quarta-feira, 14 de março de 2012

Suplementação e importância da vitamina B12.



Perguntas e respostas.

Onde está a B12?


A vitamina B 2 pode ser encontrada nos alimentos de origem animal, como carnes, ovos e laticínios, e também em suplementos orais ou injetáveis produzidos a partir de bactérias em laboratório,


A presença da B12 nas carnes se deve ao fato de que os animais ingerem ou absorvem a vitamina, que é produzida pelas bactérias do seu trato gastrointestinal”, explica o médico nutrólogo Dc Eric Slywitch.


A B12 presente no leite e nos ovos se deve à passagem da vitamina para as secreções das vacas e das galinhas.
Essa vitamina também é chamada de cobalamina e não é destruída com o aquecimento do alimento.


Por que ela é importante?

A vitamina 12 participa da manutenção da células do sangue e de todo o sistema nervoso — quando há uma atividade intelectual alta, por exemplo, o corpo consome mais B12.
Ela também participa do funcionamento da vitamina B9, conhecida como ácido fólico.


Como é sua absorção?

Quando a fonte de B 12 é a alimentação, o processo é o seguinte: a B 12 precisa ser liberada do alimento para ser utilizada e quem faz essa liberação é a secreção ácida estomacal.


Em seguida é necessário que a B 12 se ligue a um composto produzido no estômago conhecido como fator intrínseco. Uma vez ligada a ela, pode ser transportada para os tecidos e armazenada no fígado

— cerca de 2 a 3 mcg (microgramas) ficam estocadas ali — para ser usada conforme a necessidade.
No caso da suplementação, a vitamina não precisa ser extraída e ligada ao fator intrínseco para ser finalmente absorvida.



É possível estocar B12?

Sim, mas não indefinidamente e o tempo depende do organismo de cada um. Ela fica estocada no fígado e, por meio da secreção biliar de 1 a lO mcg (microgramas) da B 12são lançadas no intestino delgado, de onde ela pode retomar ao sangue.


Assim conseguimos reciclá-la”, diz Eric.
Porém, lembra o nutrólogo, mesmo que esse ciclo esteja funcionando perfeitamente, em todos os casos há perda de B 12 pelas fezes, sendo a pessoa vegetariana ou não.


Quem não ingere B 12 diariamente, vai perdendo a vitamina que tem no organismo.” Ele conta que existe a possibilidade de a pessoa excretar pouquíssima B12 e reabsorvê-la com eficiência, porém são poucos os que conseguem fazer isso. Por isso, a suplementação é essencial.


Comer muita carne, ovo e latícinos aumenta o estoque de B12?

Não, Em uma refeição com alimentos de origem animal, o organismo só consegue absorver de 1 a 1,5 mcg de vitamina B12, pois os transportadores da dupla fator intrínseco e B12” não conseguem absorver mais do que isso.


Depois de quanto tempo de vegetarianismo é preciso se preocupar com a B12?


Imediatamente
Lembre-se de que a alimentação carnívora não é sinônimo de correta absorção de B 12. Nem a alimentação ovo-lauto ou lauto vegetariana.
Por ser estocada no fígado, há a idéia de que é possível manter os estoques por até cinco anos, mas isso é besteira.


Tenho pacientes vegetarianos há um mês com deficiência de B 12.
Há fatores orgânicos e dietéticos que influenciam o estoque da B 12, conta Dr. Eric.
Por isso, ele aconselha a todos, vegetarianos ou não, a avaliarem o nível da vitamina o quanto antes.


O organismo produz B12?

Sim, as bactérias do intestino grosso produzem, mas acontece que nesse local a vitamina já não pode mais ser absorvida.
Lembre-se de que é no intestino delgado que ela é absorvida.
Portanto, a B1 2 produzida no organismo não ajuda muito, pois é produzida em um ponto do intestino onde o organismo não consegue mais aproveitá-la.


Isso não ocorre no intestino dos animais herbívoros, como as vacas, por exemplo. Elas sim obtêm a B1 2 pela fermentação bacteriana de seus intestinos.


Quando a absorção de B12 pode ser prejudicada?

Em diversos casos.
E nenhum deles está necessariamente ligado ao vegetarianismo.
Se a pessoa tem pouca secreção de ácido estomacal, como acontece normalmente em idosos ou em pessoas que tiveram parte do estômago retirado, a absorção fica prejudicada.

