domingo, 6 de junho de 2010

Paulo Coelho


Biografia

O escritor brasileiro PAULO COELHO nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como diretor e ator de teatro, compositor e jornalista.


PAULO COELHO escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da música brasileira, como Elis Regina e Rita Lee.


Seu trabalho mais conhecido, porém, foram as parcerias musicais com Raul Seixas, que resultou em sucessos como Eu nasci há dez mil anos atrás, Gita, Al Capone, entre outras 60 composições com o grande mito do rock no Brasil.


Seu fascínio pela busca espiritual, que data da época em que, como hippie, viajava pelo mundo, resultou numa série de experiências em sociedades secretas, religiões orientais, etc.


Em 1982, editou ele mesmo seu primeiro livro, Arquivos do Inferno, que não teve qualquer repercussão.
Em 1985, participou do livro O Manual Prático do Vampirismo, que mais tarde mandou recolher, por considerar, segundo suas próprias palavras, ''de má qualidade''.


Em 1986, PAULO COELHO fez a peregrinação pelo Caminho de Santiago, cuja experiência seria descrita em O Diário de um Mago.
No ano seguinte (1988), publicou O Alquimista, que - apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor - se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos.


Outros títulos incluem Brida (1990), As Valkírias (1992), Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei (1994), a coletânea das melhores colunas publicadas na Folha de São Paulo, Maktub (1994), uma compilação de textos seus em Frases (1995), O Monte Cinco (1996), O Manual do Guerreiro da Luz (1997), Veronika decide morrer (1998), O demônio e a Srta. Prym (2000), a coletânea de contos tradicionais em Histórias para pais, filhos e netos (2001), Onze Minutos (2003), O Zahir (2005), A Bruxa de Portobello (2006), O Vencedor está só (2008) e a compilação de textos Ser como o rio que flui (2006).


Fez também a adaptação de O dom supremo (Henry Drummond) e Cartas de Amor de um Profeta (Khalil Gibran).


PAULO COELHO vendeu, até hoje, um total de 135 milhões de exemplares e, de acordo com a revista americana "Publishing Trends", foi o autor mais vendido do mundo em 2003, com o livro Onze Minutos - apesar do livro ainda não ter sido lançado nos Estados Unidos, Japão, e mais dez países (o lançamento ocorreu apenas em 2004).


Também na lista de "Publishing Trends", O Alquimista se encontra em sexto lugar de vendas mundiais em 2003.
Onze Minutos atingiu o primeiro lugar em todos os países onde foi lançado, exceto Inglaterra, onde ficou em segundo lugar.


O Zahir, publicado em 2005, ficou em terceiro lugar da lista dos mais vendidos da Publishing Trends, abaixo do Código da Vinci e Anjos e demônios, de Dan Brown. O Vencedor está só chegou ao primeiro lugar em mais de 15 países em 2009.


O Alquimista é um dos mais importantes fenômenos literários do século XX. Chegou ao primeiro lugar da lista dos mais vendidos em 74 países, e vendeu, até o momento, 35 milhões de exemplares.
Este livro lhe rendeu em 2008 Prémio Guinness World Record pelo livro mais traduzido no mundo (67 idiomas).


Tem sido elogiado por pessoas tão diferentes como o premio Nobel Kenzaburo Oe e a cantora Madonna, que o considera seu livro favorito.
Já foi fonte de inspiração de vários projetos - como um musical no Japão, peças de teatro na França, Bélgica, USA, Turquia, Itália, Suíça. Agora é tema de duas sinfonias (Itália e USA), e teve seu texto ilustrado pelo famoso desenhista Moebius (autor, entre outros, dos cenários de O Quinto Elemento e Alien).
Seu trabalho está traduzido em 67 idiomas e editado em mais de 150 países.


PAULO COELHO é:

Mensageiro da Paz da ONU

Embaixador da União Européia para o Diálogo Intercultural para o ano de 2008
Membro do Board do Instituto Shimon Peres Para a Paz

Conselheiro Especial da UNESCO para "Diálogos Interculturais e convergências espirituais”

Membro da diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship

Membro da Academia Brasileira de Letras

Member of the Board, Doha Center of Media Freedom

Member of INI International Advisory Council - HARVARD INTERNATIONAL NEGOTIATION INICIATIVE


