domingo, 25 de setembro de 2011

TERAPIAS NATURAIS



Desde a antiguidade, o homem sempre buscou na natureza os meios para a recuperação da saúde e bem estar do corpo.

Todas as civilizações primitivas desenvolveram métodos de cura, seja através do uso de ervas medicinais, banhos, jejuns, massagens, rituais etc..

Mas foi do Oriente, inicialmente na Índia, com a Medicina Ayurvédica, e posteriormente na China com a Medicina Tradicional Chinesa, que a humanidade recebeu os sistemas mais antigos de cura natural que se tem notícia, e que estão vivos até hoje.

Ambas tem por fundamento o fato de que a existência é UM, todos estamos imersos no campo energético vital da existência, e cada indivíduo é inteiro, e único.
Os desequilíbrios advém da perda da conexão com a sua essência divina, perfeita saudável.

Os desequilíbrios, se originam sejam das emoções e/ou pensamentos perversos que agridem o organismo, sejam da alimentação ( excesso ou deficiência ), ou ainda dos modos / hábitos de vida. O acúmulo de toxinas no organismo, sejam emocionais, alimentares, ambientais, são os agentes causadores da grande maioria das patologias.

Com isso, o princípio básico das terapias naturais é o desbloqueio dos mecanismos de descarga das toxinas, e o restabelecimento do livre fluxo da energia vital.

As Terapias Naturais tem por base o organismo vivo, pulsante, o organismo como um micro-cosmo, ou seja, nós somos e manifestamos o micro-universo, com todos os elementos em perfeito equilíbrio.



Acupuntura

A Medicina Tradicional Chinesa ( MTC) consta basicamente de seis técnicas complementares: Meditação; Dietética Energética; Fitoterapia; Shiatsu, Acupuntura; Moxabustão;


A Energia Vital

A energia vital, ou Ki, (Chi), que recebemos primeiramente dos nossos pais, e ao longo da vida absorvemos do ar, água e dos alimentos que ingerimos, é a energia da vida, ela possui em si duas polaridades complementares: A positiva, expansiva, superficial, quente - (YANG) e a negativa, contrativa, profunda, fria - (YIN).

Ambas estão representadas pelo símbolo do Tao.
Yin e Yang fluindo em perfeita harmonia,em perfeito fluxo de transformação, sem absolutismo, já que Yin nasce do Yang, e Yang nasce do Yin.



A energia vital Ki, circula pelos meridianos, que são "canais" de energia vital, são formados a partir do instante da fecundação, e vão juntamente com o desenvolvimento do embrião, se tornando mais e mais complexos.

Quando do nascimento, o organismo está pleno de conexões dos canais vitais, que por terem as mesmas origens embrionárias dos órgãos, vísceras, eles conectam a pele, (origem do ectoderma) com os órgãos e/ou vísceras ( origem do endoderma ou mesoderma).
Com isso, a Acupuntura nasce dessa conexão externo-interno.

Quando se estimula com agulhas muito finas determinado ponto na pele, está na verdade se estimulando um determinado órgão ou vísceras internos.
Da mesma forma, caso um órgão ou víscera esteja em desequilíbrio interno, a região emergente do meridiano correlato na pele, estará dolorida ou congestionada.



Trata-se de um tratamento de auto-cura, de auto-equilíbrio, já que nenhuma substância é introduzida no organismo. Ocorre apenas o estímulo (positivo ou negativo) de um determinado ponto, á fim de que o órgão/víscera relacionados recebam o estímulo/sedação, e o equilíbrio seja restabelecido.

A acupuntura é hoje em dia uma terapia mundialmente encontrada, e na maioria das vezes, pode ser usada juntamente com os tratamentos médicos convencionais.

A acupuntura também avalia a correlação do micro-cosmo do organismo, com o macro-cosmo do planeta.
Por isso também são avaliados a harmonia dos 5 Elementos encontrados no planeta com os órgãos/vísceras internos.

