terça-feira, 10 de julho de 2012

PARA VOCÊ CHORAR SEUS MORTOS, OUÇA - Giacomo Perico



Se você me ama, não chore!
Se conhecesses o mistério imenso do céu onde eu vivo agora, se você pudesse ver e ouvir o que vejo e ouço nesses horizontes sem fim e nesta luz que penetra tudo e investir,
Você não vai chorar se você me ama.
Aqui agora é absorvida encantamento de Deus e reflexões sua beleza sem limites.
As coisas do passado, porém pequeno e fugaz em comparação!
Eu estava
um profundo afeto por você; uma ternura que eu já conheci.
Agora, o amor que me liga profundamente com você, é pura alegria e não de noite.
Enquanto eu viver
Esperando no sereno e emocionante,
Você pensa em mim assim!
Em suas batalhas,
Durante seu tempo de desconforto e fadiga, acho que desta casa maravilhosa,
onde não há morte, onde se saciar com transporte mais intenso.
o inesgotável
amor e felicidade.
Não chores mais
Se você realmente me ama!

Extraído de: "Fica conosco Senhor!" Edições São Paulo, 2001
Prefácio Rev.mo Senhor Cardeal Carlo Maria Martini.

Padre Giacomo Perico (Ranica, 1911 - Milão, 2000), um sacerdote da Companhia de Jesus desde 1940, especializada em questões de bioética e as questões da vida social e familiar, fundada em 1946 . Escreveu 248 artigos, relacionados à defesa da vida e à ética.
* * *

Na verdade, a passagem acima é de autoria controversa.
No Brasil, é comumente conhecida como "Oração de Santo Agostinho", mas sem atribuição precisa da fonte e apenas indicando-a como do religioso católico argelino, radicado na Itália, Santo Agostinho de Hipona (354 a 430). Em pesquisas, foram encontradas duas versões .

De outro lado, há versões semelhantes atribuídas ao pároco da Catedral de St. Paul (Londres) e professor de Teologia da Univerdade de Oxford, na Inglaterra, Henry Scott Holland (veja aqui) ao padre Giacomo Perico (Ranica, 1911 - Milão, 2000), acima, e à escritora de língua inglesa Rosamunde Pilcher, em trecho do livro "Setembro" (Bertrand Brasil, 16a. edição, Tradução de Angela do Nascimento Machado, pág. 450).
 
http://www.partidaechegada.com

Nenhum comentário :