Principais prêmios e condecorações:
Elle - Melhor escritor Internacional Espanha 2008
Inauguração da Rúa Paulo Coelho - Santiago de Compostela Espanha 23/06/2008
Distinction of Honour from the City of Odense (Hans Christian Andersen Award) (Denmark 2007)
Las Pergolas Prize 2006 by the Association of Mexican Booksellers (ALMAC) (Mexico 2006)
“I Premio Álava en el Corazón" (Espanha, 2006)
“Wilbur Award” (Estados Unidos, 2006)
Premio Kiklop pelo O Zahir na categoria “Hit of the Year” (Croácia, 2006)
Premio “DirectGroup Inrternational Author” (Alemanha 2005)
“Goldene Feder Award” (Alemanha, 2005)
“The Budapest Prize” (Hungria, 2005)
“Order of Honour of Ukraine” (Ucrânia, 2004)
"Order of St. Sophia" (Ucrânia, 2004)
“Nielsen Gold Book Award" pelo O Alquimista (Inglaterra, 2004)
Premio “Ex Libris Award” pelo o livro Onze Minutos (Serbia, 2004)
Premio “Golden Bestseller Prize” do jornal "Večernje Novosti" (Serbia, 2004)
Oficial de Artes e Letras (França, 2003)
Premio Bambi de Personalidade Cultural do Ano (Alemanha, 2001)
Premio Fregene de Literatura (Itália, 2001)
"Crystal Mirror Award" (Polônia, 2000)
"Chevalier de L'Ordre National de la Legion d'Honneur" (França, 2000)
“Golden Medal of Galicia” (Espanha, 1999)
"Crystal Award" World Economic Forum (1999)
"Comendador de Ordem do Rio Branco" (Brasil, 1998)
Finalista para o "International IMPAC Literary Award" (Irlanda, 1997)
"Golden Book" (Yugoslavia '95, '96, '97, '98)
“Super Grinzane Cavour Book Award” (Itália, 1996)
"Flaiano International Award" (Itália '96)
"Knight of Arts and Letters" (França '96)
"Grand Prix Litteraire Elle" (França/95)


Destaques
PAULO COELHO entrou para o Guinness Book of Records como o autor que mais assinou livros em edições diferentes (dia 9 de Outubro 2003, Feira do Livro de Frankfurt).
Em Outubro 2008, Paulo entrou pela segunda vez no Guiness Book of Records pelo seu livro O Alquimista – livro mais traduzido do mundo.

É o primeiro autor a colocar todos os seus livros em língua portuguesa no Kindle (e-book)
Uma comunidade norueguesa, Arendal, deu o livro O Alquimista a todos os funcionários públicos, como maneira de estimular um novo tipo de pensamento.

Vários cursos de MBA, como The Graduate School of Business of the University of Chicago recomenda O Alquimista no seu currículo de leitura.
Também foi adotado em escolas da França, Itália, Portugal, Brasil, Taiwan, Estados Unidos, e Espanha, entre outros países.
A edição ilustrada de O Alquimista, feita pelo desenhista Moebius, já foi publicada em vários países.

O livro O Alquimista está adotado em escolas de mais de trinta países.
França, Argentina, México, Espanha, tem edições especiais para alunos.


PAULO COELHO conseguiu ter três títulos ao mesmo tempo nas listas de mais vendidos na França, Brasil, Polônia, Suíça, Áustria, Argentina, Grécia, Croácia, Rússia.
Sua Santidade o Papa João Paulo II recebeu o autor no Vaticano, em 1998.
O Fórum Econômico Mundial distinguiu o autor com o seu premio mais importante, o Crystal Award.
PAULO COELHO tem uma coluna semanal em O Globo, e vários jornais brasileiros e estrangeiros.


No mês de março 2000 o governo francês concedeu ao autor sua mais prestigiosa distinção, "Chevalier de L'Ordre National de la Legion d'Honneur".
No mês de Janeiro 2001, passou a fazer parte da Diretoria da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, que distingue projetos voltados para a responsabilidade social.

A vida de Paulo Coelho já foi tema de documentários para a TV irlandesa (Seven Days - a Journey with Paulo Coelho), Japonesa (The road of Kumano em fevereiro, The Road of Santiago em setembro), Canal People & Arts (Paulo Coelho, o alquimista da palavra), A&E Mundo, TV Prima, entre outros.
Em 2005 o Hotel Bristol dedicou a Paulo Coelho o seu chocolate quente com laranja.
Essa homenagem veio do fato do autor ter mencionado o hotel em seu mais recente livro O Zahir.

