terça-feira, 24 de julho de 2012

Mestre Hilarion

O Mestre Hilarion, no ramo da Teosofia é um dos "mestres da Sabedoria" e nos Ensinamentos dos Mestres Ascencionados é considerado o Mestre Ascencionado que dirige o raio Verde da cura que é também estudado na Grande Fraternidade Branca.
Ele é considerado o Chohan (Senhor) do Quinto Raio (existem sete raios básicos).

Encarnações

Acredita-se que o Mestre Hilarion tenha sido a encarnação do Apóstolo Paulo de Tarso e do filósofo Neo-platônico Iamblichus.
Consideramos assim que quando nos referimos ao santo cristão Hilarion que nasceu em Tábata (Gaza), estamos nos reportando ao Mestre Ascensionado Hilarion regente do 5º raio (verde), mas se torna bastante improvável que ele (Paulo) tenha também sido Iamblichus, pois Hilarion e Iamblichus foram contemporâneos, como mostramos abaixo em suas datas de nascimento e morte: desde que os anos da vida de Iamblichus, também conhecido como Iamblichus Chalcidensis, (245 - 325) faz sobreposição na vida de Santo Hilarion (291 - 371).
Paulo, a figura mais visível do Cristianismo nascente, viveu, segundo a tradição histórica, entre os anos 8 e 67 da era cristã.

Nasceu em Tarso, na Cilícia (atualmente, no litoral sudeste da Turquia), de uma família judaica da diáspora… Circuncidado ao oitavo dia, manteve-se na lei mosaica, como fiel fariseu (cf. Fl 3: 5).
Sua família adquiriu cidadania romana (que lhe garantiu proteção física ao longo da sua vida), pelo que, como qualquer cidadão do Império Romano, tinha um nome latino (Paulus), além do seu nome judaico (Saulo).
Paulo teve um encontro real com Jesus, pois ele viu Cristo e ficou cego, não precisou que ninguém pregasse para ele, porque Cristo próprio pregou para ele e lhe falou: "Saulo porquê me persegues?", Paulo é considerado apóstolo de Cristo porque ouviu a voz e a luz do Senhor pessoalmente e depois se tornou cristão, mas não foi contemporânea de Cristo como os 11 apóstolos que o seguiam, esse encontro com o Senhor se deu por volta do ano 32 d.C.

Como sabemos pela Bíblia, ele descendia de uma família judaica.
Escreveu 13 cartas apostólicas, de recomendação, quando ficou preso, pediu a Timóteo "traga a minha capa e meus livros", era um homem estudado.
Era inteligentíssimo.
Paulo ficou preso por dois anos em sua própria casa (em Roma), pois era romano.
Viajou muito difundindo o evangelho.
Paulo fez muitos milagres, pois o lenço de Paulo curava, como Jesus disse: "outros virão e farão muito mais".

Paulo tinha ligação direta com Cristo.
Paulo tinha uma fé inabalável.
Apresentou-se aos magistrados, a Cesar, a Sinédrio, ao centurião Cornélius.
Numa viagem à Itália houve um naufrágio do navio, quando um anjo se apresentou a Paulo e disse que nenhum de vós irá se perder, o navio chegou totalmente quebrado, repartido, destruído e todos chegaram com vida.
De perseguidor, passou a ser perseguido.
Levou 39 chibatadas uma a menos que Jesus.

Fez questão de se apresentar a todos como cristão de (Jesus Cristo) que era o ódio dos homens.
Morreu decapitado no ano 67 d.C., como um mártir em Roma por ordem de Nero.

Em outubro de 1884 Helena Blavatsky faz referência a Hilarion (usando a ortografia: "Hillarion") tendo feito recentemente sua ascensão:
No dia 20 de fevereiro de 1881 Kuthumi, em uma das suas cartas a Sinnett, menciona-o considerando
"que ele passou por Bombaim no seu caminho do Chipre ao Tibete". sua viagem até sua "iniciação final" é referida no diário de Henry Olcott, datada de 19 de fevereiro de 1881, escrito em Bombaim:

"Hillarion está aqui em caminho para o Tibete e esteve dando uma olhada, em, através da situação. Acha B – algo moralmente terrível.
Visões na Índia, Bombaim, a TS em Bombaim, Ceilão (--), Inglaterra e a Europa, cristianismo e outros assuntos altamente interessantes." (Cartas dos Mestres da Sabedoria, 2a Série, pagina 93)

Função na Hierarquia Espiritual

C. W. LKeadbeater escreveu que a influência principal do Mestre Hilarion se faz sobre os cientistas do mundo, e nos ensinamentos de Alice A. Bailey, o quinto raio, o qual ele comanda, é chamado de raio da ciência concreta.
De acordo com os Ensinamentos dos Mestres Ascencionados, Hilarion assumiu o Escritório de Chohan do Quinto Raio.
Como Hierarquia da Fraternidade da Verdade no plano etéreo sobre Creta, ele dá assistência aos cientistas e líderes espirituais do mundo com a Chama da Verdade e o Raio de Esmeralda (o 5º dos Sete Raios).

 Visão cética

K. Paul Johnson especula que os "Mestres" que Madame Blavatsky escrevia e produziam cartas tenham sido idealizações de pessoas que foram os mentores dela.
Johnson afirma que o "Mestre Hilarion" tenha sido naquela época Ooton Liato, uma idealização mágica vinda de Chipre de alguém que ela encontrou na cidade de Nova Iorque em 1873.


http://www.mestrehilarion.net/trajetória.htm

Nenhum comentário :