntese destas forças naturais e a integração do operador com elas.
Incensos e perfumes são usados, pois, além de representarem o elemento "Ar", despertam no mago sensações que seriam facilitadoras desta integração.

As raízes da feitiçaria são muito antigas e remontam à pré-história.
Contudo, abaixo do nosso leve verniz cartesiano, lá está ela, latente e pronta para eclodir à menor provocação...
Irritando alguns, assustando francamente outros, mas fascinando a todos, cá está ela entre nós, abertamente e já sem medo das fogueiras da Inquisição.

Atualmente, a Bruxaria faz parte do que convencionou-se chamar "neo-paganismo"e multiplica-se em centenas de vertentes, cuja abordagem além de difícil, costuma suscitar acirradas disputas entre os fieis, digamos, mais fundamentalistas...

De uma maneira geral, os Bruxos modernos declaram-se seguidores da Antiga Religião, naturalmente recriada da forma como se imagina que fosse praticada ao tempo dos remotos cultos agrários, onde prevaleciam as Grandes Deusas-Mães.

A versão Wicca, defendida por Gerald Gardner e Alex Sanders, nos anos cinqüenta, talvez seja a mais difundida, embora algo criticada pelos seguidores de Robert Cochrane, (que defendia a "Feitiçaria Tradicional" ) como "entretenimento para adolescentes".



Origem e história

Há registros de práticas mágicas em diversas épocas e civilizações. Supõe-se que o caçador primitivo, entre outras motivações, desenhava a presa na parede da caverna antevendo o sucesso da caça.
Adquiriu o ritual de enterrar os mortos.
Nomeou as forças da natureza que (provisoriamente) desconhecia, dando origem à primeira tentativa de compreensão da realidade, o que chamamos de mito.

Segundo o Novo Testamento bíblico, por exemplo, são três magos os primeiros a dar as boas vindas a Jesus recém-nascido.
No Velho Testamento, há a disputa mágica entre Moisés e os Magos Egípcios.
Nos Vedas, no Bhagavad Gita, no Alcorão, nos diversos textos sagrados existem relatos similares.



Praticamente todas as religiões preservaram suas atividades mágicas ritualísticas, que se confundem com a própria prática religiosa - a celebração da Comunhão pelos católicos, a incorporação de entidades pelos médiuns espíritas, a prece diária do muçulmano voltado para Meca ou ainda o sigilo (símbolo) do caboclo riscado no chão pelo umbandista.

Os antigos acreditavam no poder dos homens e que através de magia eles poderiam comandar os deuses.
Assim, os deuses são, na verdade, os poderes ocultos e latentes na natureza.

Durante o período da Inquisição, os magos foram perseguidos, julgados e queimados vivos pela Igreja Católica, pois esta acreditava que a magia estava relacionada com o diabo e suas manifestações.

A magia, segundo seus adeptos, é muitas vezes descrita como uma ciência que estuda todos os aspectos latentes do ser humano e das manifestações da natureza.
Trata-se assim de uma forma de encarar a vida sob um aspecto mais elevado e espiritual. Os magos, utilizando-se de atividades místicas e de autoconhecimento, buscam a sabedoria sagrada e a elevação de potencialidades do ser-humano.

A magia seria também a ciência de simpatia e similaridade mútua, como a ciência da comunicação direta com as forças sobrenaturais, um conhecimento prático dos mistérios ocultos na natureza, intimamente relacionada as disciplinas ditas ocultas, como o hermetismo do antigo Egito, como a Alquimia, a Gnose, a Astrologia.
Para Aleister Crowley, "a arte de provocar mudanças a partir da vontade" No final do século XIX ressurgiu, principalmente após a publicação do livro A Doutrina Secreta, de Helena Petrovna Blavatsky e pela atuação da Ordem Hermética do Amanhecer Dourado (Hermetic Order of the Golden Dawn), na Inglaterra, que reviveu a magia ritualística e cerimonial.



Prática da Magia
A prática da magia requer o aprendizado (pelo iniciado, pelo xamã, pelo sacerdote, etc.) de diversas técnicas de autocontrole mental, como a meditação e a visualização.
Franz Bardon, proeminente mago do século XX, afirmava que tais exercícios tem como objetivo equilibrar os quatro elementos presentes na psique do mago, condição indispensável para que o praticante pudesse se envolver com energias mais sutis, como a evocação e a invocação de entidades, espíritos e elementais (seres da Natureza), dentro de seu círculo mágico de proteção.
Outras práticas mágicas incluem rituais como o de iniciação, o de consagração das armas mágicas, a projeção astral, rituais festivos pagãos de celebração, manipulação de símbolos e outros com objetivos particulares.

