quarta-feira, 30 de novembro de 2011

APRENDA A COMER BEM E EVITE A PRESSÃO ALTA



Em uma consulta de rotina, o médico mede sua pressão arterial. E descobre que ela está mais alta do que o normal.
"Estranho.
Estou me sentindo tão bem.
Não deve ser nada", você poderia pensar.
Está aí o principal erro de muitas pessoas - achar que a falta de sintomas, muitas vezes comum nos diagnósticos da pressão alta, não faz do problema um perigo para a saúde.


O lema "cuide-se hoje para evitar problemas amanhã" não poderia se encaixar melhor quando o assunto é hipertensão.
E os cuidados de hoje podem começar com suas escolhas alimentares.
Afinal, evidências científicas mostram que o veganismo é a alimentação que representa menos risco para a pressão arterial.
Mas claro que essa dieta não fará milagres se você encher legumes e verduras de sal - considerado o principal inimigo dos hipertensos.
Portanto, acerte na medida desse vilão branco e saboreie os benefícios de uma vida com a pressão controlada.

Ele é o único órgão interno que pode ser sentido sem a necessidade de aparelhos médicos.
Basta levar a mão ao peito para perceber o coração lá dentro, no seu ritmo incessante bombeando sangue no organismo.
Porém, nessa viagem do sangue pelo corpo podem surgir caminhos estreitos, fazendo com que a pressão exercida sobre os vasos sangüíneos seja maior do que o normal. Pronto.
Basta um pequeno obstáculo para se instalar um quadro de pressão alta, também chamada de hipertensão.
Doença silenciosa (por não apresentar nenhum sintoma), democrática (por atingir homens, mulheres, magros, gordos, idosos, jovens, brancos e negros) e que já afeta cerca de 57 milhões de brasileiros ou 30% da população.

"Ao bater, o coração exerce uma pressão em todas as artérias, os vasos sangüíneos que chegam a todos os órgãos e tecidos.
Ele (o coração) funciona como uma torneira ligada a vários esguichos", compara o clínico Dr. Décio Mion, chefe da unidade de hipertensão do Hospital das Clínicas, de São Paulo.
"Se eu abro a torneira e fecho a ponta do esguicho, a pressão exercida sobre o esguicho vai subir.
É a mesma coisa no coração.
Se ele está bombeando sangue e os vasos se estreitam, a pressão dentro dos vasos aumenta."


Os motivos por que esses vasos se estreitam são vários.
Vão desde a genética ou atividade hormonal de cada um, passando pelo estilo de vida, chegando ao tipo de alimentação e à motivação pessoal para levar uma vida mais regrada.
Até mesmo a apneia do sono pode influenciar no aparecimento da pressão alta.
Na avaliação do Dr. Décio, 95% dos hipertensos são filhos de hipertensos.
"Essa carga genética faz com que haja uma hiperatividade do sistema nervoso que fecha os vasos sangüíneos, pois todos os vasos têm terminações nervosas que são controladas por esse sistema", explica o clínico.
Além da genética, fatores como sedentarismo, obesidade, tabagismo, excesso de sal e de bebidas alcoólicas favorecem a hipertensão.

Prova de que, com ou sem a herança genética, o estilo de vida e os hábitos alimentares são determinantes na hora de manter a pressão arterial sobre controle.


COMIDA COM CARINHO

Seja para evitar o problema ou controlar a pressão que já está alta, a alimentação tem papel fundamental quando se fala em hipertensão.
Consumir frutas, verduras, legumes e cereais; e evitar a gordura saturada (presente na carne) e o sal é o que todo médico recomenda, pois, assim como os hábitos de vida, o tipo de alimentação pode influenciar na dilatação ou no estreitamento dos vasos.
Aliás, organizações internacionais de saúde, como a American Heart Association, já recomendam uma dieta conhecida como DASH (recomendações dietéticas para parar a hipertensão, traduzido do inglês).

Ela limita o consumo de carnes e laticínios e valoriza o consumo de cereais integrais, oleaginosas, leguminosas, verduras e frutas.

"A dieta vegetariana é muito boa para prevenir a hipertensão, desde que seja bem planejada", avalia o nefrologista, especialista em doenças dos rins, Dr. Egídio Dorea, do grupo de hipertensão do Hospital da Universidade de São Paulo (USP).
Ele explica que à medida que se envelhece, inevitavelmente os vasos sangüíneos vão enrijecendo, ou seja, as artérias perdem elasticidade - favorecendo o aparecimento da hipertensão.
"Se analisamos, por exemplo, indivíduos de 50 anos que não estão hipertensos e que viverão até os 90, mais de 80% deles vão ter pressão alta porque com os vasos mais endurecidos, a pressão arterial tende a subir.
Alguns estudos mostram que uma dieta vegetariana diminui o risco de a pessoa se tornar hipertensa com a idade", revela Egídio.

