quinta-feira, 4 de outubro de 2012

FESTA DOS ARCANJOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL


 



Dia 29 de Setembro, celebra a Igreja Católica os três Arcanjos: São Miguel, São Gabriel e São Rafael.

Antigamente esta data era dedicada sómente ao Arcanjo S. Miguel, tendo sido o PAPA JOÃO PAULO VI que determinou que passasse a ser o dia dos três Arcanjos já mencionados.

O Arcanjo São Miguel - reconhecido, liturgicamente, como o "Chefe dos Anjos", é considerado o padroeiro e protetor da Igreja Católica Universal.


Durante oitenta anos por imposição (e autoria) do papa LEÃO XIII, rogou-se, no final da missa, a São Miguel, através de uma oração que foi retirada quando da reforma litúrgica, por volta de 1960.

Contudo, ainda hoje é mantida em certos atos da Igreja.

Eis a oração:

"S. Miguel Arcanjo, protegei-nos no combate, cobri-nos com o vosso escudo contra os embustes e ciladas do demónio.

- Ordene-lhe DEUS, instantemente o pedimos: e vós, Príncipe da Milícia Celeste, pelo Divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que vagueiam pelo Mundo para perdição das almas.
Assim seja!" 

Chefe dos exércitos celestiais, da milícia celeste ou dos exércitos de luz, São Miguel Arcanjo é o anjo da Paz, do Arrependimento e da Justiça, citado na bíblia como “o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus”.


Ainda na bíblia pode ler-se que “houve uma grande batalha no céu e que o Arcanjo São Miguel e os seus anjos lutaram contra Satanás e as suas legiões, que foram derrotados, banidos dos céus e atirados para a Terra”.

Lê-se também que o Arcanjo Miguel enfrentou o diabo e disse: «Que o Senhor te repreenda».

Daí, São Miguel Arcanjo ser representado, iconograficamente, a atacar o dragão infernal.

É São Miguel que nos defende e protege, com o grande poder que Deus lhe concedeu, contra os Perigos, as Forças do Mal e os Inimigos.

O seu nome traduzido liturgicamente será: «Quem é como Deus», ou «Quem é semelhante a Deus» ou ainda «Aquele que é como Deus».


Sinónimo de vindimas e de colheitas, São Miguel Arcanjo tem ainda a função de guiar e conduzir as almas para o céu, depois de tê-las pesado na balança da Justiça Divina.

Embora nos Anjos haja hierarquias a verdade é que DEUS tem sete anjos sempre presentes (Tob. 12,15; Apoc. 21,9).

Os Anjos são mais notáveis do que os Homens, pois, como diz Santo Agostinho, ultrapassam em perfeição todos os outros seres Criados por DEUS.

Há alguma dúvida quanto ao nome de três dos sete Anjos de DEUS.

Assim, tanto a Igreja Católica, como a Judaica e até o Islão, concordam com quatro nomes dos Anjos, a saber: S.Miguel, S. Gabriel, S. Rafael e S. Ariel(Aneal+Uriel).

Os três restantes Anjos são S. Jofiel, S. Samuel e S. Ezequiel, ou, S. Barachiel, S. Sealtiel e S. Jehudiel.(?).

O Arcanjo São Gabriel – (guardião da terra e dos seus habitantes) significa "Varão de Deus", "Fortaleza de Deus" ou ainda "Deus forte".
Ele foi o escolhido, por DEUS, para trazer uma mensagem a Maria (Virgem Maria), anunciando-lhe o mistério da Encarnação do Verbo.


S. Gabriel, tomando forma humana, aproximou-se de Maria, que estava em Nazaré, e disse-lhe:
"Avé, cheia de Graça, o Senhor é Contigo".
Maria questionou-o.

E o Anjo disse:
"Não temas Maria, porque achaste Graça diante do Senhor.

Conceberás no teu seio e darás à luz um filho ao qual chamarás JESUS.
Ele será Grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo (Luc 1,26-31)".
Mas Maria voltou a questionar o Anjo:
-Como poderei ser mãe se sou virgem?
-"Conceberás por Obra do Espírito Santo".
Maria então deu o seu consentimento e disse:
"Eis aqui a Escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua Palavra".


Maria, segundo dados da própria fornecidos nas Aparições em "MEDJUGÓRIE", nasceu a 5 de Agosto do ano 16 a.C.; Gostava de José, um carpinteiro mais velho do que ela, que viria a salvá-la do "apedrejamento" e a casar com Ela, antes de Jesus nascer no ano 7 a.C. (segundo alguns escritos).

O Arcanjo São Rafael – chamado «Medicina de Deus» ou «Deus cura» – tem a seu cargo ajudar na cura dos doentes, sendo o guardião da saúde física e espiritual dos seres humanos.
...envolvido na cura de Tobias, um homem de negócios que havia ficado cego, ("teu pai recobrará a vista por meio do fel de um peixe"), e tendo-se verificado tal milagre, o filho deste, também de nome Tobias, querendo agradecer ao Anjo ouviu estas palavras:
"Bendizei ao Deus do Céu e Glorificai-O diante de todos os viventes".

Os três Arcanjos, São Miguel, São Gabriel e São Rafael representam o símbolo do Poder, da Fidelidade e a Glória dos Anjos.

FONTE:
Para lá caminho

Nenhum comentário :