segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Anjos

Descubra qual é o seu anjo da guarda e confira suas características e qualidades

Para saber o anjo, selecione o mês correspondente ao seu nascimento, acesse este endereço

 
 
Conversando sobre anjos
 
Este trabalho foi escrito exotericamente*, sem qualquer pretensão literária, para que todos possam compreender a mensagem angelical.

Meu principal objetivo é levar a cada leitor, um pouco do que aprendi sobre anjos.
Para escrevê-lo eu não contei apenas com a minha inspiração, usei muitos livros para pesquisa e vários anos de palestras em todo Brasil foram de grande utilidade, pois cada dúvida de um participante era motivo de incentivo para aprofundar ainda mais meus conhecimentos.

Não tenho a menor vontade em ser reveladora, nem quero que me imaginem pretendendo impor a alguém a minha verdade.
Porém, a crença de que Deus me deu inteligência e raciocínio, me dá a certeza de que crenças cegas ou fanáticas não são a sua vontade.
Quando se diz "não reclame... olhe Jesus e veja o que Ele sofreu para nos salvar", estamos pedindo que as pessoas sejam conformadas com a sorte e aceitem tudo passivamente, evitando assim o seu crescimento.

Há muito tempo tirei meu Jesus ensangüentado da cruz. Meu Jesus, que é meu pai e meu amigo, tem um largo sorriso na face serena.
O problema atual de várias religiões é que elas querem fazer crer que o que pregam são as verdades únicas e absolutas e tudo mais é coisa do diabo...
Quanta bobagem...
Nada disso pode ser verdadeiro, pois Deus é nosso Pai e a Natureza nossa Mãe. Deus é luz e para senti-lo, você deve esclarecer as dúvidas de sua alma.  
Se depois destas palavras, você não tiver interesse em conhecer o mundo angelical, isso indica que ainda não há em você maturidade (mater - mãe, doar - amor) de espírito (piro - fogo - ação) para esse tema. Isso porém, não é definitivo e quando a maturidade for atingida você saberá.

Quando iniciamos o estudo de qualquer tema místico geralmente estamos cheios de temor, que desaparece gradualmente na mesma proporção em que se vai adquirindo conhecimento.  
Seu anjo da guarda pessoal está junto de você desde o dia de seu nascimento, até o dia do desencarne.
É ele quem vai orientar seu próximo estágio de aprendizado no Eu Superior, junto aos grandes mestres ascensionados, para um possível retorno à Terra.

Você escolheu seu karma antes de encarnar e vai ter que vivê-lo.
Então viva intensamente cada momento de sua vida.
Respire vida.
É bom demais viver!
Os relatos de algumas pessoas que tiveram parada respiratória e "morreram" por alguns minutos, são unânimes quando falam que viram alguém que emanava uma luz intensa e que, de forma carinhosa, as encaminhava para algum lugar.
Essas pessoas estavam naquele momento recebendo a ajuda do anjo de guarda que assume a forma mais conveniente de acordo com a crença de cada um.
Por exemplo: para o espírita a forma poderá ser de um ente querido da família, que já desencarnou, para um umbandista, que tem a proteção do caboclo, a forma poderá ser de um índio.
Os problemas fazem parte da vida, do cotidiano de cada um.

Muitas pessoas procuram a força do mundo angelical desejando alcançar a graça no primeiro dia, esquecendo-se que antes deve tornar-se merecedor dessa graça.
Se você pede ajuda a qualquer entidade para resolver um problema e não é atendido, não se revolte, mas sim pergunte: será que eu merecia essa graça?
Tenha calma e pense. Deus é o grande pai e nunca nos abandona.
A infelicidade deixa o anjo de guarda sem ação.  
Quando eu falo isso, a primeira pergunta que surge é: "ora, para que serve então meu anjo de guarda, se no momento em que eu mais preciso, ele não está ao meu lado?" Para esclarecer vou dar um exemplo muito simples.

Quando você vai a uma festa e fica ao lado de uma pessoa que resmunga o tempo todo ou fica contando desgraças, provavelmente a sua atitude será de afastar-se rapidamente.
O mesmo acontece com seu anjo de guarda. 
O anjo não participa da infelicidade; em nada lhe ajudaria que ele ficasse chorando ao seu lado.
O anjo fica então no astral, esperando e mandando insights, aguardando o instante em que você decida parar de sofrer e assim possa ocorrer a transformação.  
Lembra-se daquela ocasião que você precisou de um amigo, ligou e através de uma boa conversa tudo ficou esclarecido?
Pode ter certeza que o seu anjo de guarda pediu ajuda ao guardião do amigo a quem você recorreu.

O mesmo acontece quando você tem vontade de ler um livro ou visitar um amigo.
Vá.
Aproveite e leve uma rosa.  
Quem sabe você não estará servindo de intermediário para ajudar essa pessoa.

Os anjos estão presentes principalmente onde existem crianças até sete anos de idade.
Crianças pequenas geralmente têm um amigo invisível para nós, mas para elas que não têm pensamentos mesquinhos nem qualquer maldade no coração, o amigo é bastante visível - é o seu anjo de guarda.

Quando fizer um pedido use sempre o tempo presente.
Tenha cuidado com a palavra não.
Nunca diga, "eu não quero ser gordo, eu não quero ser pobre, eu não quero ser velho".
Este NÃO, confunde e atrapalha seu pedido porque entra no inconsciente, que é poderosíssimo e é nele que anjos conversam com você durante o sono.
Eles são éteres, portanto, não têm memória e nunca julgam.
Para qualquer pedido que você fizer, diga: "Bendito é o meu desejo porque ele é realizado". *
Ao contrário de esotericamente, é a forma de transmitir ensinamentos, a todos, sem restrição.
 
Monica Buonfiglio
 
 
 

 

 
 

Anjos Cabalísticos

 
A palavra hebraica para anjo é Malakl, que significa "Mensageiro". As primeiras descrições sobre anjos apareceram no Antigo Testamento. A menção mais antiga de um anjo aparece em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4.000 a.C..

Na arte cristã eles apareceram em 312 d.C., introduzidos pelo imperador romano Constantino, que sendo pagão, converteu-se ao cristianismo quando viu uma cruz no céu, antes de uma batalha importante. Em 325 d.C., no Concílio de Nicéia, a crença nos anjos foi considerada dogma da Igreja. Em 343 d.C. foi determinado que reverenciá-los era idolatria e que os anjos hebreus eram demoníacos. Em 787 d.C. no Sétimo Sínodo Ecumênico definiu-se dogma somente em relação aos arcanjos: Miguel, Uriel, Gabriel e Rafael.
Os escritos essênios, fraternidade da qual Jesus fazia parte, estão repletos de referências angelicais.

No Novo Testamento, anjos apareceram nos momentos marcantes da vida de Jesus: nascimento, pregações, martírio e "ressurreição". Depois da ascensão, Jesus foi colocado junto ao Anjo Metatron. São Tomás de Aquino foi um estudioso do assunto.
Ele dizia que os anjos são seres cujos corpos e essências, são formados de um tecido da chamada luz astral.
Eles se comunicam com os homens através da egrégora, podendo assim assumir formas físicas.
Cabala - Kabbalah - deriva de Kabbel, que significa "recebimento", "aceitação", acervo de normas, heranças espirituais, religiosas, filosóficas e sociais, recebidas pelos iniciados.
Tratado filosófico-religioso hebraico, cujo conteúdo visa decifrar um sentido secreto da Bíblia, através de uma teoria e um simbolismo dos números e das letras.