Terra, Água, Fogo, Ar e Madeira, são os cinco elementos que se relacionam respectivamente:
* Terra- Estômago, Baço-Pâncreas
* Água- Rins, Bexiga
* Fogo-Coração, Intestino Delgado
* Ar-Pulmão, Intestino Grosso
* Madeira-Fígado, Vesícula Biliar



As estações do ano, fase da lua, também são observadas, pois como o organismo é "permeável" as estações climáticas, existe uma relação entre a época do ano, e a vibração da energia vital nos diferentes órgãos/vísceras internos.

Como o organismo é Um, inteiro, indivisível, temos regiões do corpo em que existem representação de todos os órgãos e sistemas.

Regiões como o pavilhão auricular, a sola dos pés e as mãos, deram origem a algumas sub-divisões dentro do universo da acupuntura tradicional sistêmica.

Com isso nasciam a Auriculoacupuntura, a Reflexologia podal, e a Quiroacupuntura, todos amplamente usados hoje em dia e com resultados igualmente positivos.



Alimentação

A Medicina Tradicional Chinesa, utiliza outras ferramentas terapêuticas, como a Dietética Energética que tem como fundamento a harmonização do organismo pelos alimentos.

Os alimentos são avaliados em função da energia vital Yin / Yang, e dos cinco elementos, além das suas combinações, formas de cozimento,preparo, etc., são indicados caso a caso, para a pronta recuperação da saúde, e manutenção do equilíbrio.
Para maiores aprofundamentos visitem o site do Dr. João Curvo.

Fitoterapia

São mundialmente famosos os tratamentos fitoterápicos chineses.
Utilizam uma infinidade de plantas, além de produtos de origem animal e mineral, com suas combinações complexas, que tem por objetivo o restabelecimento do equilíbrio vital do organismo.

A fitoterapia é uma ferramenta poderosa dentro da medicina chinesa, aliada a acupuntura, os tratamentos são convergentes e se potencializam, visando uma recuperação mais rápida do paciente.



Shiatsu

O shiatsu, é uma massagem feita com uma leve pressão com os dedos polegares, que seguem a mesma direção e sentido dos meridianos de acupuntura.
O shiatsu desbloqueia os pontos congestionados dos meridianos, e "prepara" o organismo para receber as agulhas de acupuntura.

Trata-se de uma massagem relaxante, por vezes mais intensa dependendo do caso, mas em geral, só o shiatsu já causa um enorme bem-estar e um desbloqueio energético importante, uma vez que todos os meridianos são estimulados, e o sentido do fluxo energético é respeitado.

Com isso, já existe uma melhora circulatória e um aumento da drenagem linfática do organismo.
O Do-in é uma forma de massagem focal, em pontos específicos de acupuntura, que através dos movimentos circulares, visa o desbloqueio manual dos pontos congestionados do organismo e a recuperação do fluxo energético natural, com o alívio das dores e sintomas.



Moxabustão
Trata-se do uso do calor infravermelho ( seja através dos bastões aquecidos de artemísia, seja através dos modernos aparelhos de moxa elétricos) o calor é colocado direcionado para determinados pontos de acupuntura, ( sem tocar a pele) em que se necessita de mais energia Yang.

A emissão de raios infravermelhos, causa um alívio instantâneo, além de ser um anti-inflamatório natural e de acelerar o fluxo energético nos meridianos afetados do paciente.
Amplamente utilizada, a moxabustão ganha mais e mais adeptos a cada dia, já que se trata de um tratamento indolor, relaxante e muito utilizado em crianças e idosos.



Hoje em dia também é possível tratarmos nossos animais com milenar terapia da acupuntura. Muitos veterinários já estão tratando dos animais ( sejam domésticos ou mesmo animais de grande porte ) com acupuntura e moxabustão.

A resposta é satisfatória e o alívio de sintomas evidente na grande maioria dos casos, além de poder ser usado juntamente com o tratamento convencional.