Em Março de 2006, o autor iniciou uma peregrinação que o levou a percorrer novamente o Caminho de Santiago de Compostela dando autógrafos surpresa em algumas cidades.
Nos noventa dias seguintes, o autor viajou pelo o mundo e fez a famosa viagem no trem Transiberiano até Vladivostock.
Durante essa comemoração de seus vinte anos do Caminho de Santiago de Compostela, o autor permaneceu em contato com os seus leitores através de seu blog Encontros no Caminho - Novo Diário de Um Mago.
Deste primeiro blog Paulo Coelho expandiu sua presença na internet com blogs diários no portal do G1, em Wordpress, no Myspace e no Facebook.
Ele também está presente em sites de media como Youtube e Picasa oferecendo assim a seus leitores não somente textos mas também vídeos e fotografias.
Seu fascínio pela internet lhe inspirou um novo e original projeto: A Bruxa Experimental.
O autor decidiu convidar seus leitores a adaptar para as telas de cinema seu livro “A Bruxa de de Portobello”.
Em torno de 6 mil pessoas participaram do projeto, que gerou o filme “The Experimental Witch”, lançado no Festival de Cinema de Roma 2009.
Paulo Coelho é também o primeiro autor de renome internacional a apoiar ativamente a distribuição on-line gratuita de sua obra lhe rendendo o titulo de “autor mais googlesco” segundo o jornalista americano Jeff Jarvis (Guardian UK).

Em Outubro 2008, Paulo Coelho foi convidado para inaugurar a Feira do Livro em Frankfurt e fez um discurso seminal sobre o impacto da Internet na cultura.


ENTREVISTA

O que é a Ordem de RAM, que aparece em O Diário de um mago?
Regnus Agnus Mundi é uma ordem católica, fundada em 1492, que estuda a linguagem simbólica através de um sistema de ensinamento oral.
Na verdade, mestre e discípulo são apenas rótulos para organizar o aprendizado, que se dá através de tarefas, onde cada um encontra sua própria resposta.
A Ordem de RAM não tem sede, não possui conhecimentos ocultos, e parte do princípio que só se aprende quando se dá um passo adiante, e não tem representantes.

Como fazer a peregrinação a Santiago de Compostela?
Por favor, visite a página do Caminho de Santiago.
Lembre-se que os links colocados ali são de exclusiva responsabilidade das pessoas que os administram.
Também comemorei os 20 anos de minha peregrinação e da publicação do meu primeiro livro O Diário de Um Mago fazendo um blog no qual relato Meus Encontros no Caminho.

Os exercícios contidos no livro são para ser executados?
Depende de cada um. Uma única ressalva: o ritual do mensageiro não deve, sob nenhuma circunstância, ser executado.
Ele está incompleto no livro, e não trará nenhum resultado positivo.

Como compreender a linguagem dos sinais?
A linguagem dos sinais é a nossa maneira individual de conectar-se com Deus. Para aprender esta linguagem, é preciso desenvolver a intuição.
Para desenvolver a intuição, é preciso não ter medo de errar.

A viagem é mais importante do que o destino?
O destino é importante.
Sempre é importante saber pra onde se vai.
Por exemplo, no Caminho de Santiago tem-se que saber aonde está.
É esse conhecimento que nos permite organizar o caminho, mas é a viagem a parte que se desfruta.
Quando se chega a Santiago, você está cansado e o caminho já foi percorrido.
É nesse momento que se reconhece que o destino é sua paixão e a viagem sua alegria.

É verdade que você escreveu O Alquimista em quinze dias?
Sim.
E, geralmente, todos os meus livros são escritos num período de duas a quatro semanas.
Mas a concepção de um livro leva no mínimo dois anos, e a revisão tarda aproximadamente quatro meses.

Você aceita discípulos?
De jeito nenhum.
Não aceito porque não tenho tempo suficiente para dar a atenção que o discípulo merece.

O que fazer para informar-me melhor sobre a Tradição da Lua?
A Internet está cheia de sites a respeito.
Quando se quer encontrar uma coisa, o primeiro passo é procurar.
Mas tome cuidado: a maior parte do que você vai encontrar não é sério.
É perfeitamente possível conhecer a tradição da Lua (Wicca) sem ser necessário recorrer a mestres, guias, etc. Wicca é um sistema de ensino riquíssimo, que tem deixado suas marcas através do tempo e do espaço.