Sistemas de magia

Magia Contemporânea e Teosofia
A magia contemporânea encontra raízes no trabalho de iniciados como Eliphas Levi e Papus.
A Teosofia, ou a moderna Teosofia, tem como um de seus fundadores Helena Petrovna Blavatsky, que foi buscar no oriente a fonte de seu importante sistema filosófico.
Este sistema não se apresenta exatamente como os sistemas utilizados pelos estudiosos de magia, mas, antes, pretende transmitir o conhecimento esotérico universal que estaria contido em toda e qualquer tradição filosófica ou religiosa.
Blavatsky considera, por exemplo, que todos os homens são magos no sentido último da palavra, pois todos podem utilizar o divino poder criador, seja através do pensamento, palavra ou ação.

Magia sexual
Agrupam-se neste item diversos sistemas (Thelemita, gnóstico, etc.) que representam uma versão ocidental da Tantra.
A base destes sistemas é a concepção que o sémen do homem e a vulva da mulher são sagrados.
A magia sexual divide-se em diversos sistemas diferentes e conflitantes, a maioria deles derivados do sistema originalmente desenvolvido por Paschal Beverly Randolph e depois por Theodore Reuss na Ordo Templi Orientis (O.T.O.)

Thelema
Sistema criado por Aleister Crowley a partir do recebimento "Liber AI Vel Legis" ("O Livro da Lei").
Trata-se do início de uma Nova Era (Aeon) de Aquário, onde o ser humano percebe-se como centro de seu próprio universo, assim divino.
Thelema, em grego, significa vontade.
Os axiomas mais importantes para os Thelemitas, constantes no "Livro da Lei" são: "Faze o que tu queres que há de ser tudo da Lei" (Do what thou wilt shall be the whole of the Law") e "Amor é a lei, amor sob vontade" (Love is the law, love under will"), que diferentemente do que muitos interpretam não significa "fazer o que quiser", mas sim a realização daquilo que chamam de "Verdadeira Vontade", sempre lembrando que isso é um ato de amor perante a humanidade, mas esse amor sob vontade.

Samael Aun Weor
Samael Aun Weor, fundador do Movimento Gnóstico Cristão Universal, ensinou a magia sexual como um dos pilares fundamentais do que chamou Revolução da Consciência.
Sua principal característica é o que o próprio autor chama de "ascética revolucionária da Era de Aquário".
Ainda de acordo com o autor, metafisicamente, seu processo consiste na "mescla inteligente da ânsia sexual com o entusiasmo espiritual".
Contudo, em termos que se atêm somente à fisiologia desta classe de magia sexual, esta consiste, em suma, na conexão dos órgão genitais masculinos e femininos (chamados pelos termos orientais Lingam e Yoni) evitando-se o orgasmo, tanto masculino quanto feminino, e a perda do sêmem.

O.T.O.
A Ordo Templi Orientis, fundada por Theodore Reuss e Karl Kellner no princípio do Séc. XX baseou-se inicialmente na aplicação dos conhecimentos do Tantra sobre o sistema da Maçonaria.
Quando o ocultista inglês Aleister Crowley, passou a ter o controle da ordem seus rituais e filosofia básica foram reformulados para serem interpretados e trabalhados sob a chamada Lei de Thelema.
A O.T.O. acabou sendo a origem de diversas dissidências que adotaram diferentes visões sobre a magia.
Dentre as dissidências que realizam um trabalho considerado sério podemos citar a Ordo Templi Orientis Antiqua (O.T.O.-A.) e a Tiphonian Ordo Templi Orientis (T.O.T.O.).

Magia Luciférica
Este sistema é desenvolvido por uma fraternidade chamada "Fraternitas Saturni".
É um sistema parecido com o da O.T.O., centralizando suas práticas em magia sexual (em especial nas práticas da "mão esquerda") e em magia ritualística.
A diferença principal em relação a O.T.O. é que, enquanto esta busca a fusão individuada com a energia criadora, porém sem uma representação central, a Fraternitas Saturni busca elevar o espírito humano a uma condição de Divindade, representada por Lúcifer.
O sistema possui 33 graus.

Magia Enoquiana
Magia Enoquiana é um sistema simbolicamente complexo, que consiste na evocação de energias (também chamadas de entidades), e foi proposto pelo astrólogo e alquimista John Dee e por Edward Kelley.
O sistema foi posteriormente estudado pela Golden Dawn e por Aleister Crowley.

Magia Musical
Criado por uma renomada ocultista, Juanita Wescott, estudiosa do Sistema de Franz Bardon.
Sistema de Magia Musical faz uso dos mais elevados ensinamentos do Hermetismo e da Cabala, do ponto de vista de Franz Bardon.

Magia Avaloniana
Magia Avaloniana é uma forma de espiritualidade Celta assim como o Druidismo, ela visa principalmente a adaptação da espiritualidade européia ao Brasil, local onde surge.
Eles são politeístas, animistas e creem na transmigração da alma. Trabalham com Reconstrucionismo Celta.

