terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Regra de Ouro da Inteligência e da Criatividade

 

Chama-se “regra de ouro” aquela que fornece, sucintamente, os elementos primordiais a fim de que se obtenham resultados para cujo atingimento seja necessária a mobilização de potencialidades de inteligência e/ou de criatividade.

Assim, para que se consigam os resultados desejados de “ser” ou de” ter”, devemos, antes do uso de qualquer outra técnica, procedimento ou postura mental, devemos aplicar esta que consiste em definirmos claramente aquilo que queremos conseguir, com riqueza de detalhes, e visualizar o resultados, envolvendo o máximo de sentidos que pudermos em torno do quadro mental do resultado pretendido.
 
Em outras palavras, devemos sentir o resultado que queremos, em termos de forma, cheiro, sabor, textura, barulhos que a coisa possa fazer etc.; enfim, devemos tornar concreto na nossa mente o resultado que queremos.
 
Desta forma, aquilo que queremos passa ter existência no plano mental e é meio caminho andado para existir no plano concreto.
 
Ainda mais, devemos revestir de sensações de emoções o resultado pretendido, vibrando, rindo, saltitando como se já tivéssemos conseguido o resultado pretendido.
 
Faça isso e as forças poderosas da Natureza farão o resto.

Se você não sabe exatamente o que quer, pelo menos, sabe que frutos deseja conseguir com o que vai criar; usar ou utilizar; por exemplo, você deseja ganhar mais dinheiro como resultado do que você vai criar, usar ou utilizar, então, o resultado final é este.
 
Geralmente, o resultado final está numa ou mais entre as seguintes categorias: saúde, dinheiro, prestígio, desejo de consideração e amor, não necessariamente nessa ordem, pois cada um tem sua ordem de prioridades nestes fortes apelos emocionais.

A explicação científica do que acabamos de dizer é a seguinte: assim como o organismo constrói a si mesmo, também constrói as coisas de que criamos os quadros mentais como explicamos acima.
 
A estrutura envolvida nesse processo é basicamente o Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie (SAPE), que é a integração dos sistemas das emoções com o sistema glandular endócrino, - o que lança suas secreções, hormônios, diretamente na corrente sanguínea-, levando as mensagens aos centros que produzem ações.

Ainda mais, quando definimos os resultados conforme foi explicado, estamos dando direção às forças naturais que conseguem os resultados, estamos direcionando as poderosas energias do universo para que consigamos o que queremos e, por isso, precisamos ter certeza dos resultados, não duvidando, em momento algum , de que iremos conseguir.
 
“Dúvida” vem de “dois” e, se temos duas possibilidades, isto é, atingir ou não, estamos demonstrando falta de confiança no SAPE e ele não saberá como agir.
 
Mais uma vez, repetimos: o SAPE é Deus dentro de nós.
 
Outra atitude é esperarmos o resultado com a certeza de que ele ocorrerá , sem vacilar, mostrando que estamos dispostos a pagar o preço pelo que conseguimos, exercendo a autodisciplina, determinação e muito trabalho sem esforço para sua consecução.
 
Podemos resumir o que dissemos nos seguintes itens:
 
1)- defini, com riqueza de detalhes, o que queremos em termos de quadros mentais;
2)- revestir o quadro mental de emoções, envolvendo todos os sentidos;
3)- esperar o resultado com firme resolução e certeza de que ele ocorrerá´, sem alimentar dúvidas;
4)- estar disposto a ser disciplinado, a investir tempo, trabalho, e tudo o mais que seja necessário para conseguir o resultado, ainda que sacrificando horas de lazer; enfim, é preciso estar focado 24 horas por dia naquilo que e deseja conseguir, pois as mesmas energias que fazem germinar uma pequena semente numa árvore frondosa são as que vão atuar para você conseguir o que pretende.
 
O que estamos demonstrando é como se usam as forças Natureza para a pessoa conseguir os resultados que pretende, assunto central da Emotologia.
 
Por Prof. Dr. Luiz Machado, Ph. D.

Nenhum comentário :