Os fatos narrados em As Valkírias são reais?
A idéia central do livro é verdadeira (encontro com o anjo), a viagem ao Mojave também, mas muito do que ali está escrito foi romanceado.
Entretanto, o episódio mais importante - encontro com o anjo - aconteceu realmente, e eu deixei uma estátua da Virgem de Aparecida no Glorieta Canyon, perto de Borrego Springs, CA.

As Valkírias são uma espécie de continuação do Alquimista?
Não.
Na realidade, As Valkírias e O Diário de Um Mago, são livros autobiográficos, enquanto que o Alquimista é uma fábula.
Claro que existem elementos de minha vida, mas nenhum é um fato verídico como em As Valkírias e O Diário de Um Mago.
Além do mais os temas são diferentes: no Alquimista é o realizar o seu sonho que prevalece, enquanto que nas Valkírias eu me concentro sobretudo numa pergunta: "Porquê sempre destruímos o que mais amamos?"

Você acha que a Igreja Católica vai aceitar a idéia da face feminina de Deus, manifesta na presença da Virgem Maria, como narrado em Na margem do Rio Piedra eu sentei e chorei?
Acho.
Pode demorar cinqüenta ou duzentos anos, mas vai aceitar.

O Monte Cinco é um comentário da Bíblia?
Não.
O livro começa quando Elias sai da Bíblia, e termina quando ele retorna.
E em meu livro, ele é apenas um homem que luta contra a vontade de Deus - uma coisa saudável, por sinal.

Você esteve realmente internado em um asilo, como em Veronika decide morrer?
Infelizmente a resposta é "sim."
Na Casa de Saúde Dr. Eiras, por três vezes (1966, 1967, 1968).
As vezes o amor dos pais se manifesta de maneira errada.
Mas como tais internações foram motivadas por excesso de preocupação deles, eu jamais os culpei.

Quem é guerreiro da luz?
Todo aquele que, apesar das dificuldades cotidianas, ainda é capaz de lutar por seus sonhos.

Em O demônio e a srta. Prym, o senhor responde à clássica pergunta: o homem é bom?
Esta pergunta não tem resposta.
Um anjo e um demônio estão sempre do nosso lado, e o que irá se manifestar é aquele que escutamos mais.
Portanto, é melhor prestar atenção ao que o anjo nos está dizendo.
O livro mostra este duelo, e mostra também como a sociedade pode manipular o conceito de "bondade".

Em Onze Minutos, você se inspirou na vida de uma prostituta brasileira, Maria, que veio até você num tarde de autógrafos na Suíça. O que o levou a se inspirar na vida dela para o seu livro?
Há muito tempo que queria escrever sobre sexo mas não sabia por onde começar.
Ao escutar a historia dessa moça me dei conta que para escrever sobre o lado sagrado do sexo, era necessário entender por que ele tinha sido tão profanado.
Portanto meu livro não se propõe a ser um estudo da prostituição.
Procurei fugir por completo de qualquer conotação moralista, de julgar o personagem principal pela escolha que fez.
O que me interessa, verdadeiramente, é a abordagem das pessoas com relação ao sexo.

Porquê o seu livro se chama Onze Minutos?
Porque essa é a média de duração de uma relação sexual.

Em O Zahir você retrata a vida de um escritor reconhecido mundialmente. O livro parece assim extremamente autobiográfico. Não lhe dá medo se expor desta maneira?
O Zahir realmente é um livro que tem vários paralelos com minha vida mas também existem muitos trechos que são romanceados.
Ele é mais inspirado na minha filosofia de vida do que na minha vida.
De todas maneiras não me dá medo me expor.
O que sinto é um tremendo alivio.
A verdade é fundamental para o dialogo com os leitores.
É ela que nos torna livres.
Eu já havia aberto minha alma no meu primeiro livro Diário de um Mago.
Desta vez eu o faço com os meus leitores e isso é uma coisa extraordinária.

Qual é a diferença entre Lenda Pessoal e Zahir?
Quando uma pessoa decide seguir sua lenda pessoal, ela sabe exatamente qual é o seu sonho mas esse conhecimento não a cega como o Zahir.
O Zahir é obsessão e não permite que a pessoa tome consciência do caminho.

Qual é a diferença entre a energia feminina e a energia masculina? Por que temos a necessidade de despertar em nós a energia feminina? O que tem de mal o nosso lado masculino?
Ambas energias são necessárias, nós precisamos ter compaixão e sermos implacáveis.
Cristo consagrou ambas: a energia do pão, que é sólida, e a energia do vinho, que se adapta.
Às vezes não é a espada que quebra a pedra, mas a paciência da água.

