domingo, 6 de maio de 2012

Cem chefs da Califórnia assinam petição contra a proibição do foie gras e Wolfgang Puck deve explicações

Chefs como Ludo Lefebvre e Thomas Keller aderiram à petição / Imagens: Nate Hoffmann/Divulgação e Reprodução

Da Redação
Um grupo de cem chefs da Califórnia se uniu em torno de uma petição contra a proibição do foie gras, programado para começar no estado norte-americano no dia 1º de julho.

O grupo, batizado Coalition for Humane and Ethical Farming Standards (coalizão para padrões de criação humanos e éticos), reúne nomes de peso da gastronomia como Thomas Keller, Ludo Lefebvre, Daniel Patterson, Traci Des Jardins e Michael Chiarello e propõe uma série de modificações na rotina dos criadores de patos e gansos.
Criação em ambientes confortáveis, inspeções de autoridades da USDA, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e utilização de métodos de alimentação que não firam bico e esôfago dos animais estão entre as iniciativas propostas no documento assinado pelos chefs, que pretendiam entregá-lo a representantes legislativos no último dia 30 de abril.
Na opinião do ex-Senador do Estado da Califórnia John Burton, que introduziu o projeto em 2004, os chefs só adotaram a iniciativa por causa do risco da proibição.

"Eles tiveram todo esse tempo para descobrir uma maneira mais humana de tratar os animais.

Eu gostaria de pegar todos os cem chefs e forçar aveia seca garganta abaixo neles sem parar", afirmou o Senador ao site Eater, referindo-se à polêmica forma de alimentação forçada dos animais adotada por muitos criadores, também conhecida como gavage.
Puck: "É tão claro que países na Europa, além de Israel, que era o quarto maior produtor de foie gras do mundo, já baniram a alimentação forçada dos gansos" / Imagem: Amanda Marsalis/Reprodução

Outro apoiador do projeto é o chef Wolfgang Puck, que afirma ter parado de servir a iguaria em seus restaurantes no ano de 2007.

Puck, no entanto, foi personagem de outra polêmica em torno da questão, com uma reportagem do site Inside Scoop que apurou que o chef vem comprando o ingrediente da marca Hudson Valley Foie Gras, desde o começo de 2010.

Segundo a assessoria de imprensa de Puck, o chef serve o ingrediente em eventos privados, quando não consegue dissuadir os clientes da ideia.
Seguindo as informações do comentário de um leitor do site, o Inside Scoop averiguou que o ingrediente aparece como parte do menu do CUT Singapore, restaurante de Wolfgang Puck instalado no resort Marina Bay Sands, no país asiático.

Os pratos com foie gras, no entanto, aparecem somente nos cardápios expostos no site do hotel e não no site do restaurante, não sendo ainda possível concluir se o chef de fato aboliu a iguaria de suas casas em 2007.

Wolfgang Puck ainda não se pronunciou sobre a situação.




Nenhum comentário :