Xamanismo
Sistema que deu origem a diversos cultos e religiões e cuja origem remonta à Idade da Pedra.
Xamã é uma espécie de curandeiro, com poderes mágicos especiais.

Candomblé
Sistema semelhante ao Vodun (ortografia Beninense) e popular no Brasil.
Consiste na invocação de Orixás, Voduns e Nkisis africanos, considerados ancestrais divinizados.

Vodou
Sistema popular no Haiti é o Vodou Haitiano.
Assemelha-se ao Candomblé e ao Vodun africano.

Voodoo
A palavra Voodoo é usada para descrever a tradição Creole de Nova Orleans.

Umbanda
são de várias religiões, notadamente a Religião Católica, Pajelança, Catimbó com o espiritismo kardecista, com predominância deste último.
Na Umbanda,há a invocação, geralmente, de caboclos e índios, enquanto no Candomblé invoca-se os Orixás.

Quimbanda
stema de magia que trata da invocação de entidades chamadas Exus, podendo-se com a ajuda dessas entidades, fazer tanto o bem quanto o mal.



ALGUMAS MAGIAS


PARA ABRIR OS CAMINHOS
Na Sexta-Feira, esquente numa caneca um pouco de água com sete flores de laranjeira, sete gotas de perfume de sua preferência e um pouquinho de mel. Exatamente à meia noite, tome um banho normal e, depois jogue este preparado em seu corpo, começando pelo pescoço.
Reze um Pai - Nosso, uma Ave Maria e uma Salve Rainha.



PARA CONSEGUIR EMPREGO
Saia no quintal de sua casa - se você morar em apartamento, use a casa de uma pessoa de sua confiança - e antes do sol nascer, reze um Pai-Nosso e uma Ave Maria, pedindo à São José ( Pai de jesus e Padroeiro dos Traba- lhadores ) que lhe abra os caminhos para conseguir um bom emprego. faça isso descalço, de preferência com os pés pisando a terra.



PARA ATRAIR DINHEIRO
Fazer um defumador com algumas folhas de louro e acrescentar um punhado de açúcar e um punhadinho de erva dôce e diga : " dinheiro e fartura " ao defumar a casa de trás para a frente, ou seja dos fundos da casa para a frente.



PARA SALDAR SUAS DÍVIDAS
Consiga um santinho de Santa Edwirges ( daqueles de papel entregues nas igrejas ).
Coloque essa imagem na bolsa ou na carteira e na última sexta-feira de cada mês dê uma esmola para os três primeiros mendigos que encontrar.



PARA CASAR COM QUEM AMA
Pegue um cacho com 3 uvas, coma uma a uma, guardando as sementes.
Feito isso, escreva o seu nome e o do seu amor num papelzinho branco sem pauta e coloque-o num saquinho branco, juntamente com as sementes.
Deixe esse patuá durante 13 dias embaixo do seu travesseiro e, na hora de se deitar, reze 1 Pai-Nosso e 1 Ave-Maria ao seu anjo da guarda.




OS QUATRO ELEMENTOS
Os quatro elementos (Terra, Ar, Água e Fogo) são divididos em dois grupos.
O Fogo e o Ar são considerados ativos e a Água e a Terra passivos.
Essa divisão se assemelha aos dois grupos da filosofia chinesa: yin representa Água e Terra e yang o Fogo e o Ar.
Os signos da Água e da Terra são mais introspectivos, cautelosos e ponderados. Já os signos do Fogo e do Ar não têm tantas reservas e se expressam socialmente com menor precaução.
Os elementos também foram divididos nas qualidades quente, seco, úmido e frio, a incorporação de uma teoria grega muito antiga, que posteriormente deu origem aos quatro temperamentos da medicina antiga: colérico (quente e seco), sanguíneo (quente e úmido), melancólico (frio e seco) e fleumático (frio e úmido).
Quente e Frio dizem respeito à quantidade de energia: alta ou baixa, respectivamente.
Seco e Úmido falam da capacidade, talento ou interesse maior ou menor em criar ou desfazer conexões.


O Elemento FOGO
Qualidades: Quente e Seca
Energia alta, rápida e grande talento para desfazer conexões.
Não há quem não saiba o quanto o Fogo é de extrema necessidade para o homem.
Aquece seu alimento, sua casa e oferece conforto.
Porém é também um elemento perigoso se estiver fora do nosso controle, podendo causar danos irreparáveis.
Em outras palavras, o elemento Fogo na astrologia representa a força do espírito.
É o desejo da vida, a vontade de ser.
Para os signos de Áries, Leão e Sagitário isto significa pressa, impaciência, ação individual, esperança, confiança em si próprio, paixões, desejo de vencer e honestidade.
Os signos de Ar abanam as chamas do Fogo, fornecendo-lhes novas idéias, o que torna esses dois elementos compatíveis.