A cabala é a ciência do nome de Deus, a tradição oculta ou esotérica dos hebreus.
Existem dois tipos de cabala: a teórica, que estuda o mistério da Divindade, a criação espiritual e a renovação do mundo em sete dias; e a prática, que estuda as Clavículas de Salomão, o Tarot, os Talismãs etc.
A cabala prática, por sua própria natureza, só pode ser transmitida oralmente, de coração a coração, só podendo ser assimilada através de envolvimento individual, seguro e profundo.

Para a cabala, a letra é uma potência.
O agrupamento das letras forma um nome, dando origem a um centro poderoso de energia. Deus é representado pela letra Yod que é a décima letra do alfabeto hebraico (Yod=10).
Se juntarmos ao 10, as grandezas 15, 21, 26, que são pela numerologia os valores dos grupos de letras da palavra Jehovah, teremos como resultado 72 (10 + 15 + 21 + 26=72).
Como os judeus ortodoxos não pronunciam o nome de Deus, os cabalistas desdobraram a palavra Jehovah através dos três versículos misteriosos do capítulo 14 do Êxodos e acrescentaram os nomes divinos IAH, EL, AEL, IEL; com esses desdobramentos e terminações deram nome aos 72 anjos.

Cada anjo tem influência em cinco datas do nosso calendário, porque por ordem divina, cinco letras hebraicas se juntaram a cada anjo, portanto 72x5=360.

Faltaram cinco dias (31/maio, 12/agosto, 24/outubro, 5/janeiro e 19/março) para completar os 365 que formam o ano; os cabalistas designaram então estas datas, aos anjos da humanidade.
Os anjos estão reunidos em nove categorias cada uma liderada por um príncipe que governa oito anjos.
 
 
 
 
 
Conheça as 9 hierarquias angelicais
 
Os 72 anjos estão divididos em nove hierarquias angelicais: Serafim, que personificam a caridade e a inteligência. Principe: Metatron. Querubim, que refletem a sabedoria divina, aliada ao temperamento jovial. Principe: Raziel. Tronos, que proclamam a grandeza divina, através da música. Principe: Tsaphkiel. Dominações, que têm o governo geral do universo e atendem mais rapidamente quando utilizamos os instrumentos mágicos para as invocações. Principe: Tsadkiel. Potências, que protegem as leis do mundo físico e moral, além de preservar a procriação dos animais. Principe: Camael. Virtudes, que promovem prodígios e os milagres da cura. Principe: Raphael. Principados, responsáveis pelos reinos, estados e países, preservam também a fauna e a flora, os cristais e as riquezas da terra. Principe: Haniel

Arcanjos, responsáveis pelas transmissões de mensagens importantes e pela defesa dos países, pais ou da família. Principe: Mikael. Anjos, que cuidam da segurança do indivíduo no corpo físico. Principe: Gabriel.
 

O que significa a palavra anjo?

 
A palavra "anjo" vem do grego angelus "mensageiro". Para a cultura hebraica o termo é malakl; mensageiro ou emissário. Seria interessante comparar as mensagens dos anjos ao sis-tema via satélite; no qual os sinais que passam pelo céu são enviados para todos os receptores. Então; os poderosíssimos veículos de comuni-cação poderiam simbolizar suas trombetas. Se somos filhos de Deus, não existe mais ne-nhum em afirmar que somos divinos. Se Deus é considerado uma potência de inteligência, com certeza, quando fazemos o uso correto de nossa capacidade intelectual, estamos atuando com uma porção angelical muito forte. Os anjos (daimones) que protegem os seres humanos são diferentes dos daimones que ficam fora do nosso controle. Eles são perceptíveis ao nosso conhecimento, mas é difícil mantermos contato com eles, ainda que seja possível entrar em sua sintonia.  Os silfos, por exemplo, são elementos do ar que nos ajudam na propagação dos recados. Por esse motivo, quando fazemos um pedido escrito ao anjo e queimamos o papel, assopramos as cinzas (elemental fogo) ou sentimos vontade de andar para colocar idéias em ordem, como faziam os grandes filósofos.  Utilizamos a força das ondinas (élemental água) para nossas emoções e os gnomos e duendes (elemental terra) para prosperidade. O anjo é o mensageiro, o "recadeiro" entre o céu e a terra.  Isso é tão significativo.., Preocupe-se com sua vida, não julgue ninguém pelos seus atos. Compreenda. Ficas em sintonia com seu anjo guardião é anular, neutralizar a força do anjo contrário. Com isso sua vida há de prosperar, já que Deus é prosperidade e quer que você prospere também. "Deus dorme no mineral, sonha no vegetal, age no animal e desperta no homem". Ele é inteligência. Quando você pensa, está com Deus e, em conseqüência, com os anjos. Ora, se tudo é pensar, então vamos utilizar o cérebro como um receptor e aproveitar toda e qualquer ajuda desses seres tão especiais.  Quando você passa por dificuldades, sente-se dividido e pode estar sob a influência do gênio contrário. Quando alguém não vai bem, sua estação ou aparelho receptor não está bem ajustado. Então, nessas fases; nada melhor do que a leitura para aprimorar o conhecimento, para aumentar sua receptividade aos anjos.  

Por que as pessoas acreditam em anjos?

 
Eles estão em todas as religiões, são seres iluminados e não levam em conta os registros de nossos atos negativos, portanto não perdoam, já que não cabe a eles julgar.
 

Os anjos podem nos abandonar?

 
Os anjos nunca nos abandonam, não têm a necessidade de se refazer através do sono e não sofrem os efeitos do tempo: Eles conhecem as modificações do sistema nervoso humano pela mudança da cor da nossa aura. A vontade angélica diante do nosso pedido não muda e fica confirmada no plano etéreo. São Tomás de Aquino enfatizava a possibilidade de união do anjo ao corpo físico.  Já que eles são nossos guardiães, por que não conseguimos vê-los? Noventa e oito por cento das pessoas nunca viram um anjo, já que nossa aura é dissonante para ele:
O ambiente em que vivemos é muito denso, "pesado".
Se para nós a vida nas grandes cidades é difícil, imagine para os anjos!

A criança tem maior facilidade em vê-los, já que sua retina ainda não foi desgastada pelo tempo.
Podemos notar sua presença nas sensações de "arrepios", visões de bolas coloridas, pontos de luzes, em um pouco de sonolência; ou utilizando a magia branca.
 
 

Os anjos moram no céu?

 
Eles vivem no plano etéreo, ou céu. É uma outra esfera, ou dimensão, que não é a mesma do mundo dos espíritos, das pessoas que desencarnaram. Um tratado medieval afirma haver 390 céus, ou planos etéricos. Nesse mundo etérico os anjos não conversam como os humanos; o contato é feito de forma telepática, com uma rapidez incrível.

Santo Agostinho afirmava:
"Não haverá duas sociedades na cidade de Deus, uma dos homens e outra dos anjos.
Mas apenas uma".
A organização Gallup, em 1982, mostrou que 71 por cento dos americanos acreditavam que o céu era a morada dos anjos.
 
 
 
 
 

 

 

O anjo está ao nosso lado todo o tempo?

É óbvio que não, caso contrário, nunca sofreríamos nenhuma perda ou dor. Também não seríamos objeto de nenhuma maldade, já que nosso anjo da guarda nunca admitiria tal coisa. Ele nos protege do céu, do plano etéreo, através de insights ou coincidências. Quando estamos com o nosso corpo físico em repouso, ele nos ajuda nos sonhos cortando as coisas ruins através dos pesade-los.
Por isso, não devemos contá-los.

