segunda-feira, 30 de abril de 2012

Os olhos são mesmo as janelas da alma?

 



Seus olhos podem realmente ser a janela para sua alma.

Segundo um novo estudo realizado por psicólogos da Universidade Yale, EUA, a maioria das pessoas sentem intuitivamente que seu “eu”, também conhecido como a sua alma, ou ego, existe no ou perto de seus olhos.

Em três experimentos, os pesquisadores estudaram as intuições de crianças pré-escolares (4 anos) e adultos sobre a localização precisa de seu “autossenso” no corpo.

Os participantes viram imagens de personagens de desenhos animados, e em cada foto um pequeno objeto (uma mosca zumbindo ou um floco de neve) foi posicionado perto de uma seção diferente do corpo do personagem (face, tronco, pés, etc.), sempre na mesma distância.

Os participantes deveriam indicar quais fotos mostravam o objeto mais próximo do corpo.

A hipótese é que as pessoas interpretariam como o objeto mais próximo o que estivesse mais perto do que eles intuitivamente acreditavam ser a localização da alma.

A grande maioria das crianças e dos adultos achou que o objeto estava mais próximo ao personagem quando estava perto dos olhos dele.

Isto se manteve verdade mesmo quando o personagem de desenho animado era um alienígena de pele verde, cujos olhos estavam sobre seu peito e não em sua cabeça – o que sugere que são os olhos, e não o cérebro, que pareciam mais intimamente ligados à alma.

“A natureza indireta do nosso método, e o fato de que esses julgamentos são compartilhados por adultos e pré-escolares, sugere que nossos resultados não refletem uma compreensão culturalmente aprendida, mas poderiam ser enraizados em um sentido mais intuitivo ou fenomenológico de onde, em nossos corpos, nós residimos”, concluíram os autores Christina Starmans e Paul Bloom.

Controvérsias
Alguns especialistas discordam sobre as implicações da pesquisa.

O neurologista Robert Burton, ex-chefe de neurologia da Universidade da Califórnia em São Francisco, EUA, acha que os resultados não descartam a possibilidade de que o sentido ocidental de que nós existimos (nossa alma fica) em nossos olhos seja culturalmente doutrinado.

Burton disse que o resultado mais interessante do estudo parece ter sido ignorado pelos pesquisadores: o fato de que as crianças e os adultos não deram as mesmas respostas durante o experimento com o personagem de desenho animado alienígena.

Quase tantas crianças pensaram que a mosca estava mais próxima do alienígena quando estava perto de sua cabeça sem olhos do que quando estava perto de seu peito com olhos.

Ao mesmo tempo, os adultos, quase por unanimidade, selecionaram os olhos no peito.

“Isto sugere que algo que aconteceu entre os 4 anos até a idade adulta que afetou a nossa compreensão de identidade”, comentou Burton.

Em outras palavras, pode ser que nós aprendemos a associar a identidade com os olhos, ao invés de fazê-lo naturalmente, desde o nascimento.

Talvez, por exemplo, os olhos assumem mais importância à medida que crescemos e temos consciência dos sinais sociais que outras pessoas transmitem com os olhos.

Ou talvez seja porque os adultos aprenderam que é educado fazer contato visual.

Além disso, os participantes do estudo podem não ter interpretado a ideia da mosca e do floco de neve estarem “mais perto” de um personagens de desenho animado como sendo que eles estavam mais perto de sua alma ou seu “eu”.

Os objetos parecem maiores quando estão mais perto dos olhos, e isso pode ter confundido os participantes.

O neuropsiquiatra Georg Northoff, da Universidade de Ottawa, Canadá, concorda que a interpretação dos autores de seus resultados experimentais é “exagerada”.

Apesar disso, Northoff disse que um grande corpo de evidências sugere que a maioria das pessoas têm um senso de “eu” que se manifesta fisicamente em seus corpos.

“Nós temos a tendência de localizar algo e materializá-lo no corpo como mente ou como alma”, disse.

É importante notar também que a parte do cérebro em que a autoconsciência surge, chamada córtex pré-frontal ventromedial, está localizada atrás dos olhos.

Burton acredita que é possível que as pessoas sintam que a alma está fisicamente localizada perto dos olhos porque nossa identidade emerge nos neurônios dessa região.
[LiveScience, Foto]

http://hypescience.com/os-olhos-sao-mesmo-as-janelas-da-alma/

Gentileza está nos genes?



Você já deve ter conhecido alguém que teve uma péssima educação, ou pais grossos ou abusivos, e mesmo assim é um amor de pessoa.

A resposta está aqui: uma nova pesquisa descobriu que pelo menos parte da razão pela qual algumas pessoas são gentis e generosas é que os seus genes as incentivam nessa direção.

O estudo foi feito por psicólogos da Universidade de Buffalo e da Universidade da Califórnia, nos EUA.

Os pesquisadores observaram o comportamento dos participantes do estudo que têm versões de genes receptores de dois hormônios que outras pesquisas associaram com a gentileza.

“Estudos laboratoriais anteriores já tinham ligado os hormônios ocitocina e vasopressina ao modo como tratamos uns aos outros”, disse Michel Poulin, psicólogo da Universidade de Buffalo.

Esses hormônios podem nos tornar pessoas melhores, pelo menos em relacionamentos íntimos.

A ocitocina, “hormônio do amor”, promove o comportamento materno, por exemplo, e no laboratório, indivíduos expostos a ela demonstraram maior sociabilidade.