O Elemento TERRA
Qualidades: Fria e Seca
Energia concentrada, lenta e grande talento para desfazer conexões.
Touro, Virgem e Capricórnio compõem o elemento Terra.
São signos providos de muita paciência e auto-disciplina, capazes de alcançar seus ideais com muita persistência.
Esses signos tendem a confiar mais no raciocínio prático do que nas inspirações.
Os signos deste elemento podem ser bastante cautelosos e convencionais, fazendo-os duvidar das pessoas com mente ágil.
Suas principais características são: aplicação, concentração mental, esforço e espírito conservador.
Acima de tudo, esses signos devem se preocupar mais em observar o mundo invisível, o mundo que não possui a forma concreta da Terra.


O Elemento AR
Qualidades: Quente e Úmida
Energia alta, rápida e grande talento para estabelecer conexões.
Todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiramos o mesmo ar. Isso faz com que esse elemento se torne coletivo.
Pessoas com o signo de Gêmeos, Libra e Aquário compõem o elemento da mente, geralmente se adaptam com facilidade e são muito curiosos.
Enquanto os signos de Fogo desejam algo, os de Ar idealizam as coisas imateriais.
Possuem uma maneira impulsiva de agir, sentimentos artísticos, preferência pelas mudanças objetivas e tendem à distração.
Esse indivíduo pode caminhar na neblina, sem saber como aplicar suas energias, ou pode ter sua mente tão clara como o ar antártico.


O Elemento ÁGUA
Qualidades: Fria e Úmida
Energia concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões.
Assim como a Terra, o corpo humano é composto 70% de Água, o que nos leva a crer na importância vital deste elemento.
Também é conhecida como solvente universal, ou seja, é capaz de dissolver mais substâncias que qualquer outro líquido conhecido por nós.
Na astrologia, a Água pode ser simbolizada pela alma ou a emoção.
Câncer, Escorpião e Peixes levam consigo as características deste elemento, o que significa sua sensibilidade e vulnerabilidade tão marcantes.
Por isso, se não controlam suas reações emocionais acabam passando por freqüentes instabilidades interiores.




OS ELEMENTOS NA MAGIA



O Sol, Elemento ativo - masculino, aparece nas magias desde a antiguidade, é fonte de toda energia e vida humana.
Sua função é promover nossa auto- consciência, auto-expressão, através da criatividade.
Símbolo da alegria, vitalidade, nobreza, beleza, sorte, iluminação,vontade, dignidade, orgulho.



A Lua, Elemento passivo - feminino, possui uma energia que atua em cada uma de suas fases de forma diferente.
A Lua é quase sempre ligada a fertilidade e abundância.
Regularizadora das nossas funções psíquicas, através da memória e do esquecimento.
Símbolo do equilíbrio emocional.



O Mel, dá força aos assuntos ligados aos sentimentos.
É o símbolo da docilidade da bondade e do amor.
Se estiver inimizado com alguém, escreva o nome da pessoa em um papel, coloque num prato virgem, derrame mel sobre o papel.
Acenda uma vela em cima do papel, ofereça para o anjo da guarda dela e aguarde que a reconciliação virá.



O Sal Grosso, tem a propriedade de afastar quebranto e mau olhado, utilize um punhado para banho.
Sua força vem das águas do mar, por isso purifica e protege.



A Água, símbolo da renovação, recomeço e de uma nova vida.
Este elemento aparece sempre nas magias por eliminar os flúidos negativos.
Quando usada água benta de igreja o efeito é muito melhor, porque o padre está investido do poder divino.



As Ervas, aparecem nas magias geralmente em conjunto com a água, nos chamados banhos de cheiro e descarrego.
Representam uma forma de contato do ser humano com o elemento terra.
As mais comuns são: "Arruda, Guiné, Alecrim, Benjoim, Alfazema, Espada de São Jorge


LIVROS

A

A_Magia_e_o_Mago_E_W_Butler.pdf

A Bruxa Solitaria - RaeBeth.pdf

A_Hora_das_Bruxas_Anne_Rice.pdf

A_Hora_das_Bruxas_Dois_Anne_Rice.pdf

A_biblia_das_bruxas -Janet_e_Stewart_Farrar-.pdf

A biblia das bruxas.doc

A_Caverna_dos_Magos_(Fascinantes_Histórias_sobre_Magia_e_Magos)_-_Peter_Haining.doc

A Ciência dos Druídas.doc

L

Livro_de_Feiticaria_Setita_-_Movimento_Anarquista.pdf

O

O_Livro_da_Bruxa_-_Roberto_Lopes.pdf

Nenhum comentário :