quinta-feira, 4 de outubro de 2012

4 de outubro / São Francisco de Assis



 

Numa época em que o apego intemperante às riquezas minava profundamente a espiritualidade medieval, Deus suscitou Francisco, o enamorado da Dama Pobreza, para restaurar o equilíbrio necessário. 



Francisco foi uma das colunas sobre as quais a Igreja se sustentou naquele século.

Renunciou à rica herança paterna e decidiu viver sem nada, levando a prática da virtude da pobreza até um radicalismo difícil de conceber. 

Fundou a Ordem dos Frades Menores, que em poucos anos se transformou numa das maiores da Cristandade.

Fundou, com Santa Clara de Assis, o ramo feminino da mesma Ordem.

Para os leigos que viviam no mundo, mas desejavam ser fiéis ao espírito de pobreza e participar das graças e privilégios da espiritualidade franciscana, fundou a Ordem Terceira.

Por sua semelhança com o Divino Salvador, mereceu ter gravados em seu corpo os estigmas da Santa Paixão.

A história de cada santo é extraída do livro:
Cada dia tem seu Santo
Com autorização do autor: 
 
Oração de São Francisco

Senhor fazei de mim um instrumento de vossa paz
Onde houver ódio que eu leve o amor
Onde houver ofensa que eu leve o perdão
Onde houver discórdia que eu leve a união
Onde houver dúvida que eu leve a fé
Onde houver erro que eu leve a verdade
Onde houver desespero que eu leve a esperança
Onde houver tristeza que eu leve a alegria
Onde houver trevas que eu leve a luz

Oh! Mestre, fazei com que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado, pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se nasce para a vida eterna.

Amém.

Nenhum comentário :