segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Tocadores de MP3 reduzem espaço pessoal


Imagem: RHUL

Redação do Diário da Saúde

O quão perto um estranho pode chegar junto de você antes de você começar a se sentir desconfortável?

Depende se você estiver ouvindo música ou não.


Espaço pessoal

O quão perto um estranho pode se aproximar antes de você começar a se sentir desconfortável?

Normalmente as pessoas começam a se sentir desconfortáveis quando um desconhecido fica ao alcance do braço.

Mas pegue o metrô ou um ônibus durante o horário de pico e você não terá escolha, a não ser ficar bem perto de completos estranhos.

"Esta distância que tentamos manter entre nós e os outros é uma zona de conforto em torno de nossos corpos.

Todos sabem quais são os limites do seu espaço pessoal, embora possa não saber expressá-los conscientemente.

"É claro que o espaço pessoal pode ser modificado, por exemplo, com membros da família e parceiros românticos, mas em um metrô ou ônibus lotado você pode ter estranhos invadindo neste espaço," explica o Dr. Manos Tsakiris, da Universidade de Londres.


Enlatados

O Dr. Tsakiris e sua colega Ana Tajadura-Jiménez queriam saber se existe uma maneira de tornar um pouco mais tolerável essa intrusão inevitável.

Seus resultados revelam que ouvir música em fones de ouvido pode alterar as margens do espaço pessoal das pessoas e tornar essas "viagens enlatadas" mais suportáveis.

Os pesquisadores colocaram voluntários ouvindo músicas indutores de emoções positivas ou negativas através de fones de ouvido ou através de alto-falantes.

Ao mesmo tempo, um estranho começava a caminhar em direção a eles, e os participantes tinham que dizer "pare" quando começassem a se sentir desconfortáveis.


Ligue o MP3 e relaxe

Os resultados mostraram que, quando os participantes estavam ouvindo músicas que evocavam emoções positivas através dos fones de ouvido, eles permitiram que o estranho se aproximasse mais deles, indicando uma mudança em seu próprio espaço pessoal.

Isso não ocorreu quando a música estava tocando em alto-falantes.

"Então, da próxima vez que você estiver pronto para embarcar em um trem lotado, ligue o seu tocador de MP3 e deixe que os outros se aproximem de você, sem medo de se sentir invadido," concluiu o Dr. Tsakiris.

Nenhum comentário :