Outra complicação que pode aparecer com o fator idade é a perda da capacidade dos rins em eliminar sal.
Isso, de acordo com o nefrologista, faz com que naturalmente a

pressão suba um pouco.
"Claro que se você tem hábitos saudáveis, valorizando as frutas, os legumes e as verduras, suas chances de desenvolver a hipertensão, se comparadas com outra pessoa que não mantém bons hábitos, são bem menores.
Mas sempre existe o risco inerente à idade", observa.


VEGANISMO CONTRA HIPERTENSÃO

Apesar de a comunidade científica ainda se mostrar bastante ressabiada em relação aos efeitos do vegetarianismo na saúde, estudos comprovando os benefícios da alimentação sem carne não faltam.

Um deles, inclusive, feito por um cardiologista do Instituto do Coração (INCOR), em São Paulo, Dr. Júlio Acosta Navarro, evidenciou: os vegetarianos têm níveis de pressão menores do que os onívoros.
"O mecanismo se explica pelos nutrientes", comenta Navarro que realizou o estudo em 2001 e avaliou pacientes no Brasil e no Peru - seu país natal.

"A gordura saturada, por exemplo, aumenta os níveis de colesterol e isto pode elevar a pressão.
Essa gordura é mais baixa na dieta vegetariana.
Acredita-se também que a maior quantidade de fibras e de vitaminas antioxidantes, como C, E e betacaroteno, presente nessa dieta, possa atuar a favor da diminuição do colesterol e da pressão arterial.

Na verdade, é uma mistura de fatores", explica Navarro, que faz uma observação semelhante a de Dr. Egídio, da USP:
"Quanto maior o tempo de vegetarianismo, mais pronunciados serão os benefícios para a pressão".

E não só os anos sem carne determinam uma pressão arterial mais saudável.
Quanto menos alimentos de origem animal, melhor.
"O veganismo é uma condição que oferece muitas vantagens para a saúde, inclusive para diminuir a pressão e os riscos de doenças * cardiovasculares, mas precisa estar atento aos níveis da vitamina B12 porque ela não existe em nenhuma fonte vegetal.

Recomendo o veganismo para diminuir a pressão e o colesterol desde que a dieta venha com suplementação dessa vitamina", alerta Navarro.


O VILÃO BRANCO

O obstetra curitibano Dr. Moysés Paciornik, que faleceu recentemente aos 95 anos, dizia:
"Evite os três pós brancos para envelhecer com saúde".

Os pós brancos a que ele se referia eram o açúcar, a farinha e o sal.

Esse último considerado veneno mortal para hipertensos, pois em excesso retém água e aumenta a quantidade de líquido dentro dos vasos sangüíneos - estreitando a largura das artérias.

Por isso, a recomendação dos médicos em se consumir até 5 g de sal por dia e evitar alimentos enlatados e embutidos, como presunto, salsicha, salame e mortadela (as versões vegetais desses produtos também devem ser evitadas).

Pois esses alimentos contêm generosas porções de sal para manter a conservação.

O problema é quando a pessoa começa a exagerar no sal.
Como é o caso dos brasileiros que, segundo os dois especialistas entrevistados, consomem diariamente de 10 g a 12 g do vilão branco.
"Consome muito sal quem nem experimentou a comida, seja a salada ou o prato quente, e já enche tudo de sal", aponta Dr. Décio, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
"Como tudo na vida é hábito, se a pessoa sempre coloca muito sal na comida porque acha que assim a refeição fica mais saborosa, ela se habitua a isso."

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os brasileiros consomem mais sal do que o permitido porque poucos entendem o que dizem os rótulos (cloreto de sódio = sal).
E com o crescente consumo de alimentos industrializados, a quantidade ingerida desse vilão acaba ultrapassando o limite recomendado, afinal até os alimentos doces e "light" contêm sal na composição.

Para saber se você está consumindo mais sal do que deveria, basta fazer uma conta simples.
Em uma casa onde vivem quatro pessoas, por exemplo, um pacote de 1 kg de sal deve durar quase dois meses (lembre-se, são até 5 g por dra por pessoa incluindo os gramas presentes nos alimentos industrializados que você consumir).
E detalhe: além dos nutrientes, fibras e vitaminas, os alimentos também contêm sal na sua composição.

Cerca de 2 g, segundo Dr. Décio.
Vale lembrar que o organismo precisa de até 1,5 g de sal para que o sangue circule no corpo de forma adequada.