Poulin diz que este estudo foi uma tentativa de aplicar as descobertas anteriores de comportamentos sociais em uma escala maior, para saber se essas substâncias provocam em nós outras formas de comportamento pró-social: vontade de doar para a caridade, por exemplo, ou participar de esforços cívicos como o pagamento de impostos, relatar crimes, doar sangue, etc.

Ele explica que os hormônios agem ligando-se a nossas células através de receptores que vêm em formas diferentes.

Existem vários genes que controlam a função dos receptores de vasopressina e ocitocina.

Os indivíduos do estudo foram entrevistados quanto às suas atitudes em relação ao dever cívico, outras pessoas e o mundo em geral, e sobre suas atividades beneficentes.

Por exemplo, eles responderam se as pessoas têm o dever de denunciar um crime ou pagar impostos, como eles se sentem sobre o mundo, se as pessoas são basicamente boas ou se o mundo é feito mais de coisas boas que ruins, e falaram suas próprias atividades de caridade, como doar sangue, trabalhar para a caridade ou ir a reuniões de pais na escola.

Dos entrevistados, 711 indivíduos forneceram uma amostra de saliva para análise de DNA, que mostrou que forma eles tinham de receptores de ocitocina e vasopressina.

“O estudo constatou que esses genes, combinados com a percepção das pessoas do mundo como um lugar mais ou menos ameaçador, previam a generosidade”, diz Poulin.

“Especificamente, os participantes do estudo que consideravam o mundo ameaçador eram menos propensos a ajudar os outros, a menos que tivessem versões dos genes geralmente associadas com gentileza”, conta.

Essas “versões” dos genes permitem que as pessoas superem os sentimentos ameaçadores do mundo e ajudem outras pessoas, apesar de seus temores.

“Não estamos dizendo que encontramos o gene da gentileza”, acrescenta Poulin.

“Mas encontramos um gene que produz uma contribuição.

O que eu acho interessante é o fato de que ele só fazer efeito na presença de certos sentimentos que as pessoas têm sobre o mundo em torno delas”, finaliza.[ScienceDaily]

http://hypescience.com/gentileza-esta-nos-genes/

Ajudar as pessoas aumenta seu tempo de vida



Um estudo da Universidade de Michigan (EUA) dá uma razão a mais para que as pessoas pratiquem o altruísmo: segundo os pesquisadores, quem se voluntaria para ajudar os outros, com desprendimento, melhora e aumenta saúde.

Aparentemente, essa ação é um forte redutor de níveis de estresse no corpo humano, o que permite um salto na qualidade de vida.

Mas os pesquisadores garantem que o voluntário precisa agir sem nenhum interesse pessoal ou esperando recompensa (por exemplo, a recompensa de viver com mais saúde, se você ler esse texto e acreditar na pesquisa); é preciso que seja um ato movido pela simples vontade de fazer bem ao próximo.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores conduziram um longo estudo com 10.317 pessoas.

Em comum entre elas, o fato de terem cursado o Ensino Médio em 1957, ou seja, a maioria deles estava com 69 anos em 2008, quando se iniciou a última fase da pesquisa.

Cerca de metade dos participantes eram mulheres.

Em 2004, os participantes responderam questionários sobre voluntariado.

Neles, ficou especificada a quantidade de trabalhos voluntários na vida de cada um, com as respectivas razões que moveram as pessoas a trabalhar, e tomaram nota daqueles que pretendiam se voluntariar no futuro.

Em paralelo, foram analisados quadros de saúde de cada paciente datados desde 1992.

Os “diagnósticos” seriam fechados ao lado de análises médicas, que incluíam indicadores como saúde mental, obesidade, uso de álcool e tabaco, além de também fatores sociais, estado civil e socioeconômico.

Entre as motivações dos voluntários, havia justificativas altruístas e outras nem tanto.

Razões como “Eu sinto que é importante ajudar os outros” e “Voluntariado é uma atividade importante para as pessoas próximas a mim”, dadas por alguns dos participantes, conviviam com motivos como “Voluntariado é uma válvula de escape aos meus próprios problemas”, ou “Voluntariado me faz sentir melhor comigo mesmo”, e tudo foi devidamente anotado pelos pesquisadores.

Em 2008, iniciou-se a última fase da pesquisa, a verificação.

Neste ano, a primeira bateria de resultados mostrou uma grande vantagem dos voluntários altruístas, no quesito taxa de mortalidade.

Dos 2.384 voluntários, 4,3% faleceram de 2008 para cá.

Entre os que se voluntariaram, mas o fizeram por interesse pessoal, a taxa foi 4%, um empate técnico com os integrantes do primeiro grupo.

Entre os voluntários altruístas, o índice de mortalidade sofreu queda considerável: foi de apenas 1,6%.

Isso impressionou os pesquisadores, e colocou o estudo em um paradoxo: ajudar as pessoas, aparentemente, faz sua qualidade de vida crescer.

Mas se você escolhe ser voluntário por causa disso, para melhorar sua saúde, esse benefício perde o efeito. [LiveScience]

http://hypescience.com/ajudar-as-pessoas-aumenta-seu-tempo-de-vida/

orientação do nutricionista

Leia até a no final...vale a pena!

 


'Aula sobre refrigerantes'
Na verdade, a fórmula 'secreta' da Coca-Cola se desvenda em 18 segundos em qualquer espectrômetro-ótico, e basicamente até os cachorros a conhecem. Só que não dá para fabricar igual, a não ser que você tenha uns 10 bilhões de dólares para brigar com a Coca-Cola na justiça, porque eles vão cair matando.

A fórmula da Pepsi tem uma diferença básica da Coca-Cola e é proposital exatamente para evitar processo judicial. Não é diferente porque não conseguiram fazer igual não, é de propósito, mas próximo o suficiente para atrair o consumidor da Coca-Cola que quer um gostinho diferente com menos sal e açúcar.

