segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NOVE MANEIRAS DE COMO NÃO SE DEVE FALAR DE DEUS



1. Não podemos falar de Deus sem primeiro ter alcançado um silêncio interior.
Assim como é necessário fazer uso de um acelerador de partículas e de matrizes matemáticas para falar com conhecimento de causa de elétrons, necessitamos, para falar de Deus, de uma pureza de coração que nos permitirá ouvir a Realidade sem outra interferência que a auto-investigação.
Sem este silêncio do processo mental, não podemos elaborar qualquer discurso sobre Deus que não se reduza a uma simples extrapolação mental.
Sem esta condição nós estaremos apenas a projetar as nossas próprias preocupações, boas ou más.
Se procurarmos Deus com o fito de fazer uso do divino para qualquer coisa, estamos a ultrapassar a ordem da Realidade.
Diz o Evangelho: "Quando orares, procura a mais profunda e a mais silenciosa parte da tua casa."
 
2. Falar sobre Deus é um discurso suigêneris
É radicalmente diferente do discurso sobre outra coisa qualquer, porque Deus não é uma coisa.
Fazer de Deus uma coisa seria fazer de Deus um ídolo, mesmo que se trate de um ídolo mental.
Se Deus fosse apenas uma coisa, escondida ou superior, uma projeção do nosso pensamento, não seria necessário dar a "isso" um nome.
Poder-se-ia com vantagem falar de um super-homem, uma super causa, uma meta-energia, ou meta-pensamento ou não sei o quê de outra coisa qualquer.
Não seria necessário, em ordem a imaginar um arquiteto inteligentíssimo que outro não pudesse igualar ou um arquiteto de engenho inultrapassável, usar o termo "Deus"; bastaria falar do super desconhecido por de trás de todas as coisas que não conhecemos.
É este o Deus das "descontinuidades" , o Deus dos espaços entre as matérias, cuja retirada estratégica tem vindo a ser revelada mais ou menos nestes três últimos séculos.
"Não dirás o nome de Deus em vão", diz a Bíblia.
 
3. O discurso acerca de Deus é um discurso sobre o nosso ser todo inteiro.
Não é matéria de pressentimento, "feeling", da razão, do corpo, de ciência, de filosofia acadêmica e/ou de teologia.
A experiência humana, em todos os tempos sempre procurou exprimir um "algo" de outra ordem que é "um mais" tanto na base como no fim de tudo o que somos, sem excluir ninguém. Deus, se Deus "existe", não está à esquerda, nem à direita, nem acima nem abaixo seja qual for o sentido destas palavras.
"Deus não faz distinção entre pessoas", diz São Pedro.
 
4. Não é um discurso acerca de qualquer igreja, religião ou ciência.
Deus não é monopólio de qualquer tradição humana mesmo daquelas que a si mesmas se intitulam de teístas ou das que se consideram religiões.
Todo e qualquer discurso que tenta tornar Deus prisioneiro de uma ideologia seja ela qual for é um discurso sectário.
É inteiramente legítimo definir o campo semântico das palavras, mas quem limitar o campo de "Deus" à idéia que um dado grupo humano faz do divino acaba sempre por defender uma concepção sectária de Deus.
Se existe "alguma coisa" que corresponde ao termo "Deus", não o podemos confinar a nenhum "apartheid".
Deus é o Todo (to pan); A Bíblia hebraica diz isso; também as Escrituras cristãs repetem o mesmo.
 