Para tentar facilitar a vida e melhorar a saúde daqueles que amam um salzinho a mais, as dicas são:
não leve o saleiro à mesa e, na hora de preparar a refeição, substitua-o por outros temperos, como manjericão, orégano, louro, alho, cebola ou o que mais apetecer ao seu paladar.
Essa troca deixa a comida mais saborosa e, com o tempo, as papilas degustativas vão se acostumando às poucas quantidades de sal, garante Dr. Egídio, da USP.

Outra dica é optar pelo sal light, que contém potássio e quantidade reduzida de cloreto de sódio na sua composição.
"Estudos comprovam que uma dieta rica em potássio, também presente nas frutas e nas verduras, está associada à diminuição dos níveis pressóricos", indica Egídio.
"O mecanismo ainda não está bem explicado, mas acredita-se que o potássio relaxe e dilate os vasos sangüíneos."


A pressão descontrolada

Se sua pressão arterial costuma ser abaixo de 12 por 8, ótimo para você.
Do contrário, procure controlá-la.
A pressão é considerada alta quando "o indivíduo apresenta, em duas medições diferentes e em repouso, pressão maior ou igual a 14 por 9 mmHg (milímetro de mercúrio) - o mesmo que 140 por 90 mmHg.

Medições entre 120 e 139 (máxima) e 80 e 89 (mínima) são consideradas como pré-hipertensão", aponta o nefrologista Dr. Egídio Dorea.

Porém, como ela é uma doença que não apresenta sintomas, a mudança de hábitos antigos e a procura por ajuda médica podem acontecer tarde demais para alguns hipertensos.
"Se sua pressão hoje está 14 por 9 e você não tratar, no ano que vem ela poderá estar mais alta, 15 por 10, 16 por 10, 16 por 11.
É um contínuo.
E o risco de complicações, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC), derrame e insuficiência cardíaca, é igualmente proporcional ao nível da sua pressão", alerta Egídio.

Além disso, há o risco de prejuízo da visão, por causa da alteração nos vasos oculares, e dos rins, que vão perdendo suas funções.
"Hoje a hipertensão é uma das principais causas da perda das funções renais", revela.

Por tudo isso é que os médicos falam tanto sobre a importância da medição da pressão, que deve ser feita pelo menos uma vez por ano.
"Nem a dor de cabeça é um sintoma da pressão alta", alerta Dr. Décio Mion.
'A maioria das pessoas deixa para medi-la quando está sentindo alguma coisa, e a pressão precisa ser medida mesmo quando não está se sentindo nada.

Se a pessoa já está com a perna inchada, sente falta de ar, tem problemas cardíacos e insuficiência renal, tudo isso já são conseqüências da pressão alta", enfatiza. Para ele, o ideal para aqueles com histórico de hipertensão na família é checar a pressão a cada seis meses a partir dos 20 anos.
"No fundo, essas associações que a população faz, como dor de cabeça com pressão alta, ajudam porque daí a pessoa vai medir a pressão e já faz um diagnóstico.
Mas a dor de cabeça não está relacionada à pressão alta", ressalva.
Para em seguida fazer um alerta:
A hipertensão encurta a vida. Quanto maior a pressão arterial, menor a sobrevida da pessoa".

Aliados no prato

A nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, relacionou alguns alimentos que podem auxiliar no controle da pressão arterial.
Confira.

Suco de uva - contém bioflavonoides que combatem os radicais livres e relaxam os vasos sangüíneos.
Consuma de um a dois cálices por dia.

Cereais integrais (aveia, farelo de trigo, arroz integral) - por serem ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e pressão sangüínea.
Podem ser consumidos juntamente com frutas e vitaminas.

Feijão, ervilha seca e banana passa - importantes fontes de potássio, auxiliam a regular a quantidade de água nas células.

Oleaginosas (castanha de caju, castanha-do-Brasil, nozes, avelã, pistache sem sal) - fontes de gorduras insaturadas.

Lembre-se, a gordurada saturada presente na carne favorece o estreitamento dos vasos.

Linhaça e óleo de linhaça
ricos em ômega-3, têm efeito vasodilatador, importante na prevenção e controle de doenças cardiovasculares e hipertensão.

Cápsulas de óleo de alho
aumentam a elasticidade dos vasos e com isso auxiliam a circulação, diminuindo a pressão sangüínea.

Gérmen de trigo e óleo de gérmen de trigo - fontes de vitamina E, possuem efeito anticoagulante, com isso melhoram a circulação sangüínea.

Sal light - possui potássio em sua composição e teor reduzido de sódio.
Pode ser utilizado em substituição ao sal comum, porém em quantidade pequena.



Fonte: Revista dos Vegetarianos nº 46

Nenhum comentário :