Entre outras coisas, fui eu quem teve que aprender tudo sobre refrigerante gaseificado para produzir o guaraná Golly aqui (nos EUA), que usa o concentrado Brahma. Está no mercado até hoje, mas falhou terrivelmente em estratégia promocional e vende só para o mercado local, tudo isso devido à cabeça dura de alguns diretores.

Tive que aprender química, entender tudo sobre componentes de refrigerantes, conservantes, sais, ácidos, cafeína, enlatamento, produção de label de lata, permissões, aprovações e muito etc. e tal. Montei um mini-laboratório de análise de produto, equipamento até para analisar quantidade de sólidos, etc. Até desenvolvi programas para PC para cálculo da fórmula com base nos volumes e tipo de envasamento (plástico ou alumínio), pois isso muda os valores e o sabor. Tivemos até equipe de competição em stock-car.

Tire a imensa quantidade de sal que a Coca-Cola usa (50mg de sódio na lata) e você verá que a Coca-Cola fica igualzinha a qualquer outro refrigerante sem-vergonha e porcaria, adocicado e enjoado. É exatamente o Cloreto de Sódio em exagero (que eles dizem ser 'very low sodium') que refresca e ao mesmo tempo dá sede em dobro, pedindo outro refrigerante, e não enjoa porque o tal sal mata literalmente a sensibilidade ao doce, que também tem de montão: 39 gramas de 'açúcar' (sacarose).

É ridículo, dos 350 gramas de produto líquido, mais de 10% é açúcar. Imagine numa lata de Coca-Cola, mais de 1 centímetro e meio da lata é açúcar puro... Isso dá aproximadamente umas 3 colheres de sopa CHEIAS DE AÇÚCAR POR LATA !...

- Fórmula da Coca-Cola?...

Simples: Concentrado de Açúcar queimado - Caramelo - para dar cor escura e gosto; ácido ortofosfórico (azedinho); sacarose - açúcar (HFCS - High Fructose Corn Syrup - açúcar líquido da frutose do milho); extrato da folha da planta COCA (África e Índia) e poucos outros aromatizantes naturais de outras plantas, cafeína, e conservante que pode ser Benzoato de Sódio ou Benzoato de Potássio, Dióxido de carbono de montão para fritar a língua quando você a toma e junto com o sal dar a sensação de refrigeração.

O uso de ácido ortofosfórico e não o ácido cítrico como todos os outros usam, é para dar a sensação de dentes e boca limpa ao beber, o fosfórico literalmente frita tudo e em quantidade pode até causar decapamento do esmalte dos dentes, coisa que o cítrico ataca com muito menor violência, pois o artofosfórico 'chupa' todo o cálcio do organismo, podendo causar até osteoporose, sem contar o comprometimento na formação dos ossos e dentes das crianças em idade de formação óssea, dos 2 aos 14 anos. Tente comprar ácido fosfórico para ver as mil recomendações de segurança e manuseio (queima o cristalino do olho, queima a pele, etc.).

Só como informação geral, é proibido usar ácido fosfórico em qualquer outro refrigerante, só a Coca-Cola tem permissão... (claro, se tirar, a Coca-Cola ficará com gosto de sabão).

O extrato da coca e outras folhas quase não mudam nada no sabor, é mais efeito cosmético e mercadológico, assim como o guaraná, você não sente o gosto dele, nem cheiro, (o verdadeiro guaraná tem gosto amargo) ele está lá até porque legalmente tem que estar (questão de registro comercial), mas se tirar você nem nota diferença no gosto.

O gosto é dado basicamente pelas quantidades diferentes de açúcar, açúcar queimado, sais, ácidos e conservantes. Tem uma empresa química aqui em Bartow, sul de Orlando. Já visitei os caras inúmeras vezes e eles basicamente produzem aromatizantes e essências para sucos. Sais concentrados e essências o dia inteiro, caminhão atrás de caminhão! Eles produzem isso para fábricas de sorvete, refrigerantes, sucos, enlatados, até comida colorida e aromatizada.

Visitando a fábrica, pedi para ver o depósito de concentrados das frutas, que deveria ser imenso, cheio de reservatórios imensos de laranja, abacaxi, morango, e tantos outros (comentei). O sujeito olhou para mim, deu uma risadinha e me levou para visitar os depósitos imensos de corantes e mais de 50 tipos de componentes químicos. O refrigerante de laranja, o que menos tem é laranja; morango, até os gominhos que ficam em suspensão são feitos de goma (uma liga química que envolve um semipolímero). Abacaxi é um festival de ácidos e mais goma. Essência para sorvete de Abacate? Usam até peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para dar aquela sensação de arrasto espumoso no céu da boca ao comer, típico do abacate.

O segundo refrigerante mais vendido aqui nos Estados Unidos é o Dr. Pepper, o mais antigo de todos, mais antigo que a própria Coca-Cola. Esse refrigerante era vendido obviamente sem refrigeração e sem gaseificação em mil oitocentos e pedrada, em garrafinhas com rolha como medicamento, nas carroças ambulantes que você vê em filmes do velho oeste americano. Além de tirar dor de barriga e unha encravada, também tirava mancha de ferrugem de cortina, além de ajudar a renovar a graxa dos eixos das carroças. Para quem não sabe, Dr. Pepper tem um sabor horrível, e é muito fácil de experimentar em casa: pegue GELOL spray, aquele que você usa quando leva um chute na canela, e dê um bom spray na boca! Esse é o gosto do tal famoso Dr.Pepper que vende muito por aqui.

