quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ganesha - Removendo os obstáculos



Filho de Shiva e Parvati, é o Deus do conhecimento, aquele que remove os obstáculos das vidas material e espiritual.
Tradicionalmente invocado no início das cerimônias e principalmente no início de qualquer empreendimento : um novo negócio, um novo casamento e um novo ano.
Por isso, o primeiro post do ano é dedicado a Ganesha, para que ele possa abençoar este ano, abrindo nossos caminhos, removendo todos os obstáculos e trazendo prosperidade.

Ganesha é o protetor de tudo o que possa ser considerado auspicioso. Sua cabeça de elefante indica sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das Escrituras.
As grandes orelhas indicam que esse conhecimento é para ser escutado através de um Mestre.

A tromba indica Sua capacidade discriminativa - Vivekashakti - porque com ela o elefante tanto colhe uma flor como derruba e carrega consigo uma árvore.


Sua grande barriga mostra sua capacidade prodigiosa de "digerir" as situações, sejam elas auspeciosas ou não.


Com sua machadinha, decepa os apegos aos objetos dos sentidos e, com o laço, prende a atenção dos seus devotos na verdade.
O doce em Sua mão representa a satisfação e aplanitude advinda do caminho da disciplina e da Verdade. Aos seus pés há um ratinho.
Mesmo sendo um animal muito voraz - "frequentemente rouba mais do que pode comer e estoca mais do que consegue levar" -, o rato contempla a Imensa Presença do Glorioso Senhor da Cabeça de Elefante.
Esse rato é o ego e seus desejos. Ele não avança mais sobre os objetos ao seu redor porque adquiriu a visão de uma realidade mais elevada.

O mantra de Ganesha é Om Gam Ganapataye Namaha! (Saúdo o senhor Ganapati!) Ganapati é um dos nomes de Ganesha.

Nenhum comentário :