Se há insuficiência no pâncreas, a B12 também encontra dificuldade em se ligar ao fator intrínseco e ser absorvida, Outro caso de prejuízo da absorção da vitamina são as doenças inflamatórias intestinais, doença celíaca (sensibilidade ao glúten), doença auto imune, lesão por radiação ou o uso de diversos tipos de medicamentos, como os antiácidos.


O Instituto de Medicina dos EUA recomenda a suplementação da vitamina para todas as pessoas (vegetarianas ou não) acima dos 50 anos de idade.
Isso porque a partir dessa idade, é comum o corpo apresentar dificuldade de extrair a vitamina dos alimentos.


Quais os sintomas da deficiência de B12?

No início, a pessoa sente que o rendimento físico está pior sente muita fadiga e a memória deixa a desejar.
Caso a deficiência não seja resolvida, os sintomas evoluem para sensação de formigamento nos dedos dos pés e das mãos e também dificuldade em manter o equilíbrio.


A língua também pode começar a ficar lisa e brilhante porque as papilas se atrofiam, a pessoa perde o apetite e, às vezes, sente dores pelo corpo.
Segundo o nutricionista George Guimarães, da Nutriveg, até esse ponto os sintomas são reversíveis com a suplementação oral ou injetável.
Com muitos anos de deficiência, os sintomas podem evoluir para paranóia e esquizofrenia, nessa fase há o risco de não ser possível a reversão dos sintomas.


Dr. Eric Slwitch diz ainda que a deficiência de B12 leva à menor produção de células do sistema imunológico (linfócitos) e menor eficiência em atuar frente aos invasores.
As células do sistema imunológico respondem mais lentamente aos estímulos para se multiplicarem e lutarem contra os invasores.
Mesmo que você não sinta nenhum sintoma, é bom avaliar a B12 e fazer a suplementação caso seu médico recomende.


Como saber se os níveis de B12 estão adequados?

Por meio de exames de sangue. Segundo Dr. Eric, os exames mais eficazes são a dosagem de vitamina B12 sérica e avaliação de homocisteína.


No primeiro caso, o exame avalia apenas o nível de B12, que deve estar entre 350 e 490 pg/ml (picograma por mililitro). Medir o nível de homocisteína também pode ser recomendado.
A homocisteína é um composto que se eleva na deficiência da vitamina B 12 e/ou ácido fólico (vitamina B9), dentre outros nutrientes”, explica Dr. Eric, O ideal é manter os níveis de homocisteína abaixo de 8 mcmol/L (micromol por litro).


Com que frequência os exames de avaliação da B12 devem ser feitos?

A cada seis meses o anualmente, dependendo de como a pessoa evolui.


Como manter a B12?

Com o uso oral ou injetável da vitamina.
Em relação aos comprimidos, a dose recomendada é no mínimo 5 mcg de B12 por dia os comprimidos com l0 a 15 mcg não apresentam risco e podem ser utilizados sem problemas.
Se optar por toma um comprimido uma vez por semana, dosagem deve ser de 2.000 mcg. Isso vale também para os veganos.


Há também a possibilidade de fazer uso da Bl2 injetável.
Nesse caso, a aplicação deve ser de cerca de 5.000 UI (unidade internacional) de BI 2 a cada seis meses ou um ano Na opinião de Dr. Eric, a suplementação por via oral é mais eficiente.


Gestantes precisam demais Bl2?

Sim, pois na gestação há maior consumo de B12 devido às necessidades do feto. “Um fato interessante é que a B12 dos estoques da mãe, aparentemente, não passam para o feto”, comenta Dr. Eric.
Na amamentação, a concentração da vitamina do leite materno depende dos níveis de Bl2 da mãe. Não havendo B12 suficiente, o bebê não recebe a B12 que precisa e pode ficar apático, irritado, com anemia, sonolência, e com desenvolvido neuropsicomotor retardado. São recomendado até 3 mcg de B12 por dia para gestantes e mães em período de amamentação.


Pessoas ovo-lacto ou lacto vegetarianas precisam suplementar?

Por precaução, é melhor suplementar; pois você não sabe se seu corpo está absorvendo corretamente essa vitamina.
Procure um nutricionista ou nutrólogo que esteja familiarizado com o tema ‘vegetarianismo e B 12” e faça sua avaliação.