- Refrigerante DIET

Quer saber a quantidade de lixo que tem em refrigerante diet? Não uso nem para desentupir a pia, porque tenho pena da tubulação de pvc... Olha, só para abrir os olhos dos cegos: os produtos adocicantes diet têm vida muito curta. O aspartame, por exemplo, após 3 semanas de molhado passa a ter gosto de pano velho sujo.

Para evitar isso, soma-se uma infinidade de outros químicos, um para esticar a vida do aspartame, outro para dar buffer (arredondar) o gosto do segundo químico, outro para neutralizar a cor dos dois químicos juntos que deixam o líquido turvo, outro para manter o terceiro químico em suspensão, senão o fundo do refrigerante fica escuro, outro para evitar cristalização do aspartame, outro para realçar, dar 'edge' no ácido cítrico ou fosfórico que acaba sofrendo pela influência dos 4 produtos químicos iniciais, e assim vai... A lista é enorme.

Depois de toda essa minha experiência com produção e estudo de refrigerantes, posso afirmar: Sabe qual é o melhor refrigerante? Água filtrada, de preferência duplamente filtrada, laranja ou limão espremido e gelo... Mais nada !!! Nem açúcar, nem sal.


 

Prof. Dr. Carlos Alexandre Fett

Faculdade de Educação Física da UFMT Mestrado da Nutrição da UFMT
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo - 3615 8836
Consultoria em Performance Humana e Estética

**O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE**

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente.
Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.

20 minutos:O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.
O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).

40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)
50 minutos:
O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.
As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.

60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina.
Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar.
Ficará irritadiço.
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo

.
*Pense nisso antes de beber refrigerantes.
Se não puder evitá-los, modere sua ingestão!
Prefira sucos naturais.
Seu corpo agradece!*

Se achar interessante, repasse.
Certamente estará fazendo bem a alguém.

OS XAMÃS - FILHOS DE GAIA

OS GUARDIÕES DA SABEDORIA

A origem do xamanismo ocorreu há milhares de anos atrás, quando nossos ancestrais decidiram superar os obstáculos impostos no caminho da evolução.
Essa ancestralidade possuía total integração com a natureza.
O xamanismo possibilitou um maior senso de comunidade, disciplina, união e organização, além de uma maior autoconfiança, integração ambiental e conexão, tudo torna-se sagrado na espiritualidade natural.
Os guerreiros antigos utilizavam toda a força do seu universo interior e uma enorme harmonia com a natureza, as quais o xamanismo decodificava e direcionava em prol de sua sobrevivência e sucesso.
O xamanismo é uma filosofia de vida muito profunda, onde se honra e agradece ao Todo a possibilidade da existência neste Planeta Mãe, evoluindo, crescendo respeitando tudo que aqui existe.
Os guerreiros da luz tem como missão buscar a paz, saúde, sucesso, equilíbrio com o corpo, mente e espírito, ampliando a visão sobre tudo.
O xamanismo é a síntese da espiritualidade, integração e essência divina.
Não tem nenhuma conotação religiosa, mas em sua prática ritualística, utiliza a própria natureza como seu templo sagrado.
Assim, seguindo o fluxo da integração total, o Céu torna-se o Pai que ensina o caminho das estrelas e das origens ancestrais.
A Terra torna-se a Mãe que ensina os caminhos das relações, das integrações e evolução da matéria.
O grande avô é o Sol, que ensina todos os dias a sabedoria dos ciclos e do círculo da vida.
Então a avó é a Lua com sua serenidade, que ensina a arte de sonhar e os mistérios que ilumina os caminhos pelas noites da vida.
As Árvores e Vegetais, tornam-se o Povo em Pé; as Águas, o Povo das Águas; o Trovão, o Espírito do Trovão; as Pedras, o Povo de Pedra e todos os Animais tornam-se os irmãos mais jovens.
Tudo possui uma energia vital, uma força, um espírito.
Defini-se o xamanismo como um conjunto de crenças ancestrais que estabelece contato com uma realidade oculta ou estados alterados da consciência afim de obter conhecimento, poder, equilíbrio, saúde para si mesmo e para outras pessoas.


OS XAMÃS


A palavra xamã tem sua raiz na Sibéria, vinda da palavra "saman", aparentado com o termo em sânscrito "sramana" que significa: inspirado pelos espíritos.
Os xamãs carregam o conhecimento espiritual e da vida, passados oralmente, lembrando a sabedoria dos antepassados.
Eles conduzem os ritos de passagem, encorajando a comunidade para enfrentar os desafios, criando uma identidade grupal.
O xamã é um especialista do sagrado e do mundo invisível.
O xamã pode ser homem ou mulher, considerando que ser xamã não é uma profissão, mas um dom.
O xamã compreende o Círculo Sagrado da vida, ajuda na cura, ensina o que é necessário para o bem da comunidade, colocando frequentemente a comunidade em primeiro lugar.
O caminho xamânico conduz a um relacionamento com a nossa Mãe Terra.
Portanto, não é possível praticar o verdadeiro xamanismo sem incluir o respeito, a preservação e cuidado com a vida de todos os reinos (animal, mineral, vegetal e espiritual) em nosso planeta.
TAMBOR XAMÂNICO
O Tambor é um catalisador de energias e essa vibração penetra a matéria de nossos corpos, relaxando a musculatura e laceando as ligações entre as moléculas, penetrando em níveis mais profundos de nossa alma.
O som do tambor afina nosso coração com o coração da Mãe Terra, desperta a energia individual e coletiva em ritos de cerimonias, sendo esta energia o despertar de nosso curador interno.
O som do tambor é como o som do coração.
A batida está dentro de nós, em nosso coração, e trazer esta batida para fora do tambor é exteriorizar nossa emoção, cantar esse momento sagrado, tocar o sopro da alma, vibrando para fora do corpo, é a expressão da alquimia da vida.
Os xamãs consideram o tambor como o "cavalo" que os leva em viagens a outros mundos.
O ritmo das batidas altera nossa percepção e estado de consciência, permitindo-nos entrar em contato com os mundos visíveis e invisíveis, para proporcionar cura, meditação, autoconhecimento, empreender jornadas, nos harmonizarmos com a Terra e contatar os ancestrais, espíritos e os animais sagrados (guardiões).
O ritual xamânico pode ser considerado uma metáfora para o processo psicológico, e ainda a um nível mais profundo que é também a expressão sacramental da conexão meta-física da alma.
A cura xamânica é uma forma maravilhosamente eficaz de "cura", onde podemos traçar a raiz do problema e mudar a afinidade com a questão dentro do nosso sistema energético.
Este, por sua vez, liberta-nos de velhos padrões de pensamentos e comportamentos de ligação e nos conecta com as infinitas possibilidades disponíveis para nós.
CHOCALHO XAMÂNICO