 
5. É um discurso que sempre corresponde à expressão de uma fé
 
É impossível falar sem a linguagem.
Do mesmo modo, não há linguagem que se não adapte a esta ou àquela crença.
Contudo, nunca se deve confundir o Deus do qual falamos com a linguagem ou a crença que dá expressão ao Deus em que acreditamos.
Existe uma relação transcendental entre o Deus que a linguagem simboliza e aquilo que nós atualmente sabemos acerca de Deus.
A tradição ocidental falou freqüentemente de misterium – palavra que não significa nem enigma nem desconhecido.
Toda a linguagem é condicionada pela cultura e a ela está ligada.
Mais, a linguagem depende do contexto concreto o qual, por sua vez e ao mesmo tempo a alimenta de significações e lhe determina os limites do campo significativo.
Precisamos de um dedo, olhos e de um telescópio a fim de localizar a lua, mas não a podemos identificar com o sentido que aqueles instrumentos indicam.
É preciso ter em conta a intrínseca inadequação de todas as formas de expressão.
Por exemplo, as provas da existência de Deus que foram desenvolvidas no período da escolástica cristã só podem demonstrar aos que crêem em Deus que a existência do divino não é uma irracionalidade.
Se assim não fora, como poderiam ser capazes de saber que a prova demonstrava aquilo de que precisamente andavam à procura?
 
 
6. É um discurso acerca do símbolo e não do conceito.
 
Não se pode fazer de Deus o objeto de qualquer conhecimento ou de qualquer crença.
Deus é um símbolo simultaneamente revelado e escondido no símbolo de tudo aquilo que vamos exprimindo enquanto falamos.
O símbolo é símbolo porque simboliza e não por causa de ser interpretado como tal.
Não há hermenêutica possível para um símbolo porque é ele próprio a hermenêutica.
Aquilo de que fazemos uso para interpretar é o próprio símbolo.
Se a linguagem fosse apenas um instrumento para designar objetos, nunca seria possível um discurso sobre Deus.
Os humanos não falam apenas para transmitir informação, mas porque sentem uma necessidade intrínseca de falar – quer dizer, para viver em pleno, participando linguisticamente num dado universo.
"Nunca ninguém viu Deus", disse S. João.
 
7. Falar sobre Deus é, necessariamente, um discurso polissêmico.
 
Trata-se de um discurso que não pode ser limitado a uma sentença estritamente analógica. Não pode haver desse discurso um primum analogatum uma vez que não pode haver uma meta-cultura a partir da qual se possa continuar o discurso.
Se uma houvesse seria uma cultura.
Existem muitos conceitos sobre Deus, mas nenhum é "conceito de" Deus.
Isto significa que procurar limitar, definir ou conceber Deus é um empreendimento contraditório: o produto de um tal procedimento seria apenas uma criação do espírito, uma criatura.
"Deus é maior que o nosso coração", diz São João numa das suas epístolas.
 
 
8. Deus não é o único símbolo para indicar o que o termo "Deus" deseja transmitir.
 
O pluralismo é inerente, em última análise, à condição humana.
Não podemos "compreender" ou significar o que a palavra "Deus" representa na óptica de uma única perspectiva ou mesmo a partir de um único princípio de inteligibilidade.
Na verdade nem a palavra "Deus" é necessária.
Toda a tentativa para tornar absoluto o termo "Deus" destrói as ligações não só com mistério divino (que deixaria assim de ser absoluto – isto é sem dependência relacional de qualquer espécie), mas com os homens e com as mulheres daquelas culturas que não sentem a necessidade deste símbolo.
O reconhecimento de Deus caminha sempre com a experiência da contingência humana e com a própria contingência do conhecimento de Deus, uma atrás da outra.
O catecismo cristão resume isto dizendo que Deus é infinito e imenso.
 
 
9. É um discurso que inevitavelmente se completa a si mesmo outra vez num novo silêncio.
 
Um Deus que fosse completamente transcendente – o que poderia significar querer falar sobre um tal Deus? – tornar-se-ia supérfluo, ou até mesmo uma hipótese perversa.
Um Deus inteiramente transcendente levaria a negar a imanência divina e ao mesmo tempo destruiria a transcendência humana.
O mistério divino é inefável e não há discurso que o possa descrever. (...)
 
 
Raimon Panikkar

Nenhum comentário :