O nutricionista George Guimarães enfatiza que apesar de ovos e laticínios conterem B12, esses alimentos contêm gordura saturada e estão associados ao aumento do colesterol.
Por isso, o melhor mesmo é evitá-los e fazer uso de suplementos.



A suplementação pode ser sentida?

Se você apresentava os sintomas comuns da deficiência de B12, é provável que eles desapareçam depois da suplementação.
Se você estava deficiente, mas não sentia nada, é provável que não sinta a mudança ao tomar o suplemento.


Os chamados análogos da B12, como a alga chlorella, funcionam?


Não. E, pior; esses produtos podem camuflar uma possível deficiência. “Os análogos são detectados nos exames de sangue de B12 sérica, dando a impressão de que os níveis de Bl2 estão adequados”, comenta o nutricionista George Guimarães.


Ele explica que as substâncias análogas não são ativas e, portanto, não cumprem o papel que deveriam cumprir no organismo.
“As algas não devem ser consumidas como fonte de fornecimento de B12.


A alga chlorella é rica em cálcio, potássio, ferro, proteína e vitamina A, mas não em vitamina B 12.
” Outros alimentos vegetais falsamente recomendados como fonte de vitamina B 12 são o missô (pasta de soja fermentada) e o levedo de cerveja — ambos não possuem a forma ativa da B12, mas sim uma substância similar que não atua como a B 12.
A regra é uma só: nenhum alimento de origem vegetal contém vitamina B12.


O suplemento é vegano?

Sim.
A vitamina B12 é produzida em laboratório a partir de bactérias.
Essa mesma substância é usada para fortificar os alimentos com B12.
Para os que forem usar um suplemento feito em farmácia de manipulação é bom verificar se as cápsulas não são feitas de gelatina.


’‘É necessário que a pessoa peça ao médico que quer um suplemento feito em cápsulas vegetais incolores, também para não correr o risco de algum laboratório usar a cochonilha”, lembra a nutricionista Ana Ceregatti.
A cochonilha é um pequeno besouro usado para dar cor avermelhada a produtos industrializados, como bolachas de morango, balas e até sucos artificiais.

Em relação aos testes em animais, George diz que a vitamina B 12 não precisa ser testada em animais, “Isso não é requerido por lei, mas ainda assim, uma empresa pode decidir testar Além disso, a indústria que as produz pode ser uma que testa em animais:’
Fique de olho!


Alimentos fortificados com B12 resolvem uma deficiência?

Não, somente a suplementação. Dr. Eric avisa que se a pessoa optar pelos alimentos fortificados com vitamina B12, ela deve ter certeza de que está ingerindo o mínimo recomendado para sua faixa etária (veja mais na tabela abaixo).
Mas como a matemática não funciona da mesma maneira que as ciências biológicas, o melhor mesmo é garantir sua B12 com a suplementação indicada e depois de feitos os exames.


A necessidade de suplementação da vitamina B 12 no vegetarianismo indica que essa alimentação é inadequada?


Não. Os onívoros também podem precisar suplementar a B 12, além disso, ser vegetariano não significa que você será deficiente: as chances de isso acontecer são de 50%.
“Até hoje não foi encontrada nenhuma dieta que não necessite de suplementação em pelo menos alguma fase da vida para torná-las mais segura”, observa Dc Eric.
Mesmo sendo onívoras, as gestantes, por exemplo, precisam suplementar ácido fólico, ferro e minerais durante toda a gestação.
Outro ponto importante é que já está comprovado que uma alimentação vegetariana bem equilibrada e com a devida suplementação de B 12 é capaz de prevenir doenças cada vez mais comuns, como diabetes, obesidade e problemas cardíacos.


Recomendação de ingestão de vitamina B12

IDADE B12 (MCG/DIA)

0-6 meses........... 0,4

7 A l2 meses....... 0,5

1 a 3 anos.............. 0,9

4 a 8 anos........... 1,2

9 a l3 anos......... 1,8

Acima de 14 anos....... 2,4

Gestação 2,6 a 3,0

Amamentação....... 2,8 a 3,0

Fonte livro Alimençao sem carne,

de Dc Erc Svvitd, (Ed.Alaúde)


Pesquisa na “Revista dos Vegetarianos saúde e boa alimentação. Março de 2012” .

Nenhum comentário :