O chocalho, como o tambor, faz parte da família de percussão, é um dos mais antigos instrumentos de curandeirismo.
Em relação à cura, o chocalho tem uma versatilidade que outros instrumentos não têm.

As marcações do chocalho têm a capacidade de ligar a consciência ativa à energia cósmica ou a níveis mais profundos de consciência.
Os níveis extremos de consciência servem para liberar energia e poder no processo de cura e purificação.
O chocalho é um instrumento purificador.


 

FILTRO DOS SONHOS

O filtro dos sonhos ou teia dos sonhos são mandalas criadas pelos índios norte-americanos, que auxilia na cura das energias que nos envolvem durante o sono.
Quando dormimos, os nossos sonhos sofrem influências de boas e más energias.
A função do filtro é a de nos proteger, capturando energias indesejadas, que se desfazem com a luz do Sol.
O aro do filtro simboliza a Roda da vida e a teia são os nossos sonhos, os que sonhamos quando dormimos e os sonhos de nossa alma.
O centro é o Grande Espírito, o Espírito Criador, o Grande Mistério.
O filtro dos sonhos é um instrumento de Poder, medicinal.
Existem vários modelos de filtros, uns parecidos com uma teia de aranha, em espiral, tendo 8 pontos como base, que correspondem a 8 direções sagradas.
Nos outros modelos mais simples, há apenas uma pedra no centro da teia e uma única pena pendendo sob ele, porque os índios acreditam que os enfeites auxilia em seu poder.
As pedras colocadas no centro do filtro possui uma conexão com a Roda medicinal dos índios, que são montadas com pedras.
Cada uma delas faz uma conexão: uma ensina a ter clareza, outra limpa as mágoas, outra trabalha a cura e outra lida com os medos.
O filtro impedirá que as energias indesejadas interfiram no processo natural e particular de sonhar, que é de onde vem o nosso aprendizado.
Se queremos criar o nosso filtro dos sonhos, teremos que invocar uma onda mágica para proteger os nossos sonhos e chamar com força os bons espíritos da noite, para nos dar inspiração, insigths e nos ajudar com habilidade à resolver-mos os nossos problemas diários, e nos proteger quando dormimos.
Se você tem um filtro dos sonhos, sua posição correta é coloca-lo em cima de onde você dorme, dando preferência a cima da sua cabeça.
AS XAMÃS E O SAGRADO FEMININO
Nas tradições e cultos antigos, o Tempo da Lua era o momento em que a mulher não estava apta a conceber, era um período de descanso, onde as mulheres se recolhiam para uma renovação.
"É o Tempo Sagrado da Mulher"(O SAGRADO FEMININO), período menstrual, durante o qual a mulher é honrada como sendo "a Mãe da Energia Criativa".
O ciclo feminino é como a teia da vida e seu sangue está para seu corpo assim como a água está para a Terra.
A mulher, através dos tempos, é o símbolo da abundância, fertilidade e nutrição. É considerada como a tecelã e é a sonhadora.
Nas tradições nativas norte-americanas há as chamadas "Tendas Negras", ou "Tendas da Lua", momento em que as mulheres da tribo recolhem-se em seu período menstrual.
É o momento do recolhimento sagrado e contemplação onde honram os dons recebidos, elas compartem visões, sonhos, sentimentos, conectam-se com suas ancestrais e sábias da tribo.
São elas que sonham por toda a tribo, devido ao poder visionário despertado no período menstrual.
O negro é a cor relacionada à mulher na Roda da Cura.
Também são recebidas nas tendas as meninas em seu primeiro ciclo menstrual para que conheçam o significado de ser mulher.
Esse recolhimento não é observado somente entre as nativas norte-americanas, mas também entre outras várias culturas.

AS RODAS DE CURA
O mundo em que vivemos é definido pelos poderes das quatro direções e estabilizado pelos quatro elementos; o estilo de vida, pelas quatro estações, refletido em nossos corações, mente, corpo e alma, seja interna ou externamente, manifestando seus poderes e beleza em todas as nossas relações.

As Rodas de Cura Xamânicas são um cerimonial que visa o contato espiritual com esferas sutis do ser, através da oração com o sagrado tabaco, das canções xamânicas e cerimoniais que nos inspiram um despertar de consciência, facilitando o contato com o Grande Espírito.
As Rodas são uma maneira de recordar, compreender, decodificar conhecimentos que estão assentados como as camadas que se vê nos perfis das montanhas mais antigas de nosso Planeta.
Elas nos levam a uma percepção do tempo, de maneira multidirecional, de um dado instante; são como mapas cognitivos e ferramentas que ampliam nossa compreensão.
As imagens de nossos sonhos quer estejamos acordados ou dormindo, tornam-se claras e coloridas.


