domingo, 13 de março de 2011

Vulcão entra em Erupção no Japão mesmo dia do Terremoto




O Vulcão Sakurajima entra em erupção dia 11 de março, dia do terremoto. Ver vídeo da explosão da erupção em: http://www.youtube.com/watch?v=egPwrwh7_TE

Vulcões em erupção na Rússia simultaneamente com terremoto no Japão
Sexta-feira 11 de março, 2011 | Postado por William Collier R jr - http://freedomist.com

Dois vulcões entraram em erupção na Rússia, na Península de Kamchatka.
Ust-Kamczatsk, uma cidade perto de um dos vulcões, ordenou que seus 5.000 moradores para procurarem "abrigar no local" e fechou todos os serviços não-essenciais, bem como estradas e aeroportos na região.

Uma nuvem de cinzas, poeira e fumaça cobriu a região e está a aumentar na atmosfera superior onde os ventos irão transportá-la, para leste, em direção à costa oeste dos EUA, embora possa se dissipar se as erupções não durarem muito tempo.

O Kizimen expele cinzas e gases.

As duas erupções ocorreram ao mesmo tempo que o devastador terremoto no Japão. Erupções na região não são desconhecidos e a última ocorreu em 8 de fevereiro de 2011. Em dezembro passado seis vulcões entraram em erupção na região ao mesmo tempo.

Cientistas observam que este é um ciclo sísmico anormal e extraordinariamente ativo para a região, porém não se sabe se a atividade vulcânica provocou o terremoto ou se foi o terremoto no litoral do Japão que provocou a erupção dos vulcões.
A atividade sísmica em torno nordeste do Japão foi crescente e elevada ao longo do mês passado que culminaram com o enorme terremoto de 8.9 graus em 11 de março.

Kamchatka Volcanoes (Foto: Crédito John Space Center)

Vulcão entra em erupção na Indonésia, vomita lava, cinza e gases
Associated Press - Sexta-feira 11 de março de 2011 | 04:19

Um dos mais ativos vulcões da Indonésia entrou em erupção novamente emitindo lava e nuvens de gás e detritos desmoronando suas encostas.

O oficial em Vulcanologia Agus Budianto disse sexta-feira que as autoridades ainda estavam tentando retirar moradores que vivem ao longo das encostas do monte Karangetang.
Não houve relatos imediatos de feridos ou danos graves.

Os 5853 pés de altitude da montanha (1.784 metros) está localizado em Siau, parte da cadeia de ilhas Sulawesi.
A última vez que havia entrado em erupção foi em agosto de 2010, matando quatro pessoas.

A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, está localizada no chamado " Anel de Fogo" do Oceano Pacífico ("Ring of Fire"), um arco de vulcões e falhas geológicas circundando a Bacia do Pacífico.

A erupção aconteceu apenas algumas horas após o grande terremoto de 8.9 graus no Japão, que provocou um tsunami por todo o Oceano Pacífico.

Nenhum comentário :