segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ensinamentos - Nossos Mestres



 
Santo eremita pacificador da Suíça e protetor do Brasil.
Veio ao mundo no dia 21 de março de 1417 e voltou ao céu, neste mesmo dia em 1487, após 70 anos de vida dedicada intensamente a Deus, ao Amor Divino e à Paz.

Ainda em vida foi glorificado por seus milagres, entre os quais o jejum absoluto.
Durante vinte anos o eremita absteve-se de qualquer alimento ou bebida.
Apenas a Santa Hóstia que recebia uma vez por mês.

Ao seu humilde retiro, em busca de conselho e orientação espiritual, compareciam caravanas de peregrinos, autoridades eclesiásticas, ilustres personagens, príncipes e reis.
Hoje é venerado como Santo da Paz.

Invocando sua proteção, Ele nos livra das ciladas e dos malfeitores.
Protege, também, os doentes mentais.

Uma de suas preces preferidas:
“Ó Senhor, livrais-me de tudo que me afasta de vós”!
“Ó Senhor, concedei-me a graça daquilo que me conduz a vóz”!
“Ó Senhor, afastai-me de mim mesmo e daí-me totalmente a vós”!

http://vahalibrasil.org.br/




 
São Nicolau de Flue 

 São Nicolau nasceu em 1417, em Flueli, perto de Sachseln.

Seu desejo era seguir uma vida eremita, porém não conseguiu seguir seu intento. Foi deputado, conselheiro e juiz.

Casou-se em 1445 com Dorotéia Wyss, com quem constituiu uma família numerosa, tiveram dez filhos, cinco homens e cinco mulheres.
Um dos filhos foi vigário em Sachseln.

Nicolau mantinha ainda seu propósito de vida solitária, embora sua mulher fosse contra.
Ao completar 50 anos pôde realizar seu sonho.

Sua vida santa e a prática de rigorosos jejuns chamavam a atenção das pessoas.
Há testemunhos de que por longo período Nicolau alimentou-se exclusivamente da Eucaristia.
Mais tarde decidiu morar num barraco perto de Flueli, de onde saía somente para ir a missa.

Por dois momentos deixou o solitário barraco para defender sua pátria: em 1473, devido à ameaça austríaca e em 1481, quando esteve para estourar uma guerra civil.
Devido aos bons resultados de sua colaboração recebeu o título de "pai da pátria"

Seus vizinhos, sensibilizados por sua vida extremamente piedosa, construíram-lhe uma ermida e uma capela, que foi consagrada em 1469.
Em 1487, no dia em que completava 70 anos, Nicolau morreu.


Oração

"Ó meu Deus e meu Senhor, afaste de mim tudo o que me afasta de você.
Ó meu Senhor e meu Deus, dê-me tudo o que me aproxima de você.
Ó meu Senhor e meu Deus, livre-me de mim mesmo e conceda-me possuir somente você."

São Nicolau, rogai por nós.
São José, rogai por nós.
Maria, refugio dos cristãos, rogai por nós.
 

Nenhum comentário :