O romance da Bruxa de Portobello é inspirado em fatos reais?
Sim, em Outubro de 2005, eu conheci na Transilvânia uma aeromoça que me inspirou a história de Athena.
Ela me disse que havia sido adotada por um casal de austríacos e que tinha raízes ciganas.
Claro que ela foi à inspiração da história, mas vários outros fatos vieram de encontros que tive com outras pessoas.
Athena também é um espelho de mim.

Você acredita em bruxas?
Claro que sim.
Infelizmente a palavra bruxa tem uma conotação ainda muito negativa.
Para mim uma bruxa é uma mulher capaz de deixar sua intuição guiá-la, que está em comunhão com o seu ambiente, e que não tem medo de enfrentar os obstáculos da vida.
No meu romance mais recente, eu falo sobre esse preconceito que as bruxas modernas enfrentam na nossa sociedade moderna.

Como foi a experiência de fazer literatura no seu blog?
Incrível.
A experiência de publicar 1/3 do meu livro no meu blog (www.paulocoelhoblog.com) permitiu que meus leitores pudessem julgar sem intermediários o valor do livro.
O contato direto, na minha opinião, é a melhor coisa para a literatura.

Como fazer para encontrar O Manual Prático do Vampirismo?
Este livro está com sua reedição proibida, não consegui explicar bem o mito do vampiro.
Foi publicado em 1986, recolhido em 1987, e jamais será republicado.

Como fazer para encontrar Arquivos do Inferno?
Diferente do que se passa com O Manual Prático do Vampirismo, este é um livro do qual me orgulho.
Foi publicado por mim mesmo em 1982, esgotou-se a primeira (e única) edição de 2.000 exemplares.
Se estiver no meu destino uma revisão de Arquivos do Inferno, eu a farei, e o livro será de novo impresso.
No momento, não existem planos a respeito.

O que é escrever?
Fiz a minha aposta de vida: compreender a mim mesmo através do meu trabalho - que neste caso é a literatura.

Quando decidiu tornar-se escritor?
A idéia de escrever vem desde a minha adolescência .
No inicio, por ser muito solitário, achava que a única maneira que conseguiria me comunicar com o mundo era através da poesia; o tempo passou, saí daquele isolamento natural de adolescente, tive uma juventude bastante conturbada, mas a palavra continuou sendo minha maneira de entender melhor o mundo e à mim mesmo.
Mas só tomei coragem de viver o meu sonho em 1986, quando fiz o Caminho de Santiago.

Onde escreve?
Escrevo um novo livro a cada dois anos, geralmente em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Escrevo as colunas para jornais e outros textos onde posso, seja no avião, seja em um hotel - porque meu laptop é meu companheiro inseparável.

Como é o lugar que trabalha em Copacabana?
Branco, sem quadros ou outros estímulos visuais além da tela do computador.
A imaginação precisa de espaço para desenvolver-se.
Antigamente tinha muitos objetos, mas ficava preso ao que eles me lembravam.

Você realiza alguma espécie de ritual antes, durante ou após o ato de escrever?
Para começar um novo livro,estabeleci para mim mesmo um sinal - encontrar uma pena branca.
Fora isso, não existe nenhum ritual.
Mas quando começo, preciso ir até o final.
Conheço muitos escritores que param por alguns meses, eu não conseguiria isso.

Como surge um romance? Como nasce uma história?
Cada livro, uma maneira de nascer.
Pode surgir de uma pergunta que tenho, uma resposta, e geralmente utilizo uma boa história para desenvolver a idéia.

O quê o inspira?
Todos buscamos um propósito em nossas vidas.
E existem basicamente três maneiras de buscar isso: pela Arte, pela ciência e pela religião.
Esses símbolos estão nas paredes das grutas primitivas, nas pirâmides... O problema é que no século XX vivemos sob a ditadura da ciência e surgiu a realização que não estávamos mais em contato com nossas almas.
Como artista tento reinterpretar esses símbolos pra próxima geração e busco a inspiração na condição humana.

Como foi seu aprendizado?
Lendo.
E lendo.
E lendo muito.
Além do mais, minha experiência com letras de musica e com jornalismo foi decisiva para entender que não é preciso complicar para ser profundo, e me permitiu ser capaz de explicar em poucas palavras uma idéia.
Acredito no conceito de "Anima Mundi" (Alma do Mundo), onde cada pessoa, através da total dedicação ao que faz, entra em contacto com a inspiração do universo - e é daí que vem os meus personagens, do amor pela vida e pelas coisas que vivo.

