domingo, 22 de agosto de 2010

A palavra Cabalá



A palavra Cabalá deriva de lecabel e significa tanto “receber” como pode se referir àquilo “que é recebido”.

Como tradição ou corpo de conhecimento, se refere ao correto entendimento da Torá e de seus códigos.

A Torá é vista por muitos como um livro de histórias, mas nada poderia estar mais distante da verdade.

As histórias da Torá são as “vestimentas” da Torá, e não a Torá em si.

Se vamos além das histórias (além destas vestimentas) encontramos a alma da Torá, a essência do universo, os princípios que regem a vida de toda humanidade.

O conhecimento da Cabalá é a chave para acessarmos o que está por trás das vestimentas da Torá, por trás do mundo das aparências, por trás dos reflexos condicionados.

Quando compreendemos como as coisas verdadeiramente funcionam, descobrimos que o que nos faz prósperos, saudáveis, sábios e centrados (mesmo em meio ao caos) é a forma como nos relacionamos com a Luz Espiritual.

A Luz do Criador

Quanto mais próximos Dela, maior a possibilidade de bênçãos.

E como atingimos estas bênçãos?

Existe uma lei espiritual que dita que quem se importa/cuida de outras pessoas, o Criador cuida desta pessoa.

E se sabemos que não somos nada sem o cuidado da Luz do Criador, então se torna impossível não se importar com os outros.

Veja quanto tempo você passa cuidando de si mesmo versus o tempo que você passa genuinamente saindo e ajudando as pessoas.

Segundo a Cabala: se você quer algo então dê algo.

Devemos ser “espirituais” porque “ganhamos” com isso.

Na Cabala é assim.

Se nós passamos o tempo todo pensando em como podemos resolver nossos problemas, em como podemos suprir nossas próprias carências e necessidades, a Luz do Criador vai fazer o mesmo e só vai “pensar Nela”.

Agora, se pararmos de pensar somente em nós mesmos e buscarmos ajudar e a cuidar das outras pessoas, a Luz vai nos imitar e vai cuidar de nós!

“A Luz é sua sombra”.

Ou seja: se queremos mesmo que tudo se resolva, se queremos mesmo que o caos vá embora, nós devemos procurar cuidar e ajudar os outros?

Quando você estiver muito agoniado com algum problema seu, procure ajudar outras pessoas, porque com isso irá ganhar duas “coisas” muito importantes:

1. Paz de espírito – quando estamos pensando em cuidar dos outros nós esquecemos dos nossos “problemas”;

2. Bênçãos – quando ajudamos o outro nós então nos capacitamos a receber bênçãos.

Basicamente o estudo clássico da Cabalá aborda duas áreas de conhecimento Ma’asé Bereshit (Obra da Origem) e Ma’assé Mercava (Obra da Carruagem) .

Ma’asé Bereshit é a investigação da origem de “tudo”.

Os sábios da Cabalá Yunit (Contemplativa) nos ensinam que a compreensão da semente promove o entendimento do fruto .

Quando entendemos a origem do ser humano, compreendemos o seu propósito na existência e qual a retificação (ticun) necessária para restabelecer sua ligação plena com o Mundo Infinito .

Ma’assé Mercavah significa a Obra da Carruagem e diz respeito a possibilidade de sair de um estado de consciência para outro.

Ou seja, é a Cabalá na prática

É trazer a Sabedoria espiritual para experiência diária.

Esta Mercavah (carruagem) é um veículo espiritual, um método de meditação que possibilita a transformação de consciência.

Aquilo que é revelado por Ma’asé Bereshit encontra sua ferramenta em Ma’assé Mercavah .

A Escola Contemplativa traduz a experiência de Ma’assé Mercavah , fazendo desta Sabedoria espiritual um sistema de conhecimento prático e funcional que revela as grandes verdades ocultas do Universo físico e metafísico .

Todo o trabalho prático da Cabalá Yunit (Cabala Contemplativa) é centrado na Meditação Contemplativa com o objetivo de expandir a consciência do ser humano (Foco no Momento Presente) permitindo a percepção das dimensões mais sutis da realidade .

A Cabalá não pode ser entendida apenas pelo intelecto.

A Cabalá é um modo de vida, uma maneira de ver as coisas. uma pessoa torna-se um cabalista trazendo para todos os seus atos do dia-a-dia um nível de consciência mais amplo (pensamentos, palavras, atitudes).


Murilo Alvarenga

Nenhum comentário :