segunda-feira, 13 de agosto de 2012

A Força do Entusiasmo

  A palavra entusiasmo vem do grego enthousiasmós, em que aparecem os elementos en, "dentro" e thou (theos), "deus".

Então, "deus interno" , "repleto de Deus"representa o estado do SAPE, vivamente sobreexcitado pela idéia que lhe é transmitida, anima e domina tão exclusivamente que a pessoa parece estar impelida por uma inspiração divina a realizar o que a ideia lhe sugere.

O grego enthousiasmós designava o estado de êxtase ou de delírio (ela ficava "entusiasmada") que se apossava de Pítía, sacerdotisa do Templo de Apolo, na antiga cidade de Delfos, por intermédio do qual esse deus ditava oráculos - suas respostas a quem o consultava. Como a tripeça em que proferia os oráculos era forrada com a pele da serpente Píton, a sacerdotisa se chamava pitonisa.

Os visitantes, sempre homens, formulavam suas perguntas e a sacerdotisa respondia, geralmente de forma incoerente. Suas palavras eram interpretadas por um sacerdote assistente.

O que se entende por "forma incoerente de dar respostas" pode muito bem ser a linguagem simbólica do SAPE mais hemisfério direito do cérebro, a qual não obedece à lógica racional do hemisfério esquerdo.

Pode-se deduzir deste fato o tipo de predominância do pensamento feminino intuitivo, holístico, com a lógica própria do hemisfério direito (a sacerdotisa) e o pensamento, predominantemente masculino lógico-racional, da parte para a parte, sequencial, analítico, do hemisfério esquerdo (o sacerdote assistente).

O Oráculo de Delfos foi a mais importante das instituições pan-helênícas.
Manteve-se até meados do século IV.

Nós nos permitimos alguns comentários.

Na verdade, as pessoas podem chegar a um estado alterado de consciência, afastando a influência do hemisfério esquerdo lógico / racional e dando ' vazão ao SAPE / hemisfério direito.

A nossa linguagem articulada, conceitual, disciplinada por regras, é possível graças à organização neuronal do hemisfério esquerdo.
É nele que ficam a área de Broca e a de Wernicke.
A primeira, o centro da fala, e a segunda, o centro do entendimento da linguagem.

A forma incoerente das respostas da pitonisa explica-se porque o SAPE e o hemisfério direito têm suas maneiras peculiares de comunicação.
Às vezes, difíceis de serem traduzidas em palavras, de forma coerente.

Quantos de nós já não vimos pessoas com quase todas as adversidades que poderiam ser reunidas num único ser e, apesar disso, trabalham, lutam, combatem (às vezes, por pequenas recompensas!) e sorriem ...
Qual a força que as impulsiona?
Só pode ser o ENTUSIASMO!

Assim, quando fazemos alguma consulta ao SAPE, nosso deus interior, devemos estar preparados para interpretar os sinais que ele nos envia, da mesma forma que o sacerdote fazia com as palavras da pitonisa.
Nós somos, ao mesmo tempo, a sacerdotisa (hemisfério direito) e o sacerdote assistente (hemisfério esquerdo).

Ainda mais: como tudo indica que a inteligência feminina seja mais globalizante, holística e intuitiva, é natural que a sacerdotisa pudesse olhar para dentro de si mesma, em latim intuéri (se pronuncia [intuéril]), "observar atentamente o interior", e fornecer as respostas, animadas pela idéia de que estava inspirada pelo deus Apoio.
De intuéri (de in, "em" e tuéri, "olhar para") vem intuição, que é a faculdade de perceber, discernir ou pressentir coisas, independentemente de raciocínio ou de análise.

A intuição é o ato ou faculdade de saber, de conhecer sem o uso de processos racionais é cognição imediata, isto é, sem a intermediação de processos lógico-racionais.

Por Prof. Dr. Luiz Machado, Ph. D.   

Nenhum comentário :