Para maiores informações Visitem o site Medicina Chinesa



A Terapia Reiki

O Reiki é uma terapia natural complementar, originária do Japão, com o Mestre Mikau Usui, que tem como princípio a aposição de mãos do terapeuta diretamente sobre os chakras do paciente.
Rei -enegia celestial/divina; Ki - energia vital.
O Reiki é a união das duas energias a celeste e a biológica.



Chakras são centros de enegia vital, ( assim como são os pontos de acupuntura, todos são pequeninos chakras), temos ao longo da coluna vertebral 7 grandes chakras que são os grandes centros de energia vital.

Os chakras absorvem energia vital do ambiente e levam aos órgãos internos, e também, escoam a energia dos órgãos para o ambiente.
Os chakras básico ( primeiro chakra) e o da coroa ( sétimo chakra) são únicos, o primeiro se abre para a terra, o sétimo se abre para o céu.



os chakras humanos

O terapeuta aplica energia Reiki sobre os sete chackas principais, e/ou sobre alguma região específica afetada ou com problemas.

Trata-se de uma energia vital viva, que flui das mãos do terapeuta ( lembrando que nas palmas das mãos do terapeuta existem chakras ligados diretamente ao grande chakra do coração - energia afetiva ), ao paciente e leva a um profundo relaxamento, e alívios de dores e bloqueios.

O Reiki tem como princípio o uso de símbolos sagrados, que por ressonância, levam a uma mudança vibracional da energia que emerge das mãos do terapeuta, com o chakra que se está aplicando.

É possível também ao terapeuta reiki, a ato-aplicação, e o envio de reiki à distância.
Aplica-se também em plantas e animais, com resultados igualmente positivos.

Visite Inst. Bras. Pesquisa e Difusão do Reiki



Terapia Floral

"A Vida não espera de nós sacrifícios inatingíveis, ela apenas pede que façamos nossa jornada com alegria em nosso Coração e para ser uma benção para todos aqueles que nos rodeiam.
Se nós fazemos o mundo melhor com a nossa visita, então nós cumprimos a nossa missão.” Dr. Edward Bach



A Terapia Floral é Ocidental, nasce com Dr Edward Bach, médico homeopata inglês, que observou uma correlação sincrônica entre algumas flores, seus hábitos, ambientes, cores e a relação por ressonância, com a vibração dos aspectos emocionais/psicológicos.

Dr Bach desenvolveu a terapia floral a partir de flores do Reino Unido,
seus resultados positivos estimularam pesquisadores do mundo todo a desenvolverem outros sistemas florais (Califórnia, Bush Australiano, Hawaii, Alaska, Florais de Minas, Amazônia, Mata Atlântica, Saint Germain, Filhas de Gaia dentre outros) e hoje a Terapia Floral é amplamente aceita e aplicada em mais de 70 países.



Cada flor tem uma qualidade específica, similar à virtude que precisamos desenvolver para conquistar o equilíbrio emocional ou alcançar outros objetivos internos.
A virtude da flor é uma informação, uma vibração energética específica e é transmitida para água.

Essa informação entra em ressonância com o nosso campo de consciência nos sensibilizando de forma gentil, para que a qualidade adormecida, que já temos, seja despertada, desenvolvida e vivenciada.

Pessoas que tomam florais sem saber conseguem resultados também.

Entretanto a Terapia Floral com acompanhamento proporciona ainda mais condições para identificarmos as causas de nossas dificuldades para que consigamos desenvolver habilidades para superá-las.



Isso facilita o processo, mas não nos exime da responsabilidade pela nossa própria melhora.
Na Terapia Floral, a conscientização ocorre de maneira progressiva até que a virtude necessária seja vivenciada de modo natural.

Nas crianças, animais e plantas, os florais agem ainda mais facilmente, já que não existe resistência alguma à sua ação.

Para Maiores informações Visite Instituto Edward Bach

Nenhum comentário :