sábado, 24 de julho de 2010

PRECE POR AQUELES QUE AMAMOS


Dia sesses, falei nesse espaço sobre os filhos que se foram.

E sobre como devemos encarar a partida, de maneira que possamos crescer individualmente e, ao mesmo tempo, ajudar quem mora em nosso coração, ainda que esteja vivendo um outra e aparentemente distante vida.

Recebi muitas mensagens sobre o assunto e felizmente a maioria concordava com meus argumentos.

Mas como temos muitos não espíritas, que chegam aqui movidos tão-só pela dor e em busca de um conforto, fui me inspirar no "Evangelho Segundo o Espiritismo" para buscar algo mais a dizer para quem não se conforma com a despedida.

Nesse passo, o primordial é afastar a idéia do nada.

Não pense que tudo morre com o corpo; "que o gênio, depois de iluminar o mundo com a sua poderosa inteligência, extingue-se como um sopro"; "que do ser mais querido, como o pai, a mãe ou um filho, não resta mais do que um punhado de poeira" (ESE).

Então, que seja apenas para afastar a terrível idéia de aniquilamento absoluto, desejemos que assim não seja?

Mas o Espiritismo, felizmente, nos traz fortes evidências de existência de vida após a morte.; "que a vida terrena é apenas uma rápida passagem,que conduz a uma vida melhor".

Entendamos, então, a necessidade de ajudar aquele que se foi e, ao mesmo tempo, apaziguar nosso coração.

Falei outro dia que a melhor maneira de nos ligarmos a nossos entes queridos e ajudá-los é através da oração, que evidentemente não precisa ser nada elaborado ou com palavras escolhidas com rigor.

A prece, entenda bem, nada mais é do que um pensamento dirigido a um determinado fim. Pode ser um pedido, pode ser um agradecimento, mas nunca passa de um pensamento, uma projeção de seus próprios sentimentos.

Até por isto, e com muito propósito, muitas casas espíritas ostentam em seus salões (como na "Casa da Prece", de Chico Xavier), um singelo aviso: "O silêncio é uma prece".

Ainda assim, para dar uma idéia de como devemos dirigir nosso pensamento, reproduzo abaixo a "Oração por aqueles que amamos", que consta do item 63 do Evangelho Segundo o Espiritismo.

Leia com atenção, assimile e faça sua própria e silenciosa prece: com o coração.


" Prece

Acolhe favoravelmente, ó Deus de bondade, a prece que vos dirijo pelo Espírito de Fulano!

Faze-lhe perceber as tuas luzes divinas, e facilita-lhe o caminho da felicidade eterna!

Permite que os Bons Espíritos levem até ele as minhas palavras e o meu pensamento.

E tu, que eu tanto queria neste mundo, ouve a minha voz que te chama para dar-te uma nova prova da minha afeição!

Deus permitiu que fosses libertado antes de mim, e eu não poderia lamentá-lo sem demonstrar egoísmo, porque equivaleria a desejar que continuasse sujeito às penas e aos sofrimentos da vida.

Espero, pois, com resignação, o momento da nossa união, nesse mundo mais feliz, a que chegaste antes de mim.

Bem sei que a nossa separação é apenas momentânea, e que, por mais longa ela possa me parecer, sua duração se esvai diante da eternidade de ventura que Deus promete aos seus eleitos.

Que a sua bondade me livre de fazer qualquer coisa que possa retardar esse instante desejado, e que assim me poupe à dor de não te encontrar, ao sair do meu cativeiro terreno.

Oh, como é doce e consoladora a certeza de não haver, entre nós, mais do que um véu material, que te esconde ao meu olhar; a certeza de podes estar aqui, ao meu lado, ver-me e ouvir-me como outrora; de que não me esqueces, da mesma maneira como não te esqueço; de que os nossos pensamentos se confundem incessantemente, e de que o teu me segue e me ampara sempre!

Que a paz do Senhor esteja contigo!"




Marcos Grignolli
http://www.partidaechegada.com/

Nenhum comentário :