Se falamos, esses sonhos ruins ficam impregnados em nossa aura, podendo nos prejudicar.
Já o sonho bom pode ser contado para fixar o mantra da sonoridade na aura.
Dessa forma, as pessoas certas sentirão nossa energia áurica e farão com que as coisas boas aconteçam mais rapidamente.
 
 

Os anjos podem realizar curas?

Sim; através das nossas orações.
Quando oramos, nossa aura se expande e o anjo guardião consegue ficar ao nosso lado, fortificando nosso poder de cura, concentrado nas mãos.
 Para intensificar o poder curativo das orações devemos mentalizar o príncipe angélico Rafael (Deus: cura) e acender uma vela verde, pedindo o restabelecimento da pessoa doente.
 
 

Os anjos têm cores específicas?

 
Nos textos angélicos a cor vermelha está associada aos serafins, pois o amor deles pela humanidade é tão grandioso que eles se transformam em bolas de fogo: Aos querubins ficou designada a cor azul, pois o profeta Ezequïel viu uma safira azul sobre a cabeça de um deles.  Quando me perguntaram as cores referentes aos anjos para a modelagem dos mesmos especifiquei; de acordo com os estudos cabalísticos, que os serafins seriam brancos com manto vermelho e os querubins teriam roupagem branca e manto branco cintilante.
Os tronos têm seus mantos da cor lilás.

Os domínios (ou dominações) estão associados à cor vinho, pois Uriel responde pelas emergências através dás velas vermelhas ou vinho.
Os anjos da qualidade Potências têm o pêssego na sua predileção.
Já os anjos da qualidade Virtudes, liderados por Rafael, têm o manto da cor verde, associada à cura. Rosa é a cor dos anjos da qualidade principados, associando o príncipe Haniel como "chefe dos cupidos", ligado ao amor.

Os anjos da qualidade arcanjos, liderados por Miguel, são azuis, e os anjos, liderados pelo anjo Gabriel, são amarelos, a cor que simboliza rapidez nos acontecimentos e pensamentos.
 
 

 

 

Existe o anjo da morte?

Na verdade, nosso anjo guardião, que se acopla à nossa aura quando inspiramos pela primeira vez na hora do nascimento, permanece conosco até os oito anos de idade, tornando-se sutil e elevando-se ao plano etéreo durante a fase adulta.  Quando estamos para desencarnar, nosso anjo guardião acopla-se na aura novamente.
Por isso, quando as pessoas estão agonizando, vêem uma luz grandiosa ou a presença dos seres angélicos em suas visões.

Este anjo nos orienta quanto a nossa próxima etapa da vida, trazendo conscientização desta nova etapa:
A imagem de um anjo segurando uma foice foi apropriada na Idade Média, como forma de dizer que os ricos e pobres serão ceifados da mesma maneira, tornando-se pó, na hora da morte.
Essa imagem não aparece em nenhuma citação nos livros angélicos.
 
 

Quantos anjos poderiam nos proteger?

 
Representados pela data e sua hora de nascimento, você os encontrará nas tabelas contidas na Enciclopédia. Algumas pessoas, ao lerem sobre seus anjos da guarda, acharam que eles nada teriam a ver com suas personalidades. Lembre-se que não escolhemos nosso protetor, porque, antes mesmo de nascermos, foi designado que no dia x o anjo y preservaria nosso físico contra acidentes e outras fatalidades. E que o anjo da hora do nascimento atuaria na fortificação da moralidade.  Em uma das passagens da Bíblia, está escrito que o número de anjos em volta do trono de Deus é de 10 mil. Em outra, o número chega a atingir 100 milhões (10 mil vezes 10 mil). A tradição judaica ensina que para cada pessoa existem dois anjos: o anjo bom, que ajudará a encontrar o caminho do bem, e o anjo contrário, que induzirá a praticar as más ações.  Tudo vai depender daquilo em que realmente você acredita. Se estamos bem, automaticamente são reforçadas nossa simpatia e presença.
Quando estamos tristes ou deprimidos nossa aura diminui e o anjo não atua, dando força ao nosso anjo contrário.
Isso nos faz antipáticos.
O anjo guardião, que não participa das infelicidade, pede ajuda para que outro anjo resolva nossos problemas.
 
 
 
 

Eles escutam nossas orações?

 
Quando fazemos uma oração, nosso anjo não ouve ou sente o pedido. Nesse momento nossa aura muda de cor, e ê isso que ele compreende. Quando oramos, nossa aura torna-se azul ou verde. Já quando abraçamos uma pessoa querida, e1á fica cor-de-rosa, o. que faz, com certeza, nosso anjo bater as asas no plano etéreo. Você gosta de rezar pelas pessoas? Escolha a parte da noite, pois durante o dia existe muita interferência de formas-pensamento. À noite todos dormem, e o pedido ou oração chega ao astral com maior rapidez. Um pedido demora em média 48 horas para romper a barreira material.  Portanto, acostume-se a pedir o que deseja com dois dias de antecedência, seja o que for, um encontro, uma audiência. Peça de forma sutil. Trate o anjo como um amigo, não o pressione ou mendigue. Aja com ele como você faz com as pessoas com quem convive. Não esqueça: seu anjo é seu melhor amigo!
Contudo, não é aconselhável rezar pelos outros quando você estiver doente.
 
 

Desde quando eles nos protegem?

 
No ventre da mãe, é o anjo da guarda dela quem protege o filho, contudo, no plano astral, ele já está ao lado.Logo que nascemos, na primeira inspiração (Piro é fogo, Deus é representado pelo fogo = ativo) o anjo acopla-se à nossa aura até os sete anos. A partir dos oito anos, ele começa a desligar-se, retornando ao plano etéreo e voltando todos os dias por 20 minutos (verifique a hora certa, de acordo com seu anjo).  Mesmo que nesse horário você esteja dormindo, ele sintetiza todos os seus pensamentos e palavras, levando-os ao plano astral para serem realizados. Por isso, devemos ser positivos e evitar falar de mágoas ou dizer palavrões. O que é feio para nós é triplicado no mundo dos anjos.
Vale ressaltar que alguns acreditam na proteção do anjo só depois do batismo.
Ora, como ficam os índios, os judeus e as pessoas de outras religiões que não administram esse sacramento?
Será que esses julgamentos já não estão um tanto ultrapassados?
 

Eles são independentes?

 
Não, cada grupo de oito anjos é liderado por um príncipe. Portanto, são nove príncipes governados pelo príncipe dos serafins: Metatron. Para os gnósticos, os anjos não são espíritos e sim extensões de Deus.
 
 
 

Eles já foram seres humanos?

 
Creio que não.
Uma leitora perguntou se o anjo dela pode reencarnar.
A idéia me parece confusa, já que o anjo não é um "espírito" e sim conhecimento do TodoLuz, matriz e alma do universo.
 

Qual é sua verdadeira função?

Proteger e salvar todos os seres do planeta, e orientá-los em sua evolução.


Os anjos têm sexo?

 
Por serem luzes, acredito que não.
Infelizmente, a Igreja Católica condenou qualquer pintura angelical com a representação feminina (foi até mais abrangente; proibindo representações de deusas gregas, fadas, etc.).


Como um anjo se alimenta?

