quarta-feira, 9 de junho de 2010

Vamos falar de coisas sujas: As cacas nas ruas!!!!





Já notou que as ruas estão cheias de cocôs de animais?
Tem de gente também, mas aí... é outro problema.
Você já parou e se perguntou o que isso pode significar de mal, além é claro, de estragar seus sapatos, sujar os tapetes, carimbar o carro, impregnar o ar....?
Todos os amigos e parentes olham para você com um misto de dó e nojo!
Porém, falando francamente, isso é o que de menor pode acontecer a você!

Algumas fezes dos animais possuem vermes que podem causar problemas sérios no homem como, por exemplo, o Toxocara canis; quando as larvas deste são ingeridas, causam a "Larva migrans visceral", doença caracterizada por aumento do fígado, febre, tosse, dificuldades respiratórias, podendo ainda invadir o cérebro.

Outro exemplo é o "bicho geográfico" causado pela penetração, na pele, das larvas do Ancylostoma brasiliensi; estas caminham na superfície causando inicialmente o prurido, dor e reações alérgicas.
A condição é vista mais freqüentemente nos banhistas das praias.

Nos cães e gatos estes parasitas podem, em quantidade moderada, produzir diarréias, vômitos, desnutrição, anemia severa e até a morte.

Outra zoonose (doença transmitida dos animais para o homem) é a Toxoplasmose que pode ser transmitida pelas fezes dos gatos e que determina alterações visuais e doenças congênitas (hidrocefalia, retardamento mental e outras alterações neurológicas).

Além destes fatos, devemos relatar que a presença de fezes nas ruas é um fator importante na transmissão de doenças virais entre os cães, tais como: Parvovirose, Cinomose e Hepatite. Doenças essas que podem levar o animal à morte.

Pois é!
E a culpa disso tudo é de quem?
Dos cães?
Não!
Nós somos os únicos culpados por toda a caca canina espalhada pelas ruas.
Entretanto, por sermos autênticos Vira-Latas, temos consciência disso e partimos para a ação: saímos em campanha contra os cocôs caninos depositados nas ruas.
Participe conosco!
Seja mais um Vira-Lata com educação.

Nossa Campanha visa informar e modificar o comportamento dos donos de animais em relação a essa prática tão ruim, tão perniciosa para todos, homens e animais.
Basta que cada um saia com seu animalzinho (claro que com coleira e guia) e recolha todos os cocôs que ele fizer durante o passeio.
Como fazer isso sem - argh!!! - sujar as mãos?
Utilize um saquinho plástico (desses usados para embalagem) que caiba a sua mão dentro.
Enfie-o nela e aja como se estivesse com luvas.
Pegue a caca.
Pegou?
Pronto!
É só virar o saquinho com a mão que ficou livre.
Perfeito, não é?
Agora é jogar no lixo, tendo antes o cuidado de cortar o nó do saquinho para que a natureza se encarregue de decompô-lo.
Simples, fácil, higiênico e saudável.

Efeitos imediatos desse seu ato poderão ser medidos pelo olhar surpreso daquela pessoa que detesta cachorro fazendo cocô nas ruas e também pelo olhar encabulado daquela pessoa que deixou a caca de seu cão lá como se fosse uma escultura!
Puá!!!
E dos síndicos dos prédios?
Esses aplaudirão em pé!

Agora, o melhor de tudo é a liberdade que você adquirirá; poderá seguir para todos os lugares sempre com a certeza de que as cacas que as pessoas encontrarem no caminho não são do seu cachorro.
Acaba aquele constrangimento!
Lembre-se de que todos ganharão (inclusive o fabricante dos saquinhos!) mas o importante é que se você catar, não vai pisar.

Marly Spacachieri
Nosso especial agradecimento ao
Dr. Alex Lafarti de Sena, CRMV 6059 - São Paulo
pela colaboração.
http://www.vira-lata.org/caca.shtml

2 comentários :

BIM disse...

Tanto tempo se passou e este texto ainda agrada. Que bom! Obrigada
Marly Spacachieri
transcrito@yahoo.com.br

BIM disse...

Tanto tempo se passou e este texto ainda agrada. Que bom! Obrigada.
Marly Spacachieri
transcrito@yahoo.com.br