Quando utilizamos as Rodas das Chaves, para nosso crescimento pessoal e transformação, elas são como armas, que conquistam os inimigos que habitam dentro da gente, tais como o medo do desconhecido que as vezes nos impõe padrões e sistema de educação e crenças para uma interpretação literária e intelectual do que se passa em nosso interior.
Esse sistema de crenças e padrões abrigados em nós, nos limitam e tiram a força do nosso poder pessoal, levando-nos a uma velhice prematura.
Algumas versões da Roda Medicinal trazem o seguinte:
Leste
Fogo
Águia Dourada
Iluminação
Espiritual
Oeste
Terra
Urso Cinzento
Introspecção
Físico
Norte
Ar
Búfalo Branco
Sabedoria
Mental
Sul
Água
Coiote
Fé/Emoções
Emocional

 
OS ANIMAIS SAGRADOS E DE PODER

 

Os xamãs tem ao menos um animal de poder, que age como Espírito Guardião e como intermediário para acessar outras realidades.
Nas viagens xamânicas ele assume os talentos de seu animal e vê essas realidades de maneira diferente.
Os animais protegem os xamãs em trabalhos perigosos e são fontes de conhecimento.
Nos cultos japoneses, os animais podem ser uma forma exaltada de uma transformação de Buda.
Para os xamãs, tudo o que é da natureza e convive conosco sobre a Mãe Terra tem sua energia própria.
Da mesma forma, os animais, plantas e pedras (minerais, metais).
Mas o que interessa são os 'espíritos' desses seres.
As relações entre homens e animais são de natureza espiritual; ela é tão íntima que os xamãs acreditam ser possível tornarem-se animais.
Cada animal carrega uma mensagem especial, um poder e uma cura.
As plantas, terra, minerais, água e animais fazem parte da construção da vida e seu contato mais profundo nos ajuda a descobrir e dar força para enfrentarmos as dificuldades e obstáculos do nosso dia-a-dia.
"Aprendendo sobre os aspectos animais de nossa natureza, podemos nos conectar com padrões instintivos que guiam o comportamento dos animais, presentes nos seres humanos, como uma fonte inesgotável de sabedoria".
Conta Léo Artese.
Os animais no xamanismo, são também classificados segundo os quatro elementos (há variações de linhas).

Criaturas aquáticas - anfíbios = elemento água
Répteis = elemento terra
Aves = elemento ar
Mamíferos = elemento fogo

Os animais da água são frequentemente os guardiões de nossos sonhos, guardam conhecimentos e facilitam nas projeções astrais.
Os anfíbios nos ensinam a refletirmos para aprendermos a usar as emoções de forma construtiva.
O reino das aves é o ar que interliga o Paraíso com a Terra.
São os pássaros que se movem entre ambos.
Fazem o caminho entre a espiritualidade a matéria.
O ar em movimento é o vento que simboliza a capacidade de voar, nas asas da inspiração, intuição e criatividade.
Os répteis são os guardiões dos registros da Terra, ensinam a capacidade de sobrevivência.
Os insetos reúnem habilidades para voar, espalhar, a adaptabilidade, a armadura, a reprodução, organização, fertilização e etc.
A aranha entre os nativos norte-americanos é ao mesmo tempo Avó e Criador, que criam novas energias dentro da existência.
 Pesquisa: www,xamanismo.com.br

OS ANIMAIS E SUAS REPRESENTAÇÕES E MEDICINAS.




Abelha -
Para organizar, fortalecer e harmonizar grupos de trabalhos.
Obtém o néctar da vida (associada à sexualidade), as doçuras da vida.
Simboliza a honra à grande mãe (abelha rainha) e louva a Mãe Terra.
A comunicação entre as abelhas é excelente; evocá-las quando precisar comunicar suas idéias e opiniões, fazer apresentações e palestras.
Ela é a medicina da comunicação.



Águia -
para ultrapassar os limites deste mundo e alcançar outros reinos, desenvolver os poderes xamânicos, ver a distância, livrar-se de preconceitos.
A medicina da águia amplia a visão sobre nós mesmos, ensina-nos a enfrentar o novo e o desconhecido.
Estimula a criatividade e clareia as idéias.
Ilumina a escuridão da ilusão, enxerga em nível mais alto.
Inspira elevação do espírito a grandes alturas e a visão interior.
Eleva nossas orações para o Universo, é o poder masculino elevado.
A consciência elevada.
É a medicina da iluminação e visão ilimitada.





Aranha -
Para compreender melhor a "teia da vida".
Para a criatividade e imaginação. Inspira a visão e o poder para realizarmos nossos sonhos, obtermos independência e coragem para rompermos com armadilhas que criamos, sejam emocionais ou espirituais.
Trás prosperidade em tudo que faz.
Foi o primeiro ser vivo que desenhou a mandala.
Ela é a medicina da criação e manifestação da magia.




Beija-flor -
Evocado pela graça, beleza, delicadeza, força e paixão.
Para clarear conflitos emocionais e questões envolvidas com o amor.
Para a felicidade, boa sorte e cura física.
Para ajudar o coração e a mente a se moverem em outras direções nos momentos em que as mudanças são necessárias.
Para trazer mais alegria, colorido, poder voar em várias direções.
Para o amor romântico.
É o mensageiro da cura.
É a medicina do amor, da suavidade, da alegria e da claridade.




