quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Descanse em paz, Steve Jobs



dia 5 de outubro , Steve Jobs faleceu.

Steve foi o fundador da Apple, mas você não precisa ter um produto da maçã para usar uma tecnologia que ele ajudou a popularizar.

Em seus 56 anos de vida, Steve fez várias coisas.

E não pense que esse texto fica sem sentido em um site sobre sustentabilidade e eco-tecnologia, seria um grande engano meu amigo:

Steve deixou o computador fácil de ser utilizado e, com isso, só para citar alguns exemplos, menos papel e deslocamento em busca de informações eram utilizados.
Ele popularizou os MP3 players e a venda de músicas via internet.

Isso significa que as músicas começaram a chegar para o cliente sem precisar de embalagem, disco e transporte.

Fez o mesmo com filmes e seriados de TV.

Seu último grande lançamento, o iPad, é responsável por um acréscimo sem precedentes no nível de leitura global, de livros e revistas – sem derrubar nenhuma árvore.

Se esses motivos forem insuficientes para você ficar mais simpático pela obra de Steve, aqui vão mais detalhes: ele era vegetariano e grande defensor da doação de órgãos.

E não um vegetariano comum, pois já ficou um bom tempo só se alimentando de maçãs.

Hoje, você na frente de um computador e nós do eco4planet que o utilizamos para tentar melhorar o mundo, um passo de cada vez, devemos muito a ele pela tecnologia que usamos.

Desde as diversas opções de fontes, tamanhos e serifagens que facilitam a leitura, ao simples conceito de que os computadores poderiam estar na casa de cada pessoa para tornar suas vidas mais fáceis e divertidas.

Isso sem citar outras de suas criações, como o iPhone (e se você tem um celular com tela de toque ou diversos aplicativos instalados, deve muito a ele), e os estúdios Pixar – que o levou a sócio majoritário da Disney.

Muitos dos filmes que você tanto gosta devem ter sido criados por suas empresas.

Diversas falas de Jobs demonstram quão visionário e exemplar ele foi, focando sua vida em mudar o mundo para melhor.

Esse era seu foco, muito além da produção de aparelhos.

Para Jobs, mais importante do que ser enterrado rico seria dormir com a sensação de ter feito algo mais pelas pessoas, e ele conseguiu isso.

Sim, sua empresa fabricou e fabrica eletrônicos em quantidade assustadora e é fundamental que a “e-reciclagem” aconteça para que o ciclo se feche.

Esperamos e pressionamos para que isso aconteça.

Todos devem fazer sua parte.

O mundo sentirá falta de um gênio tão inovador.
Vá em paz, Steve Jobs!

eco4planet.com
Imagem: Gizmodo

Nenhum comentário :