Escreve a mão?
Jamais.
Antes era a maquina de escrever elétrica, agora o computador.
O meu pensamento não se acostuma com a velocidade da escritura manual.

Anota muito?
Jamais.
Tenho muitas idéias que passam pela minha cabeça todos os dias; as que são importantes sempre permanecem, enquanto as outras são esquecidas.

Como um autor masculino como você consegue retratar tão fielmente às mulheres?
Vários de seus livros são narrados do ponto de vista feminino.
Quando escrevo um livro estou sobretudo tentando resolver algo comigo mesmo. Eu preciso me entender e achei na literatura a melhor maneira de fazer exatamente isso.
Eu sou os meus personagens e eles encarnam meu espírito.
Se consigo então escrever do ponto de vista de mulheres é que deixo meu lado feminino se expressar sem entraves.

Quando nasceu?
No dia 24 de agosto de 1947, as 00:05 hs., Rio de Janeiro, Brasil.

Qual a sua religião?
Sou católico.
Mas acho que toda e qualquer religião, se sinceramente escolhida, leva ao mesmo Deus.
E não transfiro para minha religião a minha responsabilidade na busca espiritual.

O Instituto PAULO COELHO financia projetos culturais?
Não.
Para ter uma idéia melhor do Instituto, veja Instituto Paulo Coelho.

Você pode autografar um de seus livros para mim?
Como estou todo tempo viajando, fica muito difícil o envio de livros para serem autografados, além de muitos deles serem extraviados.
Sugiro que me envie o seu endereço e autografarei um cartão para ser anexado ao seu livro.
Em caso de dúvida, fale conosco.

Você pode escrever um prefácio para meu livro, ler meus originais, ou recomendar uma editora?
Por instruções de meus advogados, só posso ler um livro depois de publicado. Desta maneira, é impossível fazer qualquer prefácio.
Existem exceções, mas elas partem da editora, não do autor.
Quanto a ler originais ou recomendar uma editora, penso que cada autor deve ter sua cota de dificuldade, como eu tive no início: então procure seu caminho por você mesmo, que ele irá reforçar seus passos.

Existe algum projeto de um de seus livros serem adaptados ao cinema?
Veronika Decide Morrer, com Sarah Michelle Gellar no papel principal, será lançado ano que vem http://www.imdb.com/title/tt1068678/. Já vi o filme e gostei muito do resultado.
Também convidei meus leitores a colaborarem comigo em um projeto coletivo que se chama a Bruxa Experimental.
Neste momento estamos em contato com plataformas de internet e festivais. Para ver os filmes dos ganhadores, visite a pagina http://paulocoelhoblog.com/experimental-witch-videos/

Consegue ter uma vida normal, naquele sentido que todo mundo tem?
Ou o seu cotidiano foi transtornado pelo sucesso?
Ambas as coisas.
Tenho uma vida normal, e meu cotidiano - graças a Deus - se modifica todos os dias, e assim não se transforma nunca em rotina.

Quais são seus autores preferidos?
J.L Borges, William Blake, Jorge Amado, Henry Miller.

A busca da felicidade é importante?
Não creio que a felicidade seja um valor.
Eu a considero como uma tarde de domingo, algo sem interesse.
Eu quero aventura na minha vida, tomar riscos, me confrontar com os obstáculos, me sentir vivo.

http://www.paulocoelho.com/index.html


LIVROS

B
Brida.pdf

G
Paulo-Coelho-Guerreiros-da-Luz-Vol_1.pdf

Paulo-Coelho-Guerreiros-da-Luz-Vol_2.pdf

Paulo-Coelho-Guerreiros-da-Luz-Vol_3.pdf

H
historias-para-pais-filhos-e-netos-paulo-coelho.pdf

M
ManualdoGuerreirodaLuzPauloCoelho.pdf

O
OCaminhodoArco.pdf

alquimista_Paulo_Coelho.pdf

O_diário_de_um_mago_-_Paulo_coelho.pdf

V
Veronikadecidemorrer.pdf

PPS

A-oracao-que-Deus-entendia.ppt

A-espada.ppt

contemplacao.ppt

DEUS31.ppt

FrasesdePauloCoelho1.ppt

frases_Paulocoelho.ppt

Guerreiro11.ppt

Nenhum comentário :