Borboleta -
ela nos ensina a perceber todas as etapas necessárias a uma verdadeira transformação, interna ou externa.
Ela passa por vários estágios, de ovo para larva, desta para casulo.
E finalmente nasce.
Com isso ela nos ensina que os estágios são importantes, indispensáveis, para que não se pule de fase sem a devida atenção ao que está sendo feito.
Devemos ter sempre clara a ideia de eterno ciclo de autotransformação.
A medicina da clareza mental, novas etapas e liberdade.





Búfalo -
Evocação para que nossas preces sejam atendidas, para buscarmos a paz e a nós mesmos.
Simboliza a energia ancestral.
Ajuda na conexão com a sabedoria universal, com nosso corpo mental, nosso intelecto.
Pode ser chamado para trazermos mais resistência aos desafios da vida.
Considerado pelos índios norte-americanos como um dos mais sagrados.
Sempre foi reverenciado como o símbolo da abundância.
Ele á a medicina da paz, harmonia, esperança e espiritualidade.





Cachorro -
Proteção em ataques inesperados.
Quando precisar ser conduzido em seus pensamentos, tomadas de decisões e de segurança.
Para inspirar-nos a amar incondicionalmente.
Quando tiver algo a guardar e vigiar.
O cachorro é o que melhor simboliza a lealdade, isso nos faz pensar como estamos fluindo na vida nesse aspecto.
Perceber se estamos sendo leais a nós mesmos, aos ideais e aos nossos valores.
É estar a serviço.
A medicina da lealdade , a habilidade para amar.





Cavalo -
Evocação para a liberdade de espírito, força e clarevidência.
Nos mostra como carregar nossa carga com calma e dignidade e como devemos sempre ser livres.
Evocá-lo para aumentar o poder pessoal, acessar nosso potencial.
Ajuda-nos a achar o próprio lugar no mundo, a tornar-nos independentes e também para novos estudos e pesquisas, projetos e iniciar algo.
Para deixar nosso espírito achar seu ritmo e caminhar na beleza e na graça.
Simboliza a viagem xamânica, a projeção astral.
Para evocar o poder em qualquer situação.
Ele nos ensina a compartilhar conhecimento recebido com os demais.
É a medicina do poder interior, da ação, das jornadas xamânicas.






Caranguejo -
Para obter várias soluções para a mesma situação, para evocar o poder da dança, habilidade para fluírem as emoções, achar novas formas e proteção do lar.
Ele é a medicina do lar, da comunidade.



Cisne -
A medicina do cisne nos ensina a ser uno com os planos da consciência e confiar na proteção do Grande Espírito.
Se você viu o cisne, ele conduz em tempos de estados alterados de consciência e de desenvolvimento das sua capacidades intuitivas.
É o poder de ver o futuro.
Ritmo do Universo.
Ele é a medicina da graça, leveza, fidelidade, vida, paz, tranquilidade, poderes intuitivos, felicidade e fé.





Coiote -
Para contatar com a criança interior, com a fé e a inocência.
Para o sucesso na vida e quando precisar sair de problemas.
Para animar reuniões e festas, para que possamos rir mais, exercitar o nosso corpo.
Considera o "espírito trapaceiro".
Para buscar a nossa essência verdadeira.
Ele é a medicina do otimismo, do humor e da malícia.



Cobra ou Serpente -
A cobra sabe que terá de trocar a pele e se deixar transmutar, aceitando o que lhe acontece de novo. Simplesmente vamos mudando, assimilando ideias e inspirações.
Quando notamos, não somos mais os mesmos.
A cobra ou serpente traz a força para nos adaptarmos as novas mudanças de vida.
A força da medicina da cobra e a força da criação englobam a sexualidade, a energia psíquica, a alquimia, a reprodução e a imortalidade.
Regeneração, sabedoria, sensualidade, cura e psiquismo.


Coruja -
Para descobrir verdades ocultas, mistérios, intuição profunda.
Evocar para o auxílio nos obstáculos que impedem a presença de seus talentos e habilidades.
Para que seus talentos se apresentem de acordo com a situação.
Para aceitação do lado escuro (sombras) da realidade, para a benevolência.
Evocar quando quiser conhecer o lado sutil da consciência.
Para conhecer as sombras, poderes psíquicos, habilidades ocultas.
Para melhor observar e prestar atenção.
Ela é a medicina das habilidades ocultas, sabedoria antiga, a vigília.



Elefante -
Para mudar a rotina e parar de ficar andando sempre no mesmo caminho, acumule no seu trabalho outros conhecimentos.
O elefante vai na frente, derrubando todos os obstáculos, para poder passar sem medo.
Simboliza a longevidade, inteligência, memória ancestral, ancestrais enterrados.
Elefante branco - associado no xamanismo ao trabalho de cura, como o Reiki, Acupuntura, medicina e todos os conhecimentos dos mestres do Oriente.
Força, bondade, escolha de caminhos, mistérios e ligações extraterrestres.





Escorpião -
Para força, inteligência, sexualidade.
Torna as coisas mais intensas; para ir profundamente em tudo, instinto de sobrevivência.
Ele é a medicina da intensidade.




Gato -
 Está sempre associado a magia, sensualidade, intuição e inteligência.
Pode ser invocado para a independência, habilidade para andar só, achar conforto, graça.
Para obter visões místicas.
É representado como o portador de expressivos olhos, guardião dos segredos, o silêncio e sagacidade.
Ele é a medicina do entendimento, de mistérios, a magia e o lado oculto.







Golfinho -
Para se conectar com as profundezas do nosso ser, a cura através do amor, para propósitos terapêuticos.
Sua medicina inspira inteligência, diversões, jogos, comunicação e sociabilidade.
Evocado para a cura, iluminação do ser, pureza, paz, harmonia com a natureza e a conexão com nossa força vital.
É a medicina dos relacionamentos harmônicos.





Jacaré ou Crocodilo -
Ele é um animal que teve ao longo do tempo uma simbologia mista.
Ao mesmo tempo, por causa de sua associação com a lama, está ligado ao símbolo da fertilidade e do poder, já que a lama é misturada de água e terra, o que propõe uma nova vida a crescer.
A ideia inerente é que não pode existir morte sem vida ou vida sem morte.
Seus olhos estão no alto da cabeça, ajudando-os a manter relativamente escondidos pela água enquanto procuram suas presas.
Trata-se de outro símbolo de uma visão superior e de enxergar outros planos.
É a medicina do instinto de sobrevivência, o inconsciente profundo, o caos que percebe a criação.





Lagarto -
Para questões de transformações, ajuda a perceber quando estamos precisando transformar algo que sabermos ser necessário.
Para obter coragem para ir em frente em tempos difíceis.
Para deixar coisas velhas e criar novas.
Para renovar, adaptar-se ao novo.
Ele é a medicina do otimismo, dos sonhos.
Ele ensina sobre o passada, a sobrevivência.



Leão ou Leoa -
Evocado para poderes de força, vitalidade, potência sexual, saúde, energia prosperidade e proteção.
Para aumentar a autoconfiança, quando tiver pela frente tarefas desafiadoras.
Para ter, ousar, iniciar algo, ter a paciência necessária, fazer com que a inteligência vença o instinto.
Quando necessitar de forças para vencer limitações, bloqueios.
Para equilibrar mente e coração, emoção e intelecto, consciente e subconsciente.
Trabalha com luz e escuridão.
É a medicina da liderança, da força, do poder e da coragem.
É associado ao Sol.


Lobo -
Para trabalhar os nossos medos através da sua ligação com a lua
Ajuda a eliminar as nossas fraquezas e pensamentos negativos, não-produtivos.
Para eliminar sentimentos que enfraquecem o espírito, defender ou conquistar nosso espaço.
Ensina a caminhar longe, física, mental ou espiritualmente.
O lobo é o professor, o mestre.
Evocar para a saúde, relacionamento familiar, amor, esperteza, força, habilidade de liderança, para seguir adiante e liderar os outros a caminharem juntos com você.
Para quem é instrutor, consultor, técnico, líder espiritual etc.
Para visão criativa, sabedoria, ação, fidelidade, para novos ensinamentos do inconsciente.
É a medicina do mensinamento, amor e dos relacionamentos.





Onça-pintada -
É um animal que pode ao mesmo tempo nos assustar e evocar imenso respeito.
É inteligente, agil, esperta, e tem a mesma função do leopardo: ajuda os xamãs em trabalho de cura.
Ela é a medicina da precisão, espreita, proteção de espaço, silêncio e observação.




Pantera -
é um animal ligado à lua, símbolo feminino de poder.
Evocar para esperteza, marcar território, eliminar medos.
Para insights, conhecimento interior, desenvolver clarevidência, ouvir mensagens de outras dimensões, saber escutar, sensitividade.
Poderosas energias sexuais, para resolver traumas e bloqueios sexuais, força, proteção, disciplina, renascimento.
Sensualidade e sedução.
Ajuda a compreender as sombras, paixão, mistérios e controla instintos e impulsos.
É a medicina da coragem, sensualidade e poder.





Peru -
Para ter consciência daquilo que é sagrado.
Iluminação e despertar do "eu" superior.
Para compaixão, a solidariedade, colher o que plantamos.
É o símbolo das bênçãos, da boa colheita, de honrar a vida.
Para afastar maus espíritos, más energias, expandir a terceira visão.
Conexão com energias da Mãe Terra.
É a medicina das bênçãos, da purificação, da nobreza e da dignidade.




Raposa -
Para adaptabilidade, harmonização com a natureza, invisibilidade (habilidade para não despertar atenção, passar despercebido).
Para reagir rapidamente às situações que apareçam, observar, ouvir e sentir mais, melhorar a memória, criar estratégias.
Ela é a medicina da astúcia.





Sapo -
Para fertilidade, amor, parto.
Habilidade para mudanças, crescimento, amor romântico.
Para trazer abundância, criatividade, purificação e limpeza.
Pedir poder para o curador.
Para limpar a mente, as ideias, expulsar energias negativas.
É a medicina da evolução, transformação.



Tartaruga -
Para obter estabilidade, perseverança, resistência, paciência, conhecimento ancestral, sabedoria e proteção.
Para o poder medicinal da longevidade e a ligação com a Mãe Terra.
Para estar na hora e lugar certos.
Protege contra inveja, ciúme, más palavras, ignorância.
Experiência, energia de cura, organização, construção de imóveis.
É a medicina da estabilidade e vida longa.



Urso -
É hibernando (poder do silêncio e da meditação) na caverna do urso(subconsciente) que vamos encontrar respostas para nossas perguntas.
Pode ser evocado para poderes curativos, para resistir a um ambiente hostil e trazer calor aos nossos corações.
Desperta o poder feminino profundo.
Na caverna do urso, digerimos nossas ideias, nossos pensamentos.
É o poder da cura física.
É a medicina da introspecção e da cura física.
O mais importante é estar em conexão com seu animal pelo coração.
Praticar o xamanismo é buscar a excelência espiritual, enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, harmonizar-se com as marés naturais da vida.