 
No plano etéreo não existe essa preocupação. Por serem seres iluminados para ancorarem na Terra, precisam de muita luz natural, Lugares arejados e boa ventilação para sentirem-se em casa.
A queima de incensos também é recomendável, pois tora os ambientes bem agradáveis.
Anjos não gostam de lugares escuros ou desarrumados.


Qual seria a linguagem dos anjos?

Alguns autores dizem que eles não compreendem as consoantes, somente as vogais, como os sons monossilábicos dos bebês. Mas qual seria a linguagem dos anjos?  Se eles utilizam algum idioma para sé comunicar, certamente é o hebraico a língua usada por Deus Pai no Evangelho e falada por Cristo Filho quando pregava. Todos os idiomas passaram por diversas transformações, menos o hebraico. Os anjos são intelectos puros, sem marcas, caracteres ou qualquer sinal humano.  Entre os vários tipos de caracteres hebraicos existe um muito antigo que era utilizado por Moisés e seus profetas. Desenhado pela posição dos astros; foi denominado Escrita Celeste (cada anjo contém o nome escrito dessa forma). Os nomes verdadeiros dos anjos são conhecidos somente por Deus e têm essência divina: "Meu anjo irá na tua frente; observa-o pois Meu Nome está nele": Os mestres hebreus creditam a Adão essa escolha: "O Senhor colocou todas as coisas que tinha criado diante de Adão para que ele as nomeasse, e; à medida que designava cada coisa, assim passou a ser chamada". Em minhas pesquisas, eles apareceram com muitos e diferentes nomes.

Ser canhoto denota maior espiritualidade?

 
Sim, é mais fácil fazer uma conexão com o mundo mágico. O cérebro está dividido em dois hemisférios: o direito e o esquerdo.
Enquanto o destro utiliza-se do esquerdo, que armazena a razão, o canhoto usa principalmente o direito, que acentua suas habilidades artísticas e a intuição.
Acredito que os anjos devem proteger os canhotos, pois eles são muito desastrados!



 


Os anjos aparecem em todas as culturas?

 
Sim, no mundo inteiro. Deus estava mais próximo nas religiões primitivas e consequentemente os anjos também.
A religião judaico-cristã os colocou tão inacessíveis que temos medo de invocá-los de forma errada.

Por que eles têm asas?

Alguns estudos revelam que o imperador romano Constantino, antes de uma batalha, visualizou um anjo com asas e auréolas. Nessa época, propagava-se o culto ao Sol como símbolo de crescimento e de fortalecimento.  O ano começava no dia 19 de março, data de início do ano esotérico e, curiosamente, dia de são José e de Saint Germain. Como no tarô o dia 19 corresponde à carta do "sol", acredita-se que o imperador não visualizou a auréola, mas na verdade encontrou uma forma de homenagear o sol.  No Velho Testamento, os pássaros criados no quinto dia por Deus não seriam pássaros, mas anjos. C. W Leadbeater, estudioso do tema angélico, declarou que os anjos projetam jatos de energia etérea que dão a impressão de asas.


Onde nasceram os anjos?

 
Pelas descobertas da astronomia verificou-se que existe um espaço vazio entre os planetas Marte e Júpiter.
Fragmentos de uma explosão nessa área circulam ao redor do astro maior, o Sol.
Poderíamos supor que nesse lugar foi travada também a batalha entre os anjos bons e maus.



 

 

Já que eles são guardiães, por que não conseguimos vê-los?

 
Noventa e oito por cento das pessoas nunca viram um anjo, já que nossa aura é dissonante para ele: O ambiente em que vivemos é muito denso, "pesado". Se para nós a vida nas grandes cidades é difícil, imagine para os anjos!  A criança tem maior facilidade em vê-los, já que sua retina ainda não foi desgastada pelo tempo. Podemos notar sua presença nas sensações de "arrepios", visões de bolas coloridas, pontos de luzes, em um pouco de sonolência; ou utilizando a magia branca.
 
 
Textos extraídos dos livros Anjos Cabalísticos e A magia dos anjos cabalísticos de Monica Buonfiglio
 

Pensamentos de Sai Baba


 

 

"Qualquer um que possua um corpo físico não pode escapar das vicissitudes da vida.
A morte segue o nascimento e, com a mesma certeza, a miséria segue a felicidade.
A pessoa deveria permanecer equânime na felicidade e na tristeza, no ganho e na perda, na vitória e na derrota.
O prazer é um intervalo entre duas dores.
A vida humana tem a finalidade de investigar a Realidade Suprema, e não somente de comer, beber e se viciar em prazeres sensuais.
Cada ser humano deve fazer um esforço para conhecer sua natureza interna e entender sua verdadeira identidade."

"Atualmente, você não encontra paz em lugar algum do mundo.
Você vê somente pedaços!
De fato, as pessoas estão despedaçando seus corações.
Então, como pode a paz ser alcançada?
Há apenas uma solução para este problema.
Ame Deus.
Tenha fé em Deus. Renda-se a Ele.
Dedique sua vida inteira a Deus e realize todas as suas atividades como uma oferenda a Ele.
Deixe todas as suas atividades serem úteis aos outros.
Ajude sempre e nunca provoque dor. Se você deseja estar sempre feliz, reze para o bem-estar dos outros.
Este é o verdadeiro exercício espiritual que você deveria empreender.
A espiritualidade não significa simplesmente entoar cantos devocionais e executar alguns atos de adoração.
Cultive qualidades nobres.
Reze sempre pelo bem-estar de todos.
É a este contexto que se refere a oração "Loka Samasta Sukhino Bhavantu": Que todos os seres do mundo sejam felizes!"

"Atualmente, a maioria das pessoas não tem idéia alguma sobre o que é a devoção e o que é a disciplina espiritual.
Diferentes formas de adoração, peregrinações, meditação e similares são comparadas à devoção.
Elas não são índices de devoção.
Elas podem, no máximo, conferir um pouco de satisfação mental.
Enquanto você acreditar que Deus está em algum lugar fora de você, você não pode se qualificar para a Graça Divina.
O verdadeiro sinal da devoção é reconhecer que Deus está dentro de você, ao seu redor e em todos os lugares. Você deve desenvolver a fé de que você é uma manifestação de Deus."

"É do corpo que vem a alegria de olhar uma coisa bela ou é do Atma (alma)?
Quem aprecia o bom alimento que é consumido: o corpo ou o espírito?
Quem desfruta a fragrância ou é tocado pela bela música?
Após uma investigação, a pessoa descobrirá que o Atma é o desfrutador, e não o corpo físico.
O corpo é denso e incapaz de experimentar alegria.
Deve ser compreendido que o espírito transcende a mente e o intelecto e permeia o cosmo inteiro.
O espírito é a base para o conhecimento do mundo externo e para sentir o mundo interno."

"A graça de Deus é concedida a cada devoto conforme o nível de sua consciência espiritual.
O oceano é vasto e ilimitado, mas a quantidade de água que você pode pegar dele é determinada pelo tamanho do recipiente que você leva até suas margens.
Se o recipiente for pequeno, você não pode enchê-lo além de sua capacidade limitada.
Do mesmo modo, se seu coração estiver contraído, a graça Divina será igualmente limitada.
Abra seu coração libertando-se das diferenças restritas e, assim, reconheça a verdade de que o Divino habita em todos."

"Apenas por meio do serviço a pessoa se torna recebedora da graça divina.
A vida se torna sem sentido se a pessoa não participa de atividades de serviço.
A melhor maneira de amar a deus é servindo-o.
Vocês devem desejar o bem-estar de todos e seguir o caminho do amor e do serviço.
Só então sua vida terá valido a pena."

"Em um momento estamos felizes e, em outro, estamos tristes.
Com o passar do tempo, o mesmo objeto que é uma fonte de felicidade pode se tornar uma fonte de agonia.
Portanto, alegria e dor são somente estados da mente, e os objetos, que são sujeitos à mudança, não podem nos dar a felicidade duradoura.
O que é transitório não pode ser real.
Sabendo que a vida de prazer é naturalmente desfavorável ao esforço espiritual sério, as boas pessoas consideram as dificuldades como trampolins para uma vida mais elevada."

"A fé é a semente e a bem-aventurança a fruta.
Quando uma semente é espalhada, cresce gradualmente e torna-se uma enorme árvore rendendo flores e frutos.
Da mesma maneira, quando o homem espalha a semente de um pensamento sagrado no campo de seu coração, cresce uma gigantesca árvore de poder espiritual conferindo os frutos da paz e da felicidade. Todos aspiram pela paz.
Ela não pode ser adquirida de forma externa.
A paz origina-se da fé interior. quando você tem a mente estável, sua fé será também estável.
Fé é a raiz da espiritualidade."

"O homem se identifica com o corpo e é arrebatado pelo sentimento de "eu" e "meu".
O sentimento de "eu" e "meu" é a causa principal da preocupação.
Você será assombrado pela preocupação enquanto não perceber Deus. Você está preocupado porque se identifica com o corpo.
Quando se identificar com o Eu Superior (Deus), você estará livre de todas as preocupações. Portanto, você deveria fazer todo esforço para perceber seu verdadeiro Eu.
Para se livrar da preocupação e do medo, e alcançar a paz eterna, você deveria perceber a verdade: "Eu sou Eu".
Quando você tem a firme convicção nesta declaração, então nada o pode abalar.
Não desenvolva apego indevido ao corpo e às posses materiais."

"Dias santos, como o Shivaratri, são estabelecidos para imprimir na mente do homem seu dever de impor um "jejum" aos sentidos e uma "vigília" à sua inteligência, para afastar os impulsos e as inclinações poluentes.
Este é o dia em que o Senhor Shiva consumiu o veneno mortal "Haalahala" que ameaçou destruir o mundo e, desse modo, salvou a humanidade da perdição.
O aspirante à Graça Divina precisa lembrar deste dia com gratidão.
Ele não deve exultar com a boa sorte ou desanimar quando o sofrimento chega.
"Tua vontade, e não a minha" - esta deveria ser a afirmação constante do aspirante à Graça Divina."

"O homem progrediu no sentido mundano, mas regrediu moralmente.
Ele não é capaz de abandonar sua mentalidade estreita e as críticas aos outros.
Se alguém pesquisar a razão desse comportamento, compreenderá que o egoísmo e o interesse pessoal são as causas para ele.
O homem não ama objetos ou indivíduos para o bem deles, mas por seu próprio interesse.
Seus pensamentos, palavras e atos são - todos - motivados pelo egoísmo.
O homem foi reduzido a um mero feixe de desejos.
Ele gasta todo o seu tempo e todo o seu esforço para satisfazer seus desejos.
Ele está sob a noção errada de que a satisfação dos desejos lhe concederá a felicidade.
Ele deveria compreender que somente a aniquilação dos desejos o conduzirá à bem-aventurança suprema. A felicidade verdadeira reside no estado da ausência de desejos."

"Tudo aquilo que vemos com nossos olhos físicos está fadado a perecer.
Não é somente o homem que é dotado com olhos físicos, mas também as aves e os outros animais. Até mesmo os vermes e os insetos possuem olhos.
Mas qual é a utilidade dos olhos se nós não pudermos ver aquilo que é eterno e invariável?
Esses olhos percebem somente coisas efêmeras, impermanentes e irreais.
No mundo, nós encontramos pessoas que desperdiçam suas vidas inteiras em atividades mundanas, percebendo apenas coisas efêmeras.
Somente a sabedoria é verdadeira e eterna.
Somente aquele que possui o olho da sabedoria merece ser chamado de ser humano.
Por esse motivo, é essencial que o homem direcione sua visão para dentro e tente reconhecer o princípio do Atma.
Nós podemos experimentar o princípio do Atma somente quando direcionamos nossa visão para dentro. Com nossa visão externa, nós percebemos apenas fenômenos passageiros e efêmeros."

"Prema (Amor Incondicional) tem sido descrito como algo além das palavras e da mente; diz-se que é Anirvachaneeyam (indescritível).
Este amor não pode ser obtido com instrução acadêmica, riqueza ou por poderes físicos.
Deus, que é a personificação do amor, pode ser alcançado somente através do amor, assim como o sol refulgente pode ser visto somente através de sua própria luz.
Amor é a Minha Forma, A Verdade é o Meu Alento, A Bem-aventurança meu Alimento."

"A tríade de desejos por dinheiro, companheiro e prole é responsável pela miséria do homem.
A riqueza nunca pode fornecer a felicidade permanente.
A riqueza espiritual é a riqueza verdadeira.
O homem não é capaz de desfrutar a verdadeira felicidade por causa da sua cobiça por dinheiro.
Apesar disso, ele anseia pelo dinheiro.
 Não há dúvida de que o dinheiro é necessário, mas a riqueza que você acumula deveria estar sob certos limites.
O segundo desejo da tríade é o desejo por um companheiro.
A pessoa pode casar, ter filhos e desfrutar temporariamente uma vida familiar.
Mas tal felicidade não é duradoura.
É insensato pensar que se pode permanecer feliz para sempre na vida familiar.
O terceiro desejo da tríade é o desejo pela prole.
Não há nada errado em aspirar pela descendência, mas a felicidade obtida é somente temporária.
Portanto, nenhum desses desejos pode dar a felicidade verdadeira e duradoura.
Saiba que você não necessita procurar a bem-aventurança externamente.
Ela está sempre dentro de você."

"O homem realiza várias tarefas e passa por muitas experiências neste mundo.
Mas de que serve tudo o que ele faz se é incapaz de desfrutar a bem-aventurança eterna?
O homem não pode alcançar a bem-aventurança eterna através da riqueza, nem através da ação, nem através do estudo de textos e nem, de fato, através da visão, do contato e da conversa com almas nobres.
Ele pode visualizar a manifestação de Deus e experimentar a bem-aventurança somente quando purifica seu coração.
Ame todos.
Tenha fé em que Deus está presente em tudo.
Faça todos felizes.
Somente então você pode alcançar a felicidade.
É impossível alcançar a felicidade sem fazer os outros felizes."

"Somente o canto do Nome Divino pode protegê-lo.
Dinheiro e posição social elevada são como nuvens passageiras, e você não deveria clamar por eles.
Em vez disso, a pessoa deveria se abrigar no Nome Divino.
Somente aquele cujo coração é preenchido com o Nome Divino é verdadeiramente abençoado.
As pessoas que não apreciam o Nome Divino podem zombar de você.
Algumas podem lhe dizer que não existe Deus.
Qual deveria ser sua resposta?
"Deus pode não existir para você, mas existe para mim.
Quem é você para negar a existência do meu Deus?"
Ninguém tem o direito de negar Deus.
Nunca esqueça o Nome Divino onde quer que esteja e sob qualquer circunstância.
Em toda parte, o tempo inteiro e sob todas as circunstâncias, contemple Deus.
Imprima, firme e permanentemente, o Nome Divino em seu coração."

"O homem progrediu no sentido mundano, mas regrediu moralmente.
Ele não é capaz de abandonar sua mentalidade estreita e as críticas aos outros.
Se alguém pesquisar a razão desse comportamento, compreenderá que o egoísmo e o interesse pessoal são as causas para ele.
O homem não ama objetos ou indivíduos para o bem deles, mas por seu próprio interesse.
Seus pensamentos, palavras e atos são - todos - motivados pelo egoísmo.
O homem foi reduzido a um mero feixe de desejos.
Ele gasta todo o seu tempo e todo o seu esforço para satisfazer seus desejos.
Ele está sob a noção errada de que a satisfação dos desejos lhe concederá a felicidade.
Ele deveria compreender que somente a aniquilação dos desejos o conduzirá à bem-aventurança suprema.
A felicidade verdadeira reside no estado da ausência de desejos."

"O Senhor criou tudo no universo, mas não manteve nada para Si.
A cada criatura foi dada completa liberdade para desfrutar qualquer coisa que desejar.
Mas há uma limitação.
Para cada ação, há uma reação correspondente.
Você é livre para agir como quiser, mas está sujeito a essa regra.
Se você faz um mau uso da liberdade que lhe foi dada e cultiva ações erradas, as conseqüências também estão fadadas a serem ruins.
Estes resultados não são causados por Deus.
Deus não faz mal a pessoa alguma.
Tudo o que acontece é a conseqüência dos próprios pensamentos e das próprias ações da pessoa."

"Caráter é a unidade entre pensamento, palavra e ação.
O caráter torna a vida imortal.
Há quem diga que saber é poder, mas eu digo que o caráter é poder."

"O amor existe por causa do amor, e nada mais.
Ele é espontâneo e espalha felicidade.
Tudo é permeado pelo amor.
O amor pode conquistar tudo.
O amor altruísta, puro, genuíno, leva o homem a Deus.
O amor egoísta e limitado prende o homem ao mundo.
Incapaz de compreender a natureza sagrada e pura do amor, o homem de hoje é uma presa das preocupações intermináveis, causadas por seu apego aos objetos mundanos.
O dever primordial do homem é entender a verdade sobre o princípio do Amor.
Uma vez que ele entenda a natureza do amor, ele não se perderá."

"O homem deveria se livrar do sentimento de que ele é o realizador.
Enquanto o ego for dominante, a consciência Átmica não se desenvolverá.
O egoísta não pode reconhecer o Atma (Eu Superior).
É o egoísmo que está na raiz de todos os problemas humanos.
Ele é um engano baseado na noção errada de que o corpo é real e permanente.
A verdade é diferente.
A pessoa deveria reconhecer a transitoriedade do corpo e dos sentidos e controlar os desejos inspirados pelos órgãos dos sentidos.
Os desejos são insaciáveis.
A busca de riqueza, poder e posição só pode acabar em miséria.
Em vez disso, a pessoa deveria tomar refúgio em Deus e dedicar todas as ações ao Divino."

“Hoje, a religião é considerada a causa de todo conflito, toda violência e toda amargura no mundo. Mas a religião não é a causa verdadeira.
As mentes egoístas são responsáveis por todos os conflitos.
Se deseja assegurar a paz genuína no mundo, você não deveria ter antipatia por qualquer religião.
As qualidades básicas necessárias a cada ser humano são amor, consideração mútua, equanimidade e paciência.
Você deve considerar os bons sentimentos como mais importantes que as crenças religiosas.
Os fundadores das religiões experimentaram essas verdades e as propagaram como ideais para a humanidade.
Você deve viver sinceramente esses ensinamentos.
A simples leitura da Bíblia, a recitação do Alcorão, a repetição dos versos da Bhagavad Gita ou o canto do Guru Granth Saheb não concederão qualquer mérito.
Os ensinamentos básicos em cada um desses textos precisam ser colocados em prática na vida diária.”

“Deus não faz distinções ou diferenças.
Ninguém pode estipular o que Ele faz e o que Ele não faz.
Ele pode fazer tudo, já que Ele está em tudo e é tudo.
Ele não tem qualquer mestre superior.
Se o homem quiser visualizar Deus, ele O verá somente na forma de um ser humano que é muito superior em todos os aspectos.
É dito também: Deus está na forma do homem.
Todos os textos sagrados descrevem Deus como tendo a forma humana.
Isso não quer dizer que Deus está limitado a uma forma humana.
Todas as formas são Suas.
Ninguém pode dizer que Deus tem uma forma determinada.
Ele está presente em toda parte.”


“Uma revolução - mais poderosa e penetrante do que qualquer outra que o homem experimentou até agora - não política, não econômica, não científica e não tecnológica, mas mais profunda e mais fundamental que todas elas, está agora em curso.
É a revolução espiritual.
Ela clarifica a visão interna do homem, para que ele possa ver a Realidade do Atma.
Seu impacto, certamente, envolverá e enriquecerá todas as comunidades humanas e transformará a humanidade em uma corrente de buscadores fluindo calmamente em direção ao mar sem limites da Divindade.”

“O amor e a fé são os princípios fundamentais para redimir a vida humana. Minha Vida é Minha Mensagem. E
u amo todos: esta é Minha própria natureza.
Todos são Meus, quer Me chamem por este Nome, por qualquer outro Nome ou por nenhum Nome!
A Divindade é a fonte primordial do amor universal.
A fé na Divindade é a chave para desenvolver tal amor. Somente o caminho do amor pode transformar o homem e, conseqüentemente, o mundo.”

“A Divindade não pode ser vista através dos olhos, pois é Ela que capacita os olhos a verem e os ouvidos a escutarem.
Isso pode ser conhecido somente através da penitência.
Nenhum outro meio pode ajudar.
Tudo no universo se origina da Divindade, existe na Divindade, revela-se através da Divindade e se funde na Divindade.
Descubra a Divindade através da penitência.”

“Os Vedas estabelecem quatro metas para o homem: retidão, riqueza, desejo e libertação.
Mas essas metas precisam ser procuradas aos pares: retidão e riqueza, juntas, e desejo e libertação, juntos.
Isso significa que a riqueza precisa ser obtida através da retidão e que o desejo precisa ser conquistado através da libertação.
Mas o homem toma esses quatro objetivos separadamente e acaba por perder tudo.
Ele os coloca em compartimentos separados e adota planos distintos para alcançá-los.
Ele abandona a retidão e a libertação, como se estivessem fora do seu alcance, e desperdiça sua vida perseguindo somente a riqueza e o desejo.
Este comportamento conduz à ruína.”

“Este Dia de Ano Novo proclama a verdade de que Deus é o Mestre do Tempo. Infelizmente, o homem não consegue entender o poder de Deus.
Ele desperdiça três quartos do seu tempo em buscas terrenas impróprias.
A busca espiritual é o meio correto de utilizar o tempo.
Ela exige o cultivo de bons sentimentos e a realização de boas ações, sem motivos egoístas, a expansão do amor e a compaixão em relação a todos os seres.
Este é o verdadeiro Sadhana (exercício espiritual).
"Sa" significa Atma e "Dhana" significa riqueza.
Utilizando seu tempo em buscas espirituais, você pode desfrutar a riqueza espiritual.
Mas o homem desperdiça seu tempo inteiro com pensamentos não sagrados e atos maus, sem entender a Divindade em seu interior.
A pessoa deveria entender o valor do tempo, no qual cada momento desaparece mais rápido que o relâmpago.
Se quiser santificar seu nascimento humano dificilmente conquistado, você precisa cultivar pensamentos Divinos.”

“Existem três linhas para direcionar o esforço: exercícios espirituais e disciplina, cultivo do desapego e desenvolvimento da confiança em seu próprio Ser.
Sem esses três, a vida é uma viagem insensata e desperdiçada.
A renúncia é a virtude necessária para o progresso espiritual.
Não importa o valor daquilo de que se abre mão, mas o valor do propósito por trás da ação.”

“O serviço à nação envolve o serviço a cada indivíduo do país.
Quem empreende o serviço à nação deveria compreender que está servindo a si mesmo quando serve aos outros, porque ele é uma parte do país.
Essa própria compreensão será um grande serviço à nação.
Os homens, freqüentemente, tendem a disfarçar seu interesse pessoal sob a farda do serviço à nação. Nossos anciãos estavam convencidos de que, se uma pessoa seguisse a retidão, ela estaria automaticamente servindo a si mesma e à sociedade.”

“Atualmente, as pessoas estudam os Vedas e as outras escrituras como um ritual.
Elas não colocam em prática qualquer uma de suas determinações.
De que vale simplesmente saber como os Vedas e os Upanishads descreveram o Divino, quando esse conhecimento não está refletido na vida da pessoa?
Tal pessoa é como um cego que ouve sobre a existência do mundo, mas é incapaz de vê-lo.
Não há diferença entre um homem fisicamente cego e uma pessoa espiritualmente cega, que apenas estuda as escrituras.
As escrituras destinam-se a fornecer uma orientação para a vida prática, e não simplesmente a serem aprendidas de cor.”

“Quando o sol está sobre a sua cabeça, não haverá sombra.
Assim também, quando a fé é constante em seu coração, não haverá qualquer sombra de dúvida.
Não fale mal dos outros; fale somente sobre o que é bom neles.
Todos são bons.
Se você vê o mal neles, é porque há o mal em você.
Se você não gosta de alguém, não se misture com ele.
A graça é a luz do sol que amadurecerá o fruto.
A disciplina espiritual é a seiva que nasce da terra.
Ambas são necessárias à árvore da vida, para que ela possa produzir o fruto da libertação.”

“Há um princípio fundamental neste universo, que é o movedor original.
Nós devemos fazer esforços para entender tal princípio fundamental.
Em primeiro lugar, e o mais importante, a pessoa precisa direcionar sua visão para dentro e meditar sobre o Princípio do Atma ali presente.
Este Princípio do Atma só pode ser percebido através da constante prática espiritual.
Várias pessoas dão nomes diferentes ao Princípio do Atma, mas ele não possui nome e forma.
Ele está além de todos os nomes e de todas as formas.
Ele é transcendental.
Ser capaz de compreender o Princípio do Atma significa entender qualquer coisa.”

“O autoconhecimento é o conhecimento que torna tudo conhecido.
Uma pessoa com autoconhecimento pode ser, de fato, aclamada como totalmente instruída.
O aprendizado mundano não pode nos conceder a paz duradoura e absoluta.
Somente o autoconhecimento pode nos ajudar a cruzar o mar de sofrimento.
Assim, todos deveriam se esforçar para atingir o autoconhecimento, que pode ser conquistado através da pureza da mente.
E a pureza de mente pode ser alcançada através das ações sagradas, da caridade, da compaixão e da devoção.”

“Nenhum Avatar (Encarnação Divina) está livre da calúnia. Mesmo o Senhor Buda precisou enfrentar a crítica de seus contemporâneos. Isso não é, de forma alguma, incomum na vida de um Avatar. Todas as causas boas também sofrem críticas.
A paz e o bem resultam do trabalho dos Avatares, apesar desses ataques e impedimentos.
É a qualidade dos grandes homens enfrentar obstáculos e oposição com coragem e calma.
Não é fácil entender as motivações internas dos grandes homens ou os motivos e as ações dos Avatares.
O princípio dos Avatares é incompreensivelmente magnífico.
Comparada a ele, a capacidade do homem comum é insignificante.
Como pode o átomo compreender o infinito?
Pode uma formiga medir a profundidade do oceano?
Impossível!
Do mesmo modo, a natureza da Divindade também está além da compreensão humana.”

“É impossível para qualquer pessoa definir exatamente o que é, ou não é, a devoção.
A devoção possui facetas infinitas.
Somente as almas puras, compassivas, tolerantes, tranqüilas e amorosas, a própria elite dos homens santos, as pessoas realizadas que sempre vivem na companhia de devotos semelhantes, podem entender a pureza e a profundidade da devoção.
Os outros acharão difícil descobrir a devoção em uma pessoa, assim como descobrir a suavidade em uma pedra, ou a frieza no fogo, ou a doçura em uma erva amarga.
O devoto considera o Senhor mais querido que sua própria vida, e o Senhor também se prende a ele na mesma medida.”

“O que significa nascimento e morte? Assumir um corpo é nascimento e abandonar o mesmo é morte. É por causa da ilusão que o homem experimenta as dualidades de nascimento e morte.
Quando inalamos com o som 'So', o princípio vital entra em nosso corpo e, quando exalamos 'Ham', ele sai.
A cada momento, esse processo de inalação e exalação nos lembra nossa Divindade inerente: 'So-Ham' (Eu sou Deus).
Enquanto houver o princípio vital, o corpo é considerado auspicioso; quando o princípio vital for interrompido, o corpo torna-se um cadáver.
O nascimento e a morte estão - ambos - relacionados ao corpo, e não ao princípio vital.
O homem experimenta o nascimento e a morte por causa do seu apego ao corpo.
Ele será libertado do ciclo de nascimento e morte somente quando abandonar o apego ao corpo e se entregar completamente à Vontade de Deus.”

“O homem é, na verdade, o Atma, que está além dos limites da sua mente.
O Atma não tem começo ou fim.
A mente, os sentidos e o corpo passam por crescimento ou declínio a cada momento e, finalmente, se desintegram e morrem.
O homem deposita sua fé nos instrumentos de exploração e experiência - seus sentidos -, que são superficiais e, desse modo, se priva da bem-aventurança suprema, inerente ao Atma.
Assim como o sol é escondido pelas nuvens, as brasas são cobertas pelas cinzas, a camada de água é oculta pelo musgo, a consciência do homem é coberta densamente por suas predileções e aversões, impedindo o resplendor do Atma de brilhar através dela.”

“A palavra 'Adhyatmic', ou 'espiritual', é usada freqüentemente por aspirantes e preceptores.
O que exatamente se entende por espiritual?
Cantos devocionais ou preces em grupos são espirituais?
Ou isso envolve a repetição do Nome de Deus e a meditação?
Ou indica rituais religiosos e cerimônias?
Ou se expande a peregrinações a lugares sagrados?
Não, não.
Esses são, todos, somente atos benéficos.
Em seu sentido verdadeiro, a palavra 'espiritual' se relaciona a alcançar, ou pelo menos a tentar alcançar, duas coisas: a eliminação das características animais que ainda se prendem ao homem e a unificação do indivíduo com o Divino.”

“A humanidade florescerá no homem somente quando ele desenvolver a equanimidade.
Hoje, o homem está sujeito ao sofrimento incalculável porque carece de valores humanos.
Aquilo que tem a capacidade inata de queimar é chamado de fogo.
Da mesma maneira, somente aquele com valores humanos é um ser humano.
Aquele que é desprovido de valores humanos não é, de modo algum, um ser humano.
Você pode ser altamente educado e ocupar uma posição elevada, mas, se não tiver os valores humanos, você será considerado desumano.
Por isso, em primeiro lugar, afaste as más características.”

“Nessa vasta extensão do universo, do átomo mais minúsculo ao mais poderoso, tudo é permeado pela realidade do Atma, que aparece como o mais minúsculo dos minúsculos e o mais poderoso dos poderosos.
De fato, o princípio da Unidade, que impregna o microcosmo e o macrocosmo, é a realidade fundamental que você precisa investigar.
Você deve dirigir seu amor ao princípio imutável do Atma, e não ao corpo, que está sujeito a nascimento e morte.
O princípio do Atma não sofre qualquer mudança: nada pode ser adicionado ou subtraído a ele. Portanto, você deve desenvolver fé firme em tal princípio imutável.
O princípio do Atma é a única realidade.
Faça Dele sua meta na jornada da vida.”

“O egoísmo é um arbusto espinhoso que, quando plantado e nutrido no coração, faz a pessoa se arrepender.
O egoísmo transforma mesmo os amigos mais queridos em inimigos; ele arruína muitas causas boas e muitos projetos bons, pois não permite que dois homens competentes trabalhem juntos.
A mágoa segue o egoísmo como uma sombra.
Alegria, paz, coragem, cooperação e amor prosperam na ausência do ego.
Quando o homem torna-se consciente de que a mesma consciência Divina que o motiva está, igualmente, motivando todos, então o amor expulsa o ego e assume as ações, as palavras e os pensamentos desse homem.”

“Procure sempre a Luz; esteja pleno de confiança e entusiasmo.
Não ceda ao desespero, porque isso nunca produz resultados e apenas agrava o problema, obscurecendo o intelecto e o mergulhando em dúvida.
Você deve se engajar no caminho da disciplina espiritual com muito entusiasmo.
Se ficar indeciso, parando a cada passo, você não obterá frutos.
É como limpar uma área lamacenta com um fluxo de água.
Se a corrente de água for lenta, a lama não poderá ser limpa.
O fluxo da água deve fluir de maneira abundante e rápida, empurrando tudo diante dele, de modo que a lama seja removida sem deixar vestígio.”


"A vida espiritual não significa abandonar o lar e viver num lugar solitário.
A verdadeira vida espiritual significa considerar toda a humanidade como uma única família, percebendo a unidade na diversidade e levando uma vida de altruísmo e amor.
Não trabalhe para acumular riqueza, mas, ao contrário, empenhe-se no serviço abnegado para ganhar crédito no banco de Deus."

"O homem está à procura de Deus e investigando sobre a natureza da Divindade.
Se Deus está em seu interior, qual é a necessidade de procurá-lO?
Primeiro, o homem deveria se esforçar para entender sua verdadeira natureza, que é verdade, sabedoria e infinidade.
Deus concedeu ao homem os Vedas e outras escrituras para abrir seus olhos à verdade de que ele é essencialmente Divino.
Neste mundo, cada homem é dotado de verdade, retidão e amor.
O homem é a encarnação do Ser, da Consciência e da Bem-aventurança.
Esses atributos são, verdadeiramente, Divinos."

"Para que o homem nasceu neste mundo?
Para simplesmente vagar por aí e se viciar nos prazeres do mundo?
Entenda que os prazeres mundanos não são permanentes.
Tudo que acontecer a você no futuro estará de acordo com sua conduta atual.
Tudo é reação, reflexo e ressonância.
Os bons atos que você executa hoje produzirão bons resultados no tempo vindouro.
Se realizar más ações hoje, você não pode esperar ser recompensado com bons resultados no futuro. Os resultados de suas más ações do passado irão sempre persegui-lo."

"Mais resplandecente que o sol, mais branco e mais puro que a neve, mais sutil que o éter no espaço, Deus habita em todos, penetrando o cosmo inteiro e brilhando em cada átomo.
Você está nesse Deus e esse Deus está em você.
Você é esse Deus e Deus é você.
Não há verdade maior que esta."

"Se o lugar que você deve alcançar estiver muito perto, basta dar um passo à frente; se a distância for maior, você pode precisar de um carro e, para distâncias mais longas, pode ser necessário um avião. Mas o Senhor é o mais próximo a você.
Deslize a porta entreaberta da ilusão e rompa a cortina da ignorância.
Abra os olhos e você descobrirá que Ele está bem diante de você.
A névoa do prazer sensual
O está escondendo de você.
Acenda a luz: a escuridão desaparece e Ele se torna visível."

"Quando a força do corpo e a firmeza da mente reforçam uma à outra, a aparência torna-se atraente. Atualmente, as pessoas não têm nem força física nem firmeza mental e, então, elas envelhecem muito cedo.
Quando o corpo está fraco, a mente também fica fraca.
Você deve se esforçar pela saúde física e pelo bem-estar físico, pois uma jóia precisa ser guardada em uma caixa segura e forte.
A jóia da Divindade, que é sua Realidade, também deve ser mantida em uma caixa forte, ou seja, o corpo."

"O pensamento que surge na mente, a palavra que é formada na língua e o ato realizado pela mão: quando esses três estão em harmonia, indicam humanidade.
Atualmente, o homem parece ser humano, mas sua humanidade está ausente, em parte porque ele pensa de uma maneira, fala de outra maneira e age de uma terceira maneira.
Fale o que você pensa, faça o que você fala: este é o sinal da verdadeira humanidade.
Então, primeiro, você deve agir de acordo com seu próprio parecer.
Alcance a harmonia entre seu pensamento, sua palavra e sua ação e, então, oriente os outros."

"O homem, por sua própria natureza, tem uma tendência de se esforçar para satisfazer os desejos que surgem em seu interior ou que são sugeridos externamente pelos sentidos.
Com muita freqüência, esses desejos são prejudiciais.
Existe um final para a lista de seus desejos mundanos?
Quando você satisfaz um desejo, outros começam a atormentá-lo.
Se algo for perdido ou roubado de você, você perde a fé em Mim.
Eu não vim para vigiar suas jóias e seus bens.
Eu vim para vigiar suas virtudes e seu caráter e para o guiar à Meta Suprema."

"Muitos oram a Deus no mundo inteiro.
Eles oram pela realização de desejos mundanos de diferentes tipos. Esta não é a forma certa de oração.
Você deveria rezar a Deus pela Sua graça e pelo Seu amor.
Este amor é eterno. Deus é o Ser, a Consciência e a Bem-aventurança.
Então, reze a Ele para lhe conceder essa bem-aventurança.
A bem-aventurança de Deus é eterna, enquanto os prazeres mundanos são efêmeros.
Somente aquele que reza pelo amor e pela bem-aventurança de Deus é um verdadeiro devoto."

"Quando está enfrentando problemas e dificuldades, você não deveria ficar perturbado e se tornar vítima da depressão, que é um sinal de fraqueza.
Em tal situação, você deveria ter tolerância, uma atitude de perdão e não se agitar, evitando gerar raiva, ódio e uma atitude vingativa.
Você é a encarnação da força, e não da fraqueza.
Portanto, em tempos de desespero, você deveria se preencher com o sentimento da paciência e estar pronto para perdoar e esquecer.
Essa qualidade do perdão é o maior poder para um ser humano.
Se uma pessoa perde essa